Jacuzzi: variedades e critérios de seleção
A Jacuzzi é frequentemente referida como um luxo com benefícios para a saúde. Ambas as características da declaração estão corretas. Este dispositivo custa realmente mais do que um banho regular e tem um efeito positivo na saúde de todos os membros da família.
Novos tipos de jacuzzis surgiram há meio século, mas os critérios de seleção permanecem os mesmos: eficiência, qualidade, aparência estética, uso seguro.
O que é isso?
O jacuzzi é uma banheira com função de hidromassagem. Este nome criou raízes não apenas em russo, mas também em outras línguas, apesar de o nome correto do primeiro fabricante e o sobrenome do inventor deste aparelho ser Yakuzzi.
Vale ressaltar que hoje em dia as banheiras de hidromassagem são consideradas mais um dispositivo de relaxamento., e a invenção de Candido Yakuzzi destinava-se ao tratamento. A banheira de hidromassagem do tipo mais primitivo ajudou o irmão de Yakuzzi a se recuperar de um ferimento grave. Procedimentos regulares colocam o jovem em pé, comprovando sua eficácia, e Yakuzzi patenteia a tecnologia.
Mais tarde, depois que a produção de banheiras de hidromassagem foi colocada em operação, a tecnologia continuou a ser aprimorada. Os irmãos Yakuzzi receberam 250 patentes para todas as melhorias de design. Hoje, a eficácia da jacuzzi não é mais surpreendente, então os fabricantes se concentram no design e nas dimensões do dispositivo.
Princípio da Operação
Para entender o que é hidromassagem, é preciso olhar para o "enchimento" de uma jacuzzi.
A primeira opção era uma banheira à qual uma mangueira estava conectada. Ele criou um fluxo direcionado de água e ar, que colocou a água em movimento e deu um efeito de massagem.
Posteriormente, o projeto foi aprimorado e integrado à estrutura do banho. Desta forma, surgiram as primeiras jacuzzis à venda em farmácias e lojas especializadas.
Os jacuzzis modernos são compostos por vários elementos importantes.
- Tigela. Esta é uma banheira de maior profundidade e tamanho do que uma banheira sem massagem padrão. Mas uma tigela mais larga e mais profunda é ideal, não a única opção. Os fabricantes produzem modelos em diferentes tamanhos e configurações. Existem jacuzzis para partes individuais do corpo: pernas, braços, cabeça, bem como bacias combinadas com um chuveiro. Suas dimensões são compactas, projetadas para banheiros pequenos.
- Ingestão de água. A água da tigela é coletada na tomada d'água, de onde entra no sistema de mangueiras e tubulações para completar o ciclo e retornar ao recipiente através dos bicos. Isso cria a pressão necessária nos jatos e um efeito de massagem.
- Sistema de bombeamento. Com sua ajuda, a água circula pelo sistema de mangueiras, fica saturada de oxigênio e recebe a pressão necessária em termos de energia.
- Injetores. São orifícios localizados nas paredes e no fundo do matagal, por onde a água retorna. Os jatos são geralmente posicionados de forma que o fluxo de água ou ar seja direcionado para as partes específicas do corpo que mais precisam ser massageadas.
- Sistema de drenagem e transbordamento. Ajuda a regular o nível de água na tigela para que haja sempre água suficiente. Pode ser automático e manual.
- Sistema de controle. É necessário para ligar e desligar o funcionamento do sistema de massagem. Uma vez que o jacuzzi funciona como uma banheira normal, se o sistema não funcionar, o controle manual é simplesmente necessário.E também é projetado para aumentar a pressão dos fluxos de massagem e transferi-la para diferentes partes do corpo.
- Itens para funções adicionais. O jacuzzi com hidromassagem na configuração básica não implica funcionalidades avançadas, mas também existem modelos mais progressivos. Eles têm sistemas embutidos para a implementação de aromaterapia e terapia de ozônio, controle de iluminação colorida e dispositivos multimídia.
- Itens de encanamento. São torneiras, misturadores, um sistema de drenagem que drena a água para o sistema de esgoto, filtros que evitam que os detritos entrem no dreno e um sifão.
A combinação desses elementos fornece um fluxo de trabalho da banheira de hidromassagem.
Vantagens e desvantagens
A Jacuzzi está gradualmente se tornando uma coisa útil e necessária na casa. A popularidade deste dispositivo se deve às suas qualidades positivas e desvantagens mínimas.
Existem várias vantagens significativas de um jacuzzi.
- Jacuzzi é um consumo de água econômico. O líquido simplesmente circula entre o reservatório, o reservatório e o sistema de mangueira sem descer pelo ralo.
- A tigela pode ser usada como um banho normal. É aconselhável lavar antes de usar o sistema de massagem, então a água circulará excepcionalmente limpa e a eficácia do procedimento aumentará.
- A hidromassagem é igualmente eficaz quando os músculos precisam de estar relaxados após um árduo dia de trabalho e quando é necessário animar-se e sintonizar-se com o dia de trabalho.
- No primeiro caso, é necessário usar um banho quente, óleos aromáticos e massagem intensa e, no segundo, uma intensidade bastante baixa em água fria. Recomenda-se realizar procedimentos em água quente por muito tempo, e em água fria - não mais que 10 minutos.
- É útil para alterar a temperatura da água do jacuzzi. Isso leva ao tônus muscular, dá elasticidade e firmeza à pele.
- Os sistemas de hidromassagem dissipam o edema e toda a congestão do corpo. É difícil comparar uma jacuzzi com um chuveiro Charcot, por exemplo, mas também promove a perda de peso. A Jacuzzi não será capaz de substituir a nutrição e os esportes adequados, mas irá acelerar o processo completamente. O efeito cosmético será perceptível nas primeiras semanas.
- O jacuzzi tem um efeito curativo em doenças vasculares e nervosas. Melhora o quadro com osteocondrose e dor, combate a hipertonia muscular.
- Os benefícios dos tratamentos de spa em casa são comparáveis ao efeito de uma visita ao banho.
- A Jacuzzi é popular entre as crianças e tem um efeito benéfico no desenvolvimento de todos os sistemas de um organismo em crescimento.
- Com os devidos cuidados, o sistema vai durar mais de uma década sem substituir elementos.
- O sistema está seguro. É equipado com um fluxo contra-corrente para que não haja risco de choque elétrico mesmo em ambientes úmidos.
Como muitos outros equipamentos de encanamento, os banhos de massagem apresentam várias desvantagens.
- As desvantagens de uma jacuzzi em um apartamento ainda são o alto custo de instalação em comparação a uma banheira ou chuveiro comum. Mas também oportunidades limitadas para banheiros pequenos, a necessidade de cuidar adequadamente da banheira de hidromassagem, a presença de contra-indicações.
- As contra-indicações incluem hipertensão, doenças cardíacas, doenças de pele, infecções, tumores malignos e gravidez.
- Na presença de gravidez e doenças dos tipos listados, o jacuzzi não é útil e pode até prejudicar o corpo.
- Outro ponto importante é que você pode usar a jacuzzi como um banho normal, mas todos os produtos de espuma e óleos não especializados encurtarão a vida útil do aparelho.
Tipos e características distintas
Existem alguns tipos de jacuzzi. As principais diferenças entre eles estão no design, na localização dos bicos e no tipo, no método de ação da massagem. Pelo tipo de construção podem-se distinguir condicionalmente dois tipos de jacuzzi: autônomo e combinado.
Os modelos individuais, por sua vez, são apresentados em três tipos:
- com tigelas de tamanho normal para todo o corpo;
- sedentário;
- para partes específicas do corpo.
Ao mesmo tempo, mini-jacuzzis separados para diferentes partes do corpo não se destinam a todas as áreas. Por exemplo, não há jacuzzi para as costas ou quadris, existem apenas modelos para os braços ou pernas.
Modelos em tamanho real e sentados costumam ser combinados. Sua tigela é combinada com uma cabine de chuveiro ou embutida nela. Estes tipos de jacuzzis são adequados para espaços pequenos e proprietários que preferem uma cabina de duche para se lavar.
Em todos os tipos de jacuzzi, os jactos funcionam como um elemento de massagem, mas também têm os seus diferenciais.
Por tamanho, eles são divididos em grandes e pequenos. Eles são maiores para áreas maiores, como quadris e costas, e menores para os pés e pescoço.
Além disso, a natureza do jato é diferente.
Alocar bicos:
- microjet;
- girando;
- vórtice;
- rodopiando.
Eles têm efeitos diferentes no corpo.
Outro critério importante para distinguir o Jacuzzi é o tipo de massagem. Depende se o sistema está equipado com compressor ou não.
Existem três tipos no total.
- Hidromassagem - realizada com jatos de água sob alta pressão.
- Massagem de ar - o efeito é exercido por ar sob alta pressão.
- Turbomassage é um efeito combinado do primeiro e segundo tipos. Muitos profissionais da indústria da beleza e da saúde consideram esta a melhor opção. Aqui, a ação de um tipo de massagem complementa e potencializa a ação do outro. Todas as áreas de problemas possíveis estão sendo resolvidas.
Existe um jacuzzi com comodidades adicionais para tratamentos de bem-estar e beleza. Esta é a presença de várias funções importantes.
- Aromaterapia. Reside no fato de que vários óleos essenciais são adicionados à água. Alguns ajudam a combater as imperfeições da pele, melhoram o tom e têm um efeito benéfico na beleza. Alguns são necessários para o tratamento do trato respiratório e do sistema nervoso. Os óleos podem tonificar o corpo, revigorar ou acalmar o sistema nervoso e ajudar a combater a insônia e a ansiedade. Eles cheiram muito bem e o perfume é absorvido pela pele e pelo cabelo em um ambiente úmido.
- Cromoterapia. Esta é uma inovação na indústria médica e de beleza - tratamento com cor e luz. Para ele, é utilizada uma jacuzzi com iluminação de um determinado espectro de cores. Os cientistas há muito provaram a influência das cores. Assim, a iluminação laranja revigora, o verde acalma, algumas cores animam, outras proporcionam um estado de espírito calmo e pacífico. E a luz de fundo está linda. Além da influência da própria cor, diferentes comprimentos de onda de luz também têm efeito. Eles complementam perfeitamente os tratamentos de hidromassagem.
- Terapia de ozônio. Este é um tratamento de oxigênio ativo. As moléculas de água ficam saturadas com ele, reduzindo assim o nível de inflamação, doenças articulares e melhorando o estado da pele.
O sistema de controle também é diferente. Em modelos combinados, geralmente é um painel de chuveiro com botões e, em cubas autônomas, é um sistema sem contato ou remoto. É controlado pelo controle remoto. Com o telecomando, pode controlar a temperatura da água, se o sistema está aquecido, a intensidade e direcção dos fluxos da massagem, iluminação, rádio e TV, se a casa de banho estiver equipada com eles. O controle remoto está incluído no conjunto jacuzzi.
Tamanhos e formas
As funções do jacuzzi não se limitam aos efeitos terapêuticos e cosméticos. Além de ter uma função prática, também faz parte do interior do banheiro, por isso é importante levar em consideração o design do produto. A aparência de uma banheira de hidromassagem é determinada por seu tamanho, forma e cor.
A forma é um critério muito variável. Existem mais de uma dúzia de opções.
- Retangular. Jacuzzis em forma de retângulo são muito convenientes porque, ao contrário da clássica tigela oval, obtêm uma depressão maior devido ao formato das paredes. A tigela é mais espaçosa e é adequada para pessoas com grande peso corporal ou para duas pessoas ao mesmo tempo.Freqüentemente, são jacuzzis retangulares que estão equipados com cabine de chuveiro, e entre eles existem interessantes opções de design. Por exemplo, poderia ser um jacuzzi de vidro com uma espreguiçadeira embutida na parte inferior.
- Oval. Este formato é o mais próximo possível do formato tradicional de uma banheira de acrílico. Seu espaço interior é menor do que em um retangular, mas os contornos aerodinâmicos parecem esteticamente agradáveis e suaves. Graças à linha lisa das paredes da tigela oval, é confortável deitar e sentar. Na luz branca clássica, esta opção é ideal para um banheiro de estilo clássico ou mesmo sem uma direção de estilo específica.
- Volta. A versão original com algumas restrições na escolha. Os jacuzzis redondos não são adequados para casas de banho pequenas. É difícil colocá-los contra a parede, e a altura dos lados sugere um pequeno pedestal e degraus para que seja conveniente entrar na banheira. Um jacuzzi redondo deve ter um diâmetro grande. Coisas pequenas não vão dar conta de suas funções. Algumas partes do corpo ficarão inacessíveis aos jatos de massagem. O jacuzzi redondo se integra perfeitamente a interiores clássicos, ambientes gregos, spa em casa e banheiras de estilo náutico para dois.
- Canto. As opções compactas montadas na parede costumam ser assentadas. Sua altura prevalece sobre a largura. Os jacuzzis de canto são geralmente de formato semicircular.
- Quadrado. O jacuzzi de formato quadrado oferece um amplo leque de possibilidades. Tal dispositivo pode ser mini e duplo, com laterais altas, mas ao mesmo tempo pode ser instalado em um canto, próximo à parede, o que economizará espaço.
- Encaracolado. As jacuzzis de formas complexas são menos comuns no mercado. São instalados em ambientes médios a grandes, em banheiros com layouts especiais e são um pouco mais caros que os convencionais. As banheiras de hidromassagem incluem objetos assimétricos, hexagonais, octogonais, triangulares, em forma de gota e outros objetos simples.
- Projeto. Esta categoria inclui banheiras de massagem das formas mais inusitadas com acabamentos nada triviais. Pode ser um barril de jacuzzi com forro de madeira, uma banheira em forma de coração, um design multi-estágio com um padrão de mosaico, uma concha de jacuzzi, qualquer produto sob encomenda.
Em termos de tamanho, as banheiras de hidromassagem são convencionalmente divididas em mini, médias e maxi.
Jacuzzis miniatura são projetados para pequenos apartamentos. Via de regra, essas banheiras são sentadas, portanto têm um comprimento relativamente curto - 130-150 cm e uma largura média - 50-70 cm, mas a altura da fonte ou tigela é uma característica das pequenas jacuzzis. Ela pode atingir 100 cm e mais. Isso permite que a estrutura compense o fato de que, em tal banho, é impossível esticar-se em toda a sua altura. O arranjo dos bocais na banheira tipo sentar é ligeiramente diferente do que na banheira grande.
Uma Jacuzzi de tamanho médio é projetada para as dimensões de uma pessoa média em altura e peso - seu comprimento é 170-180 cm e sua largura é 70-80 cm. A altura dos lados é geralmente inferior a 100 cm. um banho, você já pode reclinar e esticar na altura máxima. É mais conveniente e eficaz quando é necessário um relaxamento completo.
Modelos de canto geralmente são de tamanho médio. A sua forma difere da banheira clássica alongada e tem a mesma largura e comprimento. Com profundidade de até 1 metro, o banho de canto pode ter de 140x140 cm a 180x180 cm.
As grandes banheiras de hidromassagem são projetadas para pessoas com sobrepeso e altura ou para tomar banho em pares. O jacuzzi duplo é muito amplo. As dimensões dos modelos retangulares e ovais têm cerca de 180-190 cm de comprimento e 150 cm de largura. Para os modelos quadrados, as dimensões mínimas são de 150x150 cm. A profundidade é variável.
Materiais de manufatura
Uma banheira de hidromassagem ou jacuzzi é feita com os mesmos materiais das banheiras convencionais. Ao mesmo tempo, a escolha do material determina as características estéticas do produto e seu desempenho.Quantas vezes será necessário lavar a placa na superfície do banho, quantos anos vai durar, se o banho será leve e frágil ou à prova de choque e pesado - tudo depende da escolha do material.
Vários tipos de matérias-primas são populares. Se não estamos a falar de um apartamento, mas de uma casa privada, de uma sauna, de um jacuzzi na rua, de um banho ou de um hammam, então é importante utilizar aqui estruturas de betão.
As jacuzzis de concreto são duráveis, sólidas, todo o sistema de tubos e compressores é fixado de forma segura com argamassa. Esta é uma das opções mais económicas que permite encher um jacuzzi de qualquer formato e configuração. A vida útil é de 20 anos.
Os modelos de concreto também têm desvantagens. Não é seguro encher tal banheira em um apartamento, consertar a entrada de água interna e o sistema de abastecimento é difícil devido ao fato de que a estrutura pode ser enterrada no solo ou na fundação da banheira, o próprio concreto pertence a materiais frios. Requer acabamentos decorativos adicionais na parte superior e boa manutenção.
Uma opção alternativa para uma casa privada é um jacuzzi de madeira. No apartamento também se encontram remates de madeira, mas antes um revestimento externo que esconde todos os elementos funcionais do sistema. A tigela em si é feita de acrílico ou aço inoxidável.
O jacuzzi de madeira tem várias vantagens. É um material ecológico que pode ser moldado em qualquer formato. Aumenta o efeito terapêutico da massagem, cria uma sensação de harmonia com a natureza e adapta-se perfeitamente a muitos estilos de interiores de casas de banho. A madeira é quente e mantém a temperatura da água no nível de calor necessário por muito tempo.
Mas a madeira é muito cara e sua vida útil em um ambiente úmido e quente é menor do que a de um jacuzzi feito de outros materiais. Isso se deve ao fato de que com o tempo a madeira vai escurecendo e apodrecendo, podendo aparecer manchas e defeitos.
Uma opção tanto para um apartamento quanto para uma casa são as fontes de ferro fundido com um revestimento de esmalte. O ferro fundido é resistente a danos mecânicos, possui alta resistência e durabilidade. Um revestimento externo o protege dos efeitos negativos da água. O revestimento fica lindo e pode ter uma tonalidade diferente tanto no espectro monocromático quanto no espectro de cores. O revestimento é fácil de cuidar, não tem medo de água e produtos químicos.
Banhos de ferro fundido pesam muito. São difíceis de transportar e requerem um bom enchimento do chão da casa de banho. O ferro fundido dura mais do que o seu forro.
Suas propriedades são semelhantes às banheiras de hidromassagem de ferro fundido feitas de aço.
- É um material inoxidável, resistente a impactos, durável e flexível durante o processamento. Ele se encaixa harmoniosamente em muitos interiores modernos; o aquecimento funciona muito bem em estruturas de aço.
- O aço inoxidável é fácil de limpar, os bicos são quase invisíveis, é antiderrapante e agradável de usar.
- Os jacuzzis de aço sem revestimento especial na parte superior apresentam várias desvantagens.
- Eles ficam cobertos com uma camada feia que só pode ser removida com um pano seco.
- Não limpe produtos de aço com substâncias abrasivas - eles serão arranhados.
- Ao despejar água em uma jacuzzi de aço, ele faz um barulho muito mais alto do que acrílico, ferro fundido ou madeira. Este ruído geralmente não é do agrado dos vizinhos mais próximos.
Jacuzzis acrílicos são considerados ideais para apartamentos. Esse material polimérico fica lindo, não racha, não escurece, refere-se a resistente a impactos e durável, não faz barulho e emite calor aos poucos, é dez vezes mais leve que o ferro fundido.
O acrílico como matéria-prima é muito plástico. Isto permite-lhe fazer um jacuzzi de qualquer formato e tamanho e pintar produtos em qualquer cor. Tanto as tradicionais jacuzzis brancas quanto as opções mais ousadas - vermelhas, pretas, com um padrão - ficam lindas no interior de um banheiro moderno.
Uma espécie de acrílico é o metacril. Esses materiais diferem pouco em suas propriedades, mas os produtos transparentes podem ser feitos de metacrílico. Isso abre grandes possibilidades para o design do jacuzzi.
A adição de areia de quartzo ao metacril o transforma em quaril, o mais durável dos materiais poliméricos. Supera suas contrapartes em todos os aspectos, mas custa várias vezes mais e mais em peso.
O jacuzzi inflável deve ser anotado separadamente. Esta é uma estrutura móvel prática feita de materiais de PVC, que pode ser levada com você para o campo ou instalada em um apartamento. A estética das jacuzzis infláveis é questionável, mas a praticidade é cem por cento.
Qual escolher?
A jacuzzi é um tipo de canalização escolhido há anos, senão há décadas. Ao escolher um modelo, você precisa levar em consideração muitos parâmetros.
- Dimensões do banheiro. Os proprietários de apartamentos com quartos espaçosos, incluindo uma casa de banho, têm mais sorte do que os proprietários de casas de painéis típicas ou de pequenas casas "Khrushchev". Quanto mais metros quadrados reservados para o banheiro, maior será o jacuzzi que você poderá pagar. Jacuzzis de formato quadrado, oval e retangular são adequados para quartos espaçosos. Se desejar, você pode dar preferência a um modelo redondo ou encaracolado.
Em uma área de tamanho médio, fontes retangulares ou ovais montadas na parede, que são semelhantes em tamanho e forma a um banho normal, parecerão vantajosas.
Casas de banho pequenas, por exemplo, em "Khrushchev", podem acomodar jacuzzis de canto e combinadas com cabina de duche sem comprometer o espaço.
- Forma de jacuzzi. A tigela dentro da jacuzzi pode ser plana ou ter formas em relevo. É importante entender que para pessoas de diferentes alturas e compleições, o fundo ondulado da tigela será mais ou menos conveniente. Se você pegar uma tigela com fundo ondulado que segue os contornos do corpo, de acordo com a altura do membro mais alto da família, uma pessoa com uma constituição menor pode se sentir desconfortável. É preferível dar preferência a um jacuzzi com formato de tigela simples e versátil.
- Tipo de revestimento. A maioria dos modelos disponíveis para todos os orçamentos são feitos de polímeros e possuem acabamento em acrílico. É importante atentar para a espessura da camada acrílica. O fabricante geralmente indica esses dados no adesivo que acompanha o produto. Deve ter 4-5 milímetros. Esta reserva protegerá o revestimento de fissuras em caso de danos mecânicos e alterações de temperatura se o jacuzzi for utilizado no exterior, e também será possível lixar a camada superior para que o banho recupere o seu aspecto original dentro de alguns anos.
- Tipo e número de bicos. A intensidade e a qualidade da massagem dependem do tipo de elementos de massagem. Os mais eficazes são os modelos em que são combinados bicos com ação potente, direccional e rotativa - o jacto tem forma em espiral e cabeça baixa. E também bicos de tamanhos diferentes devem ser combinados para acertar com precisão as áreas problemáticas. Nem todos os fabricantes produzem modelos com bicos que possuem válvula de segurança. Você terá que procurá-lo, mas os esforços serão recompensados.
A válvula fechada protege os jatos de agentes de limpeza e detritos ao usar a Jacuzzi como banho regular. Isso estende muito a vida útil sem problemas.
Também é importante prestar atenção em como os bicos são feitos e construídos. Eles devem ter bordas suaves e não se projetar muito do "corpo" da tigela. Os elementos de massagem projetando-se em todas as direções causarão desconforto.
Já o número de injetores é calculado pelos jatos. Os jatos são elementos de massagem agrupados do mesmo tipo. Em uma jacuzzi normal, deve haver pelo menos 4, e melhor - 6-8.
Modelos mais avançados, modernos e caros, são equipados com pelo menos 10 jatos.
Existem mais jatos, mas a eficiência de tais jacuzzis é menor do que com 8-10. O fato é que com o aumento do número de bicos, a pressão do jato de massagem diminui. A melhor opção é um jacuzzi com 6 a 10 jatos.
- Tipo de controlo. Existem dois tipos de sistemas - pneumáticos e eletrônicos.Os controles pneumáticos são mais baratos e têm funcionalidade limitada. Eletrônico é mais fácil de gerenciar e oferece mais opções, mas é mais caro.
- Tipo de sala. Muitas vezes eu escolho um jacuzzi como banheiro em um apartamento, mas existem outras opções comuns - uma cabana de verão, uma casa de banhos, uma área de piscina ao ar livre. Em todos os casos, o tipo de material e como ele se comporta sob certas condições devem ser levados em consideração. Por exemplo, uma jacuzzi de concreto funciona melhor do lado de fora. Ele resiste a mudanças de temperatura e todas as condições climáticas melhor do que os modelos de acrílico ou aço.
Dentro da casa de banho, no banho, os modelos de polímero mostram-se bem, também se pode ver mais de perto o de madeira. A madeira aumentará o efeito terapêutico e parecerá orgânica em uma banheira de lenha ou sauna. A estética, a leveza e a facilidade de manutenção são importantes para um apartamento. É fornecido por todos os tipos de materiais poliméricos.
- O estilo que domina a decoração. Numa ampla e luxuosa casa de banho com acabamentos em pedra, belos azulejos e um estilo pronunciado, uma pretensiosa banheira de grandes dimensões com elementos decorativos vai ficar bem. Para um banheiro minimalista de tamanho pequeno, um modelo ergonômico moderno é mais adequado. O jacuzzi em kuaril transparente e combinado com um modelo de chuveiro fica bem.
Para banheiros sem um estilo pronunciado, os modelos de canto e oval são universais.
Há muitas opções. É importante que o acabamento da casa de banho e o modelo jacuzzi estejam em harmonia. Aqui é necessário levar em consideração a decoração das paredes com o piso, os materiais de que é feita a restante canalização, as cores e os elementos decorativos.
- O estado de saúde e as características fisiológicas de todos os membros da família. Nem todos podem desfrutar do efeito spa do jacuzzi. Esses procedimentos são contra-indicados para pessoas com doenças cardíacas, doenças de pele, trombose e alguns tipos de infecções e doenças oncológicas. Nesse caso, vale a pena evitar a compra de uma jacuzzi. É importante levar em consideração a idade das crianças e os membros da família com deficiência. Se houver crianças em casa, é mais seguro usar um jacuzzi com uma profundidade mínima de 42-45 cm.
Para inválidos você precisa fornecer um corrimão e escolher um modelo com uma porta. O modelo em si é melhor escolher um sentado, com maior profundidade do que comprimento.
- Fabricante. Existem muitos estereótipos sobre fabricantes de diferentes países, mas nem sempre o encanamento italiano pode ser de primeira classe, e o chinês é ruim. É importante atentar para a quantidade de anos de produção do produto, qual a demanda, quais são as garantias do fabricante e qual a documentação que acompanha o produto. Se um modelo for lançado de acordo com o padrão europeu ou GOST e tiver um período de garantia, não importa onde ele foi lançado.
- Avaliações e recomendações de usuários. Antes de comprar uma jacuzzi, faz sentido gastar um pouco de tempo estudando as avaliações, avaliações, recomendações de usuários comuns de encanamento. Via de regra, os méritos e deméritos apontados por pessoas desinteressadas são mais verossímeis do que as garantias do vendedor.
Fabricantes e avaliações
A classificação dos melhores fabricantes no mercado nacional é instável, portanto não há um líder claro.
O encanamento original do segmento luxo é a banheira de hidromassagem da empresa pioneira Jacuzzi, bem como a preocupação alemã Villeroy & Boch... Os produtos dessas empresas recebem avaliações extremamente elogiosas por sua qualidade e design luxuoso, mas nem todos podem pagar uma compra tão cara.
Mais aceitáveis para um comprador russo são as etiquetas de preços para um fabricante italiano Teuco... A Louça Teuco combina excelente qualidade, design moderno, facilidade de uso e eficiência. Tenha cuidado ao conectar. Devido às diferenças entre o GOST e os padrões europeus, podem surgir dificuldades que só podem ser resolvidas por um personalizador profissional.
Na categoria de preço médio estão as louças sanitárias da marca belga Aqua relax.
Todos os modelos possuem um design lacônico e bonito, diversos modos de operação e programas, controle remoto. Simples o suficiente para se conectar.
Não é apenas a produção internacional que está recebendo feedback positivo. A Rússia está incluída na lista de fabricantes demandados em grande parte devido aos preços mais acessíveis e serviço simples. Ao comprar produtos nacionais, você não precisa pagar a mais por taxas alfandegárias, uma marca bem conhecida e peças para conserto. Em caso de avarias, o fabricante realizará uma reparação ao abrigo da garantia dentro de um curto período de tempo.
Entre as empresas russas, a empresa conquistou a confiança "Radomir"... A julgar pelos comentários dos usuários e pelas promessas do fabricante, Radomir é um encanamento acessível e de boa qualidade. A linha de modelos é muito diversificada: desde um jacuzzi de configuração básica até um home theater completo no banheiro.
Jacuzzis são feitos "Radomir" na produção semiautomática com acabamento manual das peças. A capa é feita de uma espessa camada de acrílico, que pode suportar cargas pesadas e choques mecânicos. Os modelos estão totalmente equipados com todos os acessórios necessários. Bônus ao mérito - isolamento acústico durante o funcionamento do sistema de hidromassagem.
Jacuzzis grandes, confortáveis e potentes em um conjunto completo são produzidos pela empresa Tritão... Alguns usuários, além de críticas elogiosas, notam que o box do chuveiro não foi pensado. A empresa concorre com ela Appollo.
Bas - um fabricante russo que utiliza matérias-primas europeias conseguiu estabelecer-se no mercado. A empresa oferece preços razoáveis, alta qualidade, belo design, ampla variedade e boas garantias. O período de garantia é 2 e, para alguns modelos, 4 vezes mais longo do que o de outros fabricantes.
Fabricante Intex - um dos poucos que produz jacuzzi inflável. É uma opção prática, leve e acessível.
Instalação e conexão
Conectar uma jacuzzi com as próprias mãos é uma questão delicada. Requer não apenas algumas habilidades de encanamento e eletricidade, mas também a permissão das autoridades de habitação. Uma vez que uma banheira de hidromassagem difere de uma banheira comum por usar eletricidade durante o funcionamento e o sistema entrar em contato com a água, ela é considerada potencialmente perigosa para a vida e a saúde.
Na prática, não há risco de choque elétrico, se o jacuzzi estiver conectado a um RCD separado de acordo com todas as normas de segurança. Em caso de acidente ou situação anormal, o RCD simplesmente desligará o sistema. Você mesmo pode conectar, mas é melhor confiar o trabalho a um profissional. Isso garante a segurança dos membros da família.
Para obter permissão, você precisará de um desenho indicando todas as comunicações, fiação elétrica e um pacote de documentos necessários para o redesenvolvimento. Um pedestal para uma Jacuzzi, degraus e elementos decorativos semelhantes que irão aumentar o peso total do objeto também são aplicados na planta. A carga não deve exceder a taxa permitida.
A instalação é um processo demorado. É executado em etapas.
- A primeira etapa é preparatória. Demora muito tempo para preparar a base para uma estrutura pesada. É necessário um laço forte e um sistema de suporte. Ao mesmo tempo, é impossível montar junto à parede, uma vez que os trabalhos de manutenção e reparação implicam a deslocação do jacuzzi. Na mesma etapa, é necessário desmontar a velha banheira e reformar, trazer a fiação elétrica para conectar o aparelho e impermeabilizá-la. O chão e as paredes também precisam de impermeabilização. Filtros são instalados nas tubulações.
- A segunda fase é a escolha da canalização e da eletrónica, que não estão incluídos no jacuzzi. São tomadas, fios, conexões, misturadores, tubos.
- O terceiro estágio é a instalação. Antes de ligar o jacuzzi às comunicações, é necessário desligar a água e desligar a energia. Um ponto importante: o jacuzzi é instalado após a conclusão da renovação e dos acabamentos decorativos da casa de banho.Isso é necessário para que os elementos auxiliares do sistema não sejam danificados durante os trabalhos de reparo.
- A quarta etapa é verificar o desempenho do sistema.
Todo o processo de instalação leva vários dias. Falhas ocorridas durante a instalação por uma pessoa não treinada não são consideradas um caso de garantia. Se você tem a menor dúvida sobre suas habilidades, é melhor confiar o trabalho a especialistas.
Dicas úteis
Para que uma banheira de hidromassagem funcione por muito tempo e não perca sua eficácia, duas regras simples devem ser observadas: manutenção regular e reparos pontuais.
Os acessórios da Jacuzzi inevitavelmente se desgastam antes da própria tigela. Algumas peças precisarão ser substituídas a cada dez anos. A melhor opção para isso é utilizar peças de reposição "nativas", ou seja, do mesmo fabricante. É aconselhável comprar todas as peças de reposição com antecedência para que correspondam o máximo possível à configuração original.
É importante instalar filtragem nas tubulações de água quente e fria para garantir que os componentes auxiliares permaneçam em boas condições de funcionamento por mais tempo. Os filtros não devem ser apenas de grande calibre, mas também pequenos.
E o sistema também bloqueia se se lavar num jacuzzi como numa banheira normal com a hidromassagem incluída. Isso não é recomendado pelo fabricante, nem o uso de óleos essenciais em uma jacuzzi que não tenha função de aromaterapia. Os componentes gordurosos dos óleos obstruem os bocais e tubos. É melhor fazer misturas de óleos e pingá-los na lâmpada de aroma ao lado da banheira de hidromassagem, em vez de entupir o encanamento.
A manutenção regular é responsável pela segurança do sistema e aparência.
Ao nível dos procedimentos diários, é necessário secar a casa de banho para que não fique estagnada a humidade. Mas também é importante enxaguar a bacia do jacuzzi com água fria e limpar a superfície com um pano macio e seco. A falta de umidade na tigela irá protegê-la da ferrugem.
Ao nível dos procedimentos mensais, a desinfecção é importante. Se a função não estiver incorporada no modelo jacuzzi, faça você mesmo. Você pode usar uma solução de alvejante fraca ou produtos prontos. 50-100 ml da solução devem ser despejados em um jacuzzi cheio de água 5-10 cm acima da fileira superior de bocais, ligue a bomba por meio minuto, então deixe o banho por 15-20 minutos e escorra a água. Depois disso, é necessário acionar uma bomba com água limpa na fonte para se livrar do cheiro de cloro.
Uma vez por ano, o sistema precisa ser limpo de depósitos de pedra, é assim que funciona. Para fazer isso, 1,5-2 litros de ácido acético com concentração de 7% são despejados em uma banheira de hidromassagem cheia, o sistema é lavado, a bomba é desligada e a solução de vinagre de água é deixada durante a noite. De manhã, você pode enxaguar todo o sistema com água fria.
Arranhões no acrílico são cuidadosamente esfregados com lixa de grão fino. Pode aplicar polidor de automóveis por cima e o jacuzzi voltará a brilhar como novo.
Como fazer uma jacuzzi, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.