Sutilezas de aparar weigela

Contente
  1. Para que serve um corte de cabelo?
  2. Tempo ideal
  3. Como podar um arbusto corretamente?
  4. Mais cuidados

Weigela é do interesse de muitos jardineiros pelo seu efeito decorativo e floração brilhante. Este arbusto da família da madressilva deve o seu nome ao botânico que descobriu esta planta, von Weigel. O sudeste da Ásia é considerado o berço da weigela.

Para que serve um corte de cabelo?

Para que o arbusto tenha flores em abundância, e mais do que uma vez por estação, é necessário podar a weigela de forma oportuna e correta. Dependendo da variedade, da idade da planta e do resultado que o jardineiro deseja obter após o corte, a poda é feita de acordo com vários esquemas.

E um corte de cabelo é necessário para a saúde do arbusto, uma vez que ramos podres ou congelados que passam despercebidos podem subsequentemente causar várias infecçõesque levam a doenças e causam muitos problemas e ansiedade para os criadores de plantas. Portanto, o processo de poda é importante e deve ser feito com cuidado.

Weigela pode ser usada como sebe, plantio em grupo e para criar composições de primeira classe, assim como lâminas alpinas.

Tempo ideal

Como a weigela é uma planta bastante despretensiosa (e por isso se compara a um arbusto de lilases), a cultura pode ser cortada em qualquer época: na primavera, verão e outono, numa altura que lhe seja conveniente, excluindo apenas os meses de inverno. Mesmo durante a floração, é impossível prejudicar o weigel com a poda, pois o arbusto reage facilmente a isso, libertando cada vez mais rebentos jovens.

Existem vários tipos de cortes de cabelo:

  • formativo;
  • sanitário;
  • anti-envelhecimento.

Como regra, a poda é feita após a floração. E para a formação da forma de um arbusto, verão e outono são mais adequados. A poda sanitária é feita no início da primavera, removendo todos os galhos podres e congelados após o inverno. É fácil identificá-los: um sinal de congelamento dos galhos é o escurecimento das pontas.

Na primavera é muito conveniente podar a planta, pois isso é feito antes mesmo de as folhas florescerem, o que dá uma boa visão geral de todos os brotos. É fácil descobrir quais ramos já se tornaram obsoletos e quais têm botões vivos. O procedimento de rejuvenescimento é realizado na primavera ou no outono antes do inverno, após a queda da folhagem. Isso permitirá que os tocos tenham tempo de se fortalecer e ganhar força, de modo que ao despertar depois do inverno, voltem a crescer com brotos densos e numerosos.

Como podar um arbusto corretamente?

Vamos considerar em detalhes como formar, atualizar e curar um arbusto com um corte de cabelo.

Weigela é dividido em 3 tipos por tamanho:

  • anão;
  • médio;
  • Alto.

Nas variedades anãs, a altura chega a apenas meio metro, as variedades médias crescem até um e meio metro e as altas - até dois ou um pouco mais. Obviamente, os weigels anões não devem ser cortados muito rapidamente, e só precisam de uma poda higiênica, que consiste em retirar ramos doentes, danificados e fracos. E também depois de algum tempo, quando o arbusto envelhecer e parar de florescer magnificamente, você pode rejuvenescê-lo.

Já as plantas médias e altas precisam de um corte de cabelo mais minucioso e frequente. O procedimento de poda é muito simples, mesmo para jardineiros novatos, e não será difícil. É necessário começar a formar um arbusto 2-3 semanas após o plantio.

Para lhe dar a forma de uma bola, é necessário por baixo, perto do tronco, encurtar os ramos em um terço do comprimento total, depois cortar gradualmente, deixando as pontas cada vez mais compridas, e assim sucessivamente, até conseguir para o meio.A partir do meio, o procedimento é repetido, apenas na ordem inversa. E assim por diante em um círculo para obter uma forma esférica.

Weigela pode ser facilmente transformada em outras formas geométricas. Triângulos, cubos, espirais, ondas e até formas de animais. Para formar a figura de um animal, será melhor e mais fácil construir uma espécie de armação de arame e deixar a planta crescer nela. Então, bastará cortar os galhos em forma. Leva apenas imaginação e certas habilidades, mas se você quiser, tudo vai dar certo.

Não tenha medo de estragar o arbusto - os galhos crescem muito rápido, e é tão fácil quanto descascar uma pêra para corrigir os erros do corte anterior. Também existe a literatura correspondente, onde são indicados os esquemas de poda para várias plantas.

Se você quiser dar ao arbusto a forma de uma árvore, escolha um dos ramos mais lisos e bonitos e remova o resto. Este será seu futuro baú. Você também pode formar um tronco a partir de vários brotos. Eles podem ser torcidos uns nos outros ou trançados, dando assim uma forma incomum. Em qualquer caso, primeiro você precisa fazer crescer um caule e, em seguida, começar a formar uma coroa nele.

Para o corte sanitário, bem como para a recuperação e renovação do arbusto, é necessário cortar os brotos acima da gema, deixando de 0,5 a 1 cm do tronco no topo. Ao longo da estação, é necessário desbastar a planta de vez em quando para a livre circulação do ar, boa iluminação e aparecimento de novos brotos.

Só não exagere, pois o arbusto floresce no segundo ano de vida e se você remover muitos brotos do ano passado, não espere uma floração exuberante. E para que a weigela lhe agrade com a floração repetida, é necessário retirar todas as inflorescências murchas, cortando parte da copa dos ramos em 2-3 cm.

Para rejuvenescer a planta, a partir dos 3 anos de idade, é necessário cortar completamente todos os troncos, deixando o cânhamo com cerca de 10 cm de altura. Os locais de corte devem ser tratados imediatamente com verniz de jardim ou qualquer fungicida, não será supérfluo processar com ele o solo ao redor do arbusto. Você pode cortar a planta inteira, junto com as novas, ou apenas encurtar os galhos velhos. Posteriormente, novos brotos sairão deles.

Mais cuidados

Cuidar da planta é bem simples. Visto que a weigela é uma planta perene, o cuidado também implica procedimentos padronizados, os mesmos que para todas as plantas perenes. A alimentação adequada irá garantir que a planta cresça bem e tenha um número abundante de inflorescências. Após a floração no outono, é necessário alimentar a weigela com fertilizantes que contenham potássio e fósforo. Para isso, são adequadas composições prontas, tais como:

  • monofosfato de potássio;
  • fertilizante fosfato-potássio "Outono";
  • superfosfato + sulfato de potássio (sulfato de potássio).

O monofosfato de potássio é talvez o melhor em composição e qualidade, mas é o mais caro dos três. Qualquer outro fertilizante rotulado como "outono" também já inclui totalmente toda a composição necessária de oligoelementos que irão melhorar a condição do arbusto, portanto, não há necessidade de misturá-lo com qualquer agente adicional. Estrume podre pode ser adicionado ao superfosfato e sulfato de potássio na proporção de 4-5 kg ​​de estrume por 50 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio.

E você pode usar fertilizantes orgânicos, como solução de verbasco... Para manter as proporções, você precisa pegar de 8 a 10 partes de água para 1 parte do verbasco já podre e despejar no buraco embaixo da planta. Não escolha fertilizantes contendo nitrogênio para alimentação no outono. Promove a vegetação e o crescimento jovem e é mais adequado para a primavera, quando a estação de crescimento está em pleno andamento.

Todos os ramos cortados do cânhamo que permanecerão hibernando devem ser tratados com fungicidas no inverno para uma rápida cicatrização e prevenção de várias infecções fúngicas. A rega antes do inverno também é necessária e bastante abundante. Acredita-se que a umidade evitará que as raízes congelem durante os meses de inverno.A água deve ser regada com água à temperatura ambiente.

Mulching também será útil. Para fazer isso, use no ano anterior agulhas de coníferas, palha, húmus de folhas, serragem leve, grama seca, ramos de abeto.

A cobertura morta evita que a umidade evapore do solo. Só não borrife muito perto do tronco, pois isso pode contribuir para o seu apodrecimento.

Antes do frio, para isolamento, é necessária uma cobertura morta com uma camada espessa. Se você cultivar weigela nas regiões do sul, onde o inverno não é muito frio, você pode dispensar este procedimento.

A própria Weigela deve ser coberta durante o inverno em regiões onde os invernos são rigorosos. Para isso, você também pode usar serragem, patas de coníferas, folhagem seca. Se a planta for grande, você pode cobri-la com material isolante de todos os lados. Em um inverno nevado, haverá neve suficiente. No entanto, uma espessa camada de neve pode quebrar arbustos jovens, por isso é melhor evitar o perigo usando outro método de abrigo.

Também existem essas opções quando você compra um terreno com uma weigela já adulta. E se os proprietários anteriores nunca cobriram os arbustos do frio, então você também não deve começar a fazer isso. A planta já se adaptou perfeitamente a qualquer inverno, e as condições incomuns durante o aquecimento podem causar uma deterioração do estado geral da planta, incluindo a deterioração do sistema radicular.

Ao prever um inverno quente, você não deve usar material isolante, de preferência serragem ou galhos de coníferas. Caso contrário, formar-se-á forte umidade e, como resultado, a propagação de infecções fúngicas e podridão. Isso significa que você terá que iniciar a primavera com o tratamento das plantas.

Você aprenderá mais sobre poda e cuidados com a weigela abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário