Como fixar uma varanda à casa com as próprias mãos: descrição passo a passo da obra

Contente
  1. Características estruturais
  2. Compromisso
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Seleção de material
  5. Projeto
  6. Preparação
  7. Como construir com suas próprias mãos: uma descrição passo a passo
  8. Exemplos prontos

Fixar uma varanda em casa com as próprias mãos não é uma tarefa fácil. Apesar de esta lição ser bastante difícil, você ainda pode fazer todo o trabalho de construção com suas próprias mãos. Basta seguir a descrição passo a passo.

Características estruturais

Muitos não entendem bem o que é uma varanda, confundindo-a com um terraço. As varandas não são divididas em abertas e fechadas. O SNiP afirma claramente que este nome é anexado à casa ou embutido em uma estrutura envidraçada, e a chamada "varanda aberta" é um terraço e nada mais.

Portanto, uma varanda tem todas as partes funcionais de um edifício residencial: portas, janelas, paredes, um telhado, até mesmo sua própria fundação. A única diferença é que o aquecimento não pode ser realizado na varanda, caso contrário, ele irá automaticamente transformá-lo em uma sala adicional... No entanto, muitos negligenciam esse requisito, mas em vão, porque a decisão de isolar uma extensão dessa forma pode ter consequências terríveis.

Portanto, deve-se ter em mente que se você realizar o aquecimento na varanda sem avisar previamente o IPV, caso isso seja revelado, você será punido com uma multa elevada.

Em geral, deve-se ter em mente que a construção de uma varanda deve ser coordenada na fase de planejamento da ideia, caso contrário as autoridades podem exigir que você a desmonte.

Falando sobre as características da varanda, é preciso dizer que não é apenas um ótimo lugar para relaxar, mas também uma ótima maneira de expandir o espaço. Muitas vezes é usado como um corredor, o que se deve ao facto de tradicionalmente as varandas serem erguidas de forma a "captar" a porta da frente. Construir de outra forma é impraticável, porque para chegar à varanda tem que sair toda hora e isso é inconveniente.

Se você equipar a varanda corretamente, isole-a, aplique esmalte direito, então não fará frio no inverno nem calor no verão. Lembre-se de que você tem muita sorte se a porta da frente de sua casa estiver localizada no lado oeste ou leste: a varanda aqui construída ficará mais bem protegida do sol durante a maior parte do dia.

Isso criará um canto de relaxamento, adequado tanto para férias de inverno quanto de verão.

As varandas são projetadas em várias direções estilísticas, garantindo que estejam em total harmonia com a casa. Portanto, se o exterior da casa é feito em estilo de alta tecnologia, então a varanda deve ser feita com alta tecnologia: com grandes janelas sem moldura, por exemplo.

Em um estilo folk simples ou rústico, você precisa se concentrar em materiais brutos, usando pedra e madeira para a construção. Um delicado modelo provençal ficará muito bem em um jardim, especialmente se você quebrar um jardim de flores na frente dele.

As extensões envidraçadas são feitas de vários materiais: madeira, tijolo e até plástico. Varandas de madeira são as mais popularesporque a madeira é fácil de trabalhar e também tem uma longa vida útil.

As extensões também diferem no tamanho: são pequenas, "capturando" apenas uma pequena parte da casa e das portas, ou grandes, estendendo-se por toda a parede (esta técnica é frequentemente utilizada na construção de varandas junto a pequenas casas). O tamanho também depende de quantas pessoas moram na casa.... Você precisa pensar em como todos eles podem sentar aqui ao mesmo tempo.

Durante a construção é necessário levar em consideração o tamanho da própria casa, e começar a escolher as dimensões da varanda também a partir desta.

As maiores dificuldades não são a construção em si, mas a burocracia com a legalização e aprovação da obra. Você precisa começar a passar pelas autoridades três a quatro meses antes do início das obras, porque este processo é longo e exaustivo, mas necessário.

Você não deve fazer um redesenvolvimento arbitrariamente, pois isso acarreta consequências desagradáveis.

Compromisso

Assim, as varandas envidraçadas cumprem várias funções funcionais. Em primeiro lugar, ajudam a isolar a casa tanto quanto possível. Isso se deve ao fato de que a porta da frente é protegida de correntes de ar, e a parede com a varanda exigirá menos energia para aquecimento do que as outras, pois não estará exposta a ventos ou forte contraste de temperatura com o ambiente (no varanda no inverno a temperatura é cerca de 11 graus mais alta do que no quintal).

Além disso, o efeito estufa, que poderia ser uma desvantagem do edifício, neste caso joga a seu favor. Os raios de sol que caem dentro da extensão aquecem as superfícies, mas o calor não vai a lugar nenhum, mas se acumula e dura um período. O isolamento é um dos casos em que se detecta uma diferença funcional tão clara entre a varanda e o terraço.

No verão, você pode usar a extensão como uma sala de estar completa, equipando-o, por exemplo, para um ginásio ou um quarto adicional. No inverno, aqui você pode armazenar itens sazonais de grande porte para os quais não havia lugar na própria casa, mas eles não podem ser armazenados do lado de fora.

Se sua casa for construída em uma área com muito vento, então o equipamento de terraço não funcionará para você - você definitivamente precisa de uma varanda. Ninguém quer ser soprado por ventos fortes e poeira durante a ingestão do chá.

Acontece que os terraços são construídos para abrir uma vista de um belo jardim, montanhas ou qualquer outra coisa. Mas acontece que o terreno é extremamente pequeno, e toda a vista que pode ser fornecida é uma cerca entre o seu e o terreno vizinho.

Nesse caso, a varanda é uma excelente saída, pois, devido ao envidraçamento, desviará um pouco da vista imparcial.

No verão, o clima na varanda é mais confortável do que no resto da casa. A temperatura ideal é mantida aqui, por isso muitas pessoas equipam quartos de verão nos anexos. É agradável passar a noite aqui: proporciona uma temperatura confortável e os vidros protegem dos mosquitos e outros insetos.

É importante determinar corretamente as dimensões da varanda, não só em relação à casa, mas também pensando em como você vai usá-la no futuro. Então, para uma acomodação única de 10 a 12 pessoas, você precisará de uma varanda com uma área de pelo menos 15 m². m.

Se você é um fã de jardinagem, então você pode adaptar a extensão para um jardim de inverno... Oferece excelentes condições climáticas, como nas regiões subtropicais, bem como um excelente grau de iluminação.

Alguns tipos de plantas de casa espalhadas pela varanda terão uma aparência atraente, dando vida ao espaço.

Se desejar, várias áreas funcionais podem ser combinadas na varanda, por exemplo, combinando um jardim de inverno e um local de relaxamento. Para isso, basta aumentar a área da extensão.

Decida quanto espaço você precisa para uma estufa (dependendo do número de plantas), e quanto espaço para reuniões com amigos (dependendo do tamanho que a empresa costuma reunir), e então você determinará com precisão a área necessária.

A varanda é usada como depósito comum durante o inverno. Você pode arrastar móveis de jardim ou outro inventário para ele.

No inverno, você pode fazer uma extensão com um vestíbulo, tirando os sapatos nele, deixando trenós, esquis e outros equipamentos esportivos.Alguns deixam roupas externas aqui, mas isso não é muito conveniente, já que vestir roupas resfriadas no inverno é um prazer duvidoso.

Vantagens e desvantagens

Como a varanda é quase uma sala, exceto pela presença de aquecimento, ela tem vantagens semelhantes. No entanto, em casos raros, o aquecimento na varanda ainda é realizado: por exemplo, quando um jardim de inverno está equipado.

Portanto, falando sobre os profissionais, o seguinte pode ser distinguido:

  • Proteção solar e chuva... Neste caso, a função das paredes é desempenhada por grandes janelas, que protegem o espaço interior do vento, da chuva, da neve, bem como da exposição ao sol. Você pode ficar em uma varanda assim mesmo quando está chovendo lá fora, sem medo de pegar um resfriado ou molhar-se acidentalmente. Além disso, essa proteção tem um efeito benéfico no orçamento da família: não há necessidade de comprar materiais de proteção adicionais para proteger as paredes internas da varanda.
  • Pode ser usado como espaço de armazenamento... Não é necessário transformar a varanda em depósito de lixo. Isso pode incluir coisas necessárias, mas raramente usadas, por exemplo, livros, que nem todas as mãos alcançam, ou conservação, usando uma varanda em vez de um porão. Móveis que não são mais necessários ficarão bem aqui, mas é uma pena jogá-los fora, porque ainda estão em boas condições.
  • A capacidade de realizar aquecimento, equipar um sistema de ventilação... Para realizar esse trabalho, você precisa obter uma autorização especial, coordenar tudo com as autoridades. No entanto, é possível fazer aquecimento na varanda ou instalar um sistema split. É bom se o aquecimento não for geral, mas sim isolado, com função liga e desliga. Isso tornará a operação do sistema de aquecimento mais conveniente.
  • Use como um lugar para dormir... Para muitos, dormir na natureza faz parte das férias de verão. Você pode se livrar de todos os fatores negativos dessa atividade (a probabilidade de chuva, insetos irritantes) se dormir na varanda envidraçada. Graças às grandes janelas panorâmicas, a conexão com a natureza não será perdida e, ao mesmo tempo, o conforto de um edifício residencial comum não será perdido.

Existem desvantagens nas varandas envidraçadas, apesar de todas as suas vantagens.

Aqui estão alguns deles:

  • O aquecimento é ineficaz... Para aquecer adequadamente a varanda, é necessária uma grande quantidade de energia térmica. Isso se deve ao fato de que a extensão não é tão isolada quanto a casa, de modo que parte do calor será perdida e sairá para fora. Assim, mesmo com aquecimento ou com sistema split equipado, será difícil manter uma temperatura constante na extensão: no verão ela se parecerá ainda mais com uma estufa, e no inverno a temperatura nela será apenas 10-12 graus mais alta. do que fora.

Grandes problemas aguardam aqueles que decidem esvaziar a varanda, por exemplo, equipando aqui uma cozinha de verão com pia. O trabalho consumirá muita energia e será muito caro.

  • Limitando a visibilidade... Apesar de as janelas da varanda poderem ser panorâmicas, garantindo que as molduras são quase invisíveis, ainda assim não se consegue ter o sentido pleno da natureza, como no terraço. O isolamento de cheiros, sons e correntes de ar é bom quando visto de um lado. Por outro lado, as férias no campo ou nos subúrbios são valorizadas apenas pelo sentimento de união com a natureza. Além disso, se as janelas não forem panorâmicas, em uma varanda totalmente envidraçada você não se sentirá como fora de casa, mas como dentro dela.
  • A necessidade de seleção estilística... Você não pode fazer uma varanda de nada, como, por exemplo, um gazebo. É imperativo garantir que o exterior da casa e a varanda sejam estilisticamente equivalentes. Por exemplo, se a casa for decorada em estilo mediterrâneo, a extensão terá que ser decorada com aberturas em arco, revestidas com pedra, e fazer muitos outros elementos decorativos.

Acredita-se que é melhor planejar a construção de uma varanda na fase inicial de planejamento da casa, a fim de encaixar harmoniosamente a extensão na composição arquitetônica geral.

Assim, podemos concluir que a extensão do esmaltado apresenta vantagens que equilibram completamente todas as suas desvantagens.

Seleção de material

As varandas são construídas com uma variedade de materiais. Isto se deve não só à sua finalidade funcional, mas também à paisagem que a rodeia, que é o exterior da casa. No entanto, as extensões são geralmente feitas de madeira ou tijolo.

Esses materiais possuem todas as qualidades necessárias:

  • eles são duráveis;
  • pareça atraente;
  • fácil de trabalhar;
  • excelentes "amigos" com materiais isolantes de calor e outros.

Madeira é uma das opções mais populares, que não cede suas posições a novos materiais: concreto aerado, painéis sanduíche, policarbonato. As varandas de um bar ou casa de toras parecem aconchegantes e caseiras. Freqüentemente, essas opções são escolhidas para chalés de verão., porque na dacha você quer relaxar e descontrair. Porém, a madeira não é usada apenas como material básico. Em particular, as estruturas de moldura são muitas vezes feitas apenas de madeira, o piso é disposto com uma tábua.

O segundo mais popular é o tijolo... As varandas de alvenaria são principalmente de inverno, com isolamento de alta qualidade. Eles são organizados em residências durante todo o ano... Trabalhar com tijolos requer alguma habilidade, mas o resultado supera todas as expectativas. além do mais as pilhas podem ser feitas de tijolos para a fundação.

Em comparação com a madeira, o tijolo só vence porque não é preciso esperar que o material encolha para esmaltar a varanda. Portanto, pode ser construído em uma temporada.

Vale destacar o metal, que também é utilizado no processo construtivo.... A partir dele são feitas estacas de parafuso, que são selecionadas em igualdade com as de tijolo, por serem fáceis de instalar. Um tubo de perfil é escolhido para o quadro. O perfil de metal é confiável, forte, muitas vezes é impregnado e tratado com todos os tipos de compostos contra processos de corrosão, de modo que tal estrutura também seja durável.

Você pode fazer uma varanda com papelão ondulado de metal se estiver com orçamento limitado. esta opção não é muito atraente esteticamente, é traumática, não aquece.

A estrutura do painel de policarbonato parece interessante e incomum... As extensões de vidro deste tipo são parcialmente transparentes, mas ao mesmo tempo podem ser coloridas. Deixam entrar muita luz, mas protegem de olhares indiscretos (exceto nas partes esmaltadas), porque o policarbonato é turvo.

Devido à estrutura especial dos painéis de policarbonato o material retém bem o calor, desde que as juntas entre os painéis sejam bem vedadas... Muitas vezes, essas varandas não são isoladas adicionalmente.

O desenvolvimento dos últimos anos são materiais que permitem construir varandas rapidamente. Para construção operacional, blocos de espuma e blocos de concreto aerado são usados... Uma diferença significativa entre os materiais consiste apenas na resistência à umidade e ao gelo: o concreto aerado perde muito nesse aspecto, pois absorve água como uma esponja. Porém, vale lembrar que paredes simples feitas desses materiais celulares não saem. Devem ser revestidos com revestimento, ladrilhos ou outro material.... Portanto, o parâmetro de resistência ao gelo pode ser ignorado.

É fácil isolar paredes de concreto aerado ou blocos de espuma, enquanto o isolamento térmico estará em um nível suficientemente alto.

Seja qual for o material que você escolher, lembre-se que o principal requisito é a justeza de todas as obras, isolamento e acabamento da extensão. Se você fizer tudo certo, a varanda durará tanto quanto a própria casa.

Projeto

Elaborar um plano de projeto é uma etapa importante. A decisão de reconstruir a casa, de terminar a varanda aqui é uma remodelação. Então, o projeto elaborado deve ser legalizado antes de prosseguir para as obrascaso contrário, durante a venda, doação ou herança de uma casa, podem surgir problemas com o fato de o imóvel de acordo com os documentos não coincidir com o real. Os proprietários podem estar sujeitos a multas severas.

Como é necessário criar desenhos e diagramas corretamente, faça todos os cálculos corretamente e sem erros, e a melhor solução seria buscar ajuda de arquitetos profissionais. Isso é especialmente verdadeiro se você planeja fazer uma extensão grande e equipada ao máximo, por exemplo, se planeja equipar um banheiro ou aquecimento completo aqui. Os profissionais elaborarão de forma rápida e eficiente um plano de projeto que será aprovado pelas autoridades sem qualquer reclamação.

Para alguns, a decisão de recorrer aos profissionais parece custosa, por isso decidem traçar um plano por conta própria.

Antes de desenvolver um projeto, será necessário decidir sobre várias disposições, a primeira das quais é a localização da varanda em relação a uma casa particular. Então, a varanda pode ser de canto, final ou frontal... O canto cobre duas paredes adjacentes ao mesmo tempo. Normalmente, tais extensões são grandes, espaçosas, combinando várias áreas funcionais ao mesmo tempo (por exemplo, uma cozinha e uma sala).

A frente é fixada de acordo com a parte frontal da casa, com a parte larga da varanda até a parede do prédio. Essas extensões são as mais populares.

A opção final é de maior interesse porque é a menos comum.... Aqui, a varanda é contígua à parede da casa com seu lado estreito - o final, e verifica-se que parece se projetar, dando à casa uma aparência arquitetônica intrincada. A extensão não cobre toda a parede, como costuma acontecer com a fachada.

As opções finais são frequentemente construídas para conservatórios e estufas para fornecer o máximo acesso à luz para as plantas.

Tendo decidido como a extensão será localizada em relação à casa, eles passam a determinar a forma. Na maioria das vezes, existem opções retangulares, redondas ou semicirculares e poligonais. O mais simples de erguer é um retângulo... Aqui você não precisa ter nenhum conhecimento específico para fazer uma fundação ou erguer paredes corretamente.

Uma variação poligonal (geralmente um hex ou octógono) também não exige muito., uma vez que consiste em faces retas, mas varandas semicirculares e redondas são as mais difíceis de fazer... É necessário realizar cálculos específicos, selecionar corretamente a carga na fundação, sem falar que a obra em si levará mais tempo e exigirá esforços adicionais.

A escolha das características de design não é fornecida aqui, uma vez que as varandas são de apenas dois tipos: embutidas e anexas. Como a versão embutida é planejada na fase de elaboração do desenho da casa, ela desaparece automaticamente.

Uma varanda anexa é mais difícil de lidar, mas também tem suas vantagens. Por exemplo, durante a construção de uma casa, você pode se recusar a construí-la completando a estrutura mais tarde, quando as finanças permitirem. É necessário abordar a elaboração do projeto com toda a responsabilidade, pois no futuro não só dependerá a beleza e comodidade da estrutura anexa, mas também a legalidade dos seus equipamentos no território do local.

Preparação

A primeira etapa de preparação é o registro de uma licença de construção. Deve ser obtido antes de todo o trabalho ser executado.

Para fazer isso, você precisará dos seguintes documentos:

  • desenho de projeto disponível da casa;
  • desenvolveu projeto de varanda;
  • certificado de que você é o proprietário de um prédio residencial e terreno;
  • uma declaração de que deseja remodelar sua casa.

Após a aprovação do projeto, o layout da varanda e suas dimensões não podem ser alterados.Quaisquer alterações devem ser registradas, e isso requer o reenvio de documentos para aprovação posterior. Essa negligência pode acarretar vários anos de litígio, durante os quais você não poderá concluir a construção.

Depois que todos os documentos forem redigidos e a permissão for recebida, você precisará começar a preparar o site. Em primeiro lugar, é necessário limpar completamente os detritos. Prepare-se também para o fato de que você terá que se livrar de todos os espaços verdes: grama, árvores, flores, e também remover um pouco da grama. Prepare a fachada retirando a viseira e o alpendre.

Se uma varanda no segundo andar for organizada diretamente acima da entrada, você terá que se perguntar como usá-la corretamente como parte da estrutura do telhado da futura extensão.

Em seguida, prossiga para derramar a base. É referido como trabalho preparatório, uma vez que no futuro terá o direito de escolher o que construir aqui - um terraço ou uma varanda.

O dispositivo de base pode ser qualquer coisa, mas na maioria das vezes são escolhidas opções de fita ou pilha, cada uma com suas próprias vantagens. Ao contrário da pilha, a opção de fita permitirá que você isole o piso no futuro..

Portanto, a base da tira é feita da seguinte forma:

  • Conhecendo o tamanho do projeto da varanda, é necessário marcar o terreno de acordo com a planta. Isso pode ser feito usando estacas nos cantos da futura extensão e uma corda esticada entre eles.
  • Em seguida, você precisa cavar uma trincheira ao longo do perímetro da marcação. Sua largura deve ser de cerca de 50 cm, e sua profundidade deve ser igual à altura da fundação da casa. Caso não seja possível saber a altura da base da casa, preste atenção ao tipo de solo. Dependendo de como ela é elevada, a trincheira pode ter 1-2 m de profundidade.
  • Para a cofragem, pegue tábuas largas e derrube uma caixa um pouco mais larga do que a vala. A altura da cofragem deve ser igual à altura da fundação acabada, como a de uma casa. Instale a cofragem.
  • Fortaleça o fundo do solo com uma camada de areia e cascalho, despejando cuidadosamente a água sobre ele. Faça várias camadas, despejando alternadamente areia de rio, depois cascalho, despejando água a cada vez.
  • Instale o reforço de forma que fique a 10 cm das paredes da vala e a 1,5 cm do solo.
  • Para evitar que a argamassa de cimento escorra para fora da caixa, cobrir as paredes da fôrma com material de cobertura.
  • Em seguida, preencha a solução concreta. Nivele-o completamente com uma pá até que segure para manter a base o mais uniforme possível. Deixar secar por 30 dias, coberto com filme plástico para protegê-lo da chuva.

As instruções para fazer uma fundação por estaca (também chamada de colunar) são as seguintes:

  • A marcação é feita da mesma forma que para a fundação da tira.
  • Em seguida, eles cavam buracos de 1,5 a 2 m de profundidade, dependendo de como o solo se eleva. A largura deve ser de 10-15 cm de diâmetro a mais do que o diâmetro dos postes.
  • O fundo do poço é reforçado com uma almofada de areia e cascalho.
  • As estacas são instaladas e derramadas com concreto. Se eles estiverem vazios por dentro, será necessário preenchê-los. Para isso, brita, cascalho e escória são adequados.
  • Após a secagem da estrutura, a impermeabilização é feita com betume quente. Eles apenas o preenchem com isso.

Depois de feita a fundação, você pode prosseguir diretamente para a construção da varanda.

Como construir com suas próprias mãos: uma descrição passo a passo

A construção da varanda inicia-se com a realização de um contrapiso, que deve ser equipado imediatamente após a conclusão da construção da fundação. Primeiro, trate a base com material de cobertura, colocando-a em duas camadas. Lembre-se de que você precisará escolher o piso a ser montado: madeira ou concreto.

Para uma estrutura de madeira leve ou moldura de madeira, pisos de madeira são adequados, enquanto para uma extensão de tijolo mais sólido, concreto é melhor..

Você mesmo pode fazer um piso de madeira áspero se seguir as instruções passo a passo:

  • Para começar, prenda a cinta inferior em forma de barra à fundação usando âncoras ou parafusos. Use pregos galvanizados para manter as vigas juntas.
  • Em seguida, você precisa prender as toras de madeira à correia inferior. A distância entre eles deve ser de 50 cm, esta etapa irá garantir a confiabilidade suficiente da estrutura do piso. Para a fixação, utilize âncoras e pregos galvanizados, como na fixação da cinta inferior.
  • Isole o piso preenchendo argila expandida na cavidade entre as toras.
  • Faça o piso. Para isso, utilize compensados ​​grossos a partir de 5 mm, fixando as tábuas com parafusos auto-roscantes ou pregos galvanizados ao piso.

Para fazer uma versão concreta, use o seguinte método:

  • Despeje a areia sobre o material de cobertura em uma camada de 10 cm.
  • Cubra a areia com uma camada de argila expandida por cima.
  • Coloque a malha de metal (reforço). O diâmetro da seção das hastes deve ser de 6 a 8 mm, e a área das células deve ser de 25x25 cm.
  • Preencher com concreto, cuja espessura deve ser de 30-50 mm. Para tornar a camada o mais uniforme possível, use balizas, colocando-as a uma distância de 2 a 4 m uma da outra. Certifique-se de usar um nível de bolha para verificar a uniformidade.

Em seguida, prossiga para a construção do quadro. Tanto para varanda isolada como não isolada, será o mesmo... O mesmo vale para o telhado, exceto que para uma varanda de inverno, ela precisará ser isolada adicionalmente.

A moldura pode ser feita de quase qualquer material, no entanto madeira mais comumente usada... Para criar um torneamento, é adequada uma viga com uma secção transversal de 10x10 cm.

Faça ranhuras especiais nas vigas da base, nas quais serão instalados pilares verticais no futuro. Instale as verticais através de suportes (a solução de combinar a instalação em ranhuras e suportes garante a máxima fiabilidade da estrutura do caixilho).

Instale a barra superior do arnês da mesma forma nas ranhuras, criando assim um arnês baixo. Deve-se ter em mente que nas varandas anexas, uma inclinação costuma ser mais baixa que a outra.portanto, os apoios verticais no lado oposto da parede adjacente devem ser 50 cm mais baixos.

Para fazer o arnês superior, você deve primeiro prender os racks mais alto e mais baixo, e só então prender os intermediários.

Quando o trilho superior estiver pronto, é hora de colocar as vigas do telhado. As vigas são fixadas ao arnês por meio de âncoras, e as travessas com as longitudinais são fixadas com parafusos autorroscantes. A distância entre as vigas deve ser de 50 cm... Isso permitirá que o telhado suporte ainda mais o peso do material de cobertura. Para vigas, uma barra com uma seção de 10x20 cm é tomada... Em seguida, a moldura é revestida com o material selecionado (por exemplo, madeira compensada).

Com opções de tijolos, tudo é muito mais fácil. Aqui, eles imediatamente passam a projetar as paredes, obtendo um edifício quente e durável.

Portanto, os seguintes tipos de alvenaria são mais adequados para trabalhos independentes:

  • colher;
  • ligado;
  • cadeia.

Os tijolos são mantidos juntos com argamassa de cimento. Durante o layout, é importante verificar o nível de uniformidade de cada linha.: é muito provável que um mestre inexperiente "conduza" a alvenaria. Depois que a solução endurece, a cinta reforçada é disposta, a cintagem superior é feita de vigas de madeira e uma moldura é feita de madeira para o telhado. Neste caso, o revestimento não precisa ser executado.

A cobertura e o teto são feitos de acordo com a versão da varanda escolhida: verão ou inverno. No primeiro caso, a cobertura é colocada nas vigas sem materiais isolantes térmicos e, no segundo, é feito primeiro o isolamento térmico e, em seguida, o material do telhado.

Verão

A varanda de verão difere da de inverno pela ausência de isolamento. Se em um terraço aberto há apenas uma cerca sem qualquer indício de paredes, então em uma varanda, mesmo que seja de verão, deve haver paredes ou algo semelhante. Uma das opções é organizar as paredes na moldura da forma mais fácil possível, tornando-as transparentes - Filme de PVC... Essas peculiares janelas de PVC abrirão a visão máxima do local, mas ao mesmo tempo estarão bem protegidas da chuva e do sol.

Além disso, as cortinas flexíveis podem ser equipadas com painéis que se desdobram por dentro, bloqueando o acesso à luz (podem ser chamadas de cortinas de sol).

A colagem de filme de PVC é tão fácil quanto descascar peras: ela é fixada com tiras especiais ou arame, que, se desejado, pode ser desmontado rapidamente. Apesar de a opção se chamar verão, apresenta excelentes características de isolamento térmico, que podem não ser muito boas no verão: o ar interior aquece fortemente, mas o seu movimento não ocorre e cria-se um efeito de estufa.

É impossível equipar uma varanda para uma cozinha com fogão quando não há ventilação adequada.

Outra opção é em contraplacado... Neste caso, as costuras não são feitas com materiais isolantes especiais, mas permanecem como estão. Apenas o trabalho de pintura é feito.

Mesmo apesar de toda a vidraça da extensão, a troca de ar não será perturbada, e um microclima ótimo e confortável será sempre mantido na varanda.

A decisão de fazer uma varanda de policarbonato (completamente ou apenas o telhado) é ousado e arriscado. O material transmite perfeitamente os raios do sol, mas não permite que o calor escape. É por isso você precisará cuidar da construção de um sistema de ventilação de alta qualidadese você quiser que o microclima seja ótimo.

Vale a pena ter em mente a característica positiva de que a reconstrução ou desmontagem de tal estrutura pode ser realizada no menor tempo possível: os painéis de policarbonato são fixados com parafusos comuns, e para desmontar a varanda basta os parafusos ser desparafusado.

Uma opção interessante é a confecção de uma varanda em várias estruturas metálicas... Para isso, você pode usar, por exemplo, papelão ondulado. As varandas de metal parecem menos atraentes do que outras contrapartes, além disso, não são muito convenientes de usar: sob a influência da luz solar, o metal aquece, razão pela qual a temperatura na extensão aumenta significativamente. Mas o metal protegerá bem da chuva e do vento.

Não se esqueça de que você precisará construir uma escada e uma varanda. Algumas pessoas fazem grades, especialmente se idosos morarem na casa. Em alguns casos, a necessidade de grades deve-se ao fato de que com elas a varanda parece estilisticamente mais correta, mais harmoniosamente combinada com a casa.

Nas varandas de verão, você pode prescindir de uma porta entre a varanda e a própria extensão, pendurado aqui apenas cortinas feitas de algum material (por exemplo, PVC ou tule). Ao fazer uma varanda com materiais sintéticos, essa solução fornecerá um acesso adequado ao ar, tornando a troca de ar mais intensa e nivelando todos os fatores negativos, como o efeito estufa ou temperaturas muito altas.

Inverno

Uma extensão quente é feita de forma um pouco diferente do que uma coberta de verão. A primeira diferença são os materiais. Portanto, ao construir uma versão de inverno, eles definitivamente usam materiais sólidos e confiáveis: madeira, tijolo, gás ou blocos de espuma.

As varandas de madeira são construídas a partir de uma casa de troncos ou de um bar... O ponto positivo é que você pode isolar paredes de madeira mesmo na fase de colocação das coroas. Isso economiza tempo.

Como isolamento, você pode usar materiais sintéticos (lã mineral, espuma) e naturais (estopa, feltro, musgo).

Claro, é melhor dar preferência aos materiais naturais, pois eles têm uma série de vantagens:

  • ambientalmente amigável;
  • têm boas características de isolamento térmico;
  • não desmorone durante a operação;
  • não emita substâncias nocivas à saúde.

Se desejar, você pode decorar a varanda externa com revestimento ou azulejos. A madeira é uma ótima opção se você deseja investir dinheiro suficiente na construção de uma extensão.

As varandas de tijolo são mais frequentemente encontradas em casas de residência permanente.... A construção em tijolo é fechada a priori, pelo que não faz sentido equipá-la para a versão de verão.

Essas varandas são isoladas por dentro com lã mineral e espuma. No entanto, tenha cuidado: você não deve escolher poliestireno se pretende equipar uma cozinha com fogão na varanda, construir um forno ou lareira... Quando aquecida fortemente, a espuma emite substâncias cancerígenas extremamente perigosas que podem causar danos significativos à saúde humana.

É importante prestar atenção especial ao isolamento da janela. Se a escolha recaiu sobre as janelas de plástico, não há com o que se preocupar: já são produzidas de forma a oferecer a máxima proteção contra o vento e o frio. Caixilharia de madeira ou alumínio deve ser tratada adicionalmente com espuma de poliuretano ou um método diferente de vedação de todas as fendas deve ser escolhido.... Para o inverno, essas janelas são calafetadas.

Extensões feitas de concreto aerado ou blocos de espuma devem ser isoladas do lado de fora, no entanto, a ênfase principal aqui está no isolamento térmico do teto. Deve-se ter em mente que esse isolamento não produzirá o efeito desejado. A varanda será apenas parcialmente isolada. No entanto, ao isolar paredes, eles preferem lã mineralpois é ela quem trabalha melhor em conjunto com esses materiais de construção modernos.

Separadamente, vale a pena desmontar o isolamento do piso. Para fazer isso, use argila expandida ou equipe um sistema de "piso aquecido". Se escolher a segunda opção, deve estar preparado para o facto de os custos de electricidade serem fenomenais, embora não haja garantias de que a varanda estará tão quente como nos quartos.

Para que o sistema de "piso quente" funcione da forma mais eficiente possível, há uma regra: todas as lacunas na base do piso devem ser vedadas.

O melhor é fazer uma mesa de concreto: ajudará a isolar o piso tanto quanto possível.

Se está prevista a instalação de um fogão na varanda, nesse local é necessário reforçar adicionalmente a fundação. Para isso, você pode usar reforço.

Também será necessário colocar uma grossa chapa de ferro no local onde ficará a lareira ou recuperador de calor... É aconselhável proteger o espaço em frente da lareira para que a queda acidental do carvão não queime o chão.

Arranjo interno

Ao começar a reforma e decoração de uma varanda, vale lembrar que ela pode ser considerada um cômodo completo, mas, ao mesmo tempo, não se esqueça de que ainda não é um cômodo. Devemos levar em conta o clima especial criado aqui.

O acabamento tradicionalmente começa no teto... Existem alguns requisitos para o material escolhido para o design do teto: sua leveza e resistência à umidade. É por isso materiais como painéis de PVC, policarbonato, forro e vime incomum são ideais... Ao instalar cada um dos opcionais, será necessário arranjar as juntas com as paredes com rodapés para garantir a máxima uniformidade do revestimento.

O revestimento de tábuas é adequado não apenas para tetos, mas também para paredes... O design da sala, revestido com este material, acaba por ser caseiro, acolhedor e ao mesmo tempo elegante. Ao instalar este material, vale lembrar que ele se expande com o tempo, portanto é melhor deixar espaços entre as tiras de 7 mm de largura.

A vantagem dos painéis de PVC é a leveza. Além disso, são perfeitos tanto para decorar o teto na varanda como na casa. O teto é perfeitamente plano, as juntas não são visíveis.

Pelo fato de o material ser vendido em um grande número de cores, ajuda a dar vida a quase todas as ideias criativas.

O policarbonato é usado não apenas para decorar tetos, mas também como material de cobertura. É durável, porém leve, e vem em uma ampla gama de cores. Os painéis de policarbonato são de dois tipos: monolíticos e alveolares.A diferença está no preço e no facto de estes últimos possuírem qualidades de isolamento térmico melhoradas.

O policarbonato é uma alternativa moderna ao vidro sem as desvantagens inerentes, como ser pesado e frágil.

O teto de vime é um painel montado feito de brotos de bambu unidos. Esta opção confere ao ambiente um charme especial, com um sabor rústico ou tropical. As proteções devem ser protegidas adicionalmente com tiras transversais., caso contrário, a estrutura não será forte o suficiente.

As paredes da varanda são revestidas com ripas, painéis de PVC ou MDF ou decoradas com gesso decorativo... Cada uma das opções tem seus prós e contras. Uma vez que o forro e os painéis de PVC foram discutidos acima, vale a pena dar mais detalhes apenas aos dois materiais restantes.

O gesso decorativo pode ser usado para imitar outro material (por exemplo, pedras) e representar um revestimento de relevo comum para pintura.

Para obter uma determinada aparência, é preciso prestar atenção não só na escolha do tipo de material ("papel de parede líquido", colorido, pedra), mas também na técnica de aplicação.

O MDF é um material amigo do ambiente, mas está longe de ser a sua única vantagem. O revestimento com painéis de MDF proporcionará bom isolamento de ruído e calor, alta resistência a extremos de temperatura. Além disso, este material é fácil de trabalhar.

Existem também várias opções de pisos para a varanda. Usado com mais frequência:

  • terraço bordo;
  • borracha;
  • concreto;
  • telha;
  • linóleo.

O mais simples é um piso de concreto, que muitas vezes é deixado nas varandas de verão. Esse revestimento também resfriará o ambiente, como resultado do qual o frescor será garantido no verão. Vai estar frio no anexo no inverno.

Linoleum pode ser colocado diretamente sobre uma base de concreto... Dependendo do linóleo escolhido, surgem vantagens adicionais, por exemplo, isolamento térmico, resistência ao impacto e outros. Claro, cada uma de suas características aumenta o preço.

Pisos, decks e ladrilhos de borracha são dispostos de acordo com o princípio do mosaico... Cada um desses materiais é altamente resistente à umidade, flutuações de temperatura e tensões mecânicas, e é fácil de cuidar deles.

As coisas mais necessárias costumam ser retiradas dos móveis para a varanda: mesas, cadeiras, sofás. Se a extensão for usada como cozinha de verão, você também pode "arrumar" um pequeno aparador para pratos aqui, adicionar vários armários de parede.

Normalmente não colocam cama na varanda, preferindo usar um sofá dobrável para dormir.

Exemplos prontos

A varanda deve ter o mesmo estilo da casa. Parece mais vantajoso quando as paredes, o telhado e a fundação são feitos exatamente do mesmo material.

A extensão de madeira em estilo Provença parece ótima. Aqui, a presença de um telhado não foi fornecida. O telhado é jogado pela varanda do segundo andar.

As varandas totalmente transparentes são uma homenagem às tradições modernas. Para o envidraçamento dessas opções, são utilizados os materiais de última geração: policarbonato, policloreto de vinila e outros.

Em alguns casos, é possível fechar as cortinas do anexo, permitindo que a luz penetre apenas pelo tecto. Isso cria uma atmosfera especial de intimidade. Ao mesmo tempo, esta abordagem garante a temperatura ideal nesta sala peculiar.

          Os terraços de alta tecnologia podem ser executados tanto em uma forma clássica, quanto como janelas salientes - partes que se projetam das paredes, as chamadas extensões finais. Porém, é importante lembrar que a forma deve ser rígida: poligonal, retangular, quadrada.

          Uma versão interessante de uma varanda de madeira e vidro é apresentada no próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário