Características das vassouras de tília para banho

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Colhendo tília
  3. Regras de armazenamento
  4. Como cozinhar corretamente?
  5. Dicas de uso

Em muitos países, um banho russo é apreciado. Utiliza muitos utensílios: baldes, baldes, conchas, conchas, canecas. Mas o mais importante é que você não pode passar sem uma vassoura na sauna. Uma grande variedade desses produtos é utilizada no banho: bétula, carvalho, coníferas, urtiga, eucalipto, absinto e muitos outros. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas vassouras de tília para banho.

Benefício e dano

É do conhecimento geral que a tília é uma planta medicinal... Suas flores são utilizadas no tratamento e prevenção de diversas doenças: resfriados, bronquites, amigdalites, além de diurético e antipirético. Portanto, uma vassoura de tília é sem dúvida útil. Seu uso ajudará a eliminar insônia, dor de cabeça, aliviará o estresse, acalmará, suavizará a pele, deixará os cabelos brilhantes e sedosos.

O dano de uma vassoura de tília só pode ser em caso de intolerância individual a esta planta. Além disso, uma pessoa com doenças cardiovasculares está estritamente proibida de visitar a sauna a vapor.

Infelizmente, temos cada vez menos tílias, e as vassouras estão se tornando uma raridade entre os amantes da sauna.

Colhendo tília

Os ramos da tília são cortados no início das árvores floridas. Isso será diferente para diferentes regiões. Basicamente, a floração em massa da tília ocorre no período do final de maio ao início de junho. Nesse momento, todas as forças vitais da planta são ativadas, de modo que uma vassoura feita de ramos de tília terá no máximo substâncias úteis.

Para espaços em branco, brotos jovens com folhas claras devem ser cortados da árvore... O comprimento desses ramos deve atingir 40-50 cm. A colheita deve ser feita pela manhã em clima seco e fresco. Cortar estacas cobertas de orvalho ou umidade após a chuva irá torná-las pretas quando secas.

Você precisa escolher uma árvore com cuidado: deve ser saudável, livre de podridão seca, ferrugem e danos causados ​​por insetos. As folhas devem aderir firmemente aos galhos sem cair quando sacudidas.

É melhor cortar os brotos das árvores que crescem nas florestas. Se isso não for possível, você precisa escolher árvores que cresçam longe de estradas movimentadas, fábricas, lugares ecologicamente desfavoráveis.

Os ramos cortados da tília devem ser amarrados Pacotes e enviar para secar... As peças de trabalho devem ser secas em estado de suspensão com os cortes levantados. Para isso, é adequado um sótão, galpão ou camarim.

Se não houver onde pendurar as peças de trabalho, pode-se estendê-las sobre feno ou palha, permitindo o acesso de ar por todos os lados e evitando umidade elevada. Uma vassoura de tília bem seca terá um leve aroma amadeirado-mel e uma cor verde-amarelada natural..

Este acessório de banho pode ser guardado de 3 a 4 anos, mas deve-se levar em consideração que a cada ano suas propriedades cicatrizantes diminuem mesmo em condições ideais de armazenamento.

Regras de armazenamento

Você pode armazenar vassouras de tília em diferentes lugares e de várias maneiras.

  1. Armazenamento suspenso. Ou seja, onde as matérias-primas eram secas, os produtos acabados ficavam lá. Mas, ao mesmo tempo, você precisa se certificar de que há uma distância de 15-20 cm entre eles para ventilação. Nem vale a pena lembrar que a sala deve estar seca.
  2. Sob a imprensa... As peças de trabalho devem ser dispostas sobre uma superfície plana, cobertas com compensado ou tábuas e pressionadas com uma carga. Quando armazenadas desta forma, as vassouras ficarão planas e em forma de leque.
  3. Embrulhado em papel ou polietileno... Se houver muitos blanks de vassouras de tília e pouco espaço de armazenamento, esse método é adequado. Mas antes disso, as peças devem estar bem secas para evitar o aparecimento de mofo ou processos de decomposição. Cada vassoura deve ser embrulhada em papel ou polietileno e, em seguida, empilhada uma sobre a outra em uma caixa ou prateleira.
  4. Congeladas. A melhor maneira de preservar todas as propriedades benéficas da tília e seu frescor. Neste caso, os ramos de tília não precisam de ser secos após o corte. Eles devem ser amarrados em pacotes imediatamente após a coleta e armazenados em freezers. Uma visita a um balneário com uma vassoura "recém-congelada" trará muitos benefícios e prazer.

Como cozinhar corretamente?

Uma vassoura de tília pode ser usada várias vezes, mas para isso você precisa saber como vapor corretamente. Apenas vassouras secas devem ser submetidas a este procedimento. Fresco pode ser usado imediatamente, e o congelado deve ser retirado do freezer e deixado em temperatura ambiente até o descongelamento completo.

A vassoura pode ser vaporizada usando os seguintes métodos.

  1. Você deve ter duas bacias. Um com água morna, o outro com água fria. Primeiro, a vassoura deve ser enxaguada em água limpa para remover possível sujeira ou poeira sobre ela e, em seguida, imersa em água fria por 2-3 minutos. Em seguida, o produto é mergulhado em uma tigela com água morna por 4 a 5 minutos. Após o tempo especificado, a vassoura é despejada com água fervente, coberta com uma toalha e deixada assim por 10 minutos. Nesse caso, o cabo da vassoura deve permanecer seco.
  2. O produto seco é lavado cuidadosamente com água fria, mas eles o fazem com cuidado para que as inflorescências e as folhas não voem. Em seguida, eles colocam água quente (80 graus Celsius) em um recipiente e colocam uma vassoura por 20-30 minutos. Espere até que os cortes adquiram sua maciez original. Depois disso, a vassoura de tília pode ser usada como pretendido.
  3. Método antigo de preparação de vassouras de tília, em que uma vassoura seca deve ser colocada em água fria por várias horas. Em seguida, embrulhe-o em uma toalha úmida e deixe-o assim durante a noite. De manhã, desdobre e regue com água a ferver.

Dicas de uso

Os especialistas recomendam que você se familiarize com algumas dicas antes de ir para a sauna com uma vassoura de tília.

  1. Se a água com a qual a vassoura de tília foi cozida no vapor for despejada em um fogão quente, obtém-se um vapor que não só é perfumado e agradável, mas também tem efeitos benéficos: calmante, relaxante, facilitando a respiração.
  2. Uma vassoura de tília ajudará a curar pequenas lesões na pele: feridas, arranhões e erupções cutâneas.
  3. Este acessório de banho só pode ser usado na segunda vez que você entrar na sala de vapor. E também não se esqueça que deve estar sempre úmido, por isso com mais frequência mergulhe-o em uma tigela com água morna.
  4. Para evitar queimaduras, o vapor deve ser injetado com uma vassoura de tília com muito cuidado.
  5. Não chicoteie com uma vassoura na área do peito (apenas toques leves são permitidos).
  6. É preciso lembrar que a vassoura de tília não se destina a açoitar e espalhar sangue, como muitos pensam erroneamente. A função da vassoura de banho é ajudar a circular o vapor quente (às vezes a vassoura nem toca o corpo), liberar óleos essenciais e servir como leve ferramenta de massagem.

Ao observar estas recomendações para o preparo, armazenamento e uso de vassouras de tília, você poderá desfrutar de uma visita ao balneário e melhorar sua saúde.

O vídeo a seguir mostra o processo de fabricação e descreve as regras para armazenar vassouras de tília para banho.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário