Visão geral e dicas para usar placas Gorenje
Gorenje produz eletrodomésticos de qualidade impecável. No entanto, uma escolha imprevista dele muitas vezes coloca as pessoas em problemas imprevistos. Vale a pena considerar quais são os produtos da preocupação eslovena.
Peculiaridades
Normalmente considera-se que a placa Gorenje pertence apenas ao segmento de preço médio. Mas o sortimento da empresa também inclui a linha de elite Gorenje Plus. Materiais de alta qualidade são usados na produção dessas superfícies. Os designers prestam muita atenção às considerações ergonômicas. São utilizadas ativamente tecnologias de ponta desenvolvidas pela própria empresa.
Uma característica notável dos fogões eslovenos é seu design sofisticado. A borda frontal é polida com extremo cuidado e é complementada por perfis laterais relativamente finos. O principal papel desses perfis é aumentar a resistência mecânica e a estabilidade da estrutura. Gorenje Plus ultrapassa as demais linhas da empresa com a presença de um sistema de controle por sensores. Ele permite que você acompanhe de forma mais eficaz os diferentes modos de cozimento.
É possível combinar duas zonas de aquecimento em uma, se forem usados utensílios de cozinha atípicos. Também deve ser notado que Gorenje Plus é projetado com um nível mínimo de ruído em mente. A automação pode avaliar se a panela utilizada é adequada para aquecedores por indução, pois apenas panelas de metal são permitidas.
Todas as placas da preocupação eslovena têm uma função de aquecimento rápido. Essa opção pode economizar muito tempo. Painéis laterais removíveis e uma série de outras soluções tecnológicas tornam a limpeza do forno muito mais fácil. E a eficiência das placas de indução Gorenje está fora de dúvida. Muitos modelos são equipados com convenientes sistemas de controle de toque.
Visualizações
As placas Gorenje podem ser equipadas com elementos de aquecimento elétricos ou por indução. A rigor, os dois tipos de dispositivos funcionam consumindo corrente elétrica. A única diferença é como exatamente tudo é aplicado, como o calor é obtido. Aquecedores elétricos já existem muito antes. O impulso elétrico, passando pelo resistor, é amplamente convertido em energia térmica.
Obviamente, quanto maior o fator de conversão, mais econômico é o dispositivo. No entanto, o nível de 100% não pode ser alcançado devido às leis da natureza. Acima dos resistores está principalmente uma camada de cerâmica de vidro, mas não há outras diferenças em relação aos produtos esmaltados antiquados.
A geração de calor por indução é feita de forma diferente: um gerador de alta frequência cria uma corrente parasita induzida. Neste esquema, os pratos são atribuídos ao papel de um condutor. É importante ressaltar que a própria bobina e até mesmo a superfície externa do painel não aquecem. Mas um pré-requisito é a condutividade elétrica dos pratos usados. Para não selecioná-lo com cuidado, você pode comprar um adaptador barato. Isso permitirá que você obtenha calor ao usar qualquer recipiente.
Painéis elétricos simples parecem estar isentos dessa desvantagem. Mas eles têm outras fraquezas. Assim, terá que abandonar o uso de loiça velha, cujo fundo tem inevitavelmente algumas irregularidades. Por causa deles, a pressão contra a superfície do disco não é forte o suficiente.Por uma razão semelhante, você terá que abandonar o uso de uma wok e um caldeirão redondo e outros tipos de pratos não padronizados.
Outra desvantagem da tecnologia elétrica "tradicional" é que ela não é econômica o suficiente. E mesmo com o mesmo consumo de corrente, aquece a comida claramente mais lento que o análogo de indução. Os modos de aquecimento acelerado atenuam um pouco essa diferença. No entanto, eles só podem ser usados por um período limitado de tempo. E ainda assim, a diferença na velocidade de cozimento permanece.
Além disso, um rápido aumento do aquecimento de um valor baixo para um valor máximo também é impossível. Quando se trata de baixar a temperatura rapidamente, só há uma maneira: remova a panela da superfície elétrica. Muitos proprietários consideram isso extremamente inconveniente. Os produtos de indução são muito mais confortáveis nesse aspecto. A opinião generalizada sobre o ruído forte também não é totalmente verdadeira: você só precisa se acostumar com esses sons moderadamente altos, então eles não vão incomodá-lo.
O próximo ponto importante é o aquecimento do queimador. O fogão elétrico necessariamente se aquece, e rapidamente, e depois esfria por um longo tempo. Crianças, animais de estimação e pássaros podem ser queimados acidentalmente. Isso pode acontecer até com os próprios cozinheiros domésticos. O menor descuido, descuido - e agora uma lesão por calor.
Não é preciso explicar o que pode acontecer se uma toalha waffle ou a ponta de uma cortina levantada por uma corrente de ar entrar em contato com o disco ... Mas mesmo que você ignore este momento, é claro que durante o funcionamento e resfriamento, o painel elétrico irá emite muito calor. Quando já está calor lá fora e não há ar condicionado, fica francamente desconfortável na cozinha. E se houver ar condicionado funciona com carga aumentada. E o pior de tudo, vale a pena molhar um disco aquecido com líquido ou outro produto, pois instantaneamente a cozinha fica nublada com fumaça e vapores, e uma mancha desagradável permanece na superfície.
Mas simplesmente decidir se deve usar um fogão convencional ou de indução não é suficiente. Em seguida, você precisa decidir sobre o número de posições de aquecimento na superfície embutida. Na maioria dos casos, o estudo da variedade de vários fabricantes começa com modelos de 4 queimadores. E esta decisão é totalmente justificada. No entanto, deve ser lembrado que a localização dessas zonas de cozimento pode variar muito. Eles são colocados na forma de um losango ou em um padrão retangular. Os queimadores de tamanho médio são empurrados para a frente, uma vez que são necessários na prática com mais frequência.
Quatro aquecedores permitem que você cozinhe os seguintes pratos ao mesmo tempo:
- primeiro;
- eu no;
- compota;
- acompanhamento de sua escolha.
Importante! As placas incorporadas podem ter 5 ou 6 zonas de cozinhar. Esses modelos são escolhidos por pessoas que são verdadeiramente apaixonadas por culinária. Em seguida, será possível cozinhar no fogo de diferentes potências, use a funcionalidade plenamente.
Projetos com três queimadores são recomendados para famílias pequenas. Eles também podem usar dispositivos de dois queimadores. Esses fogões são necessários se relativamente pouco for cozido. E os donos de chalés de verão ficarão felizes. Normalmente, esse padrão se assemelha a dominó. Mas não pense que a superfície de duas bocas não é poderosa o suficiente. Seus queimadores podem desenvolver uma potência de até 7 kW.
A gama Gorenje inclui fogões a gás e combinados. Todos eles são adaptados para serem conectados a uma tomada normal de 220 V. Em comparação, o equipamento de cozimento por indução exigiria métodos de conexão especializados. Mas é preciso lembrar que o gás é conectado apenas por meio de esforços de empresas especializadas. Você precisará redigir uma série de documentos e concluir para a conexão.
Os painéis de tipo misto são caracterizados por revestimentos de alta qualidade. Os consumidores dizem que são fáceis de cuidar. Esta solução é perfeita para quem gosta de cozinhar muito e de forma original. O controle misto irá deliciar tanto aqueles que apreciam os sensores modernos quanto aqueles que estão acostumados com os botões rotativos tradicionais.Graças aos queimadores de gás, até utensílios de cozinha antigos podem ser usados.
O fabricante esloveno oferece uma gama de painéis de vitrocerâmica. A popularidade de um material como a cerâmica de vidro se deve à sua resistência e atratividade. É importante ressaltar que essa superfície ainda pode aquecer rapidamente. Mas ele esfria bem devagar, pois a condutividade térmica é alta. Mas você deve ter cuidado com ataques precisos. Deve-se observar que a cerâmica de vidro pode ser danificada por pratos com fundo irregular.
Painéis com qualquer material de revestimento podem ser dependentes e independentes na execução. Em tecnologia, "dependência" é entendida como uma combinação monolítica do próprio painel e do forno. Eles são conectados por fios. Separar e usar essas peças separadamente não funcionará. Todos os elementos de controle estão localizados no forno, além disso, eles são inseridos nele "hermeticamente".
De uma forma ou de outra, muitos modelos vêm com grades de ferro fundido. A severidade deste metal, neste caso, é bem-vinda. Graças a ela, as grades se encaixam com segurança e estabilidade. Você não pode movê-los acidentalmente. Além disso, a grade de ferro fundido parece elegante e sólida, imediatamente adiciona conforto ao ambiente. O que é importante, o ferro fundido, ao contrário do aço esmaltado, não racha mesmo com o uso ativo.
Os recipientes mais pesados também não serão afetados. Mas é preciso lembrar que se a grelha de ferro fundido cair, pode rachar facilmente, portanto, é necessário manuseá-la com o máximo cuidado. Outro tipo de painel Gorenje envolve o cozimento em vidro temperado. Este material é muito resistente ao forte calor. Ele se curva com bastante facilidade. Além disso, mesmo golpes muito fortes não o danificarão. Mas vale a pena considerar as desvantagens. Portanto, lascas podem aparecer ao longo das bordas e o vidro temperado não é adequado para furar e cortar.
Modelos populares
GW641ZMB
É conveniente começar a análise com o fogão a gás Gorenje GW641ZMB. Com largura de 0,6 m, a altura desta unidade é de 0,13 m, e a profundidade é de 0,52 m. O produto é completado com grades pesadas de ferro fundido. Eles são especialmente projetados para uma longa vida útil. A superfície para colocar tachos e panelas é bastante grande. O conceito de design facilita a movimentação dos pratos entregues.
A ignição automática do gás que entra é fornecida. O aço inoxidável é especialmente tratado. Como resultado, o problema tradicional com o aparecimento de impressões digitais foi resolvido com sucesso. O elegante aparelho preto está equipado com 4 zonas de cozinhar. O designer também cuidou de um estande separado para o café turco. A segurança é garantida graças ao excelente controle de gás. A placa pesa 11,1 kg (sem embalagem e acessórios).
GW641ZW
Como alternativa, considere o Gorenje GW641ZW. Suas dimensões são iguais às do dispositivo anterior. As características principais também coincidem praticamente, mas a cor “brilho branco” parece muito mais divertida. O peso líquido do Gorenje GW641ZW é 11,6 kg. O conjunto de entrega inclui os seguintes itens:
- queimador wok com dois circuitos;
- injetores de combustível liquefeito;
- suporte wok.
G641ZAX
Se você precisa de um produto bege, deve prestar atenção ao Gorenje G641ZAX. O aparelho é mais leve que os anteriores: seu peso é de apenas 10,9 kg. Gorenje G641ZX está disponível em várias cores. Ignição elétrica é fornecida.
Como escolher?
Na hora de escolher uma placa Gorenje, normalmente vale a pena dar preferência aos modelos com quatro bicos, pois assim será possível cozinhar alimentos mesmo para um grande número de pessoas, o que é muito importante para receber convidados. Tendo lidado com o número de queimadores, é útil prestar mais atenção aos pontos de design. Os queimadores clássicos de ferro fundido estão gradualmente se tornando uma coisa do passado, e as cerâmicas de vidro estão substituindo-os. Quanto ao método de gestão, tudo depende do gosto pessoal. Para alguns, os botões giratórios são mais adequados; para outros, os controles de toque.
Importante! Você deve ler atentamente a folha de dados técnicos e a documentação que a acompanha.É muito mais objetivo do que informação publicitária. Ao descobrir o custo de um produto, você precisa prestar atenção não apenas ao seu preço formal.
Os custos de aquisição de várias peças sobressalentes para reparos também são de grande importância. Queimadores do tipo rápido podem ser usados em painéis eletrificados. A sua parte principal é uma espiral de nicrómio. Ele aquece em 12 segundos no máximo. A potência de tais elementos atinge 1–1,5 kW. Os produtos Rapid têm uma longa vida útil. É necessário distinguir deles os elementos de aquecimento do tipo Hi-Light. A espiral se transforma em uma fita neles. Esta "cobra" também é feita de materiais com altíssima resistência elétrica. O aquecimento demora em média 6 segundos, a potência do queimador é de até 2 kW.
Quando é extremamente importante utilizar, para além da placa, um forno, é aconselhável deixar de escolher as modificações dependentes. Assim, não há necessidade de pesquisar muitas opções. A compatibilidade já está garantida. Eles também observam que é mais fácil entregar um produto monolítico. Mas quando a mobilidade vem em primeiro lugar, você deve preferir estruturas independentes. Os fogões mais baratos funcionam com gás natural.
O potente aquecimento das placas permite preparar os alimentos mais rapidamente. Mas deve ser lembrado que os regulamentos de incêndio proíbem o uso de tal equipamento no 11º andar e nos andares superiores. Quase todo mundo prefere painéis retangulares. Em uma pequena cozinha, você também pode colocar uma superfície "favo de mel". Mas os produtos redondos e triangulares são adequados apenas para quartos espaçosos.
Importante! Na hora de escolher, deve-se levar em consideração a distância exigida até a parede e a pia, enquanto os vãos também são levados em consideração.
Manual do usuário
Ligar um fogão a gás, como já mencionado, é prerrogativa dos profissionais. Mas a ligação à rede pode ser feita manualmente. Isso exigirá uma linha de alimentação separada com um soquete de 32–40 A. Além disso, é necessária uma conexão de aterramento eficaz. Os cabos de alimentação devem consistir de 3 fases de cobre, cada uma com uma seção transversal de pelo menos 4 sq. milímetros. Se já houver um plugue no cabo, será necessário desmontar o soquete. Em seguida, é determinado com um multímetro se a conexão atende aos requisitos estabelecidos. Ocasionalmente, os fios de alimentação e os contatos do soquete não se alinham.
Em qualquer caso, você precisa cuidar da instalação de um switch automatizado e de um RCD. É estritamente proibido o uso de painéis não aterrados (elétricos e a gás).
Se o soquete for classificado para 16 A, a chave deve ser 25 A. Nesse caso, o dispositivo de corrente residual deve ser 40 A ou mais. O uso de uma linha de abastecimento para obtenção de energia por outros dispositivos está fundamentalmente excluído. Desbloqueie a placa de acordo com as instruções do fabricante. Mas geralmente eles usam um botão com uma chave para isso: você precisa tentar várias manipulações com ele.
Para obter informações sobre como usar adequadamente as placas Gorenje, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.