Como escolher uma placa de indução de 4 queimadores?
Há apenas cerca de 30 anos, a empresa alemã AEG apresentou o primeiro fogão de indução do mundo ao mercado europeu. No início, esse tipo de técnica não era muito difundido, pois, devido ao alto custo, apenas grandes redes de restaurantes podiam pagar. E só depois de um lapso de vários anos, esse fogão ocupou seu lugar de direito nas cozinhas domésticas. Vamos ver porque este eletrodoméstico é tão atraente.
Princípio da Operação
A operação foi baseada no princípio do fenômeno da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday. Uma bobina de cobre converte a corrente elétrica em energia eletromagnética, criando correntes de indução. Quando os elétrons interagem com pratos feitos de materiais ferromagnéticos, eles entram em movimento ativo, enquanto liberam energia térmica. Alimentos e utensílios são aquecidos quando o queimador está completamente frio.
Graças a essas propriedades, foi possível atingir uma alta eficiência de cerca de 90%, que é duas vezes maior do que as contrapartes elétricas.
Vamos destacar 5 vantagens importantes da indução.
- Segurança. Os alimentos são aquecidos apenas quando o tacho está em contacto direto com a placa de aquecimento, o que minimiza o risco de queimaduras.
- Lucratividade. O consumo de energia é várias vezes inferior ao das contrapartes elétricas. A alta eficiência permite reduzir significativamente o tempo de cozimento.
- Conforto. Durante o trabalho, não há odores desagradáveis de fumaça e comida queimada. Mesmo se você deixar cair comida acidentalmente, ela não deixará marcas. Esta propriedade facilita muito a manutenção, elimina a necessidade de remover manchas arranhando a superfície. A limpeza é limitada a uma simples limpeza com um pano macio.
- Praticidade e facilidade de gerenciamento. Interface de controle eletrônico intuitiva. Os botões de toque permitem selecionar a potência e o tempo de aquecimento, o modo de cozimento e definir o tempo.
- Projeto. As placas estão disponíveis em preto, cinza e branco, muitas vezes equipadas com designs ou ornamentos exclusivos. Encaixam-se ergonomicamente em qualquer interior, proporcionando aos seus proprietários um verdadeiro prazer estético.
O mercado moderno está saturado de modelos para diversas tarefas - desde o uso doméstico até equipamentos profissionais para o ramo de restaurantes. Este artigo fornece uma visão geral de uma opção universal e mais comum que atende às necessidades de qualquer família e até mesmo de um pequeno café - um fogão de indução de 4 bocas.
Parâmetros básicos de seleção
Princípio de instalação
- Integrado. Painéis independentes que cortam móveis de cozinha ou bancadas. Opção elegante e versátil para cozinhas modernas. A maioria dos produtos no mercado segue esse princípio.
- Em pé separadamente. Uma opção mais económica é adequada para aqueles para quem os electrodomésticos encastrados não se adaptam de forma alguma nas suas dimensões ou na ausência da possibilidade de alterar radicalmente o interior da cozinha. Também é perfeito para uma casa de campo ou de campo.
Funcionalidade
As funções são apresentadas de forma bastante ampla, com demanda crescente, mais e mais know-how aparece. Aqui estão os mais populares e necessários:
- autodetecção de dimensões e material de pratos;
- aquecimento turbo ou modo autoboil;
- bloqueio contra ativação acidental e função de proteção infantil;
- indicação de calor residual para controlar o grau de resfriamento;
- proteção de tela para limpeza segura de líquido ou molho derramado;
- temporizador inteligente.
Também vale a pena prestar especial atenção à presença de zonas de aquecimento de circuito duplo ou ovais, que permitem colocar pratos de maior diâmetro e com fundo atípico. (por exemplo, patinhos, caldeirões, etc.). Nas últimas amostras de classe premium, não há uma delimitação clara da superfície de trabalho em zonas de aquecimento, o próprio usuário pode escolher os parâmetros dos queimadores de acordo com suas preferências para os pratos e o processo de trabalho.
Essas placas são semelhantes aos elegantes espelhos pretos, geralmente equipados com um display TFT para fácil controle de todos os processos.
Sistema de controle
A prioridade e mais comum é o sistema de controle de toque. Permite controlar visualmente todos os parâmetros de cozimento. Uma vantagem importante é a facilidade de manutenção - não há acúmulo de sujeira e graxa, como nos antigos fogões elétricos. Nos modelos premium, os sensores são embutidos para uma sensação tátil mais agradável.
As novidades do mercado são equipadas com um controle deslizante com a capacidade de alterar suavemente a potência de aquecimento das zonas de trabalho, passando o dedo ao longo da escala de temperatura.
Dimensões (editar)
A altura dos painéis embutidos é de cerca de 5 a 6 cm. A largura varia de 50 a 100 cm. A profundidade é de 40 a 60 cm. Essa variedade de parâmetros permite que você execute qualquer uma das decisões de design mais ousadas. Deve ser entendido que essas são as dimensões reais da técnica. Os parâmetros dos nichos quando instalados em uma bancada serão um pouco diferentes, via de regra os fabricantes os indicam na documentação.
Materiais (editar)
A maioria das superfícies é feita de cerâmica de vidro, que é um material um tanto caprichoso e frágil. Ele é facilmente exposto a tensões mecânicas (arranhões e lascas). Mas, ao mesmo tempo, tem propriedades de alta resistência ao calor. Uma alternativa pode ser o vidro temperado, que se distingue pelas boas propriedades anti-choque e praticidade. Se quebrar, fica coberto por uma rede de rachaduras ou se desintegra em fragmentos inofensivos.
Eficiência energética
A faixa de consumo de energia varia de 3,5 a 10 kW. A média do mercado é de cerca de 7 kW. Ao escolher, você precisa se concentrar nas classes de eficiência energética A + e A ++. A função de automonitoramento do consumo de energia será especialmente útil para redes de antigo parque habitacional e casas de campo. Além disso, a presença desta função tornou possível equipar a unidade com um cabo comum e plugue para conexão a uma rede de 220 V sem instalar fiação adicional.
Além disso, economizar quilowatts ajudará função de espera automática quando o painel não é usado por um longo período (Gerenciamento de energia).
Fabricante
Ao comprar, é melhor focar em produtos conhecidos modelos de fabricantes europeus (Electrolux, Bosch, Miele), cuja qualidade e confiabilidade são confirmadas por certificados adequados e uma garantia de desempenho para um longo período de operação. No nicho orçamentário, os líderes são A empresa russa Kitfort e a Gefest bielorrussa.
Resumir
A placa de indução de quatro queimadores é adquirida de acordo com as suas necessidades. Um fabricante confiável e uma classe de alta eficiência energética A + e A ++ serão a chave para uma compra bem-sucedida. Se seu orçamento permitir, preste atenção aos modelos de vidro temperado com zonas de aquecimento arbitrárias e um princípio de controle deslizante. As funções de desligamento automático, aquecimento automático e fervura rápida serão úteis. Para famílias com crianças, a prioridade será modo de proteção contra ativação acidental.
As dimensões do dispositivo dependem das dimensões específicas da sala, padrões ergonômicos e preferências pessoais.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da placa de indução Bosch PUE631BB1E.
O comentário foi enviado com sucesso.