Como funciona o mixer?

Como funciona o mixer?
  1. Peculiaridades
  2. Construções
  3. Funcionalidade adicional
  4. dicas e truques

A torneira é um importante elemento de canalização em qualquer divisão onde haja abastecimento de água. No entanto, esse dispositivo mecânico, como qualquer outro, às vezes quebra, o que exige uma abordagem responsável na seleção e compra de um produto. Neste caso, suas características e direção de projeto devem ser levadas em consideração para a escolha da opção mais adequada.

Peculiaridades

O misturador é usado para misturar água. O aparelho é ligado à rede de abastecimento de água (abastecimento de água fria - fria e abastecimento de água quente - quente) e, posteriormente, elimina o líquido na quantidade necessária. A regulação da temperatura e pressão da água do abastecimento é totalmente dependente da vontade do usuário.

Os misturadores modernos são feitos de materiais diferentes:

  • metal (bronze, latão e silumin);
  • polimérico;
  • cerâmica.

Os modelos de metal são muito populares. Mesmo em contato constante com a água, as ligas de latão e bronze não são propensas à oxidação e são resistentes às mudanças corrosivas. Cada material é quimicamente neutro e, portanto, nenhum depósito de sal mineral é formado em sua superfície. Eles se distinguem pelas características de alto desempenho e, com os devidos cuidados, têm uma vida útil muito longa. A liga de silumínio (silício + alumínio) não difere em confiabilidade e durabilidade. Na maioria das vezes, modelos chineses ou turcos baratos são feitos a partir dele, o que, por ter um preço de baixo custo, ainda ganhou destaque e popularidade entre os consumidores no mercado de encanamento.

As torneiras de polímero são muito mais baratas do que as de metal e o processo de fabricação não é complicado. O plástico também não é afetado pela composição mineral da água e, devido à sua baixa condutividade térmica, é mais prático utilizá-lo em indicadores de alta temperatura.

A desvantagem mais significativa deste material é sua fragilidade. É por isso que é extremamente raro fazer peças estruturais importantes de polímeros e é mais frequentemente usado para criar alavancas de controle e volantes.

Os misturadores de cerâmica são um material testado pelo tempo, que é usado com sucesso hoje. No entanto, os modelos modernos, por exemplo cermets, são mais aprimorados e contêm algum tipo de liga metálica. As cerâmicas também são resistentes à corrosão e aos depósitos de sais minerais. No entanto, cerâmicas e cermets são materiais frágeis que podem deformar com um impacto descuidado ou com a temperatura da água muito alta. Portanto, eles tentam combiná-los com outros materiais, por exemplo, latão.

O material com que é feito o misturador é responsável pela parte técnica do aparelho. O revestimento proporciona uma aparência atraente e proteção.

O revestimento pode ser feito de:

  • pulverização a vácuo (PVD);
  • cromo;
  • bronze;
  • níquel;
  • esmaltes;
  • tinta em pó.

PVD é o revestimento mais caro, mas o mais resistente. Proporcionará uma longa vida útil mesmo nas condições mais extremas, protegendo contra arranhões e abrasões. A tinta em pó também é durável, esteticamente agradável e cara. Ele passa por processamento em alta temperatura - cerca de 200 graus. Graças a isso, a tinta é fixada com segurança à superfície.

O revestimento mais comum e exigido é o cromo.O cromagem é barato, mas extremamente eficaz na pulverização para manter a integridade do material, com uma aparência atraente. O cromo pode ser brilhante ou fosco. O principal é que a camada de cromo tem pelo menos seis mícrons, caso contrário, ela será rapidamente apagada.

Construções

Entre a grande variedade de modelos, distinguem-se os principais tipos de projetos de misturadores, que apresentam vantagens e desvantagens.

Alavanca única

Um misturador monocomando ou multi-comando possui um único botão de funcionamento que regula o grau de pressão da água e sua temperatura.

Características:

  • O princípio de operação consiste em elevar ou baixar a alavanca, quanto mais alto a alavanca é compreendida, mais forte é a pressão.
  • Virando para a esquerda ou direita, a temperatura necessária é definida.
  • A alavanca totalmente abaixada bloqueia completamente a água.

Os misturadores são equipados com os chamados cartuchos de dois tipos. O primeiro tipo são os dispositivos esféricos, que possuem uma cabeça de ajuste em forma de esfera, que é feita de aço. O segundo tipo - cerâmica - se parece com duas placas de metal-cerâmica fortemente pressionadas uma contra a outra. O cermet é submetido a uma retificação ultrassônica, o que garante um encaixe perfeito das placas, o que retém a água e evita seu derramamento.

Duas válvulas

O esquema dos dispositivos de duas válvulas inclui uma válvula - caixa de eixo ou cabeça de válvula. Este elemento regula todas as características da água. A presença de uma pequena câmara no prédio garante a mistura de água fria e quente, e há uma rede na bica da torneira para evitar respingos.

Características:

  • Para prender a estrutura ao abastecimento de água, você precisa usar os elementos de retenção - excêntricos, e para a conexão - cantos de aço.
  • Os tubos subaquáticos devem estar separados por 15-16 cm, caso contrário, ocorrerá falha na instalação do misturador.
  • De toda a estrutura, os principais elementos constituintes são duas cabeças do tipo válvula. A vida útil do misturador depende de sua qualidade.

Para evitar vazamentos, as juntas são vedadas com gaxetas de borracha, O-rings em uma base de plástico ou borracha. No entanto, para o funcionamento correto e de longo prazo do dispositivo, esses elementos devem ser alterados de tempos em tempos.

O diagrama de projeto de um misturador de duas válvulas consiste em:

  • uma câmara na qual a água fria e quente é misturada;
  • interruptor (tipo - válvula de corrediça);
  • excêntrico;
  • bico com rede (nem sempre presente);
  • uma flange decorativa que disfarça a área de conexão do sistema de abastecimento de água ao misturador;
  • vedações de borracha;
  • cabeças de válvula;
  • canetas.

Termostático

Os misturadores termostáticos são modelos tecnológicos modernos, muito cómodos e fáceis de usar.

Vamos considerar os recursos característicos.

  • Para regular a pressão com a temperatura, não é necessário girar os botões. Existe uma escala especial de temperatura na qual o grau necessário é definido e o parafuso de ajuste de fixação é ativado.
  • Parece possível definir o grau com a maior precisão possível. Os ajustes de temperatura realizados não afetarão de forma alguma o abastecimento de água central, uma vez que as mudanças são localizadas.
  • Graças ao sistema de segurança especial, o risco de queimaduras térmicas é mínimo.

O trabalho desse projeto é proporcionado por um cartucho, que contém uma base bimetálica e cera. A base é muito sensível às mudanças de temperatura, e o cartucho, expandindo e contraindo, é capaz de responder rapidamente às flutuações da temperatura da água.

Sem contato ou toque

Esses dispositivos são extremamente raramente usados ​​para fins domésticos, na maioria das vezes eles são instalados em locais públicos com um grande fluxo de pessoas. Graças aos raios infravermelhos, os sensores internos respondem à mão que se aproxima, ao seu calor e movimento, e imediatamente ligam, fornecendo água.Eles podem ser ajustados para a duração do fornecimento do fluido e sua temperatura, no entanto, esses indicadores já são definidos pelo fabricante como padrão, e não é aconselhável alterá-los.

Funcionalidade adicional

As diferenças no tipo de construção são explicadas pelo fato de que os misturadores podem ser modelos completamente diferentes. A funcionalidade adicional permite que você encontre o guindaste perfeito e confortável, que pode incluir:

  • bico alto (ganso);
  • a possibilidade de girar o guindaste;
  • a possibilidade de direcionar um fluxo de água para o centro da pia;
  • mangueira retrátil.

A altura do gander é a distância mais curta entre a base e a saída de água. As bicas baixas têm 15 cm e as médias de 15 a 25 cm. Estas torneiras são escolhidas quando a pia é usada apenas para lavagens e outros procedimentos de higiene. Esses modelos são combinados com conchas rasas, estreitas e planas.

Bicos altos de 25 cm permitem, por exemplo, tirar água da torneira para grandes recipientes. Nesses casos, a pia deve ser profunda e larga para evitar respingos de água em todo o ambiente. O comprimento do misturador deve ser tal que o jato não atinja as paredes da pia, mas caia exatamente na válvula de drenagem, pois os depósitos rapidamente se formam nas paredes.

A bica giratória permite girar a torneira após a instalação, o que é muito conveniente em algumas situações. A vantagem desta modificação é que é fácil de operar, sua vida útil é de cerca de dez anos e a superfície do misturador é minimamente contaminada. As desvantagens incluem um alto nível de sensibilidade à pureza da água e à presença de impurezas na mesma, bem como a fraca resistência do próprio corpo móvel, que, se a junta quebrar, requer uma substituição completa.

A mangueira retrátil no misturador transforma a torneira em um dispositivo muito prático e móvel. A mangueira fornecida é firmemente trançada com fios de metal, que a protegem de danos mecânicos. Esta opção é barata, mas com a escolha e instalação certas, vai durar muito tempo. Também é importante notar a mudança da água de um fluxo direto para um modo de gotejamento e uma saída adicional para a água filtrada.

dicas e truques

O mixer está sob um grande estresse. Portanto, para que dure o máximo possível, é importante escolher o dispositivo certo, levando em consideração algumas das nuances. O foco do trabalho deve ser separado - separadamente para a pia da cozinha e para a pia do banheiro.

Na cozinha, o aparelho está exposto a muito estresse, principalmente se a casa cozinha com frequência. Lavar pratos, enxaguar as mãos, encher a chaleira e outros procedimentos regulares são acompanhados pela abertura e fechamento constante da água. Com base nisso, o misturador deve ser prático no manuseio, confiável e durável.

Os especialistas preferem designs de alavanca única que podem ser abertos até com um cotovelo, porque são fáceis de girar. É melhor escolher um misturador giratório em vez de fixo. A escolha do proprietário é influenciada pela presença de uma bica alta e de uma mangueira extensível.

Não existem recomendações especiais para as casas de banho, a escolha da batedeira está totalmente centrada nos desejos do proprietário e nas características da divisão. Ambos os modelos de alavanca única e de duas válvulas são adequados aqui. Para espaços pequenos, a combinação de uma batedeira e um lavatório é perfeita. Eles têm bicos giratórios longos e um interruptor (de um botão, por exemplo) para redirecionar a água para o chuveiro.

Antes de comprar, é importante saber com certeza se a instalação pode ser realizada. Pode ser aberto ou escondido, montado na lateral do banheiro ou na superfície da parede. Se não tiver cabine de duche, pode instalar um misturador com interruptor de duche, uma mangueira com duche de mão e um suporte. Hoje, existem projetos sem bica, onde a água vai direto para o chuveiro.

Com base nos mecanismos de travamento, é melhor escolher misturadores de duas válvulas com discos de cerâmica. Eles são mais duráveis ​​e é muito mais fácil ajustar a temperatura da água neles. Ao escolher um dispositivo de alavanca, os tipos de esfera e cerâmica são igualmente confiáveis, mas os de esfera são bastante barulhentos. No entanto, eles são mais fáceis e baratos de consertar.

Para informações sobre como escolher um mixer, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário