Controlador de velocidade do ventilador: modelos, recursos e diagrama de conexão

Contente
  1. Especificações
  2. Princípio de operação e propósito
  3. Âmbito de aplicação
  4. Variedades
  5. Como conectar?

Os ventiladores são amplamente utilizados em vários campos da atividade humana. Os dispositivos podem ser encontrados em locais residenciais e públicos, são usados ​​para refrigerar computadores e laptops, são instalados em exaustores e unidades de alimentação e exaustão e sistemas de ar condicionado. No entanto, a operação do dispositivo em capacidade total nem sempre é necessária e conveniente. Portanto, para limitar a velocidade de rotação das pás, são usados ​​dispositivos especiais - controladores de velocidade do ventilador.

Especificações

Um controlador de velocidade do ventilador é um pequeno dispositivo que pode reduzir ou aumentar a velocidade de rotação do eixo de trabalho. Os controladores são conectados aos ventiladores de acordo com um determinado esquema e são controlados por método manual ou automação. Os modelos automáticos estão intimamente interligados com outros dispositivos da unidade de ventilação, por exemplo, com sensores que detectam temperatura, pressão, movimento, bem como com fotossensores e dispositivos que detectam umidade. Os dados desses dispositivos são transmitidos ao controlador, que, com base neles, seleciona um modo de velocidade adequado.

Os modelos mecânicos são operados manualmente. A velocidade de rotação é controlada por meio de uma roda montada no corpo do dispositivo. Freqüentemente, os controladores são montados na parede de acordo com o princípio de um interruptor, o que os torna convenientes de usar e permitem que você altere suavemente o número de rotações a qualquer momento. Os dispositivos estão disponíveis em uma ampla faixa de potência e são capazes de operar em 220 e 380 V.

Princípio de operação e propósito

Durante a operação constante do ventilador em velocidade máxima, o recurso do dispositivo se esgota com rapidez suficiente. Como resultado, a potência do dispositivo é visivelmente reduzida e o dispositivo falha. Isso se deve ao fato de que muitas peças não conseguem manter esse ritmo, por isso se desgastam e quebram rapidamente. Para limitar a velocidade de rotação das pás e aumentar a vida útil do ventilador, um controlador de velocidade é integrado à unidade de tratamento de ar.

Além de economizar recursos operacionais, os controladores desempenham uma função importante de reduzir o ruído dos sistemas de ventilação em operação. Assim, em instalações de escritórios, onde existe um grande acúmulo de equipamentos de escritório, o nível de ruído pode chegar a 50 dB, que se deve ao funcionamento simultâneo de vários aparelhos, cujos ventiladores operam em velocidade máxima. Nessas condições, é difícil para uma pessoa entrar em sintonia com seu humor de trabalho e se concentrar.

A saída para essa situação é equipar as unidades de ventilação com reguladores de velocidade. Outro argumento convincente a favor do uso de reguladores é o consumo econômico de energia. Como resultado da diminuição do número de rotações e da diminuição da potência total, o ventilador passa a consumir menos energia, o que tem um efeito positivo no orçamento.

O princípio de operação do controlador é alterar a tensão que é fornecida ao enrolamento do motor do ventilador. Existem modelos mais caros que podem regular a velocidade de rotação alterando a frequência da corrente.No entanto, o custo de tais produtos muitas vezes supera o custo do próprio ventilador, o que torna sua instalação impraticável.

Âmbito de aplicação

Os controladores de velocidade de rotação são usados ​​em quase todos os lugares onde há uma unidade de tratamento de ar. Reguladores são indispensáveis ​​para providenciar sistemas de ventilação em academias, escritórios e cafés. Freqüentemente, esses dispositivos podem ser encontrados em sistemas individuais de controle de temperatura. Os condicionadores de ar que operam para aquecimento ambiente também são equipados com controladores - poderosos transformadores capazes de ajustar a velocidade do impulsor.

No entanto, as opções de instalação mais comuns para o controlador são computadores e laptops. Os reguladores podem reduzir significativamente o ruído do ventilador e geralmente são equipados com recursos adicionais, como luz de fundo, sensor de temperatura e alarme sonoro para desligamento. Alguns modelos estão equipados com um display.

Os controladores para ventiladores de computador são chamados de reobas e são capazes de atender a vários ventiladores ao mesmo tempo.

Variedades

Existem vários tipos de limitadores de velocidade do ventilador.

Modelos escalonados usando um autotransformador

A essência do funcionamento deste dispositivo reside no fato de que o enrolamento do dispositivo é ramificado, portanto, no processo de conexão aos ramais, o ventilador recebe uma tensão ligeiramente reduzida. Com a ajuda de uma chave especial, um ou outro ventilador é conectado à seção desejada do enrolamento, e a velocidade de sua rotação diminui. Simultaneamente, o consumo de eletricidade é reduzido, o que leva a uma economia geral de recursos.

O dispositivo é ajustado por meio de um botão especial equipado com uma escala escalonada com 5 posições. As vantagens dos modelos são a confiabilidade e a longa vida útil. As desvantagens incluem uma unidade de controle bastante grande, o que nem sempre é conveniente ao colocar o dispositivo em espaços confinados, bem como a impossibilidade de uma mudança suave. No entanto, quando os sensores de temperatura e um temporizador são conectados, a mudança das velocidades de rotação pode ser automatizada.

Autotransformadores controlados eletronicamente

A essência da operação de tais dispositivos é um pouco diferente do princípio de operação dos modelos anteriores. O dispositivo está equipado com um circuito de transistor e é capaz de modular os pulsos, ao mesmo tempo em que muda suavemente a tensão. A força da tensão depende diretamente da frequência dos pulsos e das pausas entre eles. Assim, com impulsos curtos e pausas longas, a voltagem será muito mais baixa do que com impulsos longos e pausas curtas.

As vantagens deste controlador são o tamanho pequeno e o custo confortável. As desvantagens incluem o comprimento curto do cabo de conexão. Isso requer um local separado da unidade da alavanca de controle e seu posicionamento mais próximo do ventilador. Modelos eletrônicos são usados ​​em grandes fábricas em combinação com unidades de ventilação potentes. Eles são resistentes à sobrecarga e capazes de operação contínua por um longo tempo.

Controlador Triac (tiristor)

Este tipo de regulador é o mais comum. O dispositivo é usado para se conectar a um ventilador CA monofásico, mas pode funcionar com um ventilador constante. Quando o dispositivo está operando, cada um dos tiristores diminui a tensão de saída, reduzindo assim o número de revoluções por minuto. As vantagens dos dispositivos são baixo custo, leveza e capacidade de reduzir o número de rotações a quase zero.

As desvantagens incluem a probabilidade de faíscas no enrolamento, uma vida útil curta e restrições na potência da carga.

Como conectar?

Você pode conectar o controlador de velocidade ao ventilador com suas próprias mãos. Para fazer isso, você deve ler atentamente as instruções e observar uma série de medidas de segurança ao trabalhar com aparelhos elétricos.Dependendo do tipo de construção e do tipo de ventiladores em manutenção, os controladores podem ser instalados na parede, dentro da parede, dentro da unidade de ventilação ou em um gabinete independente do sistema “casa inteligente”. Os reguladores de parede e embutidos são fixados com parafusos ou buchas, dependendo das dimensões e peso do dispositivo. Os fixadores geralmente são incluídos no kit junto com o diagrama de conexão do dispositivo.

Os diagramas de conexão para os modelos podem ser diferentes, no entanto, ainda existem padrões gerais e sequência de ações. Primeiro, o controlador deve ser conectado ao cabo que fornece corrente para o ventilador. O objetivo principal desta etapa é separar os fios de "fase", "zero" e "terra". Em seguida, conecte os fios aos terminais de entrada e saída. O principal neste caso é não misturar os fios nos lugares e fazer a ligação de acordo com as instruções. Além disso, verifique se a seção transversal do cabo de alimentação e a conexão correspondem à tensão máxima permitida do dispositivo conectado.

Ao conectar o controlador de velocidade a ventiladores de laptop com tensão de 12 volts, é necessário descobrir as temperaturas máximas permitidas das partes do dispositivo. Caso contrário, você pode perder o seu computador, o que causará uma falha no processador, na placa-mãe e na placa gráfica devido ao superaquecimento. Ao conectar o controlador ao equipamento de escritório, você também deve seguir estritamente as instruções. Se você precisar conectar vários ventiladores ao mesmo tempo, é melhor adquirir um controlador multicanal, pois alguns modelos são capazes de atender até quatro ventiladores ao mesmo tempo.

Os controladores de velocidade do ventilador são um importante dispositivo multifuncional. Eles protegem o equipamento contra superaquecimento, prolongam a vida útil dos motores de ventiladores elétricos, economizam energia e reduzem significativamente o nível de ruído nos ambientes. Devido à sua eficiência e praticidade, os dispositivos estão ganhando cada vez mais popularidade e aumentando a demanda do consumidor.

Como fazer um controlador de velocidade do ventilador com suas próprias mãos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário