Misturadores de lavatório monocomando: características e benefícios

Misturadores de lavatório monocomando: características e benefícios
  1. Visualizações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Reparar
  4. Dicas de Seleção

Por muito tempo, o único tipo de torneira era dupla (separada para água quente e fria). Isso mudou quando o misturador monocomando foi introduzido na década de 1950. Seu nome se deve ao fato de que o dispositivo pode ser operado por meio de uma alça. Desde então, houve muitos avanços técnicos e os engenheiros conseguiram criar uma variedade de designs que misturam dispositivos de água com uma única alavanca.

Visualizações

Existem dois tipos principais de mixers.

  • Bola. A luva especial possui uma esfera de metal interna que gira de maneira estritamente predeterminada. Durante a rotação, o contato com as vedações é mantido constantemente, o que permite manter a estanqueidade desejada. Na parte superior do elemento de trabalho, um par de pequenos orifícios é fornecido para a passagem de jatos frios e aquecidos para o interior. Existe também um orifício maior, que serve para sair a mistura para fora. Para fornecer água à bola, são usados ​​tubos com vedação de mola. A vantagem dessa solução é o número mínimo de reparos, sem necessidade de purificação mecânica da água, desde que atenda aos requisitos mínimos de qualidade. Em todos os modelos modernos, o Teflon é aplicado nos O-rings, o que simultaneamente aumenta a vida útil e melhora o deslizamento da esfera.
  • Ceramic. Seu nome é devido ao material das placas localizadas em seu interior. Para obtê-los, utiliza-se o óxido de alumínio - a terceira substância mais dura da natureza. Tal como na versão anterior, funcionam dois furos na entrada e um apenas na saída; para fluxos de mistura, a placa que está localizada acima de tudo é usada. Se a alavanca se mover, ela desliza e os orifícios na parte inferior da estrutura são abertos sequencialmente.

Para que esse movimento seja uniforme e para garantir uma pressão uniforme da água, utiliza-se graxa de silicone.

Vantagens e desvantagens

Instalar uma torneira tipo esfera de alavanca única para a pia é atraente porque tal dispositivo é conveniente e permite que você defina a temperatura necessária da água mais rápido do que qualquer mecanismo de válvula. Mas você terá que trocar os O-rings pelo menos a cada 24 meses, mesmo que sejam muito duráveis ​​e de alta qualidade, e não usem o abastecimento de água muito ativamente.

As vantagens das estruturas cerâmicas:

  • durar mais tempo;
  • permitem regular o aquecimento da água, atuando apenas com uma das mãos;
  • reajuste a temperatura do fluxo mais rápido do que as contrapartes de esfera.

Mas sua instalação ainda não se generalizou devido a alguns inconvenientes para os usuários. Um misturador de cerâmica, vendido a um preço acessível, permite ajustar a temperatura da água apenas em etapas de 6 a 8 graus, ou seja, entrar em uma estreita “zona de conforto” (de 34 a 42 graus), e é bastante difícil variar o aquecimento no seu interior. As empresas de maior sucesso que vendem seus produtos em vários países já aprenderam a resolver esse problema.

No entanto, você terá que pagar um dinheiro extra por um mixer conveniente e de alta qualidade na vida cotidiana.

Reparar

Mecanismos monocomando, como todos os outros, em caso de rompimento ou vazamento da torneira, devem ser consertados após o fechamento da água.

A troca das juntas de borracha na válvula de esfera é feita usando:

  • chaves de fenda;
  • hexágono (removem o parafuso de fixação);
  • um novo conjunto de juntas.

Uma esponja comum ajuda a remover a placa acumulada no O-ring.Após a montagem de toda a estrutura, certifique-se de verificar seu desempenho e estanqueidade. O cartucho não pode ser desmontado. Só pode ser alterado inteiramente para um novo.

Dicas de Seleção

Uma batedeira giratória com bico alto parece a muitos o cúmulo da perfeição, mas é importante não esquecer: o spray, especialmente as gotas individuais, não deve ultrapassar a pia ou a banheira. Você deve prestar atenção em como exatamente o misturador é instalado: os especialistas consideram a porca a ser aparafusada na parte inferior do corpo a opção mais estável.

Mas o grampo de cabelo (e até dois) é menos estável.

Escolher um misturador rotativo também é benéfico porque fica menos sujo durante o uso normal. Mas você tem que tomar cuidado e não aplicar uma carga pesada ao produto, caso contrário, ele pode desabar facilmente. Você precisa pensar sobre o equilíbrio entre conveniência e confiabilidade. O corpo fundido é mais forte do que o giratório, mas menos conveniente, e o elemento de controle é colocado apenas em cima, o que não é adequado para todos.

O misturador de parede é principalmente híbrido (para banho e chuveiro ao mesmo tempo). É montado de acordo com o esquema ao lado dos acessórios de encanamento. Os suportes estão escondidos sob os materiais de revestimento. A grande maioria das casas de banho está equipada com esses produtos.

Latão e bronze são reconhecidos como soluções ideais pela maioria dos especialistas., mas eles também têm uma desvantagem significativa - é um preço alto. Atenção: você não deve comprar misturadores de silumin externamente semelhantes, eles servem no máximo por dois anos. A escolha do aço inoxidável justifica-se se se pretende adquirir um produto que tenha um aspecto harmonioso em qualquer interior e seja bonito por si mesmo. Caixas de cerâmica são mais caras do que todas as outras, mas extremamente frágeis.

Ao escolher, é preciso prestar atenção na cor do mixer. O tom branco é considerado universal, assim como o acabamento padrão em alumínio polido. Em um ambiente minimalista, é melhor dar preferência a produtos com contornos geométricos rígidos. No estilo provençal, o pó brilhante é totalmente inapropriado.

Você pode descobrir como instalar um mixer monocomando na cozinha no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário