Características de cálculo do volume da bacia de banho em litros e regras para economia de água

Contente
  1. Dose diária
  2. Métodos de cálculo
  3. Como reduzir o consumo: aconselhamento profissional

Na hora de escolher um banho, é importante encontrar um "meio dourado" - ele deve ter dimensões compactas para a tomada dos procedimentos de água e, consequentemente, o volume da tigela, e seu uso deve ser racional em termos de consumo de água.

Hoje, a maioria dos apartamentos é equipada com hidrômetro, e na hora do banho demora muito. Existem formas legais de reduzir o consumo de água sem comprometer o seu conforto?

Dose diária

O consumo médio de água por pessoa é de 250-300 litros. Ao mesmo tempo, a maior parte do volume é frequentemente usada de forma irracional: simplesmente flui pelo ralo. Para as necessidades pessoais, quem gosta de mergulhar em um banho quente gasta muito mais água. Em média, o consumo de água no banheiro é de cerca de 150 litros, desde que a pessoa não use espuma, não coloque um decocto de ervas medicinais na água. Outros 50–70 litros são gastos no banho após o procedimento.

Se forem adicionadas decocções de ervas medicinais ao banho, o consumo de água para preenchê-lo é ligeiramente inferior a 150 litros. No entanto, tais procedimentos só podem ser realizados com o corpo limpo, portanto, 50 a 70 litros de água são gastos no banho antes do banho curativo. A mesma quantidade - para enxaguar depois de um banho.

Em média, o cozimento consome 30 litros de água, para uma hora de lavagem - 45 litros. Cerca de 70 litros são despejados no vaso sanitário para mantê-lo limpo, outros 40 litros - para lavar as mãos, lavar, escovar os dentes. Tudo isso é gasto por uma pessoa!

Saber o volume do banho não é necessário apenas para escolher uma tigela mais econômica. Portanto, ao instalar uma fossa séptica no setor privado, é necessário saber o volume exato de esgoto para selecionar uma fossa séptica com o volume necessário.

Ao instalar uma caldeira de aquecimento, também será útil saber o volume do banho para calcular corretamente a quantidade de água necessária para o aquecimento. Deve ser o suficiente não só para encher o copo, mas também para o banho.

Métodos de cálculo

O número de litros em um banho depende de suas dimensões - comprimento, largura, profundidade. A profundidade da tigela é a distância do fundo da tigela até o orifício de transbordamento. Normalmente, os produtos nacionais são produzidos mais profundamente do que os modelos importados.

Dependendo do tamanho da banheira, existem:

  • Pequena. Dispositivos compactos nos quais um adulto consegue se sentar apenas meio sentado. Seu comprimento é geralmente de 120-130 cm e largura de 70-80 cm.
  • Padrão. Eles se encaixam na maioria dos banheiros de edifícios altos típicos, eles permitem que você fique com grande conforto. Seu comprimento usual é 150–160 cm e uma largura de 70–80 cm.
  • Grande. Banheiras de hidromassagem adequadas para casas de banho espaçosas com um comprimento de 170 a 200 cm. A largura é de 70 a 80 cm.

A largura da casa de banho é geralmente a mesma para todos os modelos. Pegar uma tigela com menos de 70 cm de largura não é prático - será inconveniente mesmo para usuários magros. Mas a largura pode aumentar. Como regra, banheiras mais longas têm uma largura maior.

Separadamente, vale destacar os modelos angulares, que são equiláteros (simétricos) e versáteis (assimétricos). As laterais das primeiras podem começar a partir de 100 cm, as Sami são consideradas cumbucas confortáveis ​​com comprimento de cada lado - 150 cm. Os modelos assimétricos podem ter diferentes formas, comprimentos e larguras. Finalmente, existem padrões redondos e ovais.

Você pode descobrir o volume do banho lendo as instruções fornecidas com o dispositivo. Como regra, as banheiras pequenas comportam cerca de 160 litros de água, padrão - 220 a 230 litros, grande - de 230 a 240 litros e mais.Porém, nem sempre isso é possível, além disso, é sempre útil saber o volume real da tigela (para compará-lo com o especificado). Os métodos de cálculo serão discutidos a seguir.

O volume do tanque depende não só de seu tamanho, mas também do material de fabricação. Isso se deve ao fato de que tigelas feitas de materiais diferentes têm paredes e fundo de espessura diferentes. Portanto, as paredes da tigela de ferro fundido são as mais grossas (em comparação com as contrapartes de acrílico e aço), portanto, sua capacidade, em dimensões iguais, será um pouco menor.

Para modelos padrão

A maneira mais fácil, mas não totalmente precisa, de definir o volume de um banheiro é medir quantos baldes de água uma tigela pode conter. Este método implica um erro, além de ser inconveniente e demorado. E mais uma desvantagem: esse método não pode ser usado imediatamente antes da compra, ou seja, em uma loja.

A multiplicação dos parâmetros se tornará mais precisa: comprimento, largura e altura. No entanto, primeiro você precisa traduzir esses valores em decímetros, já que 1 litro de água é igual a um decímetro cúbico. Um decímetro cúbico tem 10 x 10 x 10 cm.

Vamos calcular como exemplo o volume de uma banheira de hidromassagem galvanizada padrão, com 150 cm de comprimento, 70 cm de largura e 50 cm de altura. Em decímetros cúbicos, esses parâmetros são assim - 15, 7 e 5. Multiplicando-os, obtemos 525 cúbicos decímetros. Assim, o volume de uma tigela com dimensões de 150 x 70 cm é de 525 litros. Da mesma forma, você pode calcular o volume de uma tigela pequena ou grande, retangular ou redonda.

Para tamanhos e formas personalizadas

O método descrito acima não é adequado para calcular um banho de formas não padronizadas. Se você precisa saber o volume de uma banheira oval ou redonda, primeiro deve calcular sua área. Depois disso, o valor resultante é multiplicado pelo fator de comprimento ou altura.

Considere um exemplo de banheira em forma de oval irregular com eixos de 50 e 60 cm de comprimento e 40 cm de profundidade. Como a banheira é redonda, para calcular sua área, além do comprimento dos eixos, é necessário saber um número que indica a circunferência ao comprimento de seu diâmetro. Este indicador é constante e igual a 3,14 (número pi).

Basta memorizá-lo e substituí-lo na fórmula 3,14, multiplicado pelo comprimento do primeiro semieixo, multiplicado pelo comprimento do segundo eixo, para calcular a área de uma tigela redonda. Obtemos: 3,14 x 50 x 60 = 9420 cm (área do banho).

Agora, multiplicamos esse número pelos indicadores de profundidade: 9420 x 40 = 376800. Este grande número é o volume da tigela, mas em centímetros cúbicos. Nós os traduzimos em litros, movendo a vírgula do final do número 3 para a frente, obtemos 376,8 litros. Quase 374 litros cabem no banho em questão.

Calcular banhos triangulares populares também é fácil. Para fazer isso, você precisa encontrar o comprimento das laterais da tigela, formando um ângulo reto. Depois disso, eles precisam ser multiplicados entre si e pela altura do banho e, em seguida, dividir o número resultante por 2.

Assim, o volume de uma tigela de canto triangular simétrica com comprimento de 150 cm e altura de 50 cm é de 562,5 litros. Aprendemos isso multiplicando 2 pelo comprimento e a altura da tigela e dividindo o resultado por 2: 150 x 150 x 50: 2 = 562,5.

Você pode calcular o deslocamento de uma forma redonda, dividindo os indicadores de diâmetro por doise então multiplicar o resultado pelo coeficiente da constante matemática 3.14. Isso calculará a área da tigela redonda. Resta multiplicar o número resultante pela altura do banho para descobrir o volume.

Hoje, muitas tigelas de formas incomuns são produzidas - na forma de conchas, um corpo humano, formas geométricas originais. Quanto mais diferenças de profundidade e bordas em tal banho, mais difícil será determinar o volume da tigela. Normalmente os vendedores indicam isso nas instruções. Do contrário, muitas vezes a capacidade da fonte só pode ser determinada pelo método "antiquado" - com a ajuda de um balde de certo deslocamento.

Se a tigela de acrílico tiver saliências e reentrâncias que repetem as características anatômicas do corpo humano, não será possível calcular com precisão o volume da tigela por conta própria.

Veja abaixo para mais detalhes.

Como reduzir o consumo: aconselhamento profissional

Se o seu apartamento possui medidores de vazão de água, é importante escolher o modelo correto de banheiro. Já foi dito acima que 150-200 litros de água são suficientes para um banho confortável. É com esse volume que você deve procurar uma tigela.

Na hora de escolher modelos de tamanhos incomuns, entre as primeiras perguntas, pergunte ao vendedor sobre o volume da tigela. É problemático determinar visualmente (mesmo aproximadamente) devido ao design incomum, embora seu volume possa ser significativo.

Para economizar dinheiro, você pode reduzir o número de procedimentos de banho substituindo-os por enxágue no chuveiro.

Instale torneiras com um limitador ou analógicos sem contato. Eles evitarão que a água vaze quando você ensaboa a louça ou as mãos, escovando os dentes. As torneiras sem contato permitem a entrada de água somente depois que você coloca as mãos sob elas, dispositivos com um limitador - quando você pressiona um botão.

Na ausência dessas torneiras, lembre-se de fechar manualmente a água enquanto escova os dentes, por exemplo. Em média, esse processo leva de 2 a 3 minutos. Durante esse tempo, até 20 metros cúbicos de água podem escapar para o sistema de esgoto.

Outra forma de economizar dinheiro é instalar arejadores nas torneiras. São pequenos dispositivos (muitos modelos modernos de mixer os têm) que são colocados na torneira. Graças aos arejadores é possível enriquecer a água com oxigênio, o que significa que ao manter a pressão do jato, reduzirá sua quantidade.

Em outras palavras, o usuário não sente que a água diminuiu, embora na verdade seja exatamente isso o que acontece ao usar o arejador. Além disso, a mistura do jato de água com bolhas de ar o torna macio e espumante. Sob tal fluxo, as impurezas são mais facilmente removidas, a água contém menos cloro.

É importante limpar ou trocar os arejadores em tempo hábil, pois, seis meses ou um ano após o início da operação, eles ficam impossibilitados de desempenhar plenamente suas funções. Escolha um chuveiro redondo mais largo. Seu uso contribui para a distribuição dos jatos por todo o corpo, ablução de qualidade e mais prazer no procedimento.

Muitas vezes, uma grande quantidade de água flui durante a seleção da temperatura ideal da água e da pressão do jato. Isso pode ser evitado usando um termostato ou encanamento com termostato embutido. É suficiente definir os parâmetros apropriados uma vez, para que no futuro a água flua imediatamente sob a pressão necessária e a temperatura ideal.

Os modelos modernos possuem uma "memória" poderosa, de modo que cada usuário pode definir o programa ideal para ele. Antes de usar, basta selecionar o programa e ligar a água. O uso desses métodos ao mesmo tempo permite reduzir o consumo de água em 40-50%.

Também é importante como uma pessoa toma banho. Alguns usuários tendem a encher a banheira (especialmente quando se trata de tigelas profundas), enquanto para um procedimento de qualidade, basta que a água cubra completamente as partes do corpo dentro da banheira. É o suficiente para reduzir o nível de entrada de água em 5–7 cm para economizar 15–20 litros de água.

Grande, e mais importante - irracional, o consumo de água está associado a um mau funcionamento do encanamento. Canos vazando, torneiras pingando constantemente - todos esses são exemplos de como a água vai pelo ralo, o que significa seu dinheiro. Consertar a situação é simples - consertar o encanamento e mantê-lo em boas condições.

Se falamos de economia em geral, preste atenção à descarga do vaso sanitário. É mais conveniente se o dispositivo estiver equipado com um botão de drenagem duplo. Dependendo da sujeira da tigela, você pode enxaguar com menos (por exemplo, 3 l) ou mais (6 l) de quantidade de líquido.

O consumo de água na cozinha acaba sendo grande, e a água quente mais cara é usada para lavar a louça. Você pode reduzir seu consumo comprando uma máquina de lavar louça. Os modelos modernos há muito deixaram de desperdiçar muita água, além disso, ajudam a economizar dinheiro. Por exemplo, lavar a louça após um jantar em família com uma lavagem à mão consome até 50 litros de água, uma máquina gasta em média 15–18 litros.

Ao lavar a roupa, tente carregar o tanque da máquina com o valor máximo possível. Isso reduzirá o consumo de água puxada pela máquina.

    Os residentes do setor privado podem usar a água da chuva para regar o local. Para isso, grandes bacias ou barris devem ser colocados sob os sistemas de drenagem, que são enchidos após uma forte chuva.

    Instalar um medidor é outra forma de reduzir as contas de serviços públicos (mas não o consumo de água em si). No entanto, a sua instalação só é lógica se o consumo real de água for inferior ao volume calculado de acordo com a norma.

    Por exemplo, se cinco pessoas estão cadastradas em um apartamento (o padrão é multiplicado por 5), e apenas três moram, então é lógico instalar um medidor. Se a situação for oposta, ou seja, cinco vivos e três registrados, nem sempre se justifica a instalação de um medidor.

    Nesse caso, é melhor tentar calcular o volume real aproximado de água consumido e compará-lo com o que está indicado nos recibos das concessionárias. Se o primeiro indicador for menor, você pode pensar em instalar um medidor.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário