Weigela: descrição, cultivo e aplicação em paisagismo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Cuidado correto
  5. Eu preciso transplantar?
  6. Preparando-se para o inverno
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Possíveis problemas
  10. Uso em projetos de jardins

Entre os arbustos ornamentais, a weigela tem prevalência média. Nem todos os jardineiros amadores sabem disso. E, portanto, você deve aprender sobre a descrição de variedades, características e métodos de cuidados com a planta.

Peculiaridades

Weigela pertence à família das madressilvas e é representada exclusivamente por espécies arbustivas. Seu nome vem do nome do descobridor Christian Weigel, que estava engajado em pesquisas na área:

  • botânica;
  • química;
  • farmacologia.

Weigela selvagem é encontrada no leste e sudeste da Ásia. A fronteira norte da cordilheira cobre o Extremo Oriente Russo, e a fronteira sul cobre a ilha de Java.

    No total, existem 15 espécies de arbustos decíduos do gênero. Mas 8 deles não são considerados elegantes o suficiente para o cultivo de jardins. As mesmas 7 variedades (e variedades criadas a partir delas), que são selecionadas pelos criadores, junto com a beleza, também se distinguem pela despretensão.

    Nota-se que a weigela necessita de humidade e desenvolve-se bem à sombra. A formação de stolons não é típica. As lâminas das folhas são do tipo pecíolo oposto. As estípulas estão ausentes. As flores atingem 0,05 m de comprimento, havendo variedades de cultivo com flores únicas ou diversas unidas em inflorescências soltas.

    A cor das flores varia muito, existem variedades e espécies com cores creme, rosa, vermelho carmim, amarelo e outras.

    Deve-se notar que na fase de floração, a saturação das cores só cresce... Os frutos da weigela parecem cápsulas com um par de válvulas. As sementes pequenas estão localizadas dentro. A altura das variedades de plantas cultivadas varia de 0,6 a 2 m. Para obter informações: na natureza, às vezes chega a 2,5-3 m.

    Variedades

    Trabalho de criação, realizado há décadas, permitiu obter uma excelente variedade de variedades de weigela.

    • O “Carnaval” é considerado especialmente atraente., em que cada arbusto tem flores de uma cor diferente. A weigela precoce cresce até 2 m. Uma coroa de densidade aumentada é formada nela. Nos meses de primavera e verão, a folhagem apresenta uma cor verde brilhante, no final da estação de crescimento surgem notas de ocre.

    Devido à folhagem e flores, é quase impossível ver os caules. Os rebentos jovens são cobertos por uma casca castanha e vermelha. O período de floração dura em média 20 dias. Os botões são caracterizados por uma aparência delicada e uma cor vermelho-púrpura.

    • A variedade "Red Prince" chegou até nós dos EUA. Esta planta forma arbustos esféricos de até 1,5 m de largura, a copa é bem cuidada e as folhas apresentam uma cor verde suculenta.
    • A variedade "Minor Black" também é popular.dando flores rosa com ricas notas vermelhas. A altura dos arbustos não ultrapassa os 0,6 m. A variedade é reconhecida pela sua folhagem de cor vermelha escura, quase preta, única.

    Os botões de "Minor Black" florescem nos últimos dias da primavera e na primeira década do verão. A variedade claramente prefere terras ensolaradas, ela se desenvolve mal em áreas sombreadas.

    De acordo com especialistas, essas plantas precisam ser cortadas dos botões após a floração.

    • Quanto à variedade Magic Rainbow, então essa cultura se destaca pela mudança de cor da folhagem durante a temporada. Nos últimos dias da primavera apresenta uma orla amarela com notas verdes e no outono a orla fica vermelha.

    Você pode esperar o aparecimento de botões rosados ​​no "Arco-íris Mágico" no primeiro terço do verão. Os arbustos podem sobreviver à sombra parcial, mas precisam do sol para prosperar.

    Importante: sem abrigo para o inverno de ramos de abeto, a cultura pode morrer até nas regiões do sul da Federação Russa.

    • Variedade "Eva Ratke", que forma uma folhagem elíptica pontiaguda de até 0,1 m de comprimento, merece o orgulho dos desenvolvedores poloneses. É de notar que esta planta pode florescer todos os 3 meses de verão, e as bordas de seus botões são mais escuras do que o meio.
    • A variedade "Rosea" também pode dar bons resultados., obtido pelo cruzamento de espécies coreanas e floridas. A planta forma uma copa desenvolvida. Mas sua altura não excede 1,5 m. Mas grandes flores de uma cor rosa suave são formadas.

    Uma característica positiva de "Rosea" é o aumento da resistência ao frio: na maior parte do território da Rússia, a planta precisa de um abrigo de folhas.

    Pela beleza da floração, a weigela variegada distingue-se merecidamente.

    O nome não é acidental: uma borda branca aparece ao longo das bordas das folhas verdes.

    A largura das flores não ultrapassa 0,04 m. Ambas são únicas e coletadas em grupos claros. O botão é pintado em um tom rosa-avermelhado, ao longo da borda das pétalas são ligeiramente mais claras. A floração continua em maio e junho. Em condições favoráveis, pode-se esperar o ressurgimento dos botões nos primeiros dias de setembro.

    • Variedade "Brighella" também produz arbustos compactos, mas 1,5-2 m de altura.A planta é capaz de resistir até mesmo uma seca bastante severa. Por um curto período de tempo, a "Brighella" sobreviverá à total falta de água, mas é melhor irrigá-la regularmente.
    • Variedade Folis purpureus É uma weigela com folhas roxas ou bordô. A extensão natural desta planta cobre o Japão, a maior parte do território da RPC e o Território Russo de Primorsky. O arbusto apresenta copa densa com seção externa de até 2 m, atingindo altura de 1 a 1,5 m.

    As flores da weigela roxa são pintadas em tom rosa escuro e têm o centro amarelado. A floração cobre junho e julho é bastante abundante. O inverno só é possível com abrigo de alta qualidade. A planta pode ser utilizada tanto em grupo decorativo como em sebe.

    • Variedade "Elvira" é um arbusto anão de alta densidade. Essa weigela floresce abundantemente e por muito tempo. Uma condição comum para ela é o início do florescimento. Esta cultura é freqüentemente usada em cortinas de gramado. Pode desenvolver-se normalmente tanto ao sol como à sombra.
    • Variedade "Olympiada" dá arbustos, crescendo até um máximo de 1,5 M. Característica é o aparecimento de folhagem amarelo-ouro com uma borda vermelha abaixo. Importante: as Olimpíadas atraem abelhas melíferas. A floração ocorre em maio e junho. A cultura costuma ser plantada em jardins rochosos.
    • Weigela "Nain Rouge" forma flores vermelhas suculentas. As folhas de cor verde densa são fortemente alongadas.

    Embora a planta ame o sol, se necessário com urgência, você pode plantá-la em sombra parcial. A altura e a largura de um arbusto adulto são iguais (1,2 m).

    Importante: Nain Rouge não tolera água estagnada no solo.

    • Completar a visão geral das variedades é apropriado com um exemplo weigela japonesa... É interessante notar que devido à sua baixa resistência ao inverno, as perspectivas de cultivo da variedade nos jardins russos são muito modestas. O arbusto atinge a altura de 1 m, frutifica em cápsulas com sementes aladas. As folhas mudam de cor em meados do outono. Os rebentos podem desenvolver-se vigorosamente mesmo após um inverno rigoroso (se for feito um abrigo adequado).

    Para sua informação: a weigela japonesa é propagada por rebentos retirados de um toco.

    Como plantar?

    Weigela adora umidade e luz excelente. No entanto, a taxa de sobrevivência é suficiente para que a planta se desenvolva em uma sombra fina. Basta lembrar que o sombreamento leva ao enfraquecimento da floração. A cultura sofre muito com o vento, principalmente do norte. A weigela deve ser plantada em campo aberto na primavera, aguardando o momento em que o solo aquece e os botões ainda não começaram a inchar.

    Importante: é melhor deixar as tentativas de plantio de outono para profissionais. Isso é muito arriscado e não é produtivo o suficiente para iniciantes.

    Só depois de ganhar força no verão, a weigela poderá criar raízes e sobreviver ao rigoroso inverno, continuando a se desenvolver na próxima temporada. Nesse caso, a cultura também deve ser protegida de correntes de ar, que podem levar à queda de botões. Weigela adora solo solto. A terra deve estar saturada de nutrientes.

    Deve-se dar preferência a solos com reação neutra ou alcalina fraca. Apenas weigela Middendorf pode crescer na turfa. Em qualquer caso, para o plantio, é preciso escolher mudas com pelo menos 3 anos. Como a umidificação deve ser moderada, terras baixas ou locais com lençol freático alto não devem ser usados. Se o solo for relativamente ácido, ele é tratado com cal desde o outono.

    Os primeiros weigela, uma variedade que leva o nome de Middendorf e weigela pleasant, são adequados apenas para o sul do Extremo Oriente: essas plantas não podem ser cultivadas nos Urais e na Sibéria.

    As demais variedades permitem que tais experimentos sejam realizados, mas as peculiaridades de cada tipo devem ser levadas em consideração. Antes do plantio (nos primeiros 3 anos de desenvolvimento), a weigela costuma ser mantida em cuba. Se o solo estiver suficientemente saturado com substâncias úteis, uma escavação é feita em 0,3-0,4 m. Em solos mais pobres, a profundidade da cova é aumentada.

    Para que Weigela se sinta melhor após o desembarque, faça o seguinte:

    • trate as raízes do arbusto com uma composição estimulante;
    • a drenagem é colocada em um poço (0,15 m de tijolo, cascalho ou areia);
    • o topo é solo fértil, melhorado pela adição de nitrophoska.

    Algumas das variedades de weigela formam arbustos grandes. E eles precisam fornecer espaço livre para pleno desenvolvimento: pelo menos 1,5 m.

      Para as variedades comuns e anãs, basta um vão livre de 0,7-0,8 m, as raízes da weigela plantada devem ser esticadas com cuidado, sem esforços desnecessários. O aprofundamento excessivo do colar da raiz é inaceitável. A rega abundante da muda é realizada imediatamente após o plantio e nos próximos 3-4 dias.

      Cuidado correto

      Rega

      Em geral, cuidar de uma weigela não é mais difícil do que para outros arbustos floridos. Portanto, qualquer jardineiro suficientemente experiente pode lidar com isso.

      Se o local foi coberto com cobertura morta, irrigação frequente não é necessária.

      Depois de um inverno com pouca neve, especialmente se houver brotos congelados, a rega na primavera deve ser mais ativa. Para cada arbusto, são consumidos 10 litros de água. Exatamente a mesma quantidade é usada em períodos quentes e secos uma vez por semana.

      Top curativo

      Se inicialmente nitrophoska e composto foram usados ​​na quantidade necessária, não há necessidade de aplicar novos fertilizantes nos próximos 2 anos. A partir dos 3 anos, é necessário alimentar a planta com estimulantes para o desenvolvimento de ramos e raízes. Uma das opções envolve a aplicação no início da primavera (antes do final do derretimento da neve):

      • 0,02 kg de ureia;
      • 0,01 kg de superfosfato;
      • 0,01 kg de sais de potássio (todas as concentrações são indicadas por 1 m 2).

      Em vez dessa mistura, você pode adicionar:

      • ammophoska;
      • Kemiru-Lux;
      • diamofos;
      • outros suplementos de nitrogênio-fósforo-potássio.

        Na segunda vez, o fertilizante deve ser usado quando os botões começam a se dobrar no final da primavera. Neste ponto, é recomendado dar a cada arbusto 0,03 kg de superfosfato.

        Essa alimentação ativa a floração, ao mesmo tempo que contribui para o fortalecimento dos ramos no início do inverno.

          O último acabamento da temporada é executado imediatamente antes da escavação para o inverno. Para o aditivo usar 0,2 kg de cinza de madeira por 1 m 2 ou "Kemiru-Lux" de acordo com as instruções.

          Poda

          Como qualquer outro arbusto, a weigela também requer poda sistemática. Os arbustos jovens são higienizados. É mais fácil lidar com ramos congelados e simplesmente em excesso em março e no início de abril. Em seguida, eles se livram dos brotos quebrados. Uma weigela adulta é aparada para dar a forma desejada. Este procedimento é realizado exatamente após o término da primeira floração.

          Importante: se você não se apressar com tal manipulação, poderá descobrir que já apareceram brotos de verão, que darão flores no final da estação.

          Nesse caso, você terá que pular o procedimento, caso contrário não poderá contar com o reflorimento. A terceira poda é realizada com menos frequência do que a segunda, no máximo uma vez a cada 3-4 anos, e visa rejuvenescer o arbusto. Ao mesmo tempo, ramos muito velhos são removidos e o resto da planta é reduzido em 30%. Às vezes, se a planta estiver muito decrépita, todos os brotos são removidos por completo - este é o último recurso para o rejuvenescimento radical.

          Afrouxamento

          Como as raízes da weigela são sensíveis, você terá que soltar o solo com muito cuidado e sem pressa. Em que o afrouxamento deve ser bastante profundo, pelo menos 1 baioneta de pá... Em vez de afrouxar as tiras próximas ao tronco, a cobertura morta é frequentemente usada. Mas se você não cavar o solo ou o fizer de forma irregular, poderá encontrar uma floração pobre.

          Se a terra não for coberta com cobertura morta, será necessário afrouxamento adicional após cada irrigação.

          Eu preciso transplantar?

          Teoricamente, o transplante de uma weigela para outro local é permitido. Na prática, porém, trata-se de um procedimento muito complexo e responsável, ao qual se deve recorrer apenas quando houver necessidade urgente. Alguns jardineiros inexperientes escolhem o local errado para o plantio e, nesses casos, é claro, o problema precisa ser resolvido. No entanto, se a planta está se desenvolvendo normalmente e não está apresentando problemas, é melhor deixá-la onde estava originalmente. Mesmo que alguns erros sejam cometidos, é melhor tentar corrigir a situação.

          Se você não pode ficar sem o transplante, precisa fazer o procedimento em abril, e não no outono.

          Caso contrário, um sistema radicular fraco pode ser severamente afetado pelo frio precoce. A seleção de um local para o transplante deve ocorrer pelos mesmos motivos de um plantio do zero.

          Para melhorar a argila arenosa de modo que não perca água muito rapidamente, adicione turfa e argila e misture tudo até ficar homogêneo.

          A colocação de lascas de tijolo e areia ou cascalho de pequenas frações ajuda a eliminar a umidade excessiva.

          Nos casos mais avançados, sistemas de drenagem são erguidos. Para melhorar o substrato durante o transplante, usa-se estrume, composto ou preparações minerais complexas. É imperativo cavar a terra para pegar 1 pá de baioneta. A tecnologia de desembarque e transplante não é muito diferente.

          Preparando-se para o inverno

          Os arbustos com mais de 5 anos não têm uma necessidade especial de abrigo. O problema é que, com o tempo, a resistência da weigela ao frio só aumenta. Porém, se você não cobrir as plantas dos primeiros anos de vida, poderá enfrentar sérios problemas. Um abrigo especial também será necessário para espécimes doentes e recém-transplantados.

          É preciso lembrar que o perigo não é apenas a geada, mas também a neve, que pode quebrar galhos frágeis.

          O trabalho de cobertura é iniciado assim que a aproximação da geada for indicada. Primeiro, uma moldura é criada a partir de arcos de madeira flexíveis. Um filme ou outro material forte é colocado no topo e as bordas são pressionadas com terra. Se você tem medo de geadas longas e / ou intensas, coloque palha ou feno por cima. Os galhos para o inverno devem ser dobrados. Eles são embrulhados em estopa, depois são cuidadosamente retirados e fixados com ganchos.

          Métodos de reprodução

          Para quem cultiva uma planta atraente como a weigela, é útil saber como propagá-la. Os agrônomos descobriram há muito tempo que o melhoramento de sementes permite:

          • garantir a mais alta produtividade;
          • aumentar a resistência à geada;
          • garantir resistência a outras influências adversas.

          As sementes de Weigela atingem a maturidade no início do outono. É difícil coletá-los devido ao seu tamanho muito pequeno, mas a taxa de germinação é de 100%. A semeadura é possível tanto no outono quanto na primavera. Nas regiões do sul, a segunda opção é preferível.

          Importante: não é realizada estratificação do material de plantio, bem como incrustação no solo.

          Neste caso, as sementes devem ser mantidas no topo por uma camada de turfa ou húmus com 0,5-1 cm de espessura, que deve ser levemente compactada para garantir a resistência da "armadilha". É necessário regar abundantemente as plantações com peneira com célula de tamanho médio. As mudas são mantidas em um local por 3-5 anos e só então são transplantadas (assim que a planta atinge 0,8-1 m). Para cobertura morta do solo, húmus, turfa alta ou solo com folhas são usados.

          Uma alternativa é usar estacas lignificadas. Um corte dos brotos do primeiro ano pode criar raízes em qualquer estação. No entanto, as melhores condições para o seu desenvolvimento são nos meses de primavera, antes que os botões comecem a florescer. Às vezes, praticado corte verde, realizado 6-7 dias após o início da floração. As mudas são preparadas em novembro ou nos primeiros dias de inverno, até que cheguem as fortes geadas.

          Você pode guardar o talo cortado na adega ou apenas em um lugar frio (valas sob a neve são perfeitas).

          É extremamente importante: você não pode cortar as mudas dos brotos que hibernaram no campo.

          Ao formar um abrigo de inverno para mudas, é necessário certificar-se de que garante total proteção contra o ressecamento e o congelamento. Com o início da primavera, o material de plantio deve ser cortado. A julgar pelas avaliações dos jardineiros, a reprodução da weigela por estacas não é difícil.

          O corte inferior é feito sob o rim, e o superior é 0,01-0,02 m mais alto que o mais alto dos rins. Para o plantio direto no solo, são utilizadas estacas de 0,25-0,3 m de comprimento. É necessário plantar o material de plantio em um ângulo de modo que haja 4-6 botões emparelhados do lado de fora. O enraizamento pode ser esperado por 15-20 dias. Se for escolhido o método de propagação com estacas verdes, o rebento deve ser cortado logo no início do processo de lignificação (geralmente nos primeiros 15 dias de junho).

          Importante: é melhor tirar o podador de manhã cedo, enquanto as partes da planta ficam saturadas de sucos.

            O cisalhamento parcial da chapa plana ajuda a minimizar a evaporação. O material cortado é imediatamente imerso em água (não por muito tempo!), E então transplantado para o solo solto colocado em um recipiente. 0,01-0,02 m de areia de rio é despejado sobre ele. Até que as mudas se enraízem (isso geralmente leva de 10 a 14 dias), a caixa deve ser mantida sob um filme plástico.

            Doenças e pragas

            Weigela, com toda a sua despretensão, muitas vezes se torna vítima de patologias e insetos nocivos. O principal perigo para a planta são os pulgões e as lagartas que roem a folhagem. Os ácaros e tripes, que se tornam ativos no calor extremo, raramente atacam os arbustos. Na maioria das vezes, no período mais abafado do verão, ele já desbotará. Na maioria dos casos, os agrônomos recomendam o uso de Nitrafen, Rogor e Keltan.

            Mas esses pesticidas são extremamente prejudiciais à natureza e perigosos até mesmo para os humanos. A partir de formulações naturais, recomenda-se o uso de infusões em plantas:

            • pimentão vermelho;
            • absinto;
            • alho.

            Percebendo que a weigela recém-plantada amarelou e começou a desbotar, pode-se presumir que o problema está na introdução do urso ou das larvas dos besouros de maio no sistema radicular.

            Para o futuro, este será um aviso para o jardineiro: você precisa verificar cuidadosamente o composto ou húmus ao colocar no nicho de plantio. Agora resta apenas derramar a terra com soluções aquosas de karbofos, "Aktara". As infecções microbianas e fúngicas são suprimidas com sucesso pelo fluido de Bordeaux. Para evitar o seu aparecimento, é necessário realizar tratamento com "Topsin" (solução 3%) durante a formação das folhas.

            Possíveis problemas

            Se os arbustos de weigela secam após o plantio, o desenvolvimento da planta é fraco e as folhas e galhos não aumentam de tamanho, provavelmente a causa é o congelamento. A cobertura e o tratamento com Epin são um bom tratamento. O problema também pode estar associado à falta de abrigo para o inverno (ou abrigo de baixa qualidade). É necessário inspecionar se as partes verdes permanecem na planta.

            Se a cultura não acordar por muito tempo (até o início de junho inclusive), e não surgirem novos brotos verdes, resta apenas arrancá-los.

            O corte das folhas e o processamento com epin nem sempre ajudam a reduzir a weigela quando murcha. Quanto mais cedo isso for feito, melhores serão as chances de sucesso. Você não pode presumir que tudo passará por si mesmo. Se você tiver que replantar uma safra nos meses de verão, abrigar-se do sol escaldante por 15-20 dias ajudará a evitar o murchamento, até que a adaptação a um novo lugar termine. Arbustos pequenos são cobertos com baldes nos quais os orifícios são perfurados, e outros maiores - com escudos ou spunbond.

            Uso em projetos de jardins

            Não basta cultivar um arbusto de weigela - é importante saber como é utilizado na arte paisagista e como se combina com as árvores ornamentais. Como outros arbustos, este tipo é o principal enchimento do jardim e cria volume... Com a ajuda de um arbusto bonito, você pode dividir o território em áreas específicas, isso vai enfatizar a beleza da paisagem durante a floração.

            Importante: de acordo com designers experientes, o weigela é adequado como uma forma de conectar visualmente gramíneas e árvores raquíticas. Mas também pode ser usado de forma autônoma.

            Freqüentemente, essa cultura é "confiada" com a função de uma cerca viva. Nesse caso, uma barreira aparece não apenas por ventos cortantes, mas também por vários animais e outros visitantes indesejados. Se você deseja criar um meio-fio baixo, eles recorrem a um corte de cabelo sistemático. Tal moldura é capaz de decorar até mesmo o gramado mais simples. Esta solução ficará especialmente bem ao aproximar-se da casa ou no início do relvado.

              Weigela é frequentemente usada como pano de fundo para coníferas e outras culturas perenes. Isso torna o espaço mais pitoresco. Com a ajuda de tesouras de poda e outras ferramentas, é fácil dar à planta uma aparência completamente incomum. Você pode cultivar essa cultura em um slide alpino. Idealmente combinado com weigela:

              • zimbros;
              • derain;
              • diferentes tipos de rododendros.

              No próximo vídeo, você aprenderá como cultivar weigela em uma haste entrelaçada.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário