Cores da placa de indução

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Projeto
  3. Segurança

Há décadas, a tecnologia moderna ajuda a tornar o processo de cozimento mais fácil e seguro. As últimas inovações em tais desenvolvimentos incluem placas de indução, que permitem recusar o uso de gás explosivo e abrir fogo. Isso é especialmente importante se a família tiver filhos pequenos.

Esta alternativa ajudará as crianças desde tenra idade a aproximarem-se do fogão e a ajudarem os pais nas tarefas de casa.

Além disso, esta tecnologia inovadora é produzida por fabricantes em várias cores, o que permite utilizar a placa de cozinhar na criação de um interior de cozinha em qualquer estilo.

Peculiaridades

O princípio de funcionamento de uma placa de indução é significativamente diferente do fogão a gás ou elétrico normal. A principal diferença é a quase total falta de calor no painel durante o cozimento. Isso é possível graças às bobinas de indução, que geram correntes parasitas magnéticas quando ligadas. Eles passam pela superfície de vitrocerâmica e aquecem diretamente o fundo de metal da panela e os alimentos nela contidos.

Este tipo de painel embutido tem muitas vantagens. Esses incluem:

  • baixo consumo de energia;
  • aquecimento rápido;
  • facilidade de uso e manutenção;
  • multifuncionalidade.

De todos os tipos de fogões, a opção de indução usa de forma mais eficiente a energia elétrica obtida da fonte de alimentação. Isto deve-se ao princípio de funcionamento do fogão, que permite aquecer imediatamente a superfície da frigideira e não dissipar parte do calor para aquecer o ar da divisão e para aquecer a placa. A eficiência de tal fogão é 20-30% maior do que a de outras variedades.

A velocidade de aquecimento dos pratos e, consequentemente, a velocidade de cozimento também são muito maiores com este painel. É muito simples explicar esse indicador - um fogão de indução não tem um sistema de aquecimento de superfície escalonado. Durante o funcionamento dos fogões convencionais a gás ou elétricos, cada superfície (elemento de aquecimento, queimador) aquece sequencialmente, e só depois o calor é transferido para o fundo da loiça. A placa de indução, por outro lado, aquece a placa imediatamente.

De referir ainda que o próprio painel aquece ligeiramente, e isto acontece devido à transferência de calor do fundo da loiça, uma vez que para este tipo de fogão não existe resistência de aquecimento. Por este motivo, uma placa de indução é a mais segura.

Além disso, deve ser dito sobre a facilidade de limpeza de tal superfície. Como a temperatura é baixa mesmo durante o cozimento, os alimentos que caem na superfície não queimam. A sujidade pode ser removida rapidamente porque não é necessário esperar que as zonas de cozedura arrefeçam.

E, claro, uma das principais vantagens de tal fogão não pode ser omitida - é a multifuncionalidade. A superfície de indução é um excelente exemplo de tecnologia moderna na vida cotidiana. Por exemplo, este próprio painel é capaz de reconhecer as dimensões dos pratos colocados sobre ele e realizar o aquecimento apenas sob o fundo da panela, sem desperdiçar energia extra na área de todo o queimador.

Existem também funções que permitem controlar a potência de aquecimento do tacho, movendo-o sobre a placa (PowerMove), o que simplifica o processo de cozedura.

Para a máxima segurança quando há crianças em casa, as placas de indução estão equipadas com uma função de bloqueio dos botões de comando.

Projeto

Para instalar este painel na cozinha é importante não só conhecer as suas capacidades técnicas, mas também escolher o esquema de cores ideal para o interior da divisão.

E aqui os fabricantes de fogões oferecem uma grande variedade de soluções de design e cores, pelo que será fácil escolher a opção que irá criar a combinação perfeita com o interior da cozinha.

Há algum tempo, a maioria das placas de indução estava disponível apenas na cor preta. Os fabricantes agora oferecem cores como:

  • Branco;
  • prata;
  • Cinza;
  • bege;
  • Marrom.

As donas de casa modernas preferem cores claras, pois a sujeira em forma de manchas ou estrias é menos visível nelas. Isso ajuda a manter a cozinha mais limpa e arrumada, mesmo durante o cozimento.

No entanto, ao escolher, você deve se concentrar não apenas na conveniência, mas também na compatibilidade de cores com outros elementos decorativos de uma sala específica.

Os designers modernos oferecem opções de combinações de tons semelhantes na paleta e a criação de uma zona de cores independente.

Para a aparência, o material do qual a placa de indução é feita também é importante. Existem dois tipos de painéis no mercado: vitrocerâmica e vidro temperado. Deve-se notar que a última opção parece melhor, mas também custa um pouco mais.

Os painéis de indução também se distinguem pelo tipo de controle, que pode ser:

  • tocar;
  • magnético;
  • mecânico.

A aparência da laje e seu estilo também dependem de sua configuração. Por exemplo, os controles mecânicos são mais adequados ao estilo clássico, enquanto os controles magnéticos ou de toque são mais bem combinados com o minimalismo ou o techno.

Os fabricantes cuidaram de vários tamanhos de fogões de indução. Para cozinhas pequenas, uma placa de dois bicos com uma largura de apenas 45 cm é adequada, para salas grandes - uma superfície para 4 bocas. Ao mesmo tempo, a maioria dos fogões tem a função de criar um único espaço para cozinhar. Permite que panelas com uma base maior sejam colocadas na placa.

Uma das cores mais populares entre os consumidores é o branco. Este tom é considerado neutro, pois combina com toda a paleta de cores. A placa de indução branca tem outras vantagens:

  • baixa visibilidade de manchas após o uso de produtos de limpeza;
  • a capacidade de expandir visualmente o espaço devido à cor da luz;
  • criando uma impressão de limpeza e até esterilidade na cozinha.

Também é necessário dissipar o mito de que o branco pode ficar amarelo durante o uso. Com os devidos cuidados, o painel mantém perfeitamente a sua brancura original.

Mas essa superfície também tem algumas desvantagens. Isso inclui, em primeiro lugar, um preço mais alto em comparação com os modelos escuros. Também vale a pena prestar atenção à possibilidade de ocorrerem marcas perceptíveis se o prato for escolhido incorretamente. Esses danos são quase impossíveis de limpar.

Vale a pena dizer algumas palavras sobre os recursos da seleção do painel. Se você planeja instalá-lo em uma pequena cozinha, você pode comprar um modelo para 2 queimadores. Ao mesmo tempo, deve ter a função de zona adicional - o que permitirá cozinhar em pratos grandes.

Você também precisa prestar atenção à integridade do fogão. Pode ser vendido como placa separada ou completo com forno. Para salas pequenas, a primeira opção é preferível, pois permitirá que você coloque o painel em qualquer lugar.

Isso é adequado para aqueles que frequentemente reorganizam.

Segurança

      Como este dispositivo gera um campo magnético durante a operação, o que pode afetar negativamente a saúde, existem algumas restrições quanto à sua instalação e uso.

      Você não deve comprar esse tipo de fogão para pessoas que usam marca-passos. Existe a possibilidade de o painel causar mau funcionamento. Para outras pessoas, o perigo de exposição aos vórtices magnéticos da placa é mínimo, uma vez que é limitado pelo corpo da placa. A uma distância de 30 cm do painel, o campo magnético está completamente ausente, pelo que podemos dizer que um fogão de indução não faz mais mal do que um telemóvel normal.

      Quanto aos alimentos preparados nessa superfície, sua estrutura e sabor não se alteram de forma alguma. Esse alimento é totalmente seguro para o corpo humano.

      Como funciona um fogão de indução, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário