Ventiladores de teto: tipos, sutilezas de escolha e operação

Ventiladores de teto: tipos, sutilezas de escolha e operação
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Modelos e análises populares
  6. Montagem
  7. Dicas de cuidados e manutenção

O ventilador de teto é considerado um meio confiável e comprovado de resfriamento de ar eficiente e é uma excelente alternativa aos caros sistemas de ar condicionado. Apesar do fato de que os dispositivos são bastante populares e procurados em todo o mundo, eles ainda não encontraram ampla aplicação na Rússia e estão apenas começando a conquistar o mercado.

Dispositivo e princípio de operação

O primeiro ventilador de teto apareceu em 1860 nos Estados Unidos e era um dispositivo de duas lâminas que ficava preso ao teto e era uma verdadeira fuga do calor. Os ventiladores de teto estão atualmente disponíveis em dois designs.

  • O primeiro tipo é representado por modelos axiais, cujo princípio é reduzido à captura de massas de ar por meio de um rotor e seu posterior avanço ao longo do eixo de rotação. Neste caso, a intensidade da passagem dos fluxos de ar é fornecida pelo ângulo de ataque positivo das pás que chegam.
  • Os modelos centrífugos funcionam de maneira diferente. Em tais dispositivos, o ar é arrastado com a ajuda de lâminas que se aproximam e, sob a ação da força centrífuga, é empurrado para fora na direção radial em relação ao eixo.

De acordo com sua finalidade funcional, os ventiladores de teto podem ser lâminas e exaustores.

  • Os modelos de palhetas consistem em um motor elétrico, uma carcaça de plástico ou metal e um impulsor, que inclui um eixo e pás. O ventilador é fixado ao teto por meio de uma faixa, que é uma cobertura decorativa e cobre o mecanismo de fixação. Além disso, muitos modelos estão equipados com uma função de controle remoto e estão equipados com um controle remoto e interruptores.
  • Os exaustores também consistem em um impulsor e um motor elétrico e são equipados adicionalmente com uma grade decorativa que cobre as partes de trabalho do dispositivo.

Os princípios de operação de um ventilador de teto e um ar condicionado são fundamentalmente diferentes um do outro. E se o ar condicionado fornece uma diminuição na temperatura do ar interno para o valor definido, então quando o ventilador está funcionando, este indicador permanece o mesmo. A função de resfriamento do aparelho se deve à sua capacidade de criar um fluxo contínuo de ar, o que garante maior evaporação da umidade da pele humana e não permite que o corpo superaqueça.

A manutenção de um regime de temperatura estável é obtida pela mistura de correntes descendentes frias com massas quentes que vão até o teto. Para a capacidade de misturar fluxos de ar multidirecionais dentro da mesma sala, os ventiladores de teto são chamados de mixagem. No entanto, para misturar volumes de ar bastante impressionantes, é necessário um trabalho poderoso e uma grande extensão da lâmina, razão pela qual muitos dispositivos são equipados com lâminas dobráveis.

O segundo tipo de ventiladores de teto é representado por exaustores, cujo princípio é o seguinte: um dispositivo instalado no duto de ventilação remove o ar de exaustão para fora. Como resultado, uma zona de pressão reduzida é formada dentro da sala, o que contribui para o influxo ativo de massas de ar fresco para o espaço de descarga da sala. O ar começa a ser aspirado pelas aberturas, janelas e dutos de alimentação, pelo que, em um curto espaço de tempo, todo o volume de ar do ambiente é totalmente reposto.

Alguns modelos de alta tecnologia são equipados com impulsores de passo variável. Graças a este recurso de design, é possível alterar de forma síncrona o ângulo de ataque das pás sem parar o motor elétrico. Isso contribui para uma redução significativa do ruído na sala e permite um controle mais preciso da intensidade e direção dos jatos de ar. Além disso, muitos modelos são combinados em uma única unidade com luminárias, o que aumenta significativamente a funcionalidade dos ventiladores de teto.

Dispositivos de teto funcionam nos modos de verão e inverno. No primeiro caso, o ventilador serve para resfriar as pessoas na sala e, no segundo, contribui para uma distribuição mais uniforme do ar quente quando a sala é aquecida por sistemas convetores. Os aparelhos possuem alto grau de proteção IP 65, o que permite sua instalação em cozinhas, banheiros, chuveiros e demais ambientes com alta umidade. Além disso, ao contrário dos condicionadores de ar, ventiladores suspensos podem ser instalados em terraços e varandas externas. O nível de ruído da maioria dos modelos não excede 30 dB.

