Quando e como as vassouras de tília são colhidas?

Contente
  1. Hora de aquisição
  2. Como coletar corretamente?
  3. Cozinhar e secar
  4. Tricô

Não há maior prazer do que em um dia rigoroso de inverno gelado tomar um banho de vapor e sentir o perfume delicado e fresco de tília, que lembra um verão quente perfumado com os aromas da natureza.

Nossos ancestrais eram claramente gourmets, construindo casas de tília e saunas, sem falar em caldos e vassouras de tília. Hoje em dia as vassouras de tília estão sendo revividas, substituindo os acessórios de banho de carvalho e bétula. Embora possa ser argumentado com razão que tais vassouras são um clássico antigo, que era tradicional e bastante justificadamente usado por nossos ancestrais para curar várias doenças e enfermidades.

Hora de aquisição

Junto com as vassouras de carvalho e de bétula, as vassouras de tília para o banho são cada vez mais colhidas hoje. Os eslavos sabiam de seus benefícios desde os tempos da Rússia Antiga e os usavam em condições de igualdade com outros meios de banho. A pesquisa moderna estabeleceu que tal atenção de nossos ancestrais à tília é bastante justificada. Acontece que as folhas dessa bela árvore contêm cerca de 30 flavonóides pertencentes ao grupo dos polifenóis, que são poderosos antioxidantes e substâncias antiinflamatórias de origem natural. A tília também é carregada com glicosídeos (tiliacina e hesperidina), fitoncidas, caroteno, óleos essenciais e saponinas.

Nossos ancestrais acreditavam razoavelmente que, em termos de seus efeitos benéficos para a saúde humana, as vassouras de tília são superiores às suas contrapartes de bétula e carvalho.

As folhas de tília intensificam efetivamente o processo de remoção de substâncias negativamente ativas dos órgãos, principalmente em casos de resfriados ou intoxicações. Conforme estabelecido, a realização de três ou quatro procedimentos de banho de vapor leva a resultados interessantes.

  1. O nível de imunidade está visivelmente aumentado, o que é extremamente importante nas estações de manifestações frequentes de resfriados.
  2. O tônus ​​do corpo e seu bem-estar geral melhoram visivelmente, pois as toxinas são eliminadas de forma intensiva.
  3. Lesões menores e escoriações curam muito mais rápido.
  4. A acne no corpo desaparece, à medida que os patógenos morrem e sua reprodução é interrompida.
  5. Os vapores dos óleos essenciais melhoram o funcionamento do sistema respiratório, o que é importante em casos de asma ou bronquite.
  6. Reduz a dor nos sistemas musculares e articulares. Os médicos do esporte sabem disso e usam efetivamente essa propriedade da tília na prática.
  7. Linden elimina com sucesso as manifestações de síndromes de dor em reumatismo e doenças de origem neurológica.
  8. A vassoura Linden realmente melhora o humor, doma o desenvolvimento de sintomas depressivos e enxaquecas.

Os galhos da tília geralmente são coletados na parte noroeste do país, mas a tília costuma crescer nas regiões do norte da Rússia. Linden é um fígado longo; a árvore vive até 400 anos.

Durante os períodos de floração, surgem aromas perfumados e o ar fica nitidamente mais fresco. Os frutos aparecem após cerca de meio mês de floração.

É nesta altura que se faz o preparo das vassouras, pois durante a floração o fluxo mais intenso de seiva ocorre nos ramos em crescimento, onde estão abundantemente presentes vários microelementos.

Eles preparam "massageadores" falsos, guiados por uma série de regras.

  1. A coleta de galhos começa em maio e termina no início de julho.
  2. Na véspera da colheita, a chuva é indesejável. Os dias são secos e não muito quentes.
  3. Os ramos novos e pequenos de tons claros, com comprimento não superior a 50 cm, são cuidadosamente quebrados ou cortados e, depois de secos ou frescos, são tricotados.

Depois de realizar a preparação de "massageadores" de tília, recomenda-se armazená-los não mais do que três anos. Ao final desse período, eles não terão mais o efeito esperado. A preparação adequada permite que uma vassoura seja aplicada 2 a 3 vezes. A vassoura de tília em si é macia, então é melhor adicionar um pouco de carvalho ou galhos de bétula a ela.

Como coletar corretamente?

A correta colheita dos ramos de tília para o banho realiza-se quando se observa o crescimento mais ativo das árvores - é nesta altura que ocorre a circulação produtiva dos oligoelementos por todo o corpo da planta. É melhor fazer a colheita em um dia ensolarado - os raios brilhantes da luminária aumentam a intensidade do processo de fotossíntese e a quantidade de componentes úteis na árvore. Não vale a pena colher galhos - é tão fácil ferir a planta. É necessário coletar ramos jovens que surgiram este ano. Corte-os pela base e coloque-os para secar.

O verdadeiro fator de coleta não é apenas o tempo, mas também o local de colheita dos ramos. Recomendamos a escolha de bosques localizados mais longe das estradas. Se a planta cresce em uma casa de verão, também é permitido usá-la.

É melhor recolhê-lo de manhã. É permitido quebrar galhos com as mãos da maneira mais precisa, o que permite reduzir a perda de suco dos galhos coletados, bem como sua liberação da árvore. Você já pode apará-los ao tricotar uma vassoura.

A quantidade máxima de oligoelementos necessária ao corpo é encontrada nas folhas e inflorescências de tília coletadas durante os períodos de floração da árvore. É perfeitamente possível combinar a coleta com o processo de desbaste das copas das árvores do parque e do jardim, realizado no mesmo período.

A espécie de tília cordata geralmente floresce por duas semanas, de junho a julho. Dias muito quentes encurtam o período de floração, e isso é importante considerar ao planejar o trabalho de colheita. Para a colheita, são especialmente escolhidos os dias em que a maior parte das flores já desabrocharam ou um pequeno número delas ainda permanece na fase de brotação. Claro, é necessário evitar a coleta de ramos afetados por pragas e fitopatógenos, bem como ramos com frutos em maturação. As matérias-primas que ficam úmidas após o orvalho ou chuva tornam-se muito escuras durante a secagem.

Ao colher vassouras, não se deve cortar árvores ou galhos grandes e grandes, causando danos irreparáveis ​​a essas plantas nobres.

Cozinhar e secar

Conforme observado, os ramos da tília são macios e facilmente vulneráveis. Portanto, não vale a pena prepará-los em água fervente e em temperaturas alternadas - isso pode levar imediatamente à queda de uma folhagem delicada.

Antes do processo de imersão, a vassoura é cuidadosamente enxaguada em água fria, removendo possível poeira e sujeira (um forte jato de água fará com que a folhagem caia).

Você pode fazer a imersão correta de uma vassoura observando uma série de regras. Uma vassoura não deve apenas ser devidamente preparada, mas também usada corretamente.

  1. A temperatura ideal para "cozinhar" uma vassoura não é superior a 80 ° C. A água excessivamente quente danifica os ramos das tílias.
  2. Para evitar a perda de cor e a queda das folhas, é preferível enxaguar a vassoura cuidadosamente em água fria (pode enxaguar na bacia).
  3. Não deixe a vassoura de molho em temperaturas de até 80 graus por mais de 20 minutos. Caso contrário, ele perderá seu aroma e outras propriedades úteis.
  4. Se em 20 minutos o aroma de tília não se espalhar, vale a pena levar a vassoura ao forno bem quente e deixar de molho por cerca de 2 minutos.

O produto já está pronto para tratamentos de massagem. Batidas fortes devem ser evitadas se a vassoura não for reforçada com galhos de bétula ou carvalho. A massagem deve ser leve, começando pela cabeça e terminando nos pés. Primeiro, massageie com movimentos suaves e, em seguida, passe para chicotadas leves.

As áreas problemáticas do corpo são massageadas aplicando uma vassoura e segurando-a, o que é especialmente eficaz para dores nas articulações e na região lombar. Mudanças significativas em sua saúde serão claramente sentidas dentro de um mês, se você for ao banho regularmente.

Tricô

Os ramos de tília são tricotados em vassouras imediatamente após uma curta secagem da matéria-prima em local à sombra. Os ramos devem ser protegidos da exposição direta à radiação ultravioleta e forte umidade., só assim será possível preservar a cor natural das inflorescências e folhas da vassoura - tons suaves de amarelo e tons ricos de verde.

Na formação das vassouras, são tricotadas, colocando galhos mais grossos por dentro e galhos finos por fora. Eles são tricotados a partir de blanks frescos e previamente secos em uma sala escura, seca e ventilada.

Nesse caso, os galhos curvos são dobrados dobrando-se na vassoura para formar um leque denso. Após sua moldagem, o cabo é tricotado: para isso, os ramos são amarrados com uma trança densa na base da vassoura na lateral de seu engrossamento e um pouco mais alto, na transição para o leque. A largura da alça deve ser de 1,5-2 palmas. Ao cortar, é mais conveniente usar um podador para manter os ramos do mesmo comprimento.

A secagem é realizada em local escuro e bem ventilado. A exposição ao sol na peça de trabalho está completamente excluída. Para eliminar rapidamente a umidade, as vassouras são dispostas em uma fileira sobre palha, que absorve bem a umidade.

A formação das vassouras é uma questão de gosto, para alguns a opção dura é melhor, mas para outros os produtos macios são preferidos. O mesmo acontece com o formato das vassouras.

O cheiro a vassoura de tília é fraco, mas o aroma é sutil e agradável, tem gosto de mel. Obviamente, as vassouras compradas não brilham com essa qualidade, por isso é melhor colhê-las você mesmo.

Como preparar e armazenar vassouras de tília, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário