Caixilharia de madeira para varandas e terraços: vantagens e desvantagens

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como escolher?
  4. Manufatura
  5. Qual a melhor forma de organizar?
  6. Dicas de cuidados

Desde a época em que as janelas de vidro duplo de plástico começaram a ser amplamente utilizadas para janelas de vidros em apartamentos, escritórios e casas de campo, as estruturas de madeira tornaram-se menos populares. No entanto, o desenvolvimento da tecnologia contribuiu para que as janelas de madeira recuperassem sua posição de liderança.

Peculiaridades

As esquadrias de madeira para varandas e terraços são ideais para organizar ao máximo a iluminação natural, portanto, para um passatempo confortável, é muito importante preservá-las, protegendo-as de uma série de fatores adversos - ruídos, insetos e condições climáticas. As casas de campo e chalés de verão sempre atraíram as pessoas com a oportunidade de fazer uma pausa dos materiais artificiais e da agitação da cidade, então as janelas feitas de matérias-primas naturais serão úteis para terraços e varandas.

A madeira é um material ecologicamente correto que promove naturalmente a troca de ar adequada.

Os sistemas modernos de madeira são produtos bastante complexos colados de várias peças de madeira. Esta concepção permite a instalação de uma unidade de vidro duplo, constituída por duas ou três lâminas de vidro com câmaras de ar entre elas, pelo que a moldura adquire excelentes propriedades de isolamento térmico.

Recentemente Euro-janelas para varandas são muito populares... Este tipo de construção é um sistema de madeira maciça pronto para instalar. O processo de produção para janelas Euro é baseado no mesmo método que é usado na produção de estruturas de envidraçamento de PVC. O bloco de euro-janelas de madeira é constituído por janelas separadas com vidros duplos, responsáveis ​​pelo isolamento térmico e pela absorção acústica. Acessórios de alta qualidade são produzidos para as faixas.

Vantagens e desvantagens

Os produtos de hoje no mercado são muito diferentes dos designs produzidos há várias décadas. A tecnologia para a produção de esquadrias permite-nos hoje fabricar produtos com excelentes características, longa vida útil e uma variedade de opções decorativas, complementando os aspectos positivos acima mencionados com uma impecável compatibilidade ambiental das matérias-primas.

As janelas de madeira para terraços e varandas apresentam muitas vantagens em comparação com outros materiais utilizados atualmente para envidraçamento. Entre eles estão os seguintes:

  • combinados harmoniosamente com qualquer interior - devido às cores e texturas naturais, têm um aspecto único e esteticamente agradável;
  • a naturalidade das matérias-primas proporciona aos produtos segurança no uso em locais de recreação de pessoas;
  • longa vida operacional da estrutura não é inferior a quadros de PVC;
  • bom nível de força;
  • funcionalidade;
  • alta estanqueidade dos sistemas e excelente nível de isolamento térmico;
  • resistência à condensação;
  • as estruturas são perfeitamente restauradas e passíveis de reparos;
  • Os sistemas proporcionam uma troca de ar natural, pelo que são recomendados para instalação em varandas e terraços.

As desvantagens das estruturas das janelas de madeira incluem os seguintes pontos:

  • alto custo dos produtos devido ao fato de que os produtos são feitos de matérias-primas naturais e requerem altos custos de mão de obra para processamento;
  • as armações eventualmente precisarão de retoques, impregnação com produtos de cuidados especiais e manuseio cuidadoso.O cumprimento das medidas preventivas proporcionará aos caixilhos um excelente aspecto e uma longa vida útil;
  • estruturas de madeira podem ser deformadas, podendo assim violar os indicadores de estanqueidade, mas o risco de formação de tais defeitos será mínimo, tendo em conta o moderno processamento dos produtos.

Como escolher?

Para varandas no país, pode-se instalar dois tipos de janelas: estruturas frias ou quentes. O primeiro tipo de envidraçamento é executado através de janelas de vidro duplo monocamada de alumínio. Neste último caso, é utilizado um perfil de metal-plástico ou madeira. As molduras frias em um vidro custam várias vezes menos, mas não protegem a sala dos efeitos do frio, embora forneçam uma boa proteção contra o vento e a precipitação. Para equipar uma sala de estar completa, as janelas devem ser quentes, o que significa pelo menos o dobro.

    O número de fabricantes de esquadrias aumentou dramaticamente, portanto, ao adquirir estruturas para terraços e varandas, em primeiro lugar, preste atenção aos seguintes parâmetros do produto:

    • espécie de madeira: o pinho e o abeto são as matérias-primas mais baratas e macias, pelo que a estrutura não será capaz de desempenhar as suas funções com eficácia e durante muito tempo. Os especialistas recomendam a compra de armações de carvalho ou lariço. No entanto, deve-se ter em mente que mantêm o calor às vezes pior e têm um peso mais impressionante, que é a sua principal desvantagem.
    • espessura da moldura da estrutura - o indicador mínimo deve estar dentro de 70 mm, caso contrário as janelas não oferecerão proteção contra o frio;
    • a qualidade das matérias-primas e o número de camadas - não é possível determinar de imediato tais valores, portanto, deve-se solicitar ao fabricante a documentação do produto. Na maioria das vezes, eles têm 2-3 camadas de madeira. O material para a produção das lamelas é a madeira bem seca. Este recurso é responsável pela resistência do material, devido ao qual o risco de deformação das esquadrias é reduzido;
    • qualidade dos componentes - uma marca especial de fábrica deve ser aposta na documentação do produto;
    • qualidade de processamento de matérias-primas - o produto não deve ter nós e outros defeitos.

    É mais correto e seguro comprar esquadrias numa empresa que é ela própria fabricante.

    Todos os produtos devem ser emitidos com certificado de garantia, incluindo trabalhos de instalação de estruturas. Graças a isso, será possível fazer uma reclamação com o fabricante se algum defeito for encontrado durante a operação.

    Se não for necessário envernizar uma nova varanda ou terraço, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração ao escolher as janelas:

    • nos casos em que o panorama da janela não tenha um valor particular, vale a pena pensar em adquirir caixilhos da classe econômica de médio porte;
    • independentemente da disposição da varanda, uma ou duas janelas devem abrir completamente;
    • a principal característica do terraço é uma boa iluminação, e se essa nuance for levada em consideração, pode-se considerar produtos com vidros coloridos;
    • para varandas quentes, antes de prosseguir com o envidraçamento, é necessário fazer o isolamento. Devido a essas obras, será confortável dentro de casa no inverno e no verão;
    • se forem instaladas janelas panorâmicas na varanda, é melhor instalar persianas ou cortinas para proteger de olhares indiscretos.

    Manufatura

    Para a produção de esquadrias de madeira, são utilizadas coníferas, por conterem uma resina que resiste ao apodrecimento das estruturas. A matéria-prima para a produção das lamelas não contém nós ou quaisquer outros defeitos, pelo que as esquadrias mantêm por muito tempo um aspecto atraente.

    Como os sistemas de janelas de varanda são grandes em tamanho, os fabricantes enfrentam uma tarefa séria e responsável - fornecer estruturas com resistência máxima com peso mínimo.

    Para estruturas grandes, os fabricantes usam uma encadernação de madeira.

    É uma rede com grandes células, nas quais os vidros são inseridos.Seu padrão pode ser variado, e as células podem ter tamanhos diferentes, devido aos quais a estrutura adquire um aspecto muito atraente.

    As molduras das varandas desempenham uma função de proteção na divisão, uma vez que evitam a entrada de intrusos. Mesmo tendo quebrado o vidro, os ladrões não poderão entrar na casa sem ruídos estranhos. Para proteger ainda mais a casa, uma grade de metal é colocada nas janelas.

    As armações dos terraços são feitas de madeira laminada laminada com um teor de umidade de 12%. Esta característica garante a resistência do material às deformações mecânicas da estrutura da madeira com a alteração do teor de umidade. As janelas do terraço são feitas de acordo com os tamanhos individuais, para as caixilharias utiliza-se uma viga de 40x60 mm, 60x70 mm, 78x78 mm.

    Fazer até mesmo um design de moldura simples para uma varanda ou terraço é um processo bastante complicado. Com base na teoria de realização de tais trabalhos, não é difícil implementá-los, mas para obter um produto de alta qualidade, é necessário um conhecimento prático profundo que se relacione com todas as sutilezas das tarefas, bem como a presença de uma ferramenta especial .

    Para janelas de varanda, a geometria é muito importante, graças à qual a estanqueidade do sistema é garantida. Além disso, você precisará fazer uma vazante.

    Como matéria-prima para a moldura, vale a pena comprar madeira emendada e seca. Essas propriedades evitarão que a madeira se deforme sob a influência da umidade. Não é recomendado o uso de madeira maciça para o trabalho.

    Qual a melhor forma de organizar?

    Antes de iniciar o trabalho, deve-se realizar cálculos e medições precisas, decidir de que lado ficarão as janelas da varanda, pois a principal propriedade é a funcionalidade da estrutura. Deve ser conveniente usar as janelas, pois o próprio sistema é instalado para garantir o conforto e apelo estético do edifício.

    As janelas da varanda podem ser panorâmicas, pelo que se tornarão uma solução original para a estrutura, ao mesmo tempo que aproxima a pessoa o mais possível da natureza, da qual apenas uma divisória de vidro o separará. As armações para tais estruturas são feitas visualmente quase invisíveis.

    Graças à produção de caixilharia de madeira à medida, existem sistemas de formas complexas que se harmonizam na perfeição com qualquer desenho exterior e interior da casa.

    Com vidros adequados, a varanda ficará iluminada o dia todo. A varanda envidraçada fica melhor localizada no lado norte ou leste.

    Dicas de cuidados

    Quanto ao cuidado de estruturas de madeira, incluindo vidros, há uma série de regras obrigatórias:

    • Monitore a condição dos produtos... A principal desvantagem das molduras de madeira é a suscetibilidade das matérias-primas à decomposição. Portanto, é muito importante tomar medidas especiais para evitar tal deterioração do material. A tecnologia para realizar esse trabalho é bastante simples - várias vezes por ano você deve inspecionar as janelas e, se necessário, fazer uma restauração.
    • Realizar tratamento preventivo superfícies com compostos de proteção - tinta ou verniz. Consiste em pintar as áreas expostas com equipamentos especiais. A proteção nesta versão tem um significado complexo - proteção contra umidade, proteção contra microorganismos que destroem a matéria-prima, bem como da radiação ultravioleta, uma vez que os raios diretos, incidindo sobre o material, o ressecam, o que acarreta a deformação de toda a estrutura. Pequenos reparos podem ser feitos manualmente.

          A envidraçamento de terraços e varandas permite expandir a funcionalidade de tais instalações, aumentando a área útil de um edifício ou de uma casa privada. A utilização de esquadrias de madeira para estes fins melhora significativamente o aspecto das estruturas, conferindo-lhes solidez e monumentalidade.

          Como lustrar uma varanda com as próprias mãos, veja abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário