Placas de indução: prós e contras, dicas para escolher
As cozinhas estão repletas de todos os tipos de equipamentos. Mas mesmo neste cenário, o visual inovador das lajes se destaca. Eles merecem atenção cuidadosa e estudo cuidadoso.
O que é isso?
As placas de indução (placas) começaram a ser vendidas na Rússia há relativamente pouco tempo. Poucas placas desse tipo estão sendo vendidas. Portanto, a maioria dos consumidores tem uma ideia bastante vaga de tais produtos. Mas, na verdade, tudo é muito simples - não há nada aqui que não possa ser entendido em um curso normal de física do ensino médio.
As zonas de cozinhar não aquecem. O princípio de funcionamento é que os pratos colocados na superfície de indução sejam aquecidos. Ou não aquece - se este prato não for adequado. O aquecimento é realizado por meio de um campo magnético. Uma bobina de indução está escondida sob a superfície. É esse detalhe, com o qual os recursos do painel estão associados, que responde pela maior parte do volume interno.
A rigor, existem várias bobinas - uma por placa de aquecimento. Além disso, um medidor de temperatura é usado. Com a ajuda dele, mantém-se a correspondência entre a potência configurada e o aquecimento real da loiça. Um sensor especial deve ser coberto com pasta térmica.
Qualquer projeto moderno usa um dissipador de calor isolante. Este elemento permite garantir a segurança de outros equipamentos localizados nas proximidades. Caso contrário, todos os objetos de metal dentro de um determinado raio serão inevitavelmente aquecidos pelo mesmo campo magnético. O painel de controle contém um microcontrolador. Esta solução ajuda a controlar a potência de aquecimento e as funções auxiliares. A maioria das placas de indução modernas concentra todo o impulso apenas na área em que há contato com a panela.
Além de eliminar o aquecimento de objetos estranhos, esta solução economiza energia. Dado o crescimento contínuo de seu preço, isso é bem-vindo. As últimas modificações dos fogões de indução em termos de funcionalidade são pelo menos tão boas quanto os produtos a gás e elétricos e, em muitos casos, superam-nas.
Você pode cozinhar qualquer prato nesses fogões e painéis, se apenas as especificações do projeto e o equipamento permitirem.
Vantagens e desvantagens
Mas uma simples descrição das propriedades básicas não é suficiente para avaliar as superfícies de indução. É necessário estar atento às suas vantagens e desvantagens em comparação com o analógico mais próximo - fogões elétricos tradicionais. Em termos de consumo atual, essas opções coincidem quase completamente. O maior consumo de eletricidade chega a 6 kW. Além disso, mesmo que a potência seja idêntica, a vantagem de uma placa de indução é que os alimentos aquecem mais rápido.
Deixe as mesmas panelas de água serem colocadas em duas superfícies de cozimento adjacentes. Em um fogão elétrico comum, eles fervem em uma média de 15-20 minutos. Mas o uso de bobinas de indução pode reduzir esse período para 5-7 minutos. A quantidade de energia consumida é aproximadamente a mesma. Portanto, podemos falar com segurança sobre a alta eficiência dos dispositivos de indução.
A ideia muito comum de que eles causam algum tipo de dano não é sustentada por nada. Pelo contrário, em termos de segurança, essas placas são muito superiores a todas as outras opções.Acima estão os queimadores, que praticamente não aquecem durante o funcionamento. Portanto, o risco de queimaduras é muito pequeno. Para efeito de comparação: o meio de queimadores elétricos aquece até 550 graus, suas bordas - até 150 graus.
Indicadores semelhantes para modelos de indução são 90 e 20 graus. Você pode colocar sua mão com segurança no painel, acidentalmente tocá-lo com outra parte do corpo, com uma toalha e assim por diante - não há risco. A falta de aquecimento facilita os cuidados diários e a limpeza. Mesmo um produto caprichoso como o leite não queima. Ao cozinhar o caldo, a situação é a mesma.
Uma característica importante das placas de indução é a suavidade e a precisão do controle de temperatura. O medidor não atrapalha o calor dos aquecedores ou placas de fogão, como costuma acontecer com outros tipos de equipamentos de cozinha. O nível de baixa temperatura permite o derretimento suave do chocolate, da manteiga e de outros alimentos. As tentativas de resolver os mesmos problemas usando fogões elétricos ou a gás exigem que sejam ligados e desligados continuamente.
Uma vantagem adicional da placa de indução é a falta de aquecimento do ar. Todo mundo sabe como é difícil estar na cozinha quando algo é frito, fervido ou assado por várias horas seguidas. Com fogões indutivos, a preparação para as férias é muito mais fácil.
A situação desaparece quando mesmo as janelas abertas não permitem que você se livre do entupimento. Esta propriedade é especialmente valiosa quando já está calor lá fora.
A continuação lógica é que não haverá cheiros ruins. Pequenas partículas de poeira, resíduos de alimentos, filmes de detergentes, etc., não queimam nas placas de indução. Portanto, o cheiro de produtos queimados característico de fogões a gás e elétricos é excluído. O aquecimento para imediatamente quando a panela é removida da superfície. Isso permite aumentar o nível de segurança e economizar muita energia.
O que é importante, a automação reconhece com precisão os recipientes adequados para todos os parâmetros. Tanto suas propriedades magnéticas quanto sua geometria são determinadas com precisão. A tentativa de usar panelas e frigideiras inadequadas não levará a nada - o painel simplesmente não liga. Mas também devemos levar em consideração os pontos fracos dos painéis de indução. Eles são invariavelmente mais caros do que seus equivalentes elétricos clássicos, porque a tecnologia é um pouco mais complexa.
Alguns modelos (no segmento de baixo custo) são equipados com um gerador de campo magnético para cada 2 queimadores. Portanto, não será possível utilizar em simultâneo todo o recuperador a plena capacidade. Às vezes, você pode ouvir que os circuitos de indução não são saudáveis. Mas, na verdade, não há nenhuma evidência real de tal perigo. A intensidade dos campos eletromagnéticos em torno das pessoas modernas já é alta, então abrir mão dos mais novos tipos de lareira não fará nada.
Como escolher?
Hoje, a seleção de placas e superfícies de indução é bastante grande. O mais popular é o produto embutido. Mas é preciso ter em mente que o custo desse equipamento é muito alto. Ao adquiri-lo juntamente com o forno, terá de pagar mais do que por um aparelho separado. Essas deficiências, no entanto, são totalmente compensadas pela excelente aparência e compatibilidade com qualquer estilo.
Um ponto importante ao escolher é levar em consideração as diferenças entre superfícies independentes e dependentes. Dispositivos independentes podem ser entregues em qualquer local conveniente. Não é necessário considerar os requisitos para a colocação do forno. O controle de eletrodomésticos independentes é totalmente autônomo. Se um dispositivo dependente estiver instalado, você terá que usar o painel do forno para controle.
Mas eles são idealmente compatíveis um com o outro, tanto técnica quanto esteticamente. O problema, porém, é a impossibilidade de usar o fogão e o forno se um ou outro quebrar. Somente um reparo profissional resolverá este problema com sucesso. Quando se trata de produtos com moldura, eles não são muito práticos.
A beleza exterior geralmente resulta no acúmulo de sujeira sob a borda; entretanto, pelo menos não há nenhum líquido fluindo ali.
Não confie excessivamente em afirmações de propaganda sobre fogões silenciosos. Os produtos padrão são sempre barulhentos, mas não muito barulhentos. Mas, por outro lado, o próprio princípio de operação das superfícies de indução não permite que você evite completamente o som característico. Também é necessário prestar atenção às nuances da geometria e do projeto. Eles são selecionados levando-se em consideração as condições vigentes na sala.
Os produtos embutidos sempre parecem mais bonitos do que os de tamanho normal, mas em qualquer caso, você terá que medir cuidadosamente o local para a instalação. Para cozinhas onde existe uma grande falta de espaço, são necessários modelos portáteis.
Depois de decidir o tamanho, eles passam a avaliar a eficiência energética. Para superfícies de indução de alta qualidade, varia de A a A +++. Quanto ao número de programas de trabalho, tudo depende das necessidades de cozimento. Para quem só vai ter um delicioso almoço e jantar farto, basta a versão mais simples. Seu custo é mínimo. No entanto, gourmets e amantes de experimentos de cozinha ficarão mais satisfeitos com produtos que têm 10 ou mais configurações de calor por queimador.
A opção Booster é uma grande vantagem. Esta configuração, presente em quase todos os modelos modernos, permite aquecer algo rapidamente. É usado, por exemplo, para ferver uma chaleira. É necessário atentar para a funcionalidade auxiliar:
- temporizadores para iniciar e desligar;
- manter a mesma temperatura;
- fervura automática de água aquecida;
- descongelar alimentos frios;
- criação de programas pelos próprios usuários e seu armazenamento na memória.
No entanto, isso não significa que o melhor modelo esteja equipado com um máximo de botões. Requer uma análise cuidadosa se esta ou aquela opção é realmente necessária. Caso contrário, você terá que pagar a mais por equipamentos excessivamente poderosos. Outra nuance são os parâmetros de rede (que são necessários para o funcionamento normal da placa). Quando tudo for devidamente estudado, você precisa ler atentamente as análises dos modelos que você gosta, então o resultado será ótimo.
Número de queimadores
Quando todos esses parâmetros são determinados, é necessário lidar com o número necessário de queimadores. Para uma família numerosa, onde os almoços e jantares são preparados regularmente, terá de comprar uma placa com pelo menos quatro bocas. Mas para quem mora sozinho, quando não há perspectiva de mudança, você pode se limitar a um produto com um par de queimadores. Faz sentido comprar modelos de um queimador apenas para chalés de verão e outros casos específicos.
E mesmo assim, um dispositivo de duas bocas é mais prático. Afinal, muitas vezes é necessário, por exemplo, ferver chá e preparar sopa. Fazer isso com um único queimador será um processo muito demorado e inconveniente. Se não houver espaço suficiente para um painel de duas queimadoras, é mais correto escolher não um painel de uma única queima, mas primeiro dê uma olhada nas opções monolíticas. Em termos de funcionalidade, não são inferiores aos produtos com 2 pontos de aquecimento e ocupam menos espaço.
Placas portáteis podem economizar muito. Na maioria dos casos, é fornecido 1 queimador (raramente 2). Você pode conectar um dispositivo portátil a qualquer tomada, desde que haja uma superfície plana por perto.
Esse dispositivo é recomendado para cozinhas de pequeno porte, para habitações comunitárias. Em vários lugares, entretanto, outro requisito é mais relevante - o resseguro no caso de falta de energia.
Esses casos o forçam a escolher não um painel limpo, mas um painel combinado. Algumas placas são aquecidas por um campo magnético, enquanto outras são aquecidas por gás. Basicamente, são vendidos modelos em que 1 ou 2 dos quatro queimadores são movidos a "combustível azul". É um sistema confiável, porém é aproximadamente 30-35% mais caro do que um aquecedor puramente indutivo. Alguns designers vão mais longe do que outros e, em busca de delícias, abandonam completamente os queimadores.
Os automáticos são então ajustados para reconhecer o local onde os pratos são colocados. Esta solução permite colocar 2 ou mais tachos (tachos) ao mesmo tempo. E com a ajuda de elementos de controle, a potência de aquecimento de cada um dos vasos é definida separadamente. Se é conveniente ou não, cabe a cada usuário julgar por si mesmo. Mas os méritos estéticos são inegáveis.
A forma
Os queimadores redondos, de canto, de diamante, ovais e até hexagonais têm aproximadamente as mesmas características. A diferença entre eles é limitada principalmente pelas propriedades decorativas. O tamanho das células de aquecimento é mais importante. A geometria é selecionada de acordo com a forma dos pratos a serem aquecidos. Quando a forma dos queimadores é selecionada, você pode selecionar a configuração da superfície como um todo:
- quadrado;
- retângulo;
- hexágono.
Material de superfície
Para poupar dinheiro e tirar o máximo proveito, é útil prestar atenção às placas esmaltadas. Eles parecem muito bons e são bastante resistentes ao calor. No entanto, também existem vantagens na cerâmica de vidro. Ele difere em resistência ao superaquecimento e resistência mecânica. Produtos de cerâmica de vidro de primeira classe são usados em placas e painéis dos principais fabricantes.
Dimensões (editar)
A largura das lajes e painéis estreitos é de 30 cm. Em uma cozinha pequena, esse produto é o mais adequado. Mas se houver mais espaço livre, você pode escolher designs com uma largura de 45 cm ou mais. Para famílias com 3-4 pessoas, recomendam-se modelos a partir de 60 cm. A espessura é selecionada individualmente, mas não deve ser excessivamente grande, caso contrário o dispositivo será excessivamente pesado.
Avaliação
Os consumidores apreciam os fogões Electrolux. O modelo EHH 96340 XK é especialmente popular. O design integrado é totalmente funcional e equipado com um sistema de controle de toque. Uma opção de aquecimento acelerado é fornecida. A superfície está equipada com 4 zonas de cozedura.
O Bosch PUE631BB1E também pode dar bons resultados. Este também é um modelo elétrico de quatro queimadores, que possui uma trava de segurança para crianças e um detector de calor residual. O controle, como o fogão anterior, é realizado por meio de elementos sensores. No entanto, ainda não é muito conveniente. Quando qualquer botão é pressionado, um som alto é ouvido, que não pode ser desligado de forma alguma.
É importante ressaltar que cliques rápidos não levarão você a lugar nenhum. Você terá que manter o dedo no botão um pouco mais. A potência de PUE631BB1E não é suficiente para um forte aquecimento de três seções ao mesmo tempo. Mas 9 modos de trabalho trarão benefícios. Qualquer panela ferromagnética é compatível com o dispositivo.
Entre os fogões indutivos mais econômicos, destaca-se o Lex EVI 320 BL.... Este projeto é equipado com interruptores de toque altamente sensíveis. Existem funções de temporizador e bloqueio temporário. O dispositivo é montado com o máximo de cuidado possível. Componentes selecionados são usados em sua produção; os designers também trabalham perfeitamente.
Entre os dispositivos de dois queimadores, o Kitfort KT-104 se destaca... Esta superfície funciona muito bem em cozinhas pequenas. Seu custo é visivelmente menor do que o de dispositivos de funcionalidade semelhante. A gestão é muito conveniente e intuitiva. No entanto, devido à ausência de uma moldura de aço de protecção, existe uma grande probabilidade de a loiça "sair do fogão" ao mais leve descuido.
Os especialistas consideram o Gorenje IT 332 CSC um dos dispositivos de melhor orçamento. O fogão embutido funciona muito bem, mesmo em pequenas habitações. Sua característica positiva em comparação com produtos similares é o aumento da produtividade. A atraente superfície preta é durável. Um cronômetro e um indicador são fornecidos, mas o modo de operação mais intensivo é mal elaborado pelos engenheiros.
Electrolux EHG 96341 FK - fogão de indução potente para utensílios de cozinha típicos... A parada temporária do trabalho é feita pressionando um botão.As características positivas do produto são um tanto ofuscadas por um revestimento facilmente arranhado.
Produtos de empresas pouco conhecidas e completamente desconhecidas devem ser escolhidos com muito cuidado. É muito mais correto focar em produtos de marcas populares:
- Zanussi;
- Miele;
- Whirpool;
- Hansa;
- Samsung.
Regras operacionais
Como acontece com qualquer outro dispositivo complexo, deve-se ler atentamente as instruções de uso do recuperador antes de iniciar o trabalho. Toda a instalação e conexão da placa de indução deve ser feita por um profissional treinado. Deve-se lembrar que os modelos típicos de hoje são fornecidos sem plugue ou sem cabo de alimentação. Para ligar o dispositivo e usá-lo, você precisará comprar tudo isso adicionalmente.
Mas, se não houver conhecimento na área de engenharia elétrica, a conexão independente é impossível.
Quando o painel é desembalado e montado, é necessário limpar toda a contaminação industrial do mesmo, incluindo cola. Para limpeza, use apenas os agentes especificados no manual de instruções. Normalmente é uma esponja macia, sem as menores propriedades abrasivas. O fogão é ligado pressionando um botão especial por alguns segundos. Após o bipe, você pode selecionar a placa de aquecimento desejada e definir outras configurações.
Importante: os fogões e os painéis funcionam corretamente apenas com a escolha normal de utensílios de cozinha. A espessura de fundo mínima permitida é de 2 mm. Mas é melhor se for de 6 mm ou mais. Só é permitido o uso de frigideiras equipadas com disco anti-deformação monolítico. O diâmetro mínimo do fundo é de 12 cm; portanto, antes de usar um pequeno turk, você terá que comprar um adaptador especial.
O aquecimento por indução de tachos com fundo irregular é estritamente proibido. Portanto, a ideia de usar um caldeirão e outras vasilhas exóticas sem suportes especiais terá que ser abandonada. Antes de usar qualquer utensílio, ele deve ser devidamente inspecionado. Mesmo que inicialmente o fundo fosse completamente plano, durante a operação ele poderia ficar coberto de rachaduras. Todos os pratos que foram previamente colocados no fogão a gás são obviamente inaceitáveis.
Não é permitido o uso de recipientes sem material ferromagnético. Um símbolo ou inscrição especial ajuda a descobrir. Deve estar presente tanto na embalagem como no fundo da loiça. Se não houver designação, é necessário verificar as propriedades do recipiente usando um ímã permanente. Mas uma panela feita de metal não ferroso e vidro não funciona; no entanto, você também pode comprar um estande de indução.
Tentar simplesmente conectar a superfície de indução a uma tomada livre é uma má ideia. É necessário saber com antecedência a seção transversal dos fios na seção correspondente e sua vazão total. Preste atenção ao chamado limite de carga, definido separadamente para cada apartamento ou casa. As medidas de segurança são as mesmas de um fogão elétrico convencional. Portanto, não coloque o eletrodoméstico em local excessivamente úmido, e também retire o plugue da tomada com força.
Se a casa tiver fiação de alumínio velha, é melhor substituí-la por um cabo de cobre moderno. E todos os quartos de uma vez, porque assim será mais seguro. A conexão de fogões indutivos através de tomadas não aterradas é absolutamente proibida.
E mesmo que estejam aterrados, não use cabos de extensão ou divisores. É dada atenção também ao estado técnico da tomada; A oscilação ou queda do soquete é inaceitável.
Acontece que a compra e instalação da tomada elétrica necessária é impossível. Em seguida, é usado um bloco de terminais, que é montado em uma back box. Ambos os elementos do circuito são verificados quanto à resistência à corrente nominal do dispositivo. Claro, você deve se lembrar das fases e do aterramento do próprio equipamento da cozinha. A instalação e o funcionamento das lareiras por indução com fornos não apresentam diferenças, exceto pelo aumento da potência.
A operação de tal equipamento é proibida se a fiação não estiver protegida com um RCD. Tanto a corrente nominal quanto a diferencial de interrupção são levadas em consideração para selecionar o "protetor" correto. Não coloque os fios em locais onde possam estar sujeitos a tensões mecânicas. O circuito elétrico que serve a estufa não deve conter outros dispositivos. As lajes e painéis embutidos são primeiro fixados nos móveis e só depois ligados. As execuções de teste são proibidas.
Embora as placas de indução não fiquem obstruídas pelo contato com o líquido fervido, ainda é indesejável obtê-lo. Independentemente da resistência dos revestimentos, não é recomendado sujeitá-los a impactos pontuais (como um saca-rolhas ou uma faca caindo). Se a placa for coberta com vitrocerâmica, não deve haver nenhuma folha de alumínio sobre ela. É muito perigoso ligar a placa sem pratos ou com tachos e panelas vazias.
Os pratos devem ser colocados imediatamente, com cuidado e ponderação. Reposicioná-lo pode danificar o revestimento. É mais correto deixar a detecção automática da ausência de pratos para casos críticos, e não para a prática normal. É proibida a utilização dos fogões como bancadas, prateleiras ou de qualquer outra forma não padronizada.
Também não permitido:
- limpe as placas com produtos de limpeza a vapor;
- monte o capô abaixo de 65-75 cm;
- operar um produto coberto de rachaduras.
Como cuidar?
Não só a atratividade externa do produto e o conforto da cozinha dependem do cuidado, mas também a vida útil da superfície de indução. Uma esponja de lavar louça não é adequada, você precisa de um dispositivo especial. E eles não usam mais. Os bloqueios fortes são removidos com esmalte ou raspadores de vitrocerâmica. As almofadas de lã de aço simples não funcionam.
Apenas detergentes à base de silicone são adequados. Eles formam uma película protetora confiável. Em alguns casos, são usados detergentes líquidos para a louça. Mas primeiro você precisa ter certeza de que sua composição não contém componentes proibidos pelo fabricante. O que absolutamente não deveria ser são os vários pós e abrasivos.
Quando a placa é lavada, é imediatamente limpa para que não fiquem vestígios de líquido. O ideal é enxaguar o produto assim que terminar o cozimento. Mesmo se não houver contaminação externamente visível, é muito útil.
Os especialistas aconselham excluir o entupimento das placas com açúcar e sal. Se forem espalhados acidentalmente, essa sujeira é imediatamente escovada ou removida e, em seguida, tudo é totalmente limpo.
Tudo sobre a placa de indução, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.