Processo de instalação da torneira do banheiro
Se você decidir por algum motivo trocar a torneira do banheiro, existem duas opções para resolver esse problema: chame um especialista qualificado que fará tudo rapidamente, mas você terá que pagar por seus serviços, ou começar a trabalhar no seu ter. Se você escolher a segunda opção, este artigo é para você.
Peculiaridades
Hoje em dia, o misturador desempenha não só a função de fornecer água, mas também um elemento de decoração. Deve caber harmoniosamente no interior do banheiro, ser compacto e bonito. Os fabricantes modernos de encanamentos nos fornecem uma ampla seleção em diferentes categorias de preços, mas ainda assim vale a pena levar em consideração algumas dicas úteis de especialistas.
É impraticável instalar um misturador para banho, pia e chuveiro, pois rapidamente se tornará inutilizável. Verifique o conjunto completo com muito cuidado: ele deve ter regulagem manual flexível e um suporte para fixação. Os bicos geralmente não são fornecidos em muitos modelos de mixer, e isso é pequeno, mas é um sinal de menos.
O tipo mais comum de instalação do misturador é a montagem na parede. Essa instalação é realizada com uma cablagem admissível de tubos para o abastecimento de água. É imprescindível seguir as normas - o misturador é montado a uma altura de 1,2 metros do chão, a distância entre as tomadas de água é de 15 centímetros. Você deve levar este trabalho muito a sério, pois o bom funcionamento do seu mixer depende da correta execução do mesmo.
A próxima opção é montá-lo na lateral da banheira. A vantagem aqui é que todas as peças ficam escondidas atrás do corpo da banheira, e durante a instalação elas usam mangueiras flexíveis, o que permite montá-las em qualquer lugar conveniente e conveniente para você. Mas também há uma pequena desvantagem. Não há lugar para a instalação de um misturador nos banheiros de estilo antigo, portanto, este método é usado na maioria dos casos para banheiras de acrílico de nova geração.
O último tipo de instalação é a instalação no piso. Este é o método mais caro, não é adequado para casas de banho pequenas e será difícil de o produzir se não for canalizador.
Visualizações
Uma das características mais importantes de um misturador é a sua aparência em termos de funcionalidade e o material de que é feito.
Existem quatro tipos de misturadores:
- alavanca dupla (duas válvulas);
- alavanca única (punho único);
- cascateamento;
- termostático;
- sensorial.
Duas válvulas são o tipo mais comum de misturador. Dois elementos são responsáveis pelo abastecimento e regulação da água (quente e fria) - válvulas e alavancas. Você traz manualmente a temperatura da água desejada. Na bica da torneira existe uma rede com a função de reduzir o respingo de gotas de água. Observe que ao instalar misturadores de duas válvulas, você deve se lembrar de deixar um espaço entre os tubos, que deve ser de 15 cm, e usar excêntricos.
Os misturadores deste tipo têm duas pequenas desvantagens. Em primeiro lugar, leva tempo para ajustar a temperatura necessária da água e, em segundo lugar, a junta de vedação se desgasta muito rapidamente, portanto, esses misturadores precisam ser reparados várias vezes.
O análogo de um misturador de duas válvulas é um misturador de duas alavancas. A água é regulada girando a manivela de 90 e 180 graus e em vez de uma gaxeta de borracha, essas torneiras são equipadas com placas de cerâmica que evitam o desgaste rápido. Mas, atualmente, a demanda por esses dois tipos de misturadores caiu significativamente, porque modelos mais avançados começaram a ser produzidos.
Misturadores de punho único (alavanca única) são atualmente a maior demanda no mercado. É muito mais conveniente usá-los em comparação com os anteriores - com uma alça você controla a água, sua temperatura e a força da pressão. Isso também economiza seu tempo. Existem dois tipos de misturadores monocomando: com uma alavanca com um joystick. Ao instalá-los, são necessários excêntricos e gaxetas. Eles são bons porque economizam, filtram e purificam a água.
A parte principal da batedeira é uma alavanca fixada a um parafuso de fixação. Também está incluído um cartucho. É ele o mais suscetível a colapsos, mas não é difícil substituí-lo sozinho. Este tipo de misturador tem a seguinte concepção: manípulo de comando, encaixe de ligação, válvula de retenção e mangueira de duche. Todas essas peças são muito fáceis de remover e substituir em caso de quebra.
Os misturadores em cascata têm esse nome por causa da bica muito rápida e do efeito visual da cachoeira. Alguns modelos têm função de hidromassagem.
Os misturadores termostáticos são um modelo inteligente. Você programa todos os parâmetros convenientes para você e eles permanecem inalterados durante o uso posterior. Este modelo é bom na medida em que protege contra operação instável do sistema de abastecimento de água.
As torneiras com sensores são o modelo mais recente e conveniente. A água gira sozinha quando você se aproxima de suas mãos e fecha assim que você para de lavá-las. Uma grande vantagem desses misturadores é a economia.
Quanto aos materiais para a fabricação dos misturadores, em vão muitos acreditam que esse não seja um assunto tão importante. Vale a pena lembrar os três principais fatores a serem considerados ao escolher uma torneira em uma loja - resistência, resistência à corrosão e respeito ao meio ambiente.
Silumin é o material de menor durabilidade e deterioração rápida com o qual os modelos relativamente baratos do misturador embutido para a pia são feitos. Apesar de suas vantagens de peso, sua vida útil é muito curta e eles tendem a se decompor muito rapidamente. É melhor dar preferência aos modelos de latão - esses misturadores servirão por muito mais tempo. Nunca compre torneiras (ou quaisquer outros acessórios de encanamento) que sejam banhados a níquel, já que esta liga tem um impacto negativo na saúde há muito tempo. É sempre melhor escolher um modelo revestido com cromo.
Para um misturador oculto de aço inoxidável monocomando embutido, é aconselhável escolher um eyeliner vertical.
Diagrama de instalação e conexão
Então, você selecionou o modelo de que precisa e agora pode começar a trabalhar. Qualquer um dos modelos, independentemente do preço e qualidade, deve ser acompanhado de instruções com um diagrama de instalação. Depois de estudá-lo cuidadosamente, você pode conectar o mixer de forma independente. Já deve estar montado, basta verificar a vedação na bica, o encaixe dos retentores, o funcionamento do cabeçote da válvula, inspecionar as gaxetas e retentores, a válvula gira.
Em seguida, desembale todas as caixas e pacotes que vêm com o kit. Há um conjunto padrão: juntas, porcas, excêntricos, refletores de parede, buchas, bica de torneira e chuveiro. Tudo isso você precisa para se conectar à torneira.
O cumprimento estrito das instruções não criará problemas. Mas não se esqueça das normas: a altura de instalação deve ser de pelo menos 1 metro do chão.
Instale as tomadas de água nos locais apropriados, ao retirar as conexões, calcule a distância entre as tubulações com água - deve ser de 15 cm. É muito importante que as conexões sejam montadas estritamente horizontalmente entre si e não sejam muito compridas.Terminadas as conclusões dos encaixes, prossiga para a parte principal do trabalho.
Ferramentas necessárias
Você precisa preparar imediatamente todas as ferramentas necessárias: o próprio mixer e todos os seus componentes, alicate, nível de construção, fita métrica, chave ajustável, chaves de boca. Prepare também estopa de linhaça, silicone e fita de vedação. Definitivamente, você precisará de um pedaço de pano macio, um balde, lenços umedecidos e até mesmo papel higiênico.
Uma excelente opção são ferramentas sem dentes, mas se não estiverem, não desanime, basta cobrir as partes com um pano ou toalha. Isso os protegerá de danos ao revestimento. É necessário papel para limpar tudo e verificar se há vazamentos. E se ocorrer um vazamento, você terá que desmontar e remontar a estrutura, e é improvável que isso lhe dê prazer.
Trabalho preparatório
Antes de começar a instalar um novo mixer, você precisa se livrar do antigo, que pode já estar solto. Isso não será difícil de fazer. Em primeiro lugar, desligue o abastecimento de água, mas não só do sistema principal, mas também o fluxo de água a ferver da caldeira ou do esquentador a gás. Escoe toda a água da torneira e desaperte-a. Isso deve ser feito com muito cuidado e cuidado, caso contrário, você pode danificar as roscas nas ferragens na parede. Se estiverem danificados, você terá que quebrar a parede e substituí-los. Os tubos de polipropileno do circuito de abastecimento de água exigem respeito por si próprios.
Depois de retirar a torneira velha, você precisa ter muito cuidado para limpar os encaixes na parede e remover todos os restos do enrolamento antigo ou tinta de lá.
Sutilezas de instalação
É necessário aparafusar o gander à unidade principal e, em seguida, girar a mangueira com um regador. Você não precisa usar as chaves e apertar as porcas também. Depois de montado o modelo, pode-se iniciar a instalação, que consiste nas seguintes etapas: enrolar os excêntricos com fita de vedação, em seguida inserir os ferros localizados na parede, que sobraram da torneira anterior.
Isso deve ser feito com muito cuidado. Se não houver fita adesiva disponível, o reboque pode ser um substituto. Em seguida, aparafusamos os excêntricos, medindo estritamente a distância entre as entradas no mixer e usando um nível. Isso é feito por uma razão - a distância deve ser estritamente de 15 centímetros. Depois disso, enrolamos o bloco principal nos excêntricos. Isso deve ser feito lentamente, pois deve ser protegido com cuidado.
Tente não ter pressa e, se algo não der certo, é melhor fazer uma pequena pausa e se acalmar. Se o bloco de ambos os lados for amassado com calma, tudo pode ser colocado corretamente. Em seguida, o bloco deve ser removido e as cortinas decorativas aparafusadas nos excêntricos, que devem necessariamente se encaixar perfeitamente na parede e fechar os pontos de inserção da batedeira ao fio. Se tudo for exatamente assim, então seu trabalho foi executado perfeitamente bem. Em seguida, parafusamos o bloco de volta usando o carretel. Para que a contração seja justa, devem ser utilizadas juntas de porcas de pressão. As porcas precisam ser apertadas com uma chave, mas não com muita força.
Abrimos a torneira da água quente e verificamos o funcionamento da batedeira. Inicie o teste com baixa pressão, aumentando gradativamente a potência do abastecimento de água. Certifique-se de verificar como o chuveiro funciona. Se tudo estiver em ordem, você fez isso da primeira vez. Mas se houver um vazamento, você precisa encontrar sua origem, feche a água novamente e repita tudo de novo. Há uma boa chance de você ter apertado demais a porca ou algum fixador.
Você já entendeu como instalar um novo mixer em vez de um velho, agora vamos lidar com uma tarefa mais difícil - instalar um mixer em uma nova parede. Primeiro, os tubos são substituídos, as paredes são revestidas de azulejos. Além disso, tubos de encanamento são dispostos, balizas para gesso são instaladas. Você deve calcular os entalhes na parede para que coincidam exatamente com a distância do farol ao plano de azulejos. Isso é cerca de 17 centímetros.Se você não tem certeza de que pode realizar todo esse trabalho, então é melhor convidar um especialista, para que depois não haja problemas na instalação do mixer.
Depois de todo o trabalho feito, você pode começar a instalar as ferragens. Para instalá-los, é necessário postergar a distância entre os centros das ferragens - 15 centímetros. Os centros devem estar no mesmo paralelo, o ponto final deve se projetar além da parede e os acessórios devem estar nivelados com uma altura adequada. Uma vez que os acessórios tenham sido instalados, o misturador pode ser acoplado. Isso é feito da mesma forma que na versão anterior.
Agora vamos considerar outra opção para instalar o mixer - em uma superfície horizontal. Essa necessidade surge ao instalar um misturador na lateral da banheira. Antes de embarcar em tal instalação, é imperativo esclarecer se o lado do rolamento do lado pode suportar o aumento da carga. Para montar este tipo de misturador, você precisará de uma furadeira com um conjunto de cortadores, chaves e chaves de fenda.
No início da instalação, é necessário fazer uma marcação para depois reforçar as placas ao longo dela. Após a marcação, são feitos furos na lateral do banho. Estude cuidadosamente as instruções sobre como conectar o misturador à tubulação usando as mangueiras de conexão e outros componentes incluídos no kit. A seguir, colamos a superfície horizontal com fita adesiva para proteger a superfície de lascas e danos, aplicamos as marcações e começamos a fazer os furos necessários para instalar o mixer. Depois que os furos estiverem prontos, remova-os e processe as bordas com uma ferramenta especial.
O próximo passo é coletar todas as peças e consertá-las sem usar chaves. Se as mangueiras de conexão se acomodaram sem impedimentos, tudo foi feito conforme a necessidade e pode-se proceder à fixação final de todas as peças do misturador. A próxima etapa é verificar se há vazamentos no misturador.
O último método de instalação do misturador, reconhecido como o mais difícil e caro, é instalá-lo no chão. Antes de qualquer reforma em seu banheiro, você precisa começar a instalar dois canos para água quente e fria. No chão, são feitos recessos no tamanho do diâmetro dos tubos, os tubos são colocados ao longo desses recessos até o local onde ficará a banheira. Em seguida, as ranhuras são fechadas, a betonilha é feita e os ladrilhos são colocados. Em seguida, agimos de acordo com a tecnologia descrita acima - montamos o misturador, verificamos se há vazamentos, etc.
dicas e truques
Antes de instalar um novo mixer, você precisa decidir quantos deles serão ideais para você. No caso de sua sala ser pequena, uma é suficiente para você, mas se a sala for de tamanho impressionante, vários mixers serão adequados e convenientes. Se você parar na segunda opção, compre todos os produtos de uma empresa. Certifique-se de levar em consideração o peso do misturador e o material do qual ele é feito - essas são características muito importantes. As torneiras de boa qualidade são feitas de latão e bronze, as mais baratas - na maioria das vezes de silumin. As torneiras também são produzidas em cerâmica, mas esses modelos são feitos sob encomenda.
A segunda etapa é a escolha do método de instalação. Tudo depende de suas necessidades e recursos materiais. Nunca se apresse para instalar o mixer, aborde o trabalho com responsabilidade, caso contrário, podem surgir problemas. Instalar uma torneira na banheira não é tão difícil, e se você fizer direito, vai durar muito tempo. Tente escolher modelos de torneiras que estejam sob garantia e certifique-se de verificar o conjunto completo antes de comprar.
Qualquer coisa fica em mau estado ou quebra. Se sua torneira começar a funcionar mal ou quebrar, não desanime. Muito provavelmente, ele pode ser reparado, para isso você só precisa conhecer o dispositivo do mixer e os motivos da avaria.Pode haver vários deles - má qualidade do produto, contaminação da água nas tubulações, alta dureza da água, que afetam os componentes do seu aparelho. Se o seu mixer estiver na garantia, certifique-se de entrar em contato com a loja onde você o comprou. Você vai consertá-lo ou substituí-lo por outra coisa.
A faixa de instalação pode ser feita de pedra artificial. Isso é bastante popular hoje, mas o preço desse dispositivo é significativo. É necessário levar isso em consideração em seu orçamento.
Para garantir que sua torneira dure o máximo possível, há algumas dicas básicas a serem lembradas. É melhor comprar essas coisas de fabricantes confiáveis e não de falsificações baratas do mercado. A diferença de preço será significativa, mas um item de qualidade também durará muito mais.
Não se esqueça que a canalização requer manutenção, o que não lhe parecerá difícil, pois os fabricantes modernos utilizam materiais que podem ser facilmente limpos para a sua fabricação. Não há necessidade de usar "ouriços" de metal, que danificam a camada de cobertura, e produtos que contêm muito cloro. Para manter o brilho nas torneiras por muito tempo, é necessário usar produtos neutros e sabonete comum. E se você não consegue remover a placa, existe uma maneira muito simples e barata - use ácido cítrico, que vai lidar muito bem e rapidamente com a placa e a ferrugem. Todas as substâncias devem ser aplicadas não sobre a superfície do misturador, mas sobre um pano, e calcular a dosagem estudando cuidadosamente as instruções. Não deixe os produtos na superfície por muito tempo, mesmo que a sujeira seja forte. É melhor repetir o procedimento mais tarde.
Como instalar uma torneira no banheiro é descrito em detalhes no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.