Variedades e princípio de operação de ventiladores de parede

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Onde pode ser usado
  3. Dicas de seleção e variedades

Você pode encontrar muitas publicações que explicam por que a ventilação é necessária em uma casa ou apartamento. Várias empresas também estão tentando usar esses materiais para promover seus produtos. Mas os consumidores precisam de informações mais objetivas e precisas sobre questões técnicas puramente práticas.

Peculiaridades

Um ventilador de parede é necessário como parte integrante dos sistemas de climatização e ventilação. Você pode orientar:

  • horizontalmente;
  • verticalmente;
  • em um determinado ângulo.

Os profissionais acreditam - e a prática confirma essa opinião - que tais dispositivos são harmoniosamente combinados com os sistemas de alimentação e exaustão. Graças a eles, é possível instalar sistemas de ventilação diretamente sob tetos falsos. Além disso, o valor dos ventiladores de parede também reside no fato de que eles permitem a montagem não em uma direção geral, mas em um conjunto de ramificações locais. Como resultado, o comprimento total das vias aéreas está diminuindo.

Onde pode ser usado

Os ventiladores montados na parede podem ser domésticos e industriais em seus fins a que se destinam. No setor residencial, tais estruturas são utilizadas principalmente para evacuação de ar forçado. A instalação é realizada em canais especiais, e esta abordagem é ideal:

  • No banheiro;
  • na cozinha;
  • em um banheiro ou banheiro combinado.

Ao contrário dos usados ​​em casa, os ventiladores de parede industriais são projetados para fornecer ar fresco em uma grande área. Os bons motivos para comprar e instalar equipamentos de ventilação serão:

  • mau cheiro na casa;
  • fraqueza dos desejos naturais;
  • transbordamento de poços de ventilação com várias inclusões;
  • ausência completa de entrada de ar na entrada.

Dicas de seleção e variedades

Os ventiladores montados na parede, do ponto de vista do consumidor, são divididos em dois subgrupos - com e sem painel de controle. Não é difícil entender qual opção é a mais conveniente na prática. Mas, além dessa divisão, há outros pontos que os profissionais recomendam prestar atenção. Eles distinguem modelos axiais e centrífugos, a diferença entre os quais é muito grande. Os dispositivos centrífugos funcionam puxando o ar para a abertura do aparelho, de onde passa para o espaço que separa as pás do impulsor.

Além disso, a força centrífuga (apenas dando o nome ao sistema) lança a massa de ar para o ponto de saída. Esses sistemas são invariavelmente acionados por um motor elétrico. Se as pás das rodas forem dobradas para trás, o consumo total de corrente é reduzido e a sobrecarga pelo fluxo de ar é eliminada.

Mas alguns consumidores preferem a versão menos barulhenta com a direção oposta das lâminas. Além disso, essas estruturas têm uma roda móvel menor, o que significa o próprio dispositivo.

Todos os ventiladores centrífugos, em média, superam os produtos com preços semelhantes de outros tipos em seu desempenho. Portanto, o ar terá a garantia de ser resfriado em um curto espaço de tempo em qualquer ambiente. Os fabricantes dominaram a produção de dispositivos de ventilação de diferentes aparências e características. Mas você pode entender melhor suas características se compará-las com as estruturas axiais. É o tipo de ventilação axial que é considerado a melhor escolha quando a pressão é baixa e o fluxo de ar é alto.

As estruturas centrífugas, ao contrário, certamente requerem o uso de dutos de ar.No processo de seleção, você deverá levar em consideração o nível de resistência aerodinâmica e a pressão necessária na entrada do duto. No que diz respeito a vantagens como maior resistência ao calor, meios corrosivos e contaminação - isso é especialmente importante para a indústria. Por outro lado, um ventilador axial montado em suspensão é muito mais adequado quando a carga pode variar significativamente. A comparação em termos de volume de som mostra posições bastante próximas, no entanto, se os sistemas centrífugos criam ruído nas frequências mais baixas, então a maior parte da energia dos dispositivos axiais cai na faixa intermediária.

É necessário usar o tipo de exaustor de ventiladores centrífugos somente onde o ar não esquenta mais de 55 graus. A fixação é feita estritamente pelo lado de fora. Para instalações residenciais, recomenda-se a instalação de dispositivos de média pressão.

É claro que, independentemente do tipo de aparelho, é necessário avaliar seu desempenho: ele deve (menos as perdas durante a movimentação do ar) garantir que o ambiente da sala atenda aos indicadores de higiene.

Já os ventiladores de parede silenciosa, são bastante reais e existem não só na publicidade, como pode parecer. Além disso, esses dispositivos são mais econômicos. Não é de admirar, porque o som estranho também é um gasto inútil de energia de trabalho. Normalmente, os ventiladores silenciosos são do tipo duto, o que exige uma avaliação cuidadosa de sua conformidade com dutos já preparados.

Ao ler as avaliações sobre qualquer modelo de equipamento de ventilação, você precisa prestar atenção a:

  • facilidade de instalação e gerenciamento;
  • nível de preço;
  • a intensidade da vibração e / ou ruído;
  • tempo de vida;
  • características de manutenção de rotina.

Ventiladores axiais redondos são capazes de realizar a tarefa por um longo tempo. Eles se encaixam muito bem em dutos de ar típicos e são razoavelmente resfriados. Mas a intensidade do som às vezes é muito alta. A versão diagonal é menos "barulhenta", e a forma específica de soprar os drives permite que mais ar seja bombeado com o mesmo consumo de corrente.

Importante: todos os ventiladores do banheiro devem ser IP24 ou superior.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário