Fogões de vitrocerâmica: tipos, gama de modelos, dicas para escolher

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Avaliação dos melhores modelos e suas características
  5. Como escolher?
  6. Como cuidar?

As placas de vitrocerâmica são consideradas uma das melhores e mais populares opções. São de alta qualidade, confiabilidade e durabilidade. Desde o seu início, essas placas tornaram-se um sério concorrente dos painéis elétricos, gradualmente retirando-os do mercado.

Peculiaridades

A placa vitrocerâmica é uma prática e moderna tecnologia que permite mudar o interior dando-lhe um toque.

O material desta técnica é obtido fundindo o vidro com uma tecnologia especial, devido à qual na sua aparência a cerâmica vítrea se assemelha fortemente ao vidro.

No entanto, as propriedades técnicas de tal material são muito diferentes e até certo ponto únicas.

A peculiaridade da cerâmica de vidro é sua resistência ao estresse mecânico, bem como a resistência a mudanças bruscas de temperatura. É por isso que essas placas podem se orgulhar de sua durabilidade e capacidade de manter uma aparência atraente por muitos anos.

Hoje, escolher uma placa vitrocerâmica é bastante difícil, dada a quantidade de modelos existentes no mercado. Entre eles, você pode encontrar tanto modelos convencionais com um número mínimo de funções adicionais, como fogões que não são inferiores em custo a um carro.

Vantagens e desvantagens

Antes de comprar tais aparelhos para a cozinha, você deve estudar cuidadosamente as vantagens e desvantagens da cerâmica de vidro. A enorme popularidade das placas feitas com este material é explicada por uma série de vantagens, entre as quais se destacam:

  • Operação mais eficiente dos elementos de aquecimento. Devido às propriedades únicas das cerâmicas de vidro, elas aquecem e esfriam mais rapidamente do que um fogão convencional. A peculiaridade desse material é que ele conduz o calor verticalmente, o que contribui para o rápido aquecimento do fundo do recipiente utilizado. Se necessário, a água nessa superfície pode ser fervida em poucos minutos, o que simplifica e acelera muito o processo de cozimento. Ele também tem um efeito positivo no consumo de energia.
  • Devido à propriedade da cerâmica de vidro, aquece rapidamente, o grau de aquecimento pode ser controlado de forma otimizada. Anteriormente, apenas os modelos a gás podiam se orgulhar de tal função.
  • Mudando a área de aquecimento, que permite controlar o tamanho da superfície aquecida. Em outras palavras, você pode usar panelas com diâmetros e formatos diferentes, mas elas ainda vão aquecer uniformemente de todos os lados.
  • Ladrilhos de cerâmica de vidro são muito fáceis de limpar. Basta usar um pano úmido para se lavar. Mas é melhor recusar o uso de produtos abrasivos, pois podem arranhar a superfície.
  • Durabilidade do queimadorque não precisam de substituição constante.
  • Facilidade de gerenciamento. Os novos modelos de vitrocerâmica existentes no mercado apresentam um prático painel táctil integrado que simplifica muito a utilização do fogão.
  • Aparência atraente. Essa superfície parece mais impressionante e elegante do que um fogão elétrico comum.
  • A superfície de tal painel é perfeitamente plana. O queimador pode mudar de forma e tamanho dependendo da panela usada.

Apesar do grande número de vantagens, essas placas não deixam de apresentar algumas desvantagens, entre as quais se destacam as seguintes.

  • É permitido o uso de recipientes com fundo plano. Se houver certas inscrições ou gravações na superfície do produto, então a loiça aquecerá de forma irregular.
  • No processo de lavagem de tal superfície, apenas composições especiais podem ser usadas. Alguns agentes de limpeza podem danificar seriamente o painel e inutilizá-lo.

Visualizações

Uma grande quantidade de fogões elétricos com painel vitrocerâmico é apresentada no mercado moderno. Entre os mais populares estão os modelos elétricos, a gás e a indução.

Elétrico

Os fogões elétricos destacam-se pela sua funcionalidade impressionante. Se antes esses aparelhos eram usados ​​apenas em ambientes onde não havia fornecimento de gás, hoje o fogão elétrico já é uma escolha consciente da maioria dos usuários.

Antes de escolher e instalar esse equipamento, você precisa se certificar de que a fiação da casa ou apartamento é capaz de suportar alta tensão.

Indução

As placas de indução são um dispositivo avançado que substituiu quase completamente outras variedades nos países europeus.

As características desses modelos são praticidade e durabilidade, pois além da presença de funções avançadas, eles simplificam muito o processo de uso do fogão e cozimento. Além disso, os modelos de indução economizam energia devido ao fato de que a superfície se aquece muito rapidamente e se desliga sozinha se não houver recipientes no painel.

Gás

Os fogões a gás são considerados um dos mais acessíveis pelo seu preço. Além disso, eles são conhecidos por sua confiabilidade e durabilidade.

Os fogões a gás são capazes de funcionar nas condições mais extremas, proporcionando um rápido aquecimento da loiça.

Anteriormente, a superfície da maioria dos modelos era de metal, pois só ela era capaz de suportar as altas temperaturas e os efeitos dos produtos da combustão que eram liberados na queima do gás natural.

Avaliação dos melhores modelos e suas características

Existe um grande número de modelos no mercado moderno que se diferenciam em seu design, funcionalidade, custo e outras características. Entre os modelos mais populares e procurados hoje estão os seguintes.

  • Hansa FCCW53040 - um dos modelos mais populares, que pode se gabar da presença de um programador eletrônico e grades de ferro fundido. O design versátil permite que a placa seja utilizada em qualquer divisão: cabem harmoniosamente em todas as cozinhas.
  • Gorenje EC52CLB - o modelo embutido possui um programador eletrônico com display analógico e vidro temperado. É graças a esta função que pode definir correctamente o tempo de cozedura do prato e o início de determinados modos. Outras vantagens são a presença de grelha e esmalte pirolítico, que, mesmo depois de anos, não perde seu aspecto atraente. Chaves eletromecânicas rotativas simplificam muito o uso do fogão. O modelo também é conhecido por seu cronômetro eletrônico avançado com função de desligamento do fogão.
  • KAISER HC 52010 W Moire - um dispositivo multifuncional com função de termocirculação, grelha de infravermelhos e programas de aquecimento predefinidos. Os desenvolvedores equiparam este modelo com um volume maior, o que o distingue qualitativamente dos concorrentes.

Como escolher?

Para que uma placa vitrocerâmica cumpra integralmente as suas obrigações, é necessário ter uma abordagem responsável no processo de seleção.

Tipo de queimador

Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção ao tipo de queimador instalado. É ela quem proporciona a comodidade do uso do fogão, bem como o grau de aquecimento. Entre as opções de gravador mais populares estão as seguintes:

  • Halogênio, que pode aquecer rapidamente graças à lhama embutida. Eles são presos à espiral, o que garante um aquecimento rápido da superfície. Estas espirais são caracterizadas por uma grande potência, graças à qual pode aquecer rapidamente a água e fritar a carne na perfeição. A desvantagem desses queimadores é a fragilidade, além do alto consumo de energia.
  • Opções rápidas, que são inferiores ao halogênio em termos de taxa de aquecimento, no entanto, podem se orgulhar de maior durabilidade. A espiral bem espaçada permite que a placa de aquecimento aqueça rapidamente e resfrie alguns segundos após desligar.
  • Indução. A peculiaridade de tais queimadores é que aquecem apenas o fundo do recipiente usado, mas a própria placa permanece fria. Deve-se notar que o custo dessas placas é bastante alto. Além disso, você terá que comprar pratos especiais. Na maioria dos casos, o fabricante equipa essa placa com queimadores de diferentes potências.

Painéis dependentes e independentes

As placas de vitrocerâmica podem ser dependentes ou independentes. A peculiaridade dos primeiros é que são fornecidos completos com o forno e possuem uma fileira de controladores. Mas os painéis independentes podem se orgulhar de seus próprios controladores, o que possibilita um ajuste melhor e mais preciso de todo o processo de aquecimento de superfície.

Funções adicionais

As placas de vitrocerâmica modernas podem ter o seguinte conjunto de funções adicionais:

  • Controle de toque. É melhor dar preferência a um fogão com controladores semelhantes. Apesar do alto custo, são muito fáceis de operar, pois permitem definir facilmente a temperatura ideal para cada queimador. Além disso, esse painel parece muito elegante e moderno.
  • Indicadores de calor residual - uma função útil dos fogões modernos, que permite um uso mais eficiente da eletricidade.
  • Programação. Modelos de cozimento avançados podem ser pré-programados para cozinhar um prato específico.
  • Controle de fervura, em que a estufa detecta de forma independente quando a água começa a ferver e reduz imediatamente a potência do painel.

Deve-se notar que quanto mais funções tiver um painel vitrocerâmico, mais caro ele custará.

No processo de seleção, é imprescindível decidir quais funções são necessárias para não pagar a mais por tecnologias que não serão utilizadas.

Como cuidar?

A principal vantagem do painel vitrocerâmico é que não necessita de manutenção cuidadosa. É necessário aderir a certas regras, para que o processo de saída seja o mais simples e irrestrito possível.

A maioria dos fabricantes de cerâmica de vidro também produz produtos de limpeza de superfície especiais.

Não são apenas eficazes, mas também se adaptam às características de cada modelo, o que elimina por completo a possibilidade de danos na superfície durante a limpeza.

          Não substitua esses produtos por produtos químicos domésticos, pois podem danificar os painéis. Além disso, os produtos de limpeza de marca formam uma película protetora de silicone que evita que óleo e outros alimentos queimem. Uma lâmina especializada também deve ser usada para a limpeza. É melhor recusar o uso de opções de plástico, uma vez que não diferem quanto à resistência aos esforços mecânicos, portanto, são menos duráveis.

          Para um breve vídeo sobre placas de vitrocerâmica, veja abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário