Como fazer uma vassoura de vidoeiro?

Contente
  1. Hora e local de reunião
  2. Quais ramos você precisa coletar?
  3. Como tricotar corretamente?
  4. Como secar?
  5. Como armazenar?
  6. Erros comuns

Quando se trata de um banho russo, a primeira associação que vem à mente é uma vassoura de bétula. É um atributo indispensável deste lugar, que é amado por ávidos atendentes de banho e banhistas sofisticados.

Para que uma vassoura de vidoeiro tenha o máximo benefício, é necessário prepará-la corretamente.

Hora e local de reunião

Birch - uma árvore de poder... O maravilhoso perfume de casca de bétula pode animá-lo e restaurar sua saúde. A seiva de bétula merece atenção especial. Tem um gosto bom e é capaz de trazer de volta o espírito de luta.

O vidoeiro é usado ativamente na fabricação de vassouras. Mas nem todo mundo sabe como coletar, preparar e armazenar adequadamente os galhos para obter o resultado desejado. Portanto, vale a pena considerar esta questão com mais detalhes.

Para galhos de bétula, você deve ir em um dia sagrado - a festa da Santíssima Trindade. Geralmente é realizada em meados de junho, por volta do 50º dia após a Páscoa. Ele não tem um dia exato, pois a Páscoa é uma data flutuante.

Você precisa buscar galhos para uma vassoura alguns dias antes de Trinity e no próprio feriado. É fácil explicar do ponto de vista biológico. Em junho, a natureza floresce com força total, aumenta a quantidade de seiva e nutrientes nas árvores.

Nos primeiros dias após o início da Trinity, eles estão engajados na aquisição de várias matérias-primas, incluindo galhos de bétula. O melhor período para isso será em meados de junho.

Nos primeiros dias de junho, você não deve ir para ramos. Durante esse período, as árvores ficam fracas, portanto, carecem de nutrientes. A vassoura não vai durar nem uma semana - ficará rapidamente inutilizável.

Quais ramos você precisa coletar?

Uma vassoura de bétula pode ser considerada um símbolo do banho de madeira russo. Todos que já o usaram se lembram imediatamente do calor do sol e da vegetação do verão. Isso é conseguido devido ao seu aroma rico e agradável.

Você pode ter prazer em usar uma vassoura de bétula em um banho somente se ela for devidamente preparada e montada. Os ramos corretamente selecionados, assim como a tricotagem de alta qualidade do produto, ajudam não só a prolongar a vida útil da vassoura, mas também a obter sensações agradáveis ​​ao vaporizar o corpo.

Ao escolher galhos, é dada preferência a galhos de vidoeiro chorão. São árvores altas, com as quais são feitas vassouras duráveis ​​e confiáveis. A melhor opção seriam galhos de bétula, em que as flores ainda não apareceram.

Os ramos jovens de bétula são mais elásticos e tem folhas de veludo. Eles são mais fáceis de colher porque são mais elásticos.

Outra vantagem desses ramos reside no fato de conterem grande quantidade de nutrientes.

Os tricotadores de vassoura experientes recomendam dar preferência a bétulas localizadas perto de um reservatório. Seus ramos e folhas são considerados os mais suculentos e tenros. Durante a colheita, você não precisa cortar o cacho inteiro de uma bétula. Várias árvores devem ser selecionadas de forma a não danificá-las gravemente.

Além disso, é recomendável levar em consideração as seguintes dicas:

  • não é necessário cortar os ramos com flores já surgidas, pois são mais rígidos e praticamente inutilizáveis;
  • o comprimento máximo do galho não deve ultrapassar 60 cm;
  • os galhos devem ser retos;
  • corte os galhos com um movimento brusco para causar danos mínimos à árvore.

Tesouras afiadas são adequadas para cortar.Se você escolher uma faca ou serra, a casca da árvore será danificada durante a separação dos galhos. Você pode cortar material para vassouras antes do feriado da Santíssima Trindade e alguns dias depois.

Antes da colheita, é necessário certificar-se de que a superfície das folhas é lisa e delicada. Uma boa vassoura deve ter folhas fortes. Se isso não for garantido, depois de algumas pancadas no corpo no banho, as cascas das folhas se espalharão e o feixe se desfará rapidamente.

Hoje você pode comprar uma vassoura de bétula a cada passo. No entanto, é melhor fazer você mesmo, pois com essa abordagem o produto durará mais.

Outro fato a considerar ao coletar ramos é - as vassouras deles não devem ser muito grossas ou raras... Este ponto deve ser levado em consideração. Também vale a pena verificar se as folhas do produto apresentam uma rica tonalidade verde escura. Se forem pretos e marrons, é melhor não cortar esses galhos.

Como tricotar corretamente?

Após a coleta do material necessário, é necessário secá-lo. Só depois disso será possível iniciar o processo principal - o tricô. A secagem dos ramos de bétula realiza-se em local preparado, com pouca humidade e sem luz solar.

Os ramos secos são dispostos em buquês, com os espécimes mais fortes e mais grossos colocados no meio de cada um. O tricô é realizado em duas etapas:

  1. em primeiro lugar, uma "semi-lembrança" é tricotada com barras grossas - esta é a base;
  2. então a base é coberta com ramos mais finos.

Ao tricotar, os elementos de corte devem ser colocados voltados para baixo. É importante que durante a montagem do buquê o formato da futura vassoura se pareça com um leque, mas não se pareça com uma vassoura. O cabo deve ser deixado sem folhagem para ser mais fácil de agarrar. O excesso de galhos ou galhos pode ser cortado com um podador.

Quando ambas as partes estão montadas, resta apenas amarrá-las, e com isso a vassoura é considerada pronta. Para que a fixação de ambas as partes seja correta, elas devem ser colocadas frente a frente e os ramos devem ser amarrados o mais firmemente possível.

Isso se explica pelo fato de que no processo de secagem posterior, a vassoura vai diminuir sensivelmente de volume, por isso é importante que o cabo toque firmemente a base.

A corda deve ser presa em duas seções:

  • na base;
  • ligeiramente mais perto do centro.

A última etapa é cortar os galhos em excesso da vassoura e nivelar o fundo. O trabalho pode ser feito com a mesma tesoura de poda ou outro dispositivo afiado. Quando o branco de bétula for coletado, será necessário secá-lo adicionalmente.

Como secar?

Para preparar adequadamente uma vassoura para o banho, o material para ela deve ser encaminhado para secagem. Isso vai garantir a durabilidade do produto e ajudar a atingir a forma desejada. A secagem é rápida e fácil. Para realizá-lo, você deve:

  1. selecione galhos para a futura vassoura;
  2. coloque-os em local seco, colocando-os sobre um pano limpo;
  3. deixe os ramos repousarem durante uma semana, enquanto se recomenda mudar periodicamente de posição para que a folhagem adquira uma cor verde uniforme;
  4. reúna os galhos em um feixe e amarre-os.

A última etapa é pendurar o buquê associado à folhagem para baixo da folhagem. É importante que o local onde as vassouras foram secas seja seco e escuro.... As folhas não devem ser saturadas com outros odores e não devem ser expostas à luz solar direta. A melhor opção para a colocação dos feixes seria uma garagem ou um galpão.

Nesta posição, os produtos devem ser armazenados por duas semanas. No final deste período, eles devem ser removidos, depois de se certificar de que as vassouras estão realmente secas... Para fazer isso, é recomendável rasgar uma folha e segurá-la na boca. Se estiver suficientemente seco, terá um sabor doce.

Como armazenar?

Recomenda-se guardar as vassouras de bétula em local escuro e seco. É desejável que seja legal. A sala deveria arejar regularmente, para que a folhagem e a casca dos ramos não fiquem saturadas de vários cheiros. A opção ideal para armazenar esses itens é um palheiro.

Os fardos recolhidos devem ser colocados com as folhas para dentro. As alças do produto devem permanecer do lado de fora. Os buquês devem ser colocados em um círculo.

A segunda opção de armazenamento é o sótão. No entanto, deve estar praticamente apagado. Você também pode armazenar vassouras:

  • no camarim;
  • no celeiro;
  • na varanda.

Uma alternativa a eles é uma varanda envidraçada, mas deverá ser adicionalmente colada com um pano escuro para reduzir a penetração de luz solar no interior. Se isso não for possível, você pode colocar os produtos em caixas.

Para garantir um armazenamento de qualidade recomenda-se pendurar as vassouras em uma corda, prendendo-as ao cabo. Isso ajudará a proteger o buquê de danos e quebras. Para que as vassouras não "sufoquem" e não absorvam aromas desnecessários, o ambiente selecionado deve ser ventilado.

Se o armazenamento não for organizado corretamente, o produto perderá sua forma e a folhagem se deteriorará rapidamente e cairá. Essas vassouras ficarão feias e dificilmente alguém vai querer usá-las, pois além disso perderão suas propriedades.

Erros comuns

Nem sempre é possível fazer uma vassoura pela primeira vez. Se a estrutura se desintegrou rapidamente, ou as folhas caíram literalmente em duas pancadas durante o uso, foi cometido um erro durante a preparação do produto ou seu armazenamento. A principal razão para a ocorrência de tais consequências é a falta de experiência ou negligência no procedimento de confecção de uma vassoura de bétula.

Erros comuns incluem o seguinte.

  1. Escolhendo a hora errada para coletar galhos na floresta. Você pode determinar o momento ideal olhando para as folhas. Se a coleta for feita com antecedência, as folhas cairão rapidamente. Artesãos experientes recomendam escolher um período de meados de junho a meados de julho. Nesse período, a árvore só ganha força e não floresce.
  2. Organização incorreta de secagem. Uma opção ruim para criar uma vassoura seria secá-la ao sol. As vassouras devem ser armazenadas em ambientes escuros, nos quais seja ajustado o regime de umidade ideal e seja realizada ventilação constante.
  3. Um monte de galhos crus. Após coletar as hastes, seque-as antes de tricotar. Ao usar galhos frescos ou não completamente secos, as vassouras adquirem um cheiro desagradável de podridão e os próprios galhos tornam-se duros, literalmente transformando-se em feixes.

Antes da colheita, não é preciso lavar os galhos, como muitos pensam. A poeira deles será removida no banho durante o uso. Além disso, no balneário durante a fermentação das vassouras, elas serão adicionalmente desinfetadas.

No vídeo a seguir, você aprenderá a preparar uma vassoura de vidoeiro para o banho.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário