Desviador do misturador: o que é, recursos e dispositivo

É até difícil imaginar como seria inconveniente operar o mixer sem um divertor. Muitos, usando esse mecanismo todos os dias, nem sabem o que é. Este é um interruptor que permite mudar a direção da água do chuveiro para a torneira e vice-versa em um segundo.

O que é isso?

Sob a palavra incompreensível "divertor" existe um mecanismo simples que é embutido no corpo do misturador ou instalado separadamente dele. Com este dispositivo, o sentido do fluxo de água do chuveiro para a torneira ou bica é alterado. Esse mecanismo simplifica o uso do misturador e aumenta o conforto de tomar procedimentos de água ou usar a água para outros fins.

O dispositivo divertor é simples, mas prevê a presença de peças em atrito e o contato direto com a água. São essas circunstâncias que mais frequentemente estão por trás das avarias dos mixers.

Variedades

Os desviadores estão disponíveis em uma ampla variedade. As diferenças entre eles podem ser de natureza diferente. Em tal variedade, é fácil se confundir e fazer a escolha errada. Para evitar que isso aconteça, você precisa entender as variedades existentes.

Vários divertores são diferenciados por tipo.

  • Mecanismo de botão de pressão é um clássico bem conhecido. Tais dispositivos são instalados com pressão de baixa potência e impossibilidade de fixação automática do switch. Para mudar a direção do fluxo, a alavanca deve ser puxada para cima ou para baixo. Portanto, esse mecanismo tem um segundo nome - exaustão. Dispositivos manuais e automáticos estão disponíveis.
  • Alavanca, giratória ou bandeira O divertor tem um design simples. Para mudar a direção da água, basta girar o botão na direção desejada. Este mecanismo é freqüentemente visto em torneiras equipadas com duas alças.
  • Desviadores de carretel instalado em misturadores com duas válvulas. Esses mecanismos são projetados de forma muito simples, o que permite que você lide de forma independente com o seu reparo ou substituição sem problemas.
  • Tipo de cartucho equipado com uma alavanca, que é responsável por regular e alterar a direção do fluxo. Esses mecanismos não são reparados, mas apenas substituídos por novos.
  • Dispositivo excêntrico ou desviador de bola acionado girando a alça, que ativa a haste. Esta parte fecha / abre os plugues necessários devido aos movimentos translacionais. O reparo geralmente consiste na troca das gaxetas, o que é considerado um diferencial. Mas se surgir outro problema, você terá que desmontar todo o mixer, o que é trabalhoso e demorado.
  • Tipo de cortiça não é particularmente popular, embora seu reparo seja simples e a operação seja conveniente. Este tipo difere de um dispositivo excêntrico pela presença de uma alavanca, e não de uma alça giratória.

O segundo critério é a funcionalidade. Existem também duas variedades aqui: duas posições e três posições. O primeiro tipo é mais comum e acessível. O segundo tipo de dispositivo está equipado com uma opção adicional, é usado principalmente na cozinha, permite distribuir o fluxo em duas direções. O custo dos divertores de três posições é de aproximadamente mil rublos.

  • Os mecanismos também diferem em termos de parâmetros. Os desviadores estão disponíveis para roscas de ½ ”e ¾”. Este critério desempenha um papel importante, portanto, deve ser levado em consideração durante a seleção.
  • As características externas também são de grande importância na escolha de um mecanismo.O divertor não é um dispositivo completamente oculto, por isso participa da configuração do design do mixer. Ao escolher, você precisa levar em consideração as características estéticas do guindaste e suas características de design.
  • Pelo método de instalação, modelos embutidos e individuais, os mecanismos independentes são distinguidos. A primeira opção é relevante no banheiro, a segunda é usada principalmente em cozinhas para conectar uma máquina de lavar ou lava-louças à pia.

Materiais de manufatura

Para a produção de divertores, uma grande variedade de materiais é utilizada. Alguns apresentam alta qualidade e durabilidade, mas são caros. Outros são mais acessíveis, mas não de alta qualidade. Entre as principais variedades estão:

  • Latão é barato e apresenta boa durabilidade. O material de revestimento desempenha um papel importante. O cromo possui altas características higiênicas. O esmalte, assim como a cerâmica, atrai com uma longa vida útil com o uso cuidadoso.
  • Níquel agora é raramente usado, pois pode causar reações alérgicas. O aço inoxidável é uma boa opção para banheiras e chuveiros, mas esse mecanismo terá que ser constantemente mantido. As marcas d'água são claramente visíveis na superfície brilhante e as impressões digitais permanecem.
  • Cerâmica O divertor apareceu recentemente no mercado. Nem todo o mecanismo é feito de cerâmica, mas apenas as placas que garantem o funcionamento do dispositivo.
  • POM É um polímero inovador que demonstra alta durabilidade. Essas opções parecem atraentes, mas também são caras. Em média, seu custo é 40% superior aos preços das opções clássicas.
  • Mecanismos de liga leve se estabeleceram como um dos mais duráveis. Isso é especialmente verdadeiro para uma liga de latão e alumínio, à qual é adicionado chumbo. Essas opções raramente são problemáticas.

O chumbo é um material tóxico. De acordo com os requisitos de produção russos, a porcentagem permitida de chumbo é de 2,5%. Na Europa, essa exigência foi reduzida para 1,7%. Exceder esses indicadores é inaceitável. Fabricantes renomados seguem rigorosamente os padrões e colocam informações sobre a composição do produto na embalagem.

Fabricantes

Ao escolher um divertor, é importante estudar com antecedência os fabricantes em quem pode confiar sua escolha.

  • Empresa Kaiser com sede na Alemanha. Oferece ao usuário uma ampla gama de produtos de alta qualidade e seguros, fabricados em vários estilos.
  • Empresa francesa Jacob delafon cria uma ampla gama de mecanismos de encanamento, incluindo divertores. Os produtos são caros, mas duráveis ​​e confiáveis.
  • Empresa finlandesa Timo bem conhecido do usuário russo. Esses mecanismos duram muito tempo, raramente requerem reparos. O sortimento criado com competência permite que você escolha um interruptor para qualquer encanamento.
  • A marca IDDIS foi fundada na Rússia. Produtos acessíveis e confiáveis ​​encantam muitos usuários. Os desviadores são adaptados para água que não é de alta qualidade. Além disso, muitos mecanismos importados falham rapidamente por esse motivo.
  • Produtos da marca búlgara Vidima por muitos consumidores e especialistas, é considerado um produto da mais alta qualidade e mais durável. Na Rússia, é muito popular e procurado. Mesmo o alto custo não impede os compradores.

Dicas operacionais

Ao escolher um divertor, você precisa se concentrar na conveniência de sua operação futura. Além disso, seu projeto e princípio de operação devem ser claros. Neste caso, o usuário pode removê-lo, desmontá-lo, repará-lo ou substituí-lo por um novo. Cada tipo de switch tem seus próprios problemas, alguns requerem aderência a sutilezas durante a operação.

Esses pontos devem ser levados em consideração na escolha.

  • A simplicidade dos desviadores de carretel atrai os usuários com uma troca de água simples e conveniente entre a bica e o chuveiro, custo acessível e design leve. Mas o problema está nos problemas que muitas vezes surgem durante a operação. Caixas de eixo e manivela são os principais elementos que podem ser soltos. Além disso, as gaxetas e o anel de borracha geralmente precisam ser substituídos. Outro desafio está em diagnosticar e identificar o problema.
  • O interruptor do botão de pressão falha por outros motivos. Isso pode ser uma condição de desgaste do anel de borracha, uma mola quebrada, que é a unidade de trabalho principal, ou uma vedação de óleo que precisa ser substituída.
  • Dispositivos de cartucho sofrem de acúmulos de ferrugem, sujeira e outras manifestações negativas que a água em forma de canos. Reparar em tal situação não ajudará; você terá que mudar todo o switch para um novo.

Na maioria dos casos, os desviadores são removidos de acordo com um único esquema:

  • a água está bloqueada - é imperativo começar com isso, caso contrário, você corre o risco de inundar seus vizinhos;
  • a mangueira do chuveiro está desparafusada;
  • o ganso é desmontado;
  • o desviador é removido por meio de uma porca de capa ou diretamente atrás do mecanismo (se uma chave parafusada no corpo do misturador estiver instalada);
  • a instalação é realizada de cabeça para baixo.

Não é recomendado e até proibido o uso de chaves durante a montagem. Aperte as porcas manualmente. Como último recurso, você pode usar as chaves, mas não precisa usar toda a força.

    Para obter os recursos e o design do desviador do mixer, consulte o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário