Ventilador USB: o que é e como fazer você mesmo?

Ventilador USB: o que é e como fazer você mesmo?
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Modelos
  4. Como fazer você mesmo

Verões quentes não são incomuns na maioria das regiões do nosso país. Encontrar uma saída fresca do calor onipresente às vezes não é fácil. Todos nós temos coisas para fazer e para as quais precisamos sair de casa, ou empregos que exigem nossas horas mais quentes. Sim, e nas paredes nativas não é mais fácil. Nem todos podem se dar ao luxo de instalar um ar-condicionado ou um bom ventilador.

Neste artigo, apresentaremos ventiladores USB que não precisam de energia. Eles funcionam quando conectados a um computador ou laptop. Graças a isso, esse acessório torna-se um companheiro indispensável em um escritório quente.

Você pode obter este economizador de calor na loja de eletrônicos mais próxima ou fazer você mesmo. Explicaremos como montar uma ventoinha USB a partir das ferramentas disponíveis e também consideraremos os modelos mais famosos dos fabricantes.

Descrição

O acessório portátil é um pequeno dispositivo. Foi criado para abrir pequenos espaços e só pode servir uma ou duas pessoas de cada vez. No entanto, os diferentes modelos podem diferir em tamanho e potência.

Sua aparência varia. Alguns estão equipados com rede de segurança e outros com caixa fechada com aberturas para passagem de ar. Esses ventiladores podem ser totalmente abertos. Outro conjunto de parâmetros é adicionado ao conjunto padrão - segurança.

A propósito, a ventoinha USB pode ser conectada não apenas a um computador, mas também a um dispositivo de energia Power Bank, para que você possa levar o acessório com você na estrada. Devido ao seu baixo consumo de energia, o ventilador pode funcionar continuamente por várias horas.

Em sua essência, é um pequeno ventilador comum. Só que em vez de um plugue padrão para conexão à rede elétrica, ele possui um cabo com um conector USB especial projetado para conectar-se a dispositivos eletrônicos modernos.

Os principais elementos que compõem o dispositivo:

  • estator - parte estacionária;
  • rotor - parte móvel;
  • enrolamento de cobre - várias bobinas no estator, onde a energia é fornecida;
  • um ímã redondo localizado no rotor.

O princípio de operação é bastante simples. O enrolamento, sob a influência da eletricidade, cria um campo eletromagnético, e o rotor, equipado com pás, começa a girar.

Claro, em termos de potência, os ventiladores USB são inferiores aos designs de desktop padrão. Isso se deve ao baixo consumo de energia. O acessório opera com uma tensão de 5 V.

Vantagens e desvantagens

Depois de analisar as avaliações dos clientes, compilamos uma lista das vantagens e desvantagens dos ventiladores USB.

Existem muitas outras vantagens.

  • Dimensões reduzidas - graças a isso, o acessório pode acompanhá-lo em qualquer lugar. Em casa, no escritório, em viagens curtas.
  • Fácil de usar - basta conectar o ventilador a uma fonte de energia por meio de um cabo USB e pressionar o botão "liga / desliga".
  • Preço baixo - o custo dos acessórios varia de 100 a 1 mil rublos, dependendo do modelo.
  • Grande seleção - uma ampla gama de modelos permitirá que você escolha um ventilador com base em qualquer requisito.
  • Design diversificado - pode ser restrito ou original. Você pode escolher um modelo com base em suas preferências.
  • Funções adicionais - alguns ventiladores possuem designs adicionais. Por exemplo, existem modelos com relógio, retroiluminação ou ambos.

Agora um pouco mais sobre as lacunas, cuja lista não é tão ampla.

  • Baixo desempenho - quando comparado aos ventiladores eletrônicos convencionais. O acessório USB destina-se a soprar na área do rosto e pescoço de uma pessoa. Não é capaz de fornecer um nível suficiente de conforto em altas temperaturas.
  • Falta de configurações - é impossível ajustar a direção do fluxo de ar dos mini-ventiladores.
  • Trabalho complexo - se o ventilador suportar várias funções, elas funcionam apenas ao mesmo tempo. Por exemplo, você não pode desligar a rotação das lâminas, deixando a luz de fundo funcionando.

Separadamente, vale falar sobre o uso seguro, bem como sobre os cuidados com o aparelho, que requer atenção especial. Negativo ou não, decida por si mesmo.

Não ligue a ventoinha se ela não estiver fixada na superfície! Caso contrário, você pode prejudicar o mecanismo e sua própria saúde. Ventiladores sem proteção de lâmina não devem ser deixados sem vigilância, especialmente se você tiver filhos ou animais de estimação. Eles podem se machucar. Um adulto pode ferir-se por negligência. Essas regras se aplicam a ventiladores de desktops maiores. Os modelos mini não são capazes de causar danos graves.

É estritamente proibido cobrir o ventilador em funcionamento com um pano. O mecanismo pode queimar ou até mesmo causar um incêndio. É proibido ligar o dispositivo se o cabo de alimentação estiver danificado. Se algum líquido entrar no ventilador, ele deve ser desligado imediatamente e não ligado até que esteja completamente seco.

As tentativas de reparar-se em caso de avarias não são bem-vindas. O dispositivo deve ser limpo de poeira de vez em quando. Para fazer isso, desconecte o ventilador da fonte de alimentação e limpe a superfície com um pano macio e levemente úmido. Deve-se ter cuidado para que a umidade não entre.

Modelos

Nas prateleiras das lojas especializadas, você encontrará uma grande variedade de modelos de fabricantes. Dessa abundância, os olhos podem subir. Qual escolher para que possa servir fielmente por pelo menos um verão quente? Existem vários critérios para a escolha de ventiladores USB.

  1. A intensidade do sopro depende do tamanho das lâminas. Se você precisa de um ventilador que sopre especificamente em você, e não em todo o local de trabalho, escolha um dispositivo com pás de pequeno diâmetro.
  2. A quantidade de ruído. Os ventiladores podem gerar diferentes níveis de ruído dependendo da potência. O máximo, por via de regra, não excede 30 decibéis. Parece que isso pode distraí-lo do trabalho e dificultar a concentração.
  3. Nível de segurança. Já discutimos as possíveis consequências acima.

É aconselhável escolher um modelo com treliça. Se houver crianças ou animais de estimação em casa - um modelo com uma pequena treliça.

E, claro, o preço. Escolha um ventilador com base em suas capacidades financeiras. Vamos falar sobre os modelos que, de acordo com as avaliações dos clientes, se tornaram os melhores neste verão.

Ambielly é um exemplo de um bom ventilador de desktop. Usando um cabo medidor, ele pode ser conectado a qualquer dispositivo com uma entrada USB. Equipado com um suporte e uma cabeça ajustável, para que você mesmo possa ajustar o fluxo de ar. Uma das principais características do modelo é a bateria embutida. Assim, o ventilador pode funcionar por um tempo sem estar conectado. Também quase não faz barulho.

Tacson - miniventilador flexívelcom uma aparência interessante. Podemos dizer que está equipado com um relógio embutido, embora seja ao mesmo tempo. O fato é que existem LEDs verdes e vermelhos nas lâminas, que formam um dial durante a rotação. A propósito, eles são feitos de materiais macios e não são capazes de causar danos se tocados acidentalmente.

Prettycare é o ventilador mais silencioso disponível. É alimentado por um motor axial isento de óleo e almofadas antivibração. Além disso, as vantagens do modelo incluem a presença de uma malha metálica inoxidável, o que garante a segurança durante a operação. O fluxo de ar pode ser ajustado conforme desejado.

IEGROW é o acessório mais bem avaliado pelos clientes. Ele é capaz não apenas de resfriar o ar, mas também de umedecê-lo. Possui vários modos de operação. O modelo também vem equipado com bateria para funcionar sem estar conectado à rede elétrica. O ventilador pode funcionar não apenas em um lugar. Há uma alça de transporte conveniente no corpo. O modelo está praticamente silencioso.

Como fazer você mesmo

Não é necessário gastar dinheiro com modelos caros, quando você tem boas mãos, eles podem coletar qualquer material desnecessário. Vamos dar uma olhada em duas maneiras artesanais de construir um ventilador USB.

Os principais elementos de que você precisará durante a montagem:

  • fita isolante;
  • faca afiada;
  • cabo USB normal.

Precisamos de mais fragmentos, dependendo do método escolhido, sobre o qual falaremos agora.

Resfriador

Esse método é possível se você tiver um refrigerador antigo de uma unidade de sistema de computador. Ele servirá como parte giratória do ventilador.

Corte o cabo USB. Você encontrará contatos coloridos. Remova o verde e o branco como desnecessários. O vermelho e o preto precisam ser limpos. O cooler tem dois fios iguais, que também precisam ser removidos em cerca de 10 milímetros.

Conecte os contatos de acordo com sua cor. Enrole a junta com fita isolante e o ventilador está pronto. Você só precisa fazer o suporte do mecanismo giratório. Para isso, um pedaço de papelão grosso é adequado, por exemplo.

Motor

Um método mais complicado, pois neste caso você precisará de lâminas. Você pode criá-los a partir de um disco digital desnecessário. Corte-o uniformemente em 4-8 pedaços e corte ao centro, mas não completamente. Em seguida, aqueça o disco para tornar o material elástico, dobre as peças cortadas para trás para que se tornem lâminas.

No centro do disco, é necessário inserir um plugue, que será acoplado ao motor, e girar as lâminas de plástico. Agora basta montar um suporte para a ventoinha e conectar o cabo USB ao motor, da mesma forma que no método anterior.

Como você pode ver, com tempo suficiente e as habilidades necessárias, você pode obter um acessório USB0 com pouco ou nenhum custo. Caso contrário, você sempre pode encontrar um modelo de sua preferência na loja de eletrônicos mais próxima. O ventilador se tornará seu fiel companheiro no calor.

Para aprender a fazer um ventilador USB com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário