Métodos de restauração de banho
Qualquer banheira, com o uso constante, se deteriora com o tempo. Aparecem lascas e rachaduras, manchas amarelas e até ferrugem. Além disso, todo uso de um agente de limpeza leva a um afinamento do revestimento. É absolutamente impossível comprar canalizações novas de cada vez, pelo que deve recorrer ao restauro, que pode ser efectuado por sua própria conta, sem recorrer à ajuda de especialistas.
Peculiaridades
Existem vários tipos de restauração de banheiras, mas existem apenas três principais. A primeira é a aplicação de uma mistura de esmalte e endurecedor, também chamada de esmalte bicomponente. A superfície do banho é revestida com uma solução da mesma forma que uma tinta comum. A segunda maneira é derramar acrílico na banheira. Em primeiro lugar, é necessário lixar a superfície e desengordurar bem. Depois de verter o acrílico, é preciso esperar dois dias e só então começar a usar o encanamento. Finalmente, a banheira também pode ser reformada com a instalação de um forro de acrílico. Este "segundo banho" deve ser absolutamente idêntico ao primeiro e fixado em seu interior com cola ou espuma.
É necessário escolher um método específico com base no estado da bacia de banho, de quais materiais é feito, bem como da capacidade financeira. Se falamos de trabalho independente, então na maioria das vezes eles escolhem pintura de esmalte ou acrílico em massa. Não é lucrativo instalar um "banho em um banho" por conta própria, já que o custo da inserção em si é cerca de 80% desse procedimento muito complicado com garantia.
Composições
Para que o revestimento sirva aos proprietários por muitos anos, é necessário selecionar cuidadosamente a composição da restauração, estudando previamente suas propriedades e características básicas. No primeiro caso, quando se pretende utilizar esmalte constituído por dois componentes, o revestimento pode, em princípio, ser aplicado com rolo, pincel ou aerossol. Mas deve-se ter em mente que o esmalte aerossol é mais usado para eliminar defeitos mínimos e em uma superfície grande cria uma cor irregular. É por isso que o pincel é escolhido com mais frequência. Normalmente vendido como um kit com esmalte e endurecedor e, às vezes, pré-limpadores.
A cor do esmalte dependerá da iluminação do ambiente, portanto é aconselhável escolhê-lo no quarto onde fica o banheiro. Além disso, o endurecedor (vermelho escuro, amarelo escuro e marrom escuro) pode alterar a tonalidade final do revestimento. Graças a esses dois detalhes, a melhor opção seria adquirir um conjunto com um conjunto de pastas coloridas. Os conjuntos "Fantasy" e "Svetlana" do fabricante russo "Random House" são considerados uma boa opção. Diferenciam-se na composição dos conjuntos: ambos possuem esmalte bicomponente com endurecedor e preparação para o trabalho preparatório. No entanto, "Svetlana" também inclui pastas de tingimento que permitirão dar ao esmalte qualquer tonalidade.
Muitas pessoas recomendam a escolha de uma composição que é uma "ideia" conjunta da Rússia e da Finlândia e se chama "Reaflex-50" de Tikkurila. É considerada de altíssima qualidade, embora seja cara, podendo até ser utilizada para uma piscina de concreto. Este esmalte de duas partes é bastante fácil de trabalhar, mas a banheira levará uma semana para secar.A qualidade do revestimento dependerá do cumprimento das instruções e proporções ao misturar os componentes. O "Reaflex" também tem suas desvantagens, por exemplo, pelo fato da solução ser bastante líquida, você terá que aplicar 4 camadas, caso contrário não se sobreporá ao revestimento original. Vai demorar uma semana inteira para funcionar. Existem outros esmaltes - os de organossilício, nos quais está escrito “para banhos”.
Algumas pessoas escolhem o esmalte Epoxin-51 ou Epoxin-51C, que são produzidos na Rússia com base em ingredientes fabricados na Alemanha. Ambos são espessos e bicomponentes, aplicados com pincel. Como segundo componente, é utilizado um endurecedor do tipo amina transparente e incolor, que protege o revestimento acabado do amarelecimento. Esses esmaltes secam muito rapidamente - dois dias são suficientes, e podem servir até 9 anos sem o aparecimento de manchas amarelas. Infelizmente, a densidade excessiva dificulta o andamento do trabalho. "Epoxin-51C" compara-se favoravelmente ao esmalte "Epoxin-51" no sentido de que o tempo de cura é duas vezes menor.
Kudo aerossol esmalte KU-130 em latas é criado com base em resinas artificiais modificadas e é usado para a restauração não só de louças sanitárias esmaltadas, mas também de cerâmica. O esmalte está totalmente pronto para uso, basta agitar o balão antes de aplicar. Segundo o fabricante, a temperatura ambiente deve estar acima de 10 graus. A composição é líquida, por isso não é capaz de lidar com defeitos superficiais. O esmalte é aplicado em 2-3 camadas e seca em um dia. É resistente a altas temperaturas e só é comercializado na cor branca. Uma lata de spray é suficiente para processar dois metros quadrados de superfície em uma camada.
Aerossóis são escolhidos em situações onde o esmalte de banho original perde sua brancura original e está coberto de manchas de ferrugem ou arranhões. A tinta spray é capaz de restaurar a resistência do revestimento à água dura, torná-lo mais liso e restaurar a cor brilhante original. Faz sentido usar aerossóis também nos casos em que o esmalte do banho, devido ao uso frequente de agentes de limpeza agressivos, se torna muito poroso e começa a absorver rapidamente a sujeira e a ferrugem.
Se falamos do segundo método de restauração, é importante lembrar que em nenhum caso deve ser utilizado o acrílico comum vendido em lojas de ferragens, pois pode estragar o banho e causar graves danos à saúde. É por isso que a escolha geralmente é feita entre o acrílico líquido, geralmente chamado de plastol, e o vidro. Stril é mais barato e adere bem à superfície, mas endurece rapidamente e, portanto, causa dificuldades para os iniciantes. Plastol é mais fácil de trabalhar e não tem um cheiro desagradável.
Stakril Ecolor é considerado o sucessor da linha de produtos Epoxin-51e, portanto, o trabalho preparatório antes de aplicá-lo é completamente semelhante. É engraçado que as pastas coloridas Stackler também sejam tiradas do conjunto Epoxin. A composição é muito sensível à umidade e à qualidade da superfície restaurada. Mesmo pequenos defeitos no substrato devem ser preenchidos com cuidado.
O acrílico líquido EkoVanna está disponível em várias variedades: antimicrobiana, de secagem rápida e bactericida. O revestimento é amigo do ambiente, tem baixo odor e é absolutamente atóxico. A vida útil é esperada de 5 a 6 anos. Apesar de todas as vantagens do acrílico, vale lembrar que não é recomendado o uso de tinta à base dele, nem mesmo tinta à base de água nas paredes e teto do banheiro. Embora a composição seja totalmente ecológica para a saúde, é fácil de aplicar e segura com firmeza, é melhor deixá-la para outras divisões.
Em geral, um polidor de carro abrasivo ultramacio pode ser uma alternativa para uma restauração completa de banheiro. Mas seu uso só é possível em caso de pequenos defeitos. O esmalte não deve apresentar manchas escuras persistentes, riscos profundos e rachaduras.Compre uma pasta de polimento "fina", por exemplo, DoctorWax, e um polidor de vidro mais duro, mas delicado. O primeiro irá para a fase inicial, e o segundo - para o final. Um polidor fino é esfregado em um movimento circular no esmalte usando trapos brancos. Cada área do esmalte deve ser polida com intensidade máxima.
A solução é lavada com sabonete líquido e uma esponja e o processo é repetido até que todo o frasco se esvazie. Se o trabalho for feito com alta qualidade, a essa altura o banho não estará mais fosco e áspero. Na segunda etapa, o trabalho é realizado com polidor de vidro. Uma fina camada é aplicada sobre toda a superfície e seca. Em seguida, é escovado com um movimento circular de fricção.
Recomendações de preparação
Todos os três métodos existentes de restauração de louças sanitárias requerem o mesmo trabalho preliminar. Em geral, para preparar o banho, é necessário retirar camadas de esmalte antigo e garantir a máxima aderência da superfície do ferro fundido ou aço ao revestimento planejado. Para fazer você mesmo em casa, você terá que adquirir alguns materiais, por exemplo, lixa, pó de limpeza, fita adesiva, pano e outros. Se você só precisa reparar um pequeno chip, arranhão ou rachadura dentro da banheira, não há necessidade de realizar todo o processo de restauração. Anteriormente, para resolver esse problema sozinho, era recomendável misturar cola com pó dentário ou epóxi com pó de porcelana, e depois aplicar essa solução no defeito. Hoje, essas medidas são consideradas ineficazes, por isso os problemas com chips são resolvidos de forma diferente.
Para restaurar a seção de aço, primeiro um conversor de ferrugem deve ser aplicado ao defeito. e, após aguardar o tempo recomendado, enxágue com água. Em seguida, o chip é limpo com pó ou detergente de louça, enxaguado e seco. Na etapa seguinte, a superfície é desengordurada com acetona ou outro solvente, novamente seca e aquecida com secador de cabelo. Após a massa do carro, é necessário cobrir o cavaco, esperar secar e lixar com lixa. Na fase final, a área danificada é coberta com acrílico ou esmalte automotivo. Massa adequada da Novol, universal ou com fibra de vidro. É de cor cinza, por isso é invisível sob o revestimento. Endurece em 10-15 minutos, após o qual pode ser lixado até obter uma superfície lisa.
Limpando esmalte velho
Toda a superfície do banho deve ser limpa com uma escova e um abrasivo, ou seja, pó. Em seguida, pega-se uma lixa de grão grosso e limpa-se o encanamento até que apareçam os riscos do abrasivo, ou seja, o metal não apareça. É importante notar que não há necessidade de enxaguar o agente de limpeza durante o lixamento. Você também pode usar uma rebarbadora com um acessório especial. Isso irá acelerar e simplificar todo o trabalho. Às vezes, o esmalte antigo é removido por jato de areia ou com ácido clorídrico diluído em água. O próximo passo é enxaguar as migalhas restantes e remover a espuma de sabão.
O banho é derramado com ácido oxálico, então o ácido é neutralizado com soda. A água quente é puxada para os lados, após o que é necessário aguardar 10 minutos. Em seguida, a água é descarregada pelo ralo e o banho é enxugado. Para fazer com que o encanamento seque mais rápido, é recomendável usar um secador de cabelo de construção. Na preparação para o polimento posterior, você deve verificar cuidadosamente o produto quanto a lascas, rachaduras e outros defeitos. Se for tomada a decisão de polir a banheira deformada, ela perderá sua aparência atraente.
Desengorduramento da superfície
Na etapa seguinte, é aplicada uma massa automotiva na banheira, que, depois de seca, é lixada com lixa. O papel deve ficar bom. A poeira residual é removida com um aspirador de pó ou escova macia e a superfície é desengraxada com solvente.Em seguida, você precisa limpá-lo com guardanapos ou um pano macio que não solte fiapos. O próximo passo é desmontar de forma independente a mangueira do chuveiro. A bica e as torneiras devem ser embrulhadas em plástico ou similar para evitar que as gotas de água estraguem o trabalho. E também é necessário retirar a grade do ralo, e substituir o sifão embaixo do banheiro por pratos (por exemplo, uma bacia) para que lá caiam gotas de acrílico ou esmalte.
Preparando uma solução para restauração
Para fazer o produto de restauração certo, você só precisa seguir as instruções. Normalmente, todas as proporções e sequências de ações são indicadas nele. É necessário mexer bem a composição e, se necessário, dividir em várias partes.
Preparação final do banho
Após todos os procedimentos acima, você deverá colar com fita adesiva e cobrir com jornais velhos e polietileno tudo o que estiver próximo à banheira a ser restaurado: máquina de lavar, prateleiras, pia ou armário. Não se esqueça do chão, e coloque os sacos na batedeira e no chuveiro.
Estágios de restauração
Ao restaurar com esmalte ou acrílico a granel, você pode processar não apenas a banheira mais antiga, mas também uma base de chuveiro de metal, pia e pia de cozinha - itens de outras salas. E também é possível ordenar uma área separada, e não toda a superfície. Em geral, é recomendável usar diferentes métodos de restauração para diferentes fins. Todo o trabalho, incluindo a preparação, levará pelo menos 3-4 horas e o máximo - um dia. O primeiro passo em uma restauração de banheira é sempre a preparação e remoção das camadas antigas. As próximas etapas variam de acordo com o método selecionado.
Esmalte
Quem decidir pintar o banheiro com esmalte deve lembrar que esse método dura pouco, mas é barato. Com a ajuda do esmalte é possível restaurar banhos de ferro fundido e de ferro. Infelizmente, na maioria das vezes, o encanamento renovado servirá por mais 1-2 anos e então terá que ser restaurado novamente. Em geral, uma banheira restaurada com a ajuda de esmalte pode viver sem reparos por mais um a cinco anos, dependendo da qualidade do trabalho realizado. A solução possui um odor químico muito pungente e prejudicial à saúde, portanto, todo trabalho