Vantagens e desvantagens

A crescente popularidade dos ventiladores de teto devido a uma série de vantagens indiscutíveis desses dispositivos.

  • Baixo, em comparação com os aparelhos de ar condicionado, o custo permite equipar a sala com um dispositivo de resfriamento eficaz, enquanto economiza dinheiro significativamente. O custo dos aparelhos varia de 4 a 18 mil rublos e depende da funcionalidade e potência do aparelho.
  • A total inocuidade para a saúde humana também distingue os modelos de teto dos sistemas de ar condicionado. É impossível congelar e resfriar sob o ventilador, o que possibilita a instalação de aparelhos em quartos e quartos das crianças.
  • Muitos modelos modernos são equipados com reversão automática e sensores de movimento que permitem que o motor elétrico dê partida apenas quando uma pessoa aparece na sala. Isso reduz o tempo ocioso do ventilador e reduz significativamente os custos de energia.
  • A facilidade de instalação permite que você mesmo instale o aparelho, sem recorrer ao uso de equipamentos especiais e ao convite de especialistas. Além disso, a instalação não requer a obtenção de permissão das organizações relevantes.
  • Combinar um ventilador e um dispositivo de iluminação em um dispositivo expande significativamente o escopo da unidade e aumenta sua popularidade.
  • Uma ampla gama de modelos com uma grande variedade de opções de design e cores torna a escolha muito mais fácil e permite que você compre um produto para qualquer estilo de interior.
  • Graças à possibilidade de instalar ventiladores nas esplanadas de verão e nos cafés, o nível de estadia confortável nelas aumenta significativamente.
  • Os modelos de teto, ao contrário dos modelos de parede e piso, não ocupam muito espaço e se adaptam harmoniosamente ao interior. É impossível ferir-se com esse dispositivo, o que é especialmente importante se houver crianças pequenas e animais de estimação em casa.
  • Os exaustores são capazes de repor rapidamente todo o volume de ar da sala e se livrar do cheiro desagradável de queimado e umidade.

As desvantagens dos modelos de teto incluem o rápido desgaste do impulsor, bem como a necessidade de procedimentos regulares de higiene para lavar e limpar as lâminas de poeira, pêlos de animais domésticos e cabelo. Além disso, alguns modelos emitem certo ruído durante a operação, que, no entanto, é eliminado parcialmente ajustando o ângulo de ataque das lâminas e balanceando.

Visualizações

Um dos principais critérios para a classificação dos ventiladores de teto é a sua finalidade funcional, ou seja, o local de instalação. Com base nisso, quatro tipos de dispositivos são distinguidos.

  • Os modelos universais são projetados para instalação em locais de qualquer finalidade, bem como em varandas abertas de cafés e esplanadas de verão.Os produtos são frequentemente equipados com um controle remoto, luminária e podem ser usados ​​tanto para resfriar nos meses de verão quanto para circular o ar quente no inverno.
  • Os ventiladores domésticos são projetados para instalação em apartamentos. Os dispositivos são de média potência, geralmente combinados com um lustre e produzem pouco ruído. Além disso, os modelos domésticos têm um belo design e podem dar vida a qualquer interior.
  • Os modelos para exteriores estão equipados com maior proteção contra a penetração de umidade e são altamente resistentes a temperaturas extremas. Tais dispositivos, junto com os universais, são projetados para trabalhar em condições externas e se distinguem por um revestimento anticorrosivo, alta potência e longa vida útil.
  • Dispositivos industriais são caracterizados por maior potência e longa vida útil. Ventiladores desse tipo são instalados em saguões de fábricas, shopping centers e locais públicos com um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Os modelos, via de regra, não têm delícias de design e são feitos em um estilo lacônico. Em sua produção, é dada atenção especial às qualidades funcionais, e o componente decorativo fica em segundo plano.

Como escolher?

O principal critério na escolha de um ventilador de teto é sua potência. O volume de ar processado por cada lâmina por unidade de tempo depende do valor deste indicador. Para calcular com precisão a potência necessária, você deve usar a fórmula universal: P = Sx2, onde P denota a potência do dispositivo em watts e S é a área da sala em metros quadrados.

Após a determinação da potência necessária, você pode prosseguir com a seleção do tamanho padrão, que indica a extensão das lâminas e é indicado em polegadas. Assim, para uma pequena sala com área de 9 m2, uma ventoinha de 30 polegadas com envergadura de 762 mm será suficiente. Ventiladores de médio porte com rotor de 42´´ ou 1066 mm, projetados para amplos quartos e salas de crianças com área de 16 m2. Em salas amplas, com área superior a 32 m2, deve-se escolher modelos com lâminas de 52´´, o que corresponde a 1320 mm.

O próximo critério de seleção é a disponibilidade de funções adicionais. Os modelos mais convenientes em operação são aqueles com a capacidade de regular a intensidade do sopro e de alterar de maneira suave ou gradual a velocidade de rotação do impulsor. Freqüentemente, esses dispositivos possuem um controle remoto e estão equipados com um controle remoto. Alguns dispositivos de alta tecnologia são equipados com temporizadores eletrônicos, que permitem programar o motor para um dia ou até uma semana. Assim, nas horas quentes do dia, o ventilador funcionará à velocidade máxima, à noite - a uma velocidade moderada, e à noite mudará automaticamente para o modo de espera.

Sensores de movimento e umidade também são opções bastante convenientes. Eles permitem que você economize energia ligando o ventilador apenas na presença de pessoas, e também ligam o aparelho automaticamente quando o nível de umidade ultrapassar a marca definida. Além disso, muitos aparelhos são equipados com fontes de radiação ionizante e fragrâncias que saturam o ar da sala com íons negativos e cheiros agradáveis.

Modelos e análises populares

O mercado moderno de equipamentos de ventilação e exaustão apresenta uma ampla gama de modelos. A maioria dos dispositivos atendem a altos requisitos operacionais e tem muitos comentários positivos, mas gostaria de destacar alguns deles separadamente.

  • Fãs alemães Helios Ventilatoren são bem conhecidos do consumidor doméstico. Os produtos distinguem-se pela resistência estrutural e durabilidade dos mecanismos, têm um aspecto elegante e podem ser utilizados tanto no verão como no inverno. Além disso, as unidades consomem pouca eletricidade, o que se compara favoravelmente com outros análogos conhecidos.Durante a operação, os aparelhos praticamente não produzem ruído e não vibram.
  • Fãs italianos nórdicos têm apenas quatro lâminas e se distinguem pelo alto desempenho, operação silenciosa e longa vida útil. Muitos modelos são combinados com um lustre e equipados com um controle remoto.
  • Ventiladores de teto russos Olympic Star Desfrute da merecida popularidade não só na Rússia, mas também nos países vizinhos. Os modelos distinguem-se pelo corpo patinado, cuja cor assemelha-se a um dourado envelhecido, e lâminas com textura de madeira. Os dispositivos têm um design de cinco lâminas e são combinados com um lustre composto por cinco tons. Além disso, a iluminação pode funcionar tanto de forma independente do ventilador, quanto simultaneamente com ele. O fabricante fornece garantia de um ano para todos os produtos fabricados, porém, com instalação adequada e operação cuidadosa, os dispositivos podem durar até 10 anos.
  • Modelos espanhóis Mini Eter podem operar em seis modos de velocidade, são equipados com controle remoto, são combinados com uma única lâmpada e têm garantia de dois anos. Devido ao seu baixo peso, atingindo apenas 5,3 kg, os aparelhos são fáceis de instalar e podem ser instalados em tetos claros de varandas e terraços abertos.
  • Modelo italiano Vortice Nordik Evolution 120 fecha os cinco primeiros e apresenta um design simples e lacônico e longa vida útil. A potência dos aparelhos chega a 72 W, o que permite que sejam instalados em amplas salas e corredores com área de até 35 quadrados.

Os modelos listados acima são mencionados com mais frequência nas avaliações de consumidores russos. Observa-se um custo aceitável dos dispositivos, que varia de 4 a 15 mil rublos, uma aparência atraente e uma longa vida útil. Chama-se a atenção para a disponibilidade de opções adicionais, como controle remoto, luminária embutida e a capacidade de alterar os modos de operação. Entre as desvantagens estão a baixa disponibilidade de peças de reposição para modelos estrangeiros e o grande peso de alguns dispositivos. Por exemplo, o ventilador Vortice Nordik Evolution 120 pesa 7 kg, o que impõe certos requisitos para o fortalecimento dos fechos na instalação de dispositivos em estruturas tensas e suspensas de teto.

Montagem

A operação segura e sem problemas do ventilador depende em grande parte de sua instalação correta. Isso se deve ao fato de que um dispositivo indevidamente seguro irá gerar vibrações significativas e muito ruído. Portanto, antes de instalar o dispositivo com suas próprias mãos, você deve ler as instruções e seguir claramente o diagrama de conexão.

  • É necessário entender que para o equipamento do suporte de montagem devem ser utilizados pelo menos 4 furos de montagem, caso contrário, devido à alta carga dinâmica, o dispositivo irá afrouxar rapidamente os suportes e começar a vibrar violentamente. Além disso, o corpo do instrumento deve ser preso ao suporte de montagem com juntas articuladas móveis, deixando pequenas folgas.
  • O local de instalação também desempenha um papel importante. Para uma redistribuição mais uniforme das massas de ar pela sala, é recomendado instalar o ventilador exatamente no meio da sala, e se for usado para atender uma área local, a instalação deve ser feita no centro desta área. Deve-se prestar atenção especial à altura do dispositivo. Para um funcionamento seguro do ventilador, a distância do chão às pás não deve ser inferior a 210 cm.

Reduzir a distância recomendada pode afetar não apenas a segurança de uso do dispositivo. Quanto mais baixas as lâminas estiverem localizadas acima do piso, menor será o desempenho de cada uma delas e mais tempo levará para repor completamente o volume de ar ao usar modelos de exaustão.No entanto, colocar o impulsor muito próximo ao teto também é indesejável, especialmente para tetos tensos do desenho de tecido: durante o funcionamento prolongado das lâminas, o tecido não resiste à exposição constante à vibração e quebra rapidamente.

  • Ao instalar ventiladores em salas altas ou mansardas com telhados inclinados, é recomendável usar uma barra de extensão e posicionar as unidades de modo que 2,4-2,8 metros sejam obtidos do impulsor até o teto.
  • Na instalação em bases de concreto armado, recomenda-se o uso de buchas e parafusos autorroscantes, enquanto na instalação em estruturas tensionadas ou suspensas, é necessário o uso de espaçadores que conectam os suportes de montagem ao piso principal.
  • A etapa final da instalação será a conexão dos terminais do ventilador à rede elétrica. Para fazer isso, conecte o fio marrom ao terminal L, o fio azul ao terminal N e conecte o fio verde-amarelo ao parafuso com o sinal PE, que significa terra de proteção. Após a instalação do ventilador ser concluída, é necessário testar todos os modos de operação e verificar o funcionamento do controle remoto. Se todos os estágios da instalação forem executados corretamente, não haverá problemas com a execução de teste.

Dicas de cuidados e manutenção

O ventilador é um aparelho elétrico complexo, pelo que a sua reparação deverá ser efectuada por especialistas dos centros de assistência. No entanto, ainda é possível estender a vida útil do dispositivo e garantir seu funcionamento estável por muito tempo. Para fazer isso, é necessário seguir uma série de recomendações dadas pelos reparadores de equipamentos de ventilação e fazer a manutenção do dispositivo a tempo.

  • Portanto, um dos problemas de funcionamento do ventilador mais comuns é a vibração forte e altos níveis de ruído. Em alguns casos, o dispositivo começa a zumbir violentamente e balançar ameaçadoramente. A razão para este comportamento do dispositivo é o desequilíbrio da unidade de lâmina. Você pode consertar esse tipo de defeito sozinho, e o primeiro passo será comprar um kit de balanceamento de reparo, que consiste em pesos autoadesivos e grampos de peso.
  • A seguir, é necessário verificar a confiabilidade da conexão entre as pás e o cubo giratório localizado no eixo do motor elétrico. As roscas soltas devem ser apertadas com uma chave de fenda ou hexágono.
  • O próximo passo será medir a distância da extremidade de cada uma das lâminas ao teto. Se forem encontrados desvios, a lâmina com problema deve ser nivelada e, em seguida, apertados os parafusos de fixação.
  • Em seguida, é necessário colocar alternadamente uma pinça de peso em cada lâmina e ligar o dispositivo. Se a vibração for reduzida, coloque outra braçadeira ou comece a mover a primeira gradualmente.
  • É necessário mover a pinça ao longo da lâmina na direção do meio para a extremidade da cauda. As manipulações devem ser continuadas até que a vibração desapareça completamente. Em seguida, você precisa soltar a braçadeira de peso e colocar um peso de metal autoadesivo estritamente em seu lugar. O balanceamento das unidades impulsoras dos exaustores é feito da mesma forma, exceto que os pesos com as pinças devem ser menores.
  • Também deve ser lembrado que o desequilíbrio na unidade das palhetas pode ocorrer à medida que graxa e poeira se acumulam de forma desigual na superfície das palhetas. Portanto, é necessário limpar regularmente o ventilador de sujeira e fuligem, usando qualquer detergente para isso.

Com a escolha certa, instalação correta e uso cuidadoso, o ventilador de teto pode servir por muitos anos, encantando seus proprietários.

Para obter informações sobre como instalar ventiladores de teto com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário