Dicas para instalar um fogão de indução

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Regras de instalação acima do forno
  3. Instruções passo a passo

Os eletrodomésticos integrados estão ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. Isso se deve ao fato de que tais dispositivos são tão compactos quanto possível e, ao mesmo tempo, cabem facilmente em qualquer interior. O primeiro desses dispositivos, que donas de casa e proprietários modernos pensam em comprar, é o fogão. De acordo com as estatísticas, a escolha dos compradores na maioria das vezes recai sobre modelos que funcionam de acordo com o princípio de indução. Para que tal painel funcione corretamente e não seja uma fonte de perigo, é necessário levar em consideração as peculiaridades de tais dispositivos durante a conexão.

Peculiaridades

Apesar do fato de que tal placa apareceu pela primeira vez há mais de um quarto de século, ela se espalhou não há muito tempo. Isso se deve ao fato de que tal técnica no passado era simplesmente inacessível para a pessoa média. Hoje, o preço dos painéis de indução não é muito mais alto do que a cerâmica de vidro comum e, portanto, a chance de encontrá-lo em uma cozinha comum da cidade é bastante alta.

Os alimentos são aquecidos na placa devido a um campo eletromagnético que atua no fundo da panela sem afetar a superfície do próprio aparelho. A própria indução magnética do vórtice é criada por uma bobina de cobre e uma corrente elétrica que a técnica recebe quando conectada à rede. Este método tem muitas vantagens sobre a eletricidade convencional ou o aquecimento a gás.

  • Velocidade. Em comparação com outros tipos de fogões, a indução aquece 1 litro de água até ferver em apenas 4 minutos usando o modo de "aquecimento rápido". Ao mesmo tempo, o consumo de energia permanece no nível de uma superfície de vitrocerâmica convencional.
  • Segurança. Uma vez que apenas o fundo do prato se aquece em tal painel, é quase impossível se queimar em tal superfície. Este parâmetro é especialmente relevante para aquelas famílias nas quais há crianças pequenas ou pais idosos que não controlam seus movimentos.
  • Conveniência. Na superfície da placa de indução, pode-se colocar com segurança uma colher para mexer, uma luva de forno e até mesmo um copo de vidro fino com líquido. Nada vai aquecer ou pegar fogo. Pedaços de comida que caem da loiça com agitação vigorosa não queimam nem fumegam a cozinha.

E os salpicos de água ou gordura deixados após a cozedura podem ser enxugados imediatamente após a retirada da loiça do fogão, porque permanecerão frios.

Como qualquer eletrodoméstico, além das vantagens, a placa de indução também tem suas desvantagens. Você precisa saber disso mesmo na fase de escolha de um dispositivo para não enfrentar surpresas desagradáveis ​​no futuro.

  • Preço. Infelizmente, o preço desses modelos ainda é bastante alto e nem toda família pode pagar por uma compra desse tipo sem fazer um empréstimo.
  • Barulho. Algumas pessoas podem sentir desconforto com um leve zumbido que o painel emite durante a operação.
  • Requisitos para utensílios. Primeiro, a panela deve ser feita de um material ferromagnético. Em segundo lugar, seu diâmetro deve ser superior a 6 centímetros. E, por último, a loiça não só deve ser comprada correctamente, mas também colocada no painel. Se a panela não estiver na marca, o aquecimento simplesmente não começará.
  • Manuseio cuidadoso. Embora a placa de vitrocerâmica por indução seja espessa o suficiente, deixar cair um braseiro pesado ou uma frigideira cheia sobre ela de uma grande altura pode danificar a superfície.

Regras de instalação acima do forno

Você pode instalar o fogão em quase qualquer armário de cozinha, mas sua localização clássica - acima do forno - será a mais conveniente. Há uma opinião de que o funcionamento do forno pode afetar a qualidade de funcionamento de tal painel e até interrompê-lo completamente. Na verdade, basta seguir 2 regras simples de instalação para que tais situações não ocorram na cozinha.

  • Deve sempre haver uma pequena distância entre os dois dispositivos. Essa lacuna é necessária para que os gabinetes, o gabinete e os painéis possam resfriar naturalmente. Se isso não for possível, é necessário instalar ventilação forçada e um sistema de resfriamento externo para os dispositivos.
  • O trabalho de um campo magnético de indução só pode ser afetado por objetos feitos de ferromagnetos. Além disso, mesmo que o forno contenha tais materiais, basta posicionar o painel apenas 3 centímetros acima da borda do forno para evitar completamente tais interferências.

Instruções passo a passo

A instalação da placa não requer habilidades especiais e é fácil de realizar, mesmo sem o envolvimento de um especialista. A única coisa necessária para isso é o próprio tampo da mesa, no qual será construído. Ou seja, é necessário pensar nisso ainda na fase de planejamento de reparos na cozinha, para que não seja diferente da própria superfície de trabalho.

Em primeiro lugar, é necessário concluir o trabalho preparatório.

  • Determine as dimensões da bancada e as dimensões da placa de indução. Naturalmente, o primeiro deve ser mais largo e mais comprido do que o segundo. No verso do tampo da mesa, as marcações são aplicadas com lápis comum e fita métrica no local onde ficará o painel. Por meio de uma serra elétrica, faz-se um furo correspondente ao painel de acordo com as marcações. É melhor usar a serra de vaivém com os dentes mais finos para uma borda mais lisa e escamosa.
  • Instale uma tomada elétrica abaixo do nível da bancada, à qual o recuperador será conectado. Caso o socket já esteja disponível, é necessário verificar o seu estado.

Por razões de segurança, o soquete deve ser aterrado e o nível de tensão apropriado ao conectar o plugue.

Após todo o trabalho preliminar ter sido realizado e possíveis problemas de rede terem sido eliminados, você pode prosseguir com a instalação e a conexão propriamente dita.

  • Quatro parafusos curtos são aparafusados ​​nas laterais, prendendo as molas correspondentes.
  • O painel é inserido no orifício do tampo da mesa e perfeitamente alinhado com uma leve pressão com as mãos no centro e nas laterais.
  • Se o modelo prevê a presença de perfis laterais, após a instalação do painel são inseridos ganchos de fixação. Os parafusos das molas de centragem devem permanecer livremente acessíveis.
  • Primeiro, o forno é conectado alternadamente e, em seguida, a placa de indução é conectada à rede elétrica. Esta sequência deve-se aos regulamentos de segurança.
  • Os dispositivos são verificados e o território é limpo após todo o trabalho.

        Na maioria das vezes, ao comprar uma placa em conjunto, o fabricante fornece instruções detalhadas, que, entre outras coisas, descrevem a instalação correta do modelo. O cumprimento correto dessas instruções e cuidados simples são suficientes para colocar em sua cozinha um moderno aparelho eletromagnético que o ajudará a cozinhar ou reaquecer instantaneamente alimentos prontos.

        Veja abaixo para mais detalhes.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário