Como os fogões de indução afetam a saúde humana?
Entre a variedade de aparelhos de cozinha modernos, as placas de indução são muito populares devido à sua praticidade e confiabilidade. Mas há uma opinião de que os fogões de indução podem prejudicar o corpo humano. É realmente assim, o efeito de tal dispositivo é perigoso? Todas as respostas já estão esperando por você em nosso material especial.
Características e princípio de funcionamento
O fogão por indução está se tornando cada vez mais popular a cada ano, e as donas de casa modernas estão muito satisfeitas com seu trabalho. Este fogão apresenta uma série de vantagens e opções, pelo que cada vez mais os consumidores modernos o escolhem. Qual é a peculiaridade de tais fogões, qual é o princípio de seu trabalho?
No interior de cada placa de indução existe um elemento de aquecimento especial - um indutor. Este detalhe importante está localizado sob os queimadores da placa. É essa parte que passa uma corrente por si mesma, o que, em última análise, permite que você crie um campo eletromagnético em partes dessa bobina. O campo magnético cria correntes especiais que permitem uma transferência de calor muito alta. A principal característica deste design é que o campo magnético permite que apenas a parte inferior da panela seja aquecida. A superfície em torno da panela propriamente dita não aquece.
Vale a pena mencionar separadamente que os modelos de indução de fogões funcionam apenas com utensílios especiais de cozinha.
Ou seja, todas as panelas, frigideiras e outros utensílios de cozinha devem ser feitos de uma liga especial. Essa liga é chamada de ferromagnética.
Graças a esta tecnologia especial de operação, o fogão de indução tem uma série de vantagens significativas, que discutiremos com mais detalhes a seguir. Mas muitos consumidores, tendo aprendido sobre o princípio sobre o qual funciona o modelo de indução do fogão, começam a temer que ele possa causar danos significativos à saúde. É realmente?
É prejudicial à saúde?
Existem muitas lendas de que uma placa de indução tem um efeito muito negativo na saúde humana, que os alimentos cozinhados em tal fogão apresentam riscos para a saúde. Claro, a maioria das lendas existentes são apenas mitos aos quais você não deve prestar atenção. Por exemplo, existe uma crença popular de que depois de cozinhar em um fogão de indução, todos os vegetais perdem cerca de 80% de seus benefícios. Nenhuma pesquisa foi feita sobre isso, então esta é apenas uma hipótese.
Além disso, muitos têm certeza de que a carne cozida no fogão de indução perde completamente suas qualidades benéficas e todos os alimentos se tornam radioativos. Na verdade, esses são apenas mitos que não foram confirmados por fatos e pesquisas científicas.
Mas existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração por aqueles que planejam adquirir um fogão tão moderno. Nesse caso, se os utensílios de cozinha em que você cozinha neste fogão não se sobrepõem completamente à área de um ou outro queimador, a radiação afetará negativamente o corpo humano.
É importante ter em consideração que pode cozinhar em segurança a uma distância de 30 centímetros da própria placa.
Como regra, um adulto pode lidar facilmente com isso e não se aproximar do fogão enquanto cozinha. É claro que podem surgir dificuldades a esse respeito em mulheres grávidas e em pessoas de baixa estatura.Se essas regras simples forem seguidas, não pode ser inequivocamente declarado que o funcionamento de um fogão de indução afeta negativamente a saúde.
Se você não seguir essas regras simples, a radiação emitida durante o funcionamento do fogão de indução pode prejudicar a saúde do sistema nervoso.... O uso indevido regular e frequente do dispositivo pode causar dores de cabeça frequentes, insônia e fadiga.
Vale a pena mencionar separadamente que pessoas com marca-passo não são recomendadas para ficar perto do fogão de indução. Essas correntes eletromagnéticas que ocorrem durante a operação do equipamento podem afetar a operação de um marca-passo implantado.
Por isso, cozinhe com o máximo cuidado e evite chegar muito perto do fogão. A distância deve ser de pelo menos meio metro. Esta recomendação se aplica não apenas a fogões deste tipo, mas também para funcionar com um computador ou outros aparelhos elétricos.... Em qualquer caso, você deve se proteger e consultar seu médico sobre os possíveis efeitos nocivos.
Vantagens
Já falamos sobre os possíveis efeitos nocivos dos modelos de indução de fogões na saúde humana. É claro que, no caso da correta instalação do próprio fogão, se forem seguidas todas as recomendações de funcionamento e com a correta seleção da loiça, estas opções de fogão não poderão causar graves danos à saúde. Além disso, como qualquer aparelho, esses fogões têm suas vantagens, que vale a pena mencionar separadamente.
Uma das principais vantagens das placas de indução é que o cozimento começa instantaneamente. Ou seja, assim que você liga o queimador e coloca os pratos nele, o cozimento começa. Claro, o benefício neste caso é óbvio, uma vez que é economiza tempo e energia... Além disso, é importante ressaltar que as placas de indução são muito mais econômicas quando comparadas a uma placa elétrica convencional. E esta é outra vantagem significativa para esses modelos.
Outra característica do fogão é a praticidade, comodidade e segurança. Por exemplo, assim que você retira a panela do fogão, a placa de aquecimento para de funcionar... É muito prático e conveniente, especialmente para donas de casa esquecidas. Não se assuste se de repente deixar cair o garfo ou a colher no fogão. Se em outros fogões esses objetos aquecem instantaneamente e sua remoção pode causar queimaduras, então você não deve ter medo disso com um fogão de indução. O facto é que os objectos pequenos com menos de 20 centímetros de diâmetro não aquecem ao entrarem na zona de cozedura.
Outra vantagem é que nada queima na superfície de tal fogão, o que facilita muito a manutenção da placa. Você pode limpar a superfície logo após o término do cozimento sem medo de se queimar.
Além disso, os modelos modernos têm muitas opções, graças às quais pode cozinhar de forma rápida, económica e saborosa.
Como reduzir o dano?
Portanto, de tudo o que foi dito acima, podemos concluir que um pequeno, mas ainda assim, dano a um fogão de indução pode causar saúde humana.
Temos algumas dicas úteis para ajudá-lo a reduzir significativamente os danos desses fogões.
- Para começar, sem falta leia as instruções com muito cuidadoque vem com cada fogão. Não negligencie todas as regras de funcionamento que constam nas instruções, pois isso o ajudará a proteger a si mesmo e a sua saúde.
- Use apenas utensílios especiais para cozinhar.... É importante levar em consideração o tamanho do queimador e o tamanho da panela. Selecione panelas e frigideiras de forma que o fundo corresponda totalmente ao diâmetro do queimador.
- Não cozinhe alimentos na borda da placa de aquecimento, coloque os pratos no centroassim, minimizará os efeitos nocivos da estufa durante o funcionamento.
- Durante o cozimento use colheres de cabo longo e espátulas para evitar ficar muito perto do fogão... É importante lembrar, entretanto, que é melhor usar aparelhos de madeira ou silicone, não aparelhos de metal.
Você aprenderá a opinião de especialistas sobre os efeitos de um fogão por indução na saúde no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.