Preparação de vassouras para banho: termos e regras
A colheita das vassouras para o banho é um processo que requer atenção especial. Há muitas opiniões sobre quando eles coletam matéria-prima para eles, como tricotar os galhos corretamente. No entanto, as receitas e recomendações tradicionais geralmente compensam. Vale a pena aprender mais sobre o que são as vassouras para o banho e quando é mais correto colhê-las antes do início da safra, caso contrário dificilmente será possível obter um material de qualidade para vaporizar.
Seleção de material
A tradição de adquirir matérias-primas de forma independente é apoiada por todos os atendentes de balneários experientes. É graças aos seus esforços que é dada especial importância à seleção de fontes adequadas para a obtenção de caules. As vassouras de banho são tília, bétula, carvalho, abeto, zimbro. Em países quentes, brotos de eucalipto ou bambu também são usados para eles.
As propriedades e características de várias matérias-primas para a preparação de vassouras devem ser consideradas com mais detalhes.
- Bétula. Este tipo é considerado o mais tradicional, devido às suas propriedades diaforéticas, ajuda a tornar mais intenso o efeito desintoxicante da visita ao banho. As matérias-primas estão disponíveis tanto quanto possível, é fácil adquiri-las você mesmo. Na sala de vapor, finos e cortantes ramos de bétula cobertos por pequenas folhas criam uma sensação muito especial, massajam e aliviam o inchaço. Essas matérias-primas têm um efeito benéfico sobre a saúde do sistema respiratório, o estado da pele.
- Carvalho... Os rebentos desta árvore são considerados os melhores para a confecção de vassouras duradouras e reutilizáveis, permitindo recuperar o máximo de vapor. Esse tipo de matéria-prima é ótima para pessoas que sofrem de doenças de pele, transpiração excessiva. As vassouras de carvalho podem ser vaporizadas mesmo em alta pressão, elas limpam e massageiam bem, mas não criam condições para um fluxo sanguíneo excessivo.
- Zimbro. Esse tipo de matéria-prima é caracterizado pelo aumento da resinose, a liberação de substâncias essenciais ocorre de forma gradativa. O melhor é uma vassoura, coletada em galhos de vários arbustos. Ao visitar a sauna, uma vassoura a vapor garante a evaporação natural dos óleos essenciais curativos. Com a sua ajuda, é possível livrar-se da congestão nasal, bem como aliviar o quadro do paciente com reumatismo, radiculite.
- Linden. As vassouras perfumadas de seus galhos são especialmente apreciadas pelas pessoas que visitam regularmente os banhos russos. Com a ajuda deles, você pode curar um resfriado, aliviar a condição do corpo ao tossir e remover os sintomas de coriza. Os óleos essenciais de tília têm um efeito benéfico na condição da pele, ajudam a estreitar os poros e a eliminar a inflamação. Uma característica de visitar uma sauna a vapor com tal vassoura é um rico aroma de mel.
- Eucalipto. Esta planta é usada para fazer vassouras, que têm excelentes propriedades curativas. Os ramos e folhas cozidos no vapor exalam um aroma especial, útil para a prevenção e tratamento de constipações. Para vassouras, são usadas variedades de plantas arbustivas.
- Urtiga. A matéria-prima à base de ervas é usada fresca, formando vassouras logo antes de ir ao banho. Entre as propriedades positivas da urtiga, pode-se notar um pronunciado efeito anti-envelhecimento, cicatrizante, aumento do tom da pele.
Os amantes do vapor leve usam ramos de bordo, brotos de cereja de pássaro e outras plantas ricas em óleos essenciais.
A lista de tipos populares de matérias-primas para a fabricação de vassouras de banho não se limita a isso.
Tempo para coleta
O melhor momento para começar a preparar as vassouras para o banho para cada tipo de produto chega em um período diferente. Por exemplo, ramos de carvalho são colhidos no final de julho e agosto. É necessário esperar até que a folha atinja o tamanho máximo e o pedúnculo ainda esteja bem fixado nos brotos. As árvores de vidoeiro na faixa do meio são colhidas para o Trinity - um feriado religioso que ocorre 49 dias após a Páscoa. Nas regiões do sul, esse período é deslocado para meados de maio.
As tílias são cortadas de meados de maio à 2ª década de junho, após o início da floração, os galhos não são mais adequados para a confecção de vassouras. As matérias-primas do abeto são menos extravagantes. Você pode cortá-la o ano todo, mas do início da primavera ao final de junho é possível obter as melhores vassouras - as mais cheirosas e cheirosas.
Para matérias-primas à base de ervas, o tempo de aquisição é muito mais suave. Por exemplo, a urtiga é colhida da primavera ao final do verão, escolhendo brotos com brotos jovens, sem inflorescências, com folhagem rica. Outros tipos de ervas são colhidos melhor durante o período de floração, quando os brotos são bastante fortes e as folhas são delicadas e aromáticas, saturadas de óleos essenciais.
Regras de aquisição
Existem certas regras de aquisição que permitem selecionar correta e cuidadosamente as matérias-primas. Os amantes de sauna experientes sabem que a bardana cresce sob os carvalhos saudáveis.
A matéria-prima para as vassouras é cortada apenas em árvores novas, escolhendo locais ensolarados e secos com uma situação ecológica favorável. O comprimento dos ramos deve ser entre 40 e 70 cm - dependendo das preferências individuais. Rebentos com casca danificada, crescimentos ou áreas ressecadas, folhagem dura, ramificação fraca são descartados.
Existem também regras gerais para a aquisição de matéria-prima para vassouras.
- Para coletar ramos, escolha horas da manhã (depois que o orvalho derreteu), enquanto o tempo deve ser quente e seco.
- Vários dias devem se passar após a chuva. Em clima úmido, as vassouras não podem ser colhidas.
- Não corte galhos em árvores que cresçam perto de estradas. São escolhidas opções que tenham uma altura de pelo menos 3 m, com um comprimento de rebentos laterais de 50 cm.
- As matérias-primas são coletadas de mais de uma árvore, corte para 1/4 dos ramos de cada vez.
- Você precisa cortar brotos para vassouras tesouras de poda afiadas... Escolha aqueles que crescem nas laterais.
As matérias-primas já cortadas são dispostas em 1 camada por 60 minutos, sempre à sombra. Então você pode realizar o transporte sem despejar o material resultante em uma pilha, excluindo seu superaquecimento.
Como amarrar corretamente?
O tricô correto das vassouras começa com a rejeição do material. Em ramos de alta qualidade, adequados para criar cachos, as folhas são cortadas por 1,5-2 palmas para formar uma pega. Para fazer o trabalho, você pode fazer uma bobinadeira especial. Com ele, a fabricação de vassouras grandes e pequenas ficará mais rápida e fácil. O dispositivo de enrolamento ajuda a tricotar alças em 2 ou 3 lugares, fornece a maior densidade possível de feixe de ramos em um cacho.
No entanto, você pode fazer com o trabalho manual, principalmente se a preparação dos acessórios de banho for realizada para necessidades pessoais. Considere os métodos populares de tricô.
- Solteiro. É utilizado na fabricação de pequenas vassouras ou para aqueles produtos que serão utilizados frescos. Com uma única cintagem, o produto é usado no máximo 1 vez. O feixe é amarrado com um nó de aperto o mais próximo possível das folhas.
- Dobro. Neste caso, 2 correias são formadas no "cabo" da vassoura. A alça acaba sendo resistente e confortável de segurar. Para fazer uma dupla cintagem, os ramos do feixe são divididos em 2 partes, sobrepostas entre si, cruzando-se em um ângulo de 90 graus. Primeiro, a ponta da vassoura é amarrada, depois as metades são torcidas novamente, combinando em um feixe comum, tricotadas novamente - é assim que os produtos duráveis de bétula e carvalho são feitos para uso reutilizável.
- Triplo. Este método é usado em vassouras grossas para puxar o cabo para baixo. Nesse caso, o nó do meio é tornado comum, o superior e o inferior podem ser apertados ou simples.
- Completo. Esta tecnologia está focada na ligação de vassouras de banho feitas de materiais coníferos. Ao usar o produto fresco, o aperto pode ser intenso, ao longo de todo o comprimento do cabo. Para secar, não fortaleça o emaranhamento; se o fio for aplicado com muita força, os galhos embaixo dele podem apodrecer.
Principalmente materiais naturais são usados como funda para vassouras.
Cordéis de cânhamo ou linho são considerados os melhores, mas seus equivalentes sintéticos são freqüentemente usados em casa. Além disso, é possível usar pinças elétricas, que podem ser apertadas mais à medida que os ramos secam.
Instruções de secagem
As matérias-primas cortadas devem ser devidamente secas. É importante que as vassouras empacotadas não sejam muito grossas, pois isso aumentará o tempo de secagem. O uso de fontes de calor adicionais está excluído - todos os processos ocorrem em condições de umidade natural, sem contato com os raios solares diretos. As melhores vassouras são feitas com matéria-prima colhida no início do verão. Antes do acasalamento, recomenda-se secar levemente os ramos estendendo-os sobre pano seco e limpo.
A princípio, não vale a pena pendurar os produtos montados em cachos. Eles são mantidos em uma pilha por cerca de um dia, depois a folhagem é removida do cabo. Só então o enforcamento pode ser feito. A escolha deste método de secagem garantirá que a matéria-prima seja arredondada. Vassouras planas em forma de leque são obtidas apenas quando armazenadas em pilhas com movimento periódico da camada inferior para cima.
A secagem combinada também é popular. Primeiro, os galhos amarrados em cachos são empilhados, colocados sob uma leve prensa. Então, quando eles assumirem a forma correta de leque, você pode prosseguir para o enforcamento. Todo o processo leva de 1 a 2 semanas, com armazenamento de curto prazo, eles podem ser deixados pendurados até que estejam prontos para uso. Para vassouras de carvalho, a secagem dura duas vezes mais, o bordo precisa ainda mais, as vassouras para grama precisam de muito menos tempo.
Dicas de armazenamento
As vassouras de banho devem ser armazenadas de maneira adequada. Para que as folhas permaneçam verdes, cheiram bem e não fiquem cobertas de mofo e apodreçam, é importante seguir regras importantes.
- Ao armazenar em um camarim ou despensa, é importante manter o ambiente seco e limpo. Nesse caso, as vassouras são empilhadas umas sobre as outras individualmente. Com o tempo, se as condições de armazenamento forem suficientemente confortáveis, os ramos em feixes irão adquirir uma forma característica em forma de leque.
- Na colocação no sótão, recomenda-se colocar vassouras, espalhando feno por baixo das mesmas.... Neste caso, a área de armazenamento deve ser bem ventilada para evitar umidade.
- Ao colocar as vassouras para a secagem do banho em um apartamento na cidade, é imprescindível proporcionar-lhes as condições mais confortáveis. Você pode usar uma varanda envidraçada quente ou uma despensa. As vassouras são armazenadas umas em cima das outras, movendo periodicamente a camada inferior para cima.
Se durante o armazenamento a folhagem escureceu, adquiriu uma tonalidade marrom, você não pode usar uma vassoura.
Essa vassoura é enviada para reciclagem. Não é recomendado alimentar animais de fazenda com matérias-primas estragadas. Para que a folhagem dos produtos de alta qualidade não se esfarele, após a secagem são embrulhadas em papel, posteriormente empilhadas.
O vídeo abaixo conta em detalhes sobre o preparo das vassouras para o banho.
O comentário foi enviado com sucesso.