Instalando o fogão em uma bancada
Recentemente, fogões cada vez mais volumosos estão sendo substituídos por fogões compactos, que estão se tornando parte integrante do conjunto de cozinha. Uma vez que qualquer modelo deve ser cortado em uma superfície existente, é muito mais sábio estudar esse processo simples e fazer tudo sozinho.
Peculiaridades
As especificidades da instalação da placa na bancada dependem em grande medida se é elétrica ou a gás. A eletricidade, como você pode imaginar, deve estar localizada perto do ponto de alimentação. A seção transversal do cabo e a potência da tomada mais próxima devem ser levadas em consideração. Você também não pode ignorar um procedimento como o aterramento de peças de metal. Estabelecer a superfície do gás é um pouco mais difícil, pois é importante pensar em como acoplá-lo ao tubo de gás.
Além disso, os requisitos de segurança proíbem categoricamente a conexão independente de fogões a gás. Para realizar esta operação terá que convidar um funcionário de serviços especiais, que pagará tudo e fará. Claro, você pode tentar instalar tudo sozinho, mas neste caso você terá que esperar não só sanções graves, mas também o surgimento de um perigo real para a vida dos habitantes de toda a casa. Aliás, as sanções podem ir até o desligamento total do gás e a vedação da válvula.
Certamente é permitido instalar e ligar você mesmo o fogão elétrico, mas seguindo estritamente as instruções fornecidas. Caso uma pessoa não possua habilidades para trabalhar com aparelhos elétricos, é recomendável entrar em contato com um especialista. Se o processo de instalação for executado de forma incorreta, as consequências negativas podem incluir não só a interrupção do funcionamento do dispositivo, mas também a sua avaria ou mesmo a falha de toda a cablagem do apartamento.
Existem mais algumas nuances em relação à conexão do fogão. Por exemplo, a folga máxima possível entre o painel e a bancada é de 1-2 milímetros. A espessura da própria bancada deve corresponder ao valor mínimo indicado nas instruções. Além disso, a localização da bancada está sempre alinhada com a borda frontal do móvel.
Marcando
A inserção da placa começa por descobrir as dimensões e aplicá-las à bancada. Como regra, os parâmetros são indicados nas instruções anexas à técnica. Se o fabricante não cuidou disso, é realista e independente calcular tudo. Na primeira versão, o painel é virado, após o que é circundado em papelão grosso ou mesmo imediatamente no tampo da mesa. Você precisará de uma régua de comprimento suficiente, um lápis e um marcador.
Você pode tentar determinar de forma independente o local do apego. Primeiramente, os limites do espaço interno do gabinete são transferidos para a superfície com um lápis, sobre a qual o próprio painel será colocado. A propósito, quando um lápis não permite aplicar marcações brilhantes, então é razoável primeiro colar a fita adesiva e depois desenhar. Em seguida, o centro do furo para o corpo é determinado. Para isso, bastará desenhar as diagonais do retângulo formado pelas partes frontal e traseira do tampo da mesa e as bordas traçadas da calçada.
No ponto onde as diagonais se cruzam, duas linhas são desenhadas para formar uma cruz.Isso significa que um deve correr paralelo à borda da bancada e o outro deve ficar perpendicular a ela. Nas linhas que surgiram, estão marcadas as dimensões da parte da caixa que deve ser embutida. Os números exatos são determinados independentemente ou extraídos das instruções. Melhor, aliás, aumentá-los em um ou dois centímetros para maior comodidade.
Se linhas paralelas e perpendiculares também forem traçadas através das marcas formadas, um retângulo será formado. Não ficará apenas no centro, mas também coincidirá com a parte da placa que deve ser mais funda. Se a lacuna prescrita pelo fabricante permanecer entre as linhas formadas e outros objetos, você pode circundar a figura com um marcador e prosseguir para a próxima etapa.
Corte de orifício
Para reduzir o espaço para o fogão, você precisará de uma fresadora, uma serra elétrica de dentes finos ou uma furadeira. O tamanho do corte já deve ter sido determinado neste momento, portanto, ainda é necessário mover ao longo do lado interno do retângulo desenhado. Os furos são feitos nos cantos usando uma broca com uma broca de 8 ou 10 mm. Em seguida, as linhas retas são processadas com uma lima ou um moedor. Ao trabalhar, é importante fixar firmemente a caixa do dispositivo na mesa.
V no caso em que a amarração é realizada apenas com a utilização de uma broca, o procedimento torna-se ligeiramente diferente. A primeira etapa permanece a mesma - com uma broca de 8-10 mm, os furos são criados a partir do interior do retângulo desenhado. Eles devem ser feitos com a maior freqüência possível para que o fragmento da superfície se quebre facilmente. As arestas das ranhuras resultantes são alinhadas ao longo da linha com uma lima ou lima projetada para pequenos trabalhos em metal ou madeira. O principal objetivo desta etapa é alinhar as bordas o máximo possível.
Tendo criado um orifício de montagem, você já pode embutir o próprio painel. A técnica deve deslizar suavemente e fechar completamente o orifício na bancada. Depois de verificar se tudo correu bem, os queimadores devem ser retirados um pouco e os pontos de corte lixados com lixa ou lima. A bancada de madeira requer processamento adicional para evitar a penetração de líquido. Os pontos de corte devem ser tratados com silicone, verniz nitro ou selante. O fone de ouvido de plástico não precisa desse processamento.
Montagem
A instalação da placa não é nada difícil. O painel é simplesmente baixado para o orifício recortado e nivelado usando um dispositivo de medição ou com seus próprios olhos - tudo deve estar bonito e uniforme. Se o fogão for a gás, a mangueira com a porca de capa é fornecida antes mesmo da instalação direta do painel. Depois de centrar a placa, você pode prosseguir para fixá-la.
Selagem
A fita de vedação é enrolada antes mesmo da colocação do próprio dispositivo. O plantio é aconselhado de acordo com certas regras. Normalmente o selo vem com a placa e é autoadesivo: coberto com cola, coberto com uma película protetora. Separe a goma e a base do papel gradativamente à medida que ela se junta à superfície para não confundir. O plantio do selante é necessário em uma única peça. A fita térmica deve seguir o perímetro do orifício na parte frontal da caixa do móvel. Os cantos são desviados para evitar qualquer corte da fita. As duas extremidades da gaxeta devem ser unidas como resultado, de forma que nenhuma lacuna seja deixada.
Alguns fabricantes também fornecem uma vedação de alumínio com a placa. Como exatamente instalá-lo está escrito nas instruções em anexo. Porém, o uso de fita adesiva dupla-face por especialistas não é recomendado - se necessário, será muito difícil remover o painel, podendo até quebrar. A aplicação de um selante é necessária para evitar que a água entre no interior da bancada durante o uso.Pode ser uma solução acrílica ou nitro verniz, que é aplicado em uma camada fina na superfície interna das extremidades do furo.
Fixação
Para integrar a placa corretamente, ela deve ser protegida por baixo. Os fechos, que são uma combinação de parafusos auto-roscantes e suportes especiais fornecidos no kit, permitem fixar imediatamente o painel ao tampo da mesa. O dispositivo é montado em quatro cantos. Você terá que apertar tudo com força para evitar rachaduras. O processo de fixação termina com o retorno ao local de todas as peças removidas anteriormente. Depois que o dispositivo foi fixado, é necessário cortar todo o excesso de goma de vedação que se projeta de cima com uma ferramenta afiada. Em geral, é uma tarefa muito simples construir você mesmo neste tipo de equipamento.
Conexão
A conexão do portador de energia é determinada dependendo se o painel é a gás ou elétrico. O dispositivo de gás corta o cano principal de gás e o elétrico é conectado à rede existente por meio de uma tomada e um plugue. Como mencionado acima, você não deve conectar o painel de gás sozinho, mas é bem possível estudar a sequência de etapas para entender o que o mestre está fazendo. Primeiro, a mangueira flexível passa por uma conexão ou rodo para se conectar à válvula de gás. Neste ponto, já deve ser feito um furo para ele na parede posterior do móvel.
É imprescindível verificar a presença de rículas necessárias para ligar a estufa ao sistema comum. Se estiverem ausentes, é realizada uma instalação operacional. A porca de entrada de gás é fixada na placa. É importante não esquecer neste momento de utilizar o O-ring, que na maioria dos casos está incluído no kit. A conexão do fogão a gás é seguida por uma verificação de vazamento de gás. É muito fácil fazer isso - basta cobrir as juntas da estrutura com água e sabão. Se aparecerem bolhas, isso significa que o gás está presente, sua ausência sugere o oposto. Claro, a presença de um odor desagradável também é um sinal característico.
No que diz respeito aos fogões elétricos, diferentes modelos oferecem ao usuário a conexão do fio tanto a uma tomada comum quanto a um quadro elétrico. Em qualquer caso, é importante lembrar que o recuperador de calor consome muita energia, o que significa que a cablagem disponível na casa deve cumprir os requisitos do aparelho para evitar quaisquer problemas.
Aliás, não se pode deixar de citar o fogão por indução, que vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Ele funciona com eletricidade e pode ser conectado com um cabo e tomada, ou com terminais especiais que requerem um cabo externo para serem conectados. Neste caso, para acionar o recuperador, deve-se primeiro retirar a tampa protetora da parte traseira do aparelho e passar o cabo externo por ela. Seguindo o esquema indicado nas instruções, o cabo é conectado à placa de terminais. Se houver um jumper entre zero e terra, ele terá que ser removido.
Para uma visão geral da placa de indução da Siemens, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.