Floração da Weigela: descrição da espécie, variedade, plantio e cuidados

Contente
  1. Características e descrição
  2. Variedade varietal
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Todo jardineiro tenta equipar lindamente sua propriedade. Para isso, várias plantas ornamentais são utilizadas. O arbusto Weigela é conhecido há muito tempo por jardineiros experientes e é frequentemente usado para paisagismo.

Características e descrição

Weigela pertence ao gênero de arbustos decíduos da família das madressilvas. A área de seu crescimento na natureza é representada pelas regiões leste, sudeste da Ásia, a ilha de Java e o Extremo Oriente Russo, onde você pode encontrar 3 tipos de arbustos. Florida Weigela ou florida é uma das espécies desta planta. Este arbusto vertical perene higrófilo de pequeno tamanho não tem um tronco principal. Um arbusto adulto geralmente não ultrapassa 1,5 m, mas dependendo da variedade, a altura pode variar de 1 a 3 m.

Folhas pontiagudas alongadas têm bordas serrilhadas ou dentadas e são opostas. A cor habitual das folhas é verde ou com tonalidade avermelhada. No entanto, algumas variedades de weigela florida podem ter uma cor de coroa diferente. As inflorescências são em forma de sino ou em forma de funil e são bastante grandes. Sua cor se distingue por uma grande abundância de tons: do fulvo e branco ao rosa pálido e vermelho. As flores podem ser dispostas individualmente ou em grupo, formando pequenas inflorescências.

Os frutos são cápsulas bivalves cilíndricas ou ovóides com sementes pequenas, geralmente com asas. A floração da Weigela é capaz de florescer 2 vezes por temporada

Variedade varietal

Existem muitas variedades de weigela com flor, entre as quais são populares.

  • "Victoria". Este é um arbusto baixo e compacto, não ultrapassando a altura de 1 m. O Victoria possui uma densa copa em forma de bola. Os galhos flexíveis são revestidos de vermelho com folhas de tonalidade marrom, que adquirem uma cor marrom espessa ao sol. As folhas são pequenas, as flores não ultrapassam os 2-2,5 cm de diâmetro. As inflorescências em forma de sino, pintadas em diferentes tons de rosa, formam um grupo de vários botões. Suas pétalas rosa pálido são harmoniosamente realçadas por uma rica coroa vermelha.
  • A variedade possui características varietais semelhantes. Nana purpurea... Este é também um arbusto com uma densa copa vermelha e inflorescências pintadas em vários tons de rosa.
  • "Princesas Rosa". A weigela desta variedade é um arbusto de largura e altura de cerca de 1,5 m, cuja copa é formada por ramos caídos. Difere na floração exuberante de maio a junho. Floresce novamente em agosto ou setembro. Os ramos são cobertos por folhas ovais verdes. Inflorescências em forma de sino rosa claro com cerca de 4 cm de diâmetro são combinadas em cachos exuberantes de 3-4 flores. Weigela não tolera ventos fortes: folhas e inflorescências podem ser danificadas e cair.
  • "Princesas do Sol". Um arbusto compacto decorativo com uma coroa densa em forma de bola tem uma altura e largura de 1-1,5 m. Os topos dos brotos retos são ligeiramente abaixados. As folhas oblongas, com 4 a 8 cm de comprimento, têm o centro verde escuro com uma margem amarelada, o que confere à planta um aspecto decorativo invulgar. A floração ocorre no final de maio e pode durar até agosto. Nas inflorescências tubulares em forma de sino, a parte estreita é ligeiramente alongada, medindo de 4 a 5 cm. As flores são pintadas em delicados tons de rosa claro.As pétalas são emolduradas ao longo da borda com uma borda de um tom mais escuro. Os botões (3 a 7) são coletados nas inflorescências.
  • Marjorie. Weigela atinge uma altura de 1,5 m. Os ramos com folhas verdes formam uma coroa compacta densa de até 1,2 m de largura. As grandes flores tubulares podem ter cores diferentes em uma planta: do branco neve e rosa pálido ao carmesim. Floração abundante.
  • Menor preto, preto e branco e moeda - representantes de variedades subdimensionadas. A altura do arbusto Preto Menor não ultrapassa 75 cm, a largura chega a 1m Os rebentos são de cor castanho-avermelhada, recobertos por pequenas folhas brilhantes, da mesma cor dos rebentos. As inflorescências pequenas (cerca de 2,5 cm) apresentam uma coloração rosa intenso. O arbusto floresce em junho. "Preto e branco" tem dimensões ainda menores - altura 30-40 cm, largura da coroa - 60-80 cm. As pétalas da inflorescência são pintadas na cor branco neve, e a parte tubular estreitada é vermelho-rubi. As folhas verdes escuras mudam de cor e tornam-se carmesim, realçando efetivamente as flores brancas como a neve. O "Monet" raramente cresce acima dos 50 cm. A peculiaridade da variedade é a cor das folhas: um centro verde com uma borda rosa-avermelhada, que vai clareando gradualmente para um tom branco-rosa.

No outono, a borda escurece novamente. As inflorescências rosa harmonizam perfeitamente com a coroa variegada.

  • "Carnaval". Uma planta baixa (até 70 cm) tem inflorescências originais que mudam de cor. Os botões iniciais apresentam delicados tons rosa claro, que vão escurecendo aos poucos, adquirindo um tom avermelhado, e se destacam lindamente contra o fundo de folhas verdes brilhantes. Começa a florescer na última década de junho.
  • Asas de Fogo. As dimensões (largura e altura) de um arbusto com copa exuberante e extensa costumam ser de 90 cm. Durante a estação, a folhagem muda de cor, adquirindo tonalidades diferentes: do verde ao acastanhado, vermelho e acobreado ao bronze na primavera, da luz verde a vermelho-carmesim no verão, permanecendo assim até o outono. As inflorescências consistem em 3-4 flores em forma de sino de pequeno tamanho (2,5-3 cm) de tonalidade rosa escuro. Ela floresce duas vezes: de maio a junho e do final de agosto a setembro.
  • "Candida". O arbusto é uma variedade resistente à geada. Este é um arbusto bastante alto, atingindo 1,2 me tendo uma copa compacta (não mais que 1,2 m de diâmetro). As folhas são verdes claras. Começa a florescer a partir do final de maio. As inflorescências grandes em forma de sino são brancas como a neve. A cor das folhas e flores não muda.

Como plantar?

Blooming Veigla é uma planta bastante despretensiosa. Mas o seu cultivo com sucesso requer o cumprimento de certas condições no momento do plantio. Weigela adora calor e boa iluminação, então você precisa plantá-la em locais elevados e ensolarados, protegidos do vento. A melhor época para o plantio em terreno aberto é a primavera, os arbustos plantados no outono não darão raízes bem. Weigela prefere solos soltos, leves, mas nutritivos, com boa permeabilidade ao ar e à água. O melhor solo para ela é argiloso e arenoso. Para o plantio, é necessário usar mudas de 3 anos.

Ao plantar uma planta, um substrato é usado, incluindo solo de grama (2 partes), húmus (2 partes) e areia (1 parte).

O pouso é executado da seguinte forma.

  • Prepara-se um furo com 30-40 cm de profundidade, coloca-se a drenagem com uma camada de 10-20 cm e, em seguida, faz-se uma camada de substrato.
  • As raízes do arbusto são suavemente endireitadas e uniformemente colocadas dentro da cova.
  • A fossa é coberta com um substrato, pressionando-o levemente para baixo para que os vazios não se formem.
  • O colo da raiz deve estar ao nível do solo, não pode ser enterrado.
  • Depois disso, a terra precisa ser bem regada e a área próxima ao tronco deve ser coberta com cobertura morta.

A distância entre as mudas no momento do plantio depende da variedade: variedades anãs são plantadas a uma distância de cerca de 80 cm, e as altas - com intervalo de 1,5-2 m.

Como cuidar bem dele?

Cuidado adequado da planta prevê a implementação de todas as regras agrotécnicas.

  • Rega. A planta deve ser regada regularmente, não permitindo que o solo seque.Solo seco a 2 cm de profundidade indica a necessidade de umedecê-lo. As ervas daninhas também devem ser removidas durante a rega.
  • O afrouxamento é executado simultaneamente com a rega. A terra é solta e rasa (8-10 cm), pois a weigela tem sistema radicular superficial, pode ser danificada.
  • Cobertura do solo sob o arbusto ajuda a reter a umidade e previne o crescimento de ervas daninhas.
  • Top dress. Ao cultivar um arbusto, a cobertura é feita três vezes por temporada. O primeiro é aplicado antes do início da estação de crescimento e fertilizantes minerais (superfosfato, ureia) são usados, que são colocados sob o arbusto antes que a neve derreta. O segundo é introduzido na fase de formação do botão. Neste momento, fertilizantes contendo potássio são usados. A terceira deve ser feita no final do verão para preparar a weigela para o inverno. É possível usar a cinza ou a preparação "Kemira-outono". Se composto ou outra matéria orgânica for adicionalmente introduzido na cova durante o plantio, a alimentação do arbusto começa apenas a partir dos 3 anos de idade.
  • Poda. Isso é feito 2 vezes. A primeira higienização é feita na primavera e todos os ramos danificados, congelados ou com sinais de doença são removidos. A segunda é realizada imediatamente após a floração. Ao mesmo tempo, os rebentos com flores secas são cortados.
  • Preparando-se para o inverno. Em regiões com climas muito frios, é necessário cobrir a planta para o inverno. O arbusto é isolado com um material de cobertura, e o solo ao seu redor é coberto com folhagens, ramos de abeto. Na primavera, depois que a neve derrete, o abrigo é removido.

Métodos de reprodução

Weigela pode ser propagada por sementes, estacas e camadas.

Estacas

É possível cultivar um arbusto que manteve todas as suas qualidades maternas por meio de estacas. Pode ser feito 2 vezes por temporada: antes da abertura dos botões (em março) e no início de junho. Na primavera é feito assim.

  • Os galhos lenhosos são cortados e divididos em estacas, com comprimento de 10 a 15 cm. Cada talo deve ter pelo menos 2 botões.
  • As folhas são removidas da parte inferior da estaca e as superiores são cortadas pela metade.
  • As mudas são colocadas por alguns minutos em um estimulador de crescimento de raízes (Kornevin, Epin).
  • Em seguida, são plantadas em um recipiente com substrato constituído de terra de grama e areia, retiradas em quantidades iguais, aprofundando-se em cerca de 0,5-1 cm, e então cobertas com uma película.
  • Os cuidados com as mudas consistem em irrigação regular, alimentação e aeração diária.
  • A pinça é feita em muda que atingiu 5 cm de altura.

Durante o verão, as mudas geralmente crescem até 25 cm. Elas precisam ser transplantadas para um recipiente separado e cultivadas em casa por um ano até o próximo outono. Durante este tempo, um jovem arbusto cresce até 4 brotos. Essa muda deve ser transplantada para solo aberto. No verão, são utilizadas mudas de ramos verdes. Eles são preparados para o plantio da mesma forma que para as mudas de primavera. No entanto, o plantio de mudas verdes é feito diretamente no solo. Devem ser cobertos com um frasco, que é retirado todos os dias para arejamento. A rega é realizada diariamente.

Camadas

Para camadas, escolha um galho inferior forte e saudável e incline-o em direção ao solo. Nos locais onde o broto toca o solo, é preciso fazer uma incisão na casca. O galho está preso ao solo e coberto com terra. Na primavera, a estratificação dá raízes e brotos. Eles podem ser transplantados para um local permanente apenas aos 3 anos de idade.

Sementes

Com o método da semente, costuma-se usar a chamada auto-semeadura: as sementes que caíram no solo na primavera podem germinar. Destas, são escolhidas as mais fortes e as casas são cultivadas durante 2 anos e só depois são plantadas em local permanente.

Doenças e pragas

Weigela é comumente afetada por doenças como ferrugem, manchas e bolor cinza. As infecções bacterianas e fúngicas que causam essas doenças são bem tratadas com o líquido Bordeaux. Para evitar doenças durante o período de floração das folhas, deve-se pulverizar com uma solução (3%) "Topsin". As pragas devoradoras de folhas (lagartas) e pulgões geralmente se instalam em weigel, e no calor, tripes e ácaros podem aparecer.

Os inseticidas "Nitrafen", "Rogor", "Keltan" ajudam a combatê-los. Também existem remédios populares: infusões - alho, absinto e de pimentão amargo. Freqüentemente, nos arbustos, as folhas ficam amarelas e secam. Isso acontece quando as raízes são danificadas por um urso ou larvas de besouros de maio. Para destruí-los, a terra sob o mato é cultivada com Aktara e Karbofos.

Uso em paisagismo

As propriedades decorativas da weigela são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos. Acompanha bem outros tipos de plantas, complementando e sombreando o seu efeito decorativo. Normalmente é usado para criar composições com essas plantas: teixo e zimbro, lilás e rododendro, hortênsia e bérberis, cotoneaster e marmelo japonês, cereais ornamentais e vários tipos de coníferas.

Ao usar weigela em plantações em grupo, o tamanho e a época de floração de todas as plantas devem ser levados em consideração. Variedades de arbustos de baixo crescimento são amplamente utilizadas para decorar canteiros de flores, lâminas alpinas, mixborders. Pesos altos são usados ​​em conjuntos decorativos combinados, plantados ao longo de caminhos para criar becos. Composições de diferentes variedades deste arbusto têm uma aparência invulgarmente bonita. Os pesos altos ficam ótimos em plantações solitárias ou na forma de uma cerca viva.

Para informações sobre como cuidar adequadamente da floração da weigela, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário