Volante do misturador: finalidade e tipos
A alça do mixer possui várias funções. Com a sua ajuda, pode regular o calor e a pressão do abastecimento de água, sendo também uma decoração da casa de banho ou da cozinha. Infelizmente, essa parte do mixer precisa ser substituída com frequência. Às vezes, a falha torna-se uma avaria, embora haja apenas o desejo de renovar a decoração interior.
Normalmente os cabos vêm com um mixer, mas também podem ser adquiridos ou substituídos em lojas especializadas.
Tipos de canetas
Para a correta reposição de equipamentos hidráulicos, vale a pena conhecer suas características. O trabalho de reparo não pode ser iniciado sem a compreensão da construção do guindaste.
Existem dois tipos principais de controles de mixer.
- Braço de alavanca. É apresentado na forma de um joystick de "uma mão". O calor da água é regulado girando para a esquerda e para a direita e a pressão - para cima e para baixo. A versão com uma mão pode ser usada em muitas soluções de design.
- Volante. É apresentado na forma de duas válvulas, que são familiares a todos desde os tempos soviéticos. Uma válvula é responsável pela pressão da água quente e a segunda pela pressão da água fria. Para a mistura, as duas válvulas devem ser abertas ao mesmo tempo.
É importante entender que a estrutura do mixer é diferente com cada tipo de cabo. A alavanca é usada com um misturador de bolas. Além disso, em vez de uma bola, um cartucho é usado, um sistema de montagem igualmente popular. A bola ou cartucho contém orifícios para controlar o fluxo de água.
Os sistemas de volante de duas mãos usam uma caixa de guindaste. A cabeça da válvula também é usada para fornecer e desligar a água. Como existem várias maneiras de prender o volante à caixa do eixo do guindaste, a maneira mais fácil é desconectar a válvula e levá-la ao armazém. Os especialistas irão ajudá-lo a escolher o volante certo.
Existem outros tipos de reguladores de misturador.
- Controle do misturador sem contato. Um soquete sensível na torneira detecta movimento e liga quando as mãos se aproximam.
- Misturadores de porção ou push. Eles geralmente são instalados em trens. Aperte o pedal da torneira, ele dispensa uma porção de água.
Tipos de volante
A escolha desta loiça é efectuada em função das capacidades da misturadora, da solução de design da casa de banho ou cozinha e dos desejos do proprietário. Apesar da praticidade da alavanca, o volante é popular, principalmente como peça decorativa. Portanto, existem muitas variedades de volantes. Na forma, os volantes cruciformes e facetados são diferenciados.
Cabo cruciforme
A “cruz” é a mais prática e popular devido ao seu formato convexo. Suas lâminas evitam que a mão escorregue ao girar, pois são facilmente agarradas pelos dedos. O indicador de água quente-fria pode ser colorido ou texto. Os volantes do tipo cruzado mais comuns são “quentes” e “frios”.
Volantes facetados
Dependendo do número de arestas do cabo e do design, diversas variedades são apresentadas.
- "Trio". Apresenta-se em forma de válvula com três arestas, o que contribui para uma rotação mais confortável. Uma tampa azul ou vermelha funciona como um indicador de água quente ou fria. Esta tampa também decora o parafuso que prende o volante ao resto da estrutura. Este modelo é escorregadio, por isso vale a pena considerar esta desvantagem.
- "Quadro". O punho assemelha-se a um quadrado com 4 ranhuras para os dedos.Este modelo destaca-se pelo seu laconicismo e simplicidade, sendo também mais cómodo que o "Trio". A versão quadrada é bastante popular hoje.
- "Maria". A válvula possui um design sofisticado. Não é à toa que leva o nome da menina. Possui 7 ranhuras para os dedos. O formato foi baseado em um cone truncado (parte mais estreita para o misturador). A solução de design da Maria consiste em uma tampa indicadora descentralizada e um lindo anel localizado ao longo do perímetro da alça.
- "Erika". O prisma octogonal com 8 ranhuras é a opção anti-derrapante ideal. O índice de calor da água é diferente aqui. Nesta modalidade, o indicador é feito na forma de um anel azul ou vermelho.
Outros nomes para esses formulários são possíveis. Os fabricantes mudam os nomes com freqüência. Existem também outras opções de volante que chamam a atenção com soluções de design.
Materiais de manufatura
Antes de comprar, é preciso decidir de que material é feito o volante. Os metais são mais comumente usados. Por exemplo, aço inoxidável, latão (eles também fazem uma caixa de eixo de guindaste com isso). Se você precisa enfatizar o status elevado, deve dar preferência às válvulas de bronze, prata ou ouro. Esses elementos decorativos se tornarão um destaque brilhante do interior. A cerâmica é um material durável. Requer pouca manutenção e é fácil de limpar. Modelos de cerâmica estão frequentemente à venda.
Muitos modelos são feitos de plástico. As antigas pias soviéticas com alças brancas com indicadores azuis e vermelhos eram feitas de plástico. Agora há plástico branco e cromado. Este material não é particularmente durável. Um volante de plástico é uma opção adequada para um lavatório em uma aldeia. O plástico tem um preço baixo, por isso é popular.
Modelos de madeira são feitos de madeira dura. Eles ajudarão a adicionar um aconchego aconchegante ao banheiro. São agradáveis ao toque e bonitos de olhar. Esta opção ficará bem em um banheiro estilo escandinavo ou com uma torneira de bronze. O preço é de 1.500 rublos e mais.
O vidro também é freqüentemente usado. Essas canetas também têm uma ótima aparência e são fáceis de usar. A única coisa é que eles podem se quebrar, mas para isso você tem que se esforçar.
Instalação
Depois de adquirir um volante com formato, desenho e material adequados, pode-se proceder à sua instalação, nomeadamente, desparafusar o punho antigo e colocar um novo. Esse tipo de trabalho de encanamento pode ser executado de forma independente ou com a ajuda de um especialista. Mas, se você mesmo fizer isso, precisará de uma chave de fenda e uma faca (ou uma chave de fenda de cabeça chata).
Existem várias etapas a seguir para instalar o volante.
- Antes da desmontagem, a água deve ser desligada. Mas é importante seguir a seqüência de ações. Primeiro você precisa abrir o abastecimento de água da torneira, desligar a água do cano. Quando a água parar de sair da torneira, feche a torneira da batedeira. Essas ações são projetadas para evitar pressão excessiva na tubulação.
- Usando uma faca ou chave de fenda, remova e desconecte a tampa do indicador de temperatura da água.
- Há um parafuso sob a tampa que conecta a alça do volante com o resto da estrutura do eixo da válvula. Desaparafuse o parafuso enquanto segura a alça na lateral para evitar que gire.
- A alça antiga foi removida. Se for necessário substituir a caixa do eixo do guindaste ou desmontar mais o misturador, você pode prosseguir.
A instalação de uma nova válvula é feita na ordem inversa.
- Separe a tampa do indicador do novo volante.
- Conecte o volante com a caixa do eixo do guindaste usando um parafuso.
- Instale a tampa. Antes de instalar a ficha (indicador), certifique-se de que o parafuso de ligação está suficientemente apertado e não demasiado apertado.
- Abra a água.
Como escolher?
Ao fazer pedidos pela Internet, é difícil ter certeza de que os produtos serão de alta qualidade.Os riscos devem ser minimizados.
Se a forma e o material do volante já foram selecionados, resta decidir com o fabricante. As alças e a batedeira não precisam ser do mesmo fabricante. Na maioria das vezes, as alças são universais, portanto, são adequadas para qualquer torneira. Você deve verificar a disponibilidade de uma garantia para o produto do fabricante selecionado. É melhor confiar apenas nos sites originais dos fabricantes ou lojas online verificadas.
Comprar em uma loja de encanamento ou no mercado de reforma residencial permite uma abordagem melhor para a escolha de um volante. Você pode tocar no produto, vê-lo e entender exatamente o que está na sua frente.
É melhor primeiro se familiarizar com fabricantes conhecidos para não tropeçar em um produto de baixa qualidade. Além disso, um especialista pode lhe dizer o que é melhor escolher se você levar um volante velho com você. Ao escolher um volante, você precisa entender o design do misturador para o qual ele está sendo adquirido e confiar em seu instinto de design.
Para informações sobre como mudar a tap-box no mixer, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.