Varanda da casa com janelas de plástico: características do projeto
Nas casas rurais de estilo soviético, as varandas foram imediatamente construídas junto com o prédio. Os edifícios tinham paredes e telhado comuns. Tal extensão era uma alternativa ao corredor, de onde as portas levavam aos aposentos. Ao contrário do corredor, a varanda não era aquecida e também funcionava como vestíbulo, ajudando a manter o edifício aquecido. Agora eles estão construindo casas completas com corredores, cozinhas e banheiros. A presença de uma varanda está imediatamente incluída nos projetos de alguns edifícios. Mas, se não estiver lá, materiais e tecnologias modernas ajudam desde a construção até a casa pronta.
A varanda não é considerada uma despensa atualmente., torna-se o local de férias preferido de toda a família. Os anexos estão equipados com grandes janelas e mobiliário de estilo, são luminosos e acolhedores.
Local de construção
Onde construir uma varanda, cada dono de uma casa particular decide por si. Você pode considerar diversos projetos e escolher a opção mais adequada para sua família.
A opção mais comum é quando a varanda é fixada na lateral da entrada da casa. Mas alguns proprietários estão planejando um edifício direcionado. Por exemplo, se você tem uma pequena cozinha, é necessário criar um espaço adicional em favor da sala de jantar. Neste caso, é feita uma porta da cozinha e construída uma varanda. Uma extensão na lateral do quarto das crianças ajudará a organizar uma sala de jogos de verão e, na lateral do corredor, poderá se tornar um escritório.
Alguns proprietários escolhem um local para a varanda tendo em conta os pontos cardeais para aproveitar ao máximo a luz natural.
O lado leste receberá muito sol antes da hora do almoço, assim como o lado oeste à tarde. A parte sul da casa está sempre mais quente e acariciada pela luminária, é adequada para um viveiro ou jardim de inverno. O lugar mais triste para uma varanda é a parede norte da casa, mas nas latitudes sul será uma salvação do calor do verão.
Projeto
A varanda é uma estrutura envidraçada fechada com alicerce, paredes e cobertura, uma estrutura capitel que permite ampliar a área habitacional do edifício. Este projeto não pode ser considerado como um gazebo leve na parte de trás do quintal. O projeto deverá ser coordenado e registrado em organizações departamentais especiais. Às vezes, a revisão do plano leva vários meses, então é melhor que este seja o inverno.
Decidido o local de construção, é necessário calcular os parâmetros da futura estrutura. O tamanho das instalações depende da tarefa alvo e das capacidades materiais do proprietário. Você pode balançar para o prédio em toda a parede.
Mas deve-se lembrar que se esta parede tiver janelas, elas caem na área da varanda, e mesmo com envidraçamento contínuo da extensão, haverá menos luz natural nos quartos.
É necessário escolher a forma do edifício e fazer um esboço. A construção deve ser indicada na planta geral do terreno, devendo também ser traçado o desenho da própria varanda e do seu anexo à casa.
O projeto especifica os tipos de materiais de construção e calcula sua quantidade. Seria correto construir uma extensão com o mesmo material da casa, mas combinações também são permitidas, e uma construção de tijolos com varanda de madeira não parece nada mal.
Fundação
Tendo criado um projeto e recebido permissão do BTI, você pode iniciar a construção. Na fase inicial, o local é limpo e a parte fértil do solo é removida.
Em seguida, a fundação é colocada, colunar ou fita é adequado para a varanda. Não deve ser amarrado a uma fundação de casa comum, eles têm diferentes pesos e encolhimento. Para que o monólito da casa não puxe uma extensão leve para trás, uma lacuna de cinco centímetros é deixada entre eles. A profundidade da fundação cai para a camada de congelamento, mas o tipo de solo e a ocorrência de água subterrânea devem ser levados em consideração. O edifício pode "brincar" e necessitará de uma base mais sólida.
Para uma grande varanda de tijolos e com um telhado pesado, você precisará de uma base de tira. É necessário cavar uma vala, nela instalar fôrmas de madeira, colocar armadura e colocar concreto (mistura de areia, cimento, brita). Deixar secar durante uma semana e retirar a cofragem.
Para evitar rachaduras durante o tempo quente, a base de secagem é umedecida com água várias vezes ao dia.
Para uma varanda pequena e luminosa, bastam dois pilares nos cantos. A areia é despejada nas fossas preparadas por 20 centímetros, o pilar é feito de tijolo ou um tubo é inserido e, em seguida, despejado com concreto. O espaço entre o pilar e o solo é coberto com areia.
Piso
As vigas são colocadas na fundação e, em seguida, um revestimento áspero é montado. O espaço sob o futuro piso deve ser isolado com argila expandida, aplicada em duas camadas com feltro de cobertura. Instale toras para o piso acabado e coloque as placas. Se você fizer um piso de concreto, precisará de isolamento adicional.
Paredes
Uma madeira é usada para as paredes da moldura. A cintagem inferior é realizada em vigas colocadas no piso áspero. As cremalheiras são inseridas nas ranhuras cortadas a uma distância de meio metro umas das outras. Uma barra também é colocada em cima (para a cintagem superior). Uma viga é instalada no topo, unindo a estrutura da viga. A moldura das paredes é revestida com um material que mais se harmoniza com a construção.
No interior da sala, as paredes podem ser revestidas com contraplacado, sobre o qual é montado o revestimento. Do lado de fora, madeira ou revestimento são adequados, e o isolamento e a impermeabilização devem ser colocados entre o revestimento externo e interno.
Cobertura
Se a varanda for construída ao mesmo tempo que a casa, ela terá um único telhado com ela. Na extensão posterior, o telhado será contíguo ao edifício. A varanda, construída na lateral da casa, tem cobertura inclinada, e na parte frontal ou traseira, cobertura em duas águas. É aconselhável escolher a mesma cobertura para os dois edifícios.
Deve haver espaço livre entre o teto e o teto para a circulação do ar e, se necessário, podem ser instalados materiais de isolamento e impermeabilização.
Vidraças
O envidraçamento da varanda é feito de diferentes formas: utilizando metal-plástico, policarbonato, filme de PVC, perfil de alumínio, madeira. As janelas de plástico são as mais populares atualmente.
As vantagens desta escolha incluem:
- longa vida útil garantida;
- resistência à geada;
- à prova de poeira;
- uma janela com vidros duplos tem bom isolamento acústico;
- não se deforme sob a influência da luz solar;
- resistência à água - ao contrário da madeira, eles não absorvem umidade;
- não necessita de impregnações de coloração, antibacteriana e anticorrosiva;
- facilidade de atendimento;
- fácil de instalar.
Entre as desvantagens, deve-se destacar que o plástico não é um material natural, alguns de seus tipos podem emitir substâncias tóxicas. Ao adquirir uma janela de vidro duplo, deve-se solicitar ao vendedor um certificado do produto, que indica a classe de perigo. Se o plástico não for de alta qualidade, com o tempo pode perder o brilho e manchar.
Plástico puro é fraco, não pode suportar o peso do vidro, portanto, quando envidraçados, costumam ser usados sacos de metal-plástico. Esta estrutura é pesada e requer um suporte de rolamento. Plástico não reforçado é usado em estruturas leves; ele tem vidro fino não temperado. Essas janelas são frágeis e traumáticas.
Para a instalação de janelas de metal-plástico, vigas de madeira (100 por 150 mm) são adequadas como suportes. Durante a instalação das janelas de vidro duplo, são utilizados fechos especiais que ligam a estrutura à extremidade da moldura. As fissuras resultantes são seladas com espuma de poliuretano.
As mesmas regras se aplicam para o envidraçamento do teto da varanda, se necessário. A moldura do teto precisa ser forte para segurar os sacos plásticos, por isso é mais fácil de usar o policarbonato. Às vezes, clarabóias são fornecidas, o que parece original. Para ventilação com a ajuda de estruturas de teto, geralmente é fornecido um controle remoto.
As janelas de plástico mantêm bem o calor e são adequadas para varandas de invernoequipado com lareira ou outro meio de aquecimento. Devido às peculiaridades de fabricação, as estruturas de metal-plástico não podem ser muito grandes. Se você precisa de janelas do chão ao teto, deve escolher outros materiais (madeira, alumínio).
O envidraçado da varanda é parcial e panorâmico. No primeiro caso, as janelas não são feitas em todas as paredes. Esta é uma opção mais barata, mas a extensão não será leve o suficiente. Se as janelas dos quartos estiverem viradas para a varanda, os quartos permanecerão mal iluminados. Os vidros panorâmicos cobrem todas as paredes externas, às vezes até o teto. Esta extensão recebe a quantidade máxima de luz natural.
Métodos de abertura
Qualquer vidraça adequada pode ser selecionada de acordo com a forma como as molduras são abertas.
- Opção de balanço o mais popular. O pacote consiste em duas ou três partes, enquanto apenas uma ou duas partes podem ser abertas e a parte central permanece estacionária. A possibilidade de abrir a janela aumenta o custo da estrutura, portanto, nem todas as seções são ordenadas para serem móveis.
- Molduras deslizantes mover em corredores especiais em uma ou diferentes direções. Cada seção, quando deslocada, entra na outra. Este projeto é bom para pequenas varandas, pois não ocupa muito espaço.
- Seções giratórias são implantados em um eixo e podem ser montados em uma determinada parte da janela. Esses mecanismos também são usados em versões sem moldura.
- Incline e gire as janelas bons para o inverno, são fáceis de operar, aquecem, têm mosquiteiro.
- Deslizante multi-frame variantes ("acordeões") não fornecem aperto confiável. Esse método também é chamado de swing-and-slide. As varandas de verão estão equipadas com janelas com esse mecanismo.
Forma de unidade de vidro
As janelas de plástico apresentam diferenças na forma da unidade de vidro. Na maioria das vezes, o envidraçamento retangular tradicional é usado. São bons para chalés de verão e varandas típicas de casas particulares. As armações fechadas parecem classicamente rígidas, podem ter um, dois ou três vidros. As construções possuem diferentes sistemas de abertura (deslizante, giratório).
As janelas redondas de plástico para varanda não são populares; elas são encomendadas para a implementação de soluções de design especiais. Pode ser feito de PVC e janelas em arco. Eles parecem incomuns e caros. Este design é funcional, pois pode abrir e fechar.
As janelas salientes são o tipo mais caro de construção de metal-plástico. Sua instalação geralmente é confiável por especialistas para evitar danos aos pacotes.
As janelas trapezoidais também apresentam a complexidade de instalação; neste caso, também serão necessários assistentes. Este tipo de vidro parece especialmente atraente.
Se os terraços estão sempre abertos e frios, as varandas podem ser quentes no inverno ou no verão com vidros gotejantes. Os sacos quentes têm uma estrutura densa composta por vários vidros resistentes ao gelo. Se você isolar as paredes e o telhado, pense sobre o sistema de aquecimento, você pode obter um edifício de inverno confortável. Belos acabamentos e um interior moderno vão ajudar a transformar a varanda no lugar preferido da casa.
Opções interessantes
Varanda-sala de jantar com vidros panorâmicos e telhado inclinado. A estrutura ocupa parte da parede do edifício principal.
Uma pequena varanda panorâmica está localizada ao lado da área de estar ao ar livre.
Existem vários tipos de vidros: retangulares e abobadados. As janelas externas são feitas para o chão. O quarto tem cozinha e área para refeições.
A extensão é maior do que a parede do edifício principal. Esse projeto não é considerado bem-sucedido.
Varanda capital de inverno, construída com o mesmo material da casa. Equipado com janelas de plástico e uma porta.
A varanda vai ajudar uma pequena casa a ganhar espaço adicional, e a uma grande vai dar a oportunidade de relaxar enquanto contempla a paisagem natural.
Para uma visão geral da varanda moderna, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.