Plantando e cuidando de uma weigela na região de Moscou
As pessoas que têm sua própria terra costumam pensar em como decorá-la lindamente. As plantas ornamentais são frequentemente utilizadas para este fim. Weigela pode muito bem ser uma dessas plantas.
Descrição
Este arbusto é nativo do Leste e Sudeste Asiático. No Extremo Oriente da Rússia, crescem 3 espécies nativas, outras 9 são "migrantes". Weigela pertence a plantas perenes, famosas pelas folhas de forma e cor invulgares, bem como pelas diversas variações de cores vivas das inflorescências.
Quanto às características da planta, podemos dizer o seguinte:
- o crescimento da weigela varia de 35 cm a 3 m, dependendo da variedade;
- as folhas são opostas, não têm estípulas;
- flores em forma de sino ou em forma de funil, a cor varia do branco ao vermelho profundo;
- cada flor tem 5 pétalas;
- a weigela floresce geralmente no verão, de junho a agosto;
- os frutos são representados por cápsulas com duas válvulas, no interior existem pequenas sementes angulosas que são rapidamente transportadas pelo vento.
Weigela adora umidade, sol, mas também tolera muito bem a sombra. Para a reprodução, são utilizadas estacas e sementes maduras, que são melhor semeadas no início da primavera em estufas.
A grande variedade de variedades desta planta torna fácil escolher a melhor opção para cultivo em certas condições climáticas, mesmo tão longe do leste da Ásia como a região de Moscou.
As melhores variedades para cultivar
Para cultivo perto de Moscou, variedades resistentes ao inverno devem ser selecionadas, caso contrário, a planta irá encantá-lo apenas uma estação. Vamos considerar alguns tipos de weigela, adequados para o cultivo nas condições da Rússia central.
- Híbrido. Várias variedades de weigela híbrida são obtidas através do cruzamento artificial de espécies silvestres. Uma de suas qualidades valiosas é a possibilidade de floração repetida. Entre os mais resistentes à geada estão nomes como "Candida", "Bristol Ruby", "Styriaca", "Lucifer", "Nana Variegata", "Gustav Malle".
- Blooming. As vantagens desta espécie: resistência à seca, floração abundante, tamanho pequeno. A robustez do inverno está em um nível médio, então, na estação fria, esses arbustos precisam de abrigo. Variedades populares: Elvera, Alexandra, Pink Princess e outras.
- Jardim. Qualidades valiosas: crescimento rápido, boa resistência à seca e ao gelo, facilidade de reprodução. Requer muito sol. Nas áreas sombreadas, o crescimento diminui e o número de flores diminui.
- Cedo. Uma característica distintiva desta espécie é a coroa de forma esférica quase regular. Assim como o de jardim, ele cresce rapidamente, floresce bem em áreas ensolaradas, tolera bem o calor e a geada. Se o tempo estiver seco e quente no verão, as plantações precisarão ser regadas.
Como plantar?
Para plantar esta planta amante da luz, selecione locais generosamente iluminados pelo sol e protegidos das rajadas de vento. A falta de iluminação afeta negativamente a abundância da floração, a forma da coroa, a cor das folhas e a duração do amadurecimento das sementes. Deve-se notar também que, quando cultivados em áreas sombreadas, os ramos da weigela permanecem moles por muito tempo.
Os requisitos para o solo não são tão severos: qualquer solo é adequado para weigel, claro, desde que seja fértil, solto e ligeiramente umedecido.
A melhor época para plantar mudas em terreno aberto é a primavera.Para fazer isso, você precisará cavar um buraco de cerca de 50x50x50 cm. Para garantir uma boa drenagem, areia grossa ou cascalho devem ser despejados no fundo: as raízes do arbusto são muito finas e, se a água estagnar, elas simplesmente começarão a apodrecer. Coloque a muda no solo e cubra-a cuidadosamente com terra. Ao mesmo tempo, não enterre o colo das raízes no solo - ele deve permanecer nivelado com o solo. Umedeça o solo ao redor da muda com um regador. Cubra o solo ao redor da plantação com uma camada de 8-10 cm de serragem ou qualquer outra mistura de cobertura morta (folhas, turfa, pedaços de casca).
Como cuidar bem dele?
Cuidar de uma weigela não é difícil. Variedades resistentes ao inverno nem mesmo precisam de abrigo no frio. É claro que, ao mesmo tempo, os ramos novos podem congelar, mas quando chega a primavera, a planta toma forma rapidamente. Se se prevê que o inverno seja rigoroso e com pouca neve, é melhor cobrir as plantas (especialmente as mais jovens): com folhas secas, fibra agrícola ou ramos de abeto.
Rega
Não permita que o solo em que o arbusto foi plantado seque. Se o tempo estiver quente, cubra a camada superficial do solo com agulhas de abeto secas, grama ou turfa para evitar a evaporação excessiva de umidade. Regue suas plantações decorativas com regularidade e abundância.
Fertilizante
Para um desenvolvimento harmonioso, sua planta precisa de fertilização mineral. A melhor opção seria aplicar fertilizantes no solo 2 vezes por temporada. A primeira vez é no início da primavera, antes mesmo de as folhas aparecerem. Suficiente 30-40 g de fertilizantes de flores complexos por planta. A segunda cobertura é melhor realizada no final da primavera, durante o período de brotação. A planta, neste momento, mais do que nunca, precisa de nutrição adicional, porque dá toda a sua força às flores futuras.
Em vez de fertilizantes químicos, você também pode usar fertilizantes naturais.
Poda
Para que os arbustos de weigela tenham uma forma bonita, no segundo ano as plantas são cortadas no início da primavera (antes da bicada dos botões). Neste caso, os ramos são encurtados de forma que o comprimento do solo seja cerca de dez centímetros. Este procedimento induz o crescimento ativo de brotos jovens. Se necessário, a poda dos galhos é feita novamente.
Preparando-se para o inverno
Primeiro, limpe a área das folhas caídas - o solo deve estar limpo. Isso é feito para prevenir várias pragas, porque elas passam o inverno bem sob a cobertura de uma camada de folhagem e na primavera vão incomodar novamente.
Em seguida, você deve tratar a área da raiz com uma preparação fungicida - para prevenir doenças fúngicas. Depois disso, o solo ao redor do arbusto deve ser totalmente afrouxado e o tronco da planta circundado por um montículo de 20-25 cm.
Coloque galhos de pinheiro no chão. Amarre com cuidado todos os brotos de weigela em um cacho e dobre-o no chão (no local onde os ramos de abeto foram colocados). Cubra o arbusto com outra camada de patas de abeto por cima e cubra com plástico. Fixe o abrigo com estacas ou pedras, sem deixar brechas para a passagem de ar e água.
Você pode fazer uma mini-estufa para o inverno, uma planta que gosta de calor. Este método é justificado se houver previsão de fortes geadas.
Doenças e pragas
As variedades cultivadas de weigela distinguem-se por uma acentuada resistência a doenças e pragas de insetos. Apesar disso, as plantações são freqüentemente atacadas por pulgões e vermes. Você também pode ser atacado por lagartas decíduas, ácaros e tripes. Para combatê-los, você só precisa tratar o arbusto algumas vezes com qualquer preparação inseticida adequada. Você também pode usar remédios populares que não agridem o meio ambiente - por exemplo, uma tintura de alho ou pimenta.
A planta é suscetível a doenças como podridão cinzenta, mancha foliar (bacteriana e fúngica) e câncer de colo da raiz. O tratamento dos dois primeiros tipos de infecções é determinado pelo grau de dano ao arbusto. Se você conseguiu pegar a doença no estágio inicial, você precisa remover todas as partes afetadas da planta e queimá-las. E trate o próprio arbusto com uma preparação bactericida ou fungicida (por exemplo, bordalês líquido, solução de sulfato de cobre ou agentes complexos).
No caso de surgirem crescimentos esféricos no colo da raiz do arbusto, endurecendo gradualmente e cobertos por uma crosta lenhosa, só há uma saída - destruir a planta infectada com câncer bacteriano. Atualmente não existe um tratamento eficaz para esta doença e, para prevenir a infecção de outros espécimes, o arbusto afetado pelo câncer deve ser queimado.
Não se esqueça da prevenção, porque é muito mais fácil prevenir a doença do que lidar com as consequências da infecção mais tarde. Por esta o solo é tratado várias vezes com uma solução de permanganato de potássio ou líquido bordalês. A primeira vez que esse tratamento deve ser feito no início da primavera, quando a natureza começa a despertar de um longo sono de inverno. Na segunda vez (opcional), você pode processar os arbustos durante o período de brotamento - este é o momento em que qualquer planta está mais indefesa. Pela terceira vez, o terreno é cultivado no final do outono, antes de cobrir a weigela para o inverno.
Mais detalhes sobre o weigel podem ser encontrados no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.