Características do linho sanitário e sua utilização

Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Visão geral da espécie
  3. Produtos populares
  4. Comparação com outros materiais
  5. Nuances de escolha
  6. Como usar?

Dentre toda a variedade de materiais vedantes, o linho sanitário é reconhecido como um dos mais práticos e exigidos. Entre suas principais vantagens estão durabilidade, facilidade de uso e custo acessível.

Descrição e propósito

O linho sanitário é mais conhecido como estopa. Fibras retorcidas feitas de caules de linho. É usado para vedar acessórios de tubos. Dependendo da matéria-prima utilizada, a cor da estopa pode variar do cinza claro ao marrom.

O material é caracterizado pela maciez, alta flexibilidade e presença de impurezas estranhas.

Existem várias vantagens principais do linho sanitário.

  • Baixo custo. Oakum é mais barato do que qualquer outro carretel.

  • A propriedade aumenta ao interagir com a água. Se, depois de rebobinar os elementos, ocorrer um vazamento, as fibras da estopa incham, aumentam de tamanho e bloqueiam o vazamento.

  • Estabilidade mecânica. Oakum permite orientar os acessórios sanitários tanto quanto possível. Se necessário, você sempre pode executar uma meia-volta reversa ou uma volta sem perder a qualidade da fixação.

No entanto, o reboque tem suas desvantagens.

  • A necessidade de aplicar materiais de proteção. O linho tem uma natureza orgânica, portanto, sob a influência da umidade e do ar, suas fibras começam a apodrecer. Durante um exame ou reparo profissional, o ar pode entrar nos vazios do sistema de abastecimento de água. O uso de impregnações e pastas visa evitar o curso de processos de putrefação.
  • O uso de linho requer preparação preliminar do fio. Alguns fabricantes de conexões formam roscas já preparadas com antecedência para o enrolamento posterior; nesses produtos, as roscas apresentam pequenos entalhes. Mas se eles não estiverem lá, você mesmo precisa aplicá-los. É importante que as fibras não deslizem para baixo durante a operação e não se amontoem.
  • O uso de linho em tubos de latão e bronze requer cuidados especiais. Uma camada de enrolamento excessivamente espessa leva a rachaduras e quebra do encanamento.
  • O reboque é o único compactador que é exigente quanto à aderência exata à técnica de enrolamento.
  • Entre as desvantagens do produto está o fato de que algumas impregnações dificultam a desmontagem de conexões roscadas caso seja necessário substituir elementos individuais. Por exemplo, tinta e silicone grudam em áreas individuais de fixação com tanta força que desmontá-las pode ser difícil, às vezes até impossível. Problemas semelhantes podem surgir na separação de peças de aço, se as fibras de linho forem enroladas incorretamente ou sem o uso de materiais acompanhantes - como resultado do apodrecimento, surge ferrugem na montagem.

Visão geral da espécie

Existem várias variedades de vedações de reboque nas lojas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.

Oakum em óleo de secagem com chumbo vermelho

De acordo com os SNiPs atuais, esta categoria particular de linho sanitário é a solução mais prática ao trabalhar com vedações roscadas. Essa tecnologia foi desenvolvida há mais de 50 anos. Antes do uso, o linho é especialmente tratado com chumbo vermelho chumbo à base de óleo de linhaça para evitar o aparecimento de corrosão.No entanto, como mostra a prática, as fibras não podem proteger totalmente a superfície da ferrugem.

Portanto, a cada 3 a 5 anos, a bobina deverá ser trocada, e seu estado técnico deverá ser verificado pelo menos uma vez por ano. É por isso que o material é usado principalmente para enrolar tubos nele em áreas de livre acesso.

Prós:

  • criação de proteção eficaz contra a corrosão por muito tempo;

  • quando enrolada corretamente, a conexão é prática e durável.

Desvantagens:

  • não é tão fácil encontrar chumbo vermelho e óleo secante natural no mercado, portanto, fabricantes inescrupulosos às vezes os substituem por tinta - isso reduz significativamente a qualidade de todo o composto;

  • trabalhar com esses selos requer habilidade, os iniciantes não serão capazes de realizar a selagem de acordo com todas as regras;

  • não deve utilizar este tipo de fibra para canalizações do sistema de aquecimento - no inverno incham muito rapidamente e no verão, pelo contrário, secam.

Reboque com tinta / reboque sem impregnação

O rolo de linho sem tratamento ou tratado com tinta lisa pode ser usado exclusivamente como vedação temporária. Por um curto período de tempo, será uma boa alternativa às tecnologias de mão-de-obra intensiva.

Prós:

  • devido à propriedade do linho de inchar sob a influência da água, o que é especialmente importante no trabalho com canalizações, rebocar com tinta comum resolverá o problema de selagem do fio, independentemente do quão bem o enrolamento tenha sido feito;

  • sob baixa pressão, o reboque permitirá que a vedação mantenha sua estanqueidade por algum tempo.

Desvantagens:

  • curta vida útil;

  • o aparecimento de ferrugem mesmo em superfícies de metal galvanizado e inoxidável;

  • risco de quebrar fios finos e acessórios quebradiços devido à pressão das fibras dilatadas.

Reboque impregnado / selante

De todos os tipos de impregnação sanitária, é a que mais procura no mercado. Suas vantagens são óbvias:

  • protege efetivamente contra a ferrugem;

  • fácil de montar e desmontável rapidamente;

  • fornece força de fixação;

  • é gasto economicamente.

No entanto, a confiabilidade e durabilidade de tal material é o mérito da impregnação, o linho em si não desempenha qualquer papel.

Portanto, ao escolher, é preciso prestar atenção ao selante - é importante que seja neutro em relação ao material de que são feitos os tubos.

Produtos populares

Das focas importadas, a mais difundida é o linho sanitário da marca Unipak (Dinamarca). É comercializado juntamente com pastas selantes especiais, é utilizado para a instalação de tubulações de água e gás e módulos de aquecimento. É um produto natural penteado feito de linho de fibra longa homogêneo. Ele pode ser usado em temperaturas de até 120 graus. Vendido em baias de 100, 200 e 500 gr.

Das fábricas russas, o melhor selante é oferecido pela empresa "Super". É um reboque refinado feito de fibra de linho de alta qualidade. A temperatura de trabalho está entre 120-160 graus. Possui uma ótima relação qualidade-preço, portanto é uma demanda constante em nosso país. Vendido na forma de fios em uma bobina de 40 m.

Comparação com outros materiais

O selante de linho é freqüentemente comparado à fita FUM. Deve-se notar que nem uma nem a outra fibra de encanamento tem vantagens particulares ao instalar uma tubulação de água fria feita de aço.

Ao trabalhar com tubos de metal-plástico ou plástico, é preferível dar preferência à fita FUM. Sua vantagem se deve à alta velocidade de trabalho. Os dutos não metálicos são instalados muito mais rápido do que os de aço, e o rebobinamento do linho é uma tarefa difícil e demorada. Portanto, não é lucrativo reduzir a velocidade de instalação de todo o sistema apenas por causa da vedação. Além disso, a rosca dos encaixes é bem arrumada e é muito mais fácil rebobinar a fita FUM com ela.No entanto, ao fixar conexões com espessura superior a 20 mm, a fita é muito inferior no grau de vedação.

Nestes casos, é aconselhável usar reboque.

A instalação de uma tubagem para abastecimento de água quente, bem como de um sistema de aquecimento, obedece a regras próprias. A água aquecida flui nos tubos, portanto, as fibras não devem apenas proporcionar uma conexão firme, mas também resistir com eficácia aos efeitos da alta temperatura. A fita FUM não tem o conjunto de características necessárias - quando fixada, começa a se dividir em fibras separadas, como resultado, obstrui os vazios resultantes do fixador e obstrui as passagens de fluido.

Sob a influência de temperaturas elevadas, as fibras começam a encolher, resultando em vazamento. O linho, ao contrário da fita, é mais resistente à temperatura.

Se falamos de preço, o linho é mais barato. Mesmo levando em consideração o consumo de impregnações, a fita FUM é mais cara. Claro, a diferença é pequena, mas em objetos grandes pode ser perceptível. Por outro lado, o uso de fita adesiva reduz o tempo total da tubulação. Há situações em que uma combinação de linho e fita FUM torna-se a vedação mais prática, quando as fibras de linho do linho são deslocadas com voltas separadas de fita. A decisão de usar tal técnica é tomada por encanadores, levando em consideração os parâmetros de operação e instalação dos sistemas de dutos.

E finalmente o enrolamento da fibra de linho requer uma certa prática de trabalho, a fita FUM é pouco exigente para este processo.

Nuances de escolha

A escolha de uma bobina para vedar as conexões do encanamento não é fácil e deve ser feita deliberadamente. GOST 10330-76 regula o processo de fabricação, processamento e classificação de fibras longas usadas como enrolamento. Dependendo da qualidade, todos os produtos são marcados com números de 8 a 24. Quanto maior o número, menos impurezas nas fibras e vice-versa. E também as designações numéricas caracterizam os parâmetros de flexibilidade, que são menos importantes quando se usa reboque.

O teor de umidade permitido do produto não deve exceder 12%.

Fibras de odor fétido não devem ser usadas. O linho bom deve ser vendido em uma bobina solta ou pigtail, o reboque deve parecer limpo.

Como usar?

Antes de começar a enrolar, você deve preparar cuidadosamente a linha. Em uma rosca lisa e limpa durante a fixação, o linho pode escorregar, nesse caso, não há dúvida de uma vedação de alta qualidade. Os fios devem ter pequenos entalhes para as fibras de reboque se agarrarem para permitir que o material trave no lugar.

Você pode aplicar esses entalhes com uma lima ou lima, como uma opção - você pode tentar pressionar a linha com força com um alicate, sua própria superfície nervurada deixará os entalhes no lugar certo.

Depois disso, você precisa pegar um pigtail de reboque e separar uma mecha de fibras. Deve ser selecionado em volume para que o delineador não fique muito grosso, mas também não seja fino. Não deve haver nenhum caroço perceptível na fechadura, eles devem ser removidos antes de iniciar o trabalho. Alguns artesãos preferem torcer fios de fibras longas antes de enrolá-los, outros trançar rabos-de-cavalo finos e alguém faz o enrolamento como está, deixando as fibras soltas. A técnica não tem particular importância fundamental e não afeta o resultado - cada encanador age da maneira que é mais fácil e conveniente para ele.

Com macarrão

Existem duas opções de enrolamento. Você pode espalhar um material complementar adequado na junta rosqueada, enrolar os fios secos e lubrificar novamente. E você pode enrolar os fios já tratados com selante. Em termos de eficácia, não há diferença entre estas técnicas, o efeito será, em qualquer caso, o mesmo.

É melhor usar selantes universais à base de silicone ou pastas de vedação especiais como substância de trabalho.

Sem colar

A opção de usar sem pasta é considerada apenas como uma solução temporária, pois não permite que o reboque revele totalmente todas as suas propriedades.

Em qualquer caso, as instruções para enrolar os fios serão as mesmas. Conduza as fibras na direção do fio. Nesse caso, uma borda do fio é firmemente presa com os dedos além dos limites da linha e uma volta é feita com uma mecha - isto é, aplicada com uma cruz. Além disso, o fio é enrolado bobina a bobina, sempre sem lacunas. Após a conclusão do enrolamento, a extremidade do cordão é fixada o mais próximo possível da borda da conexão roscada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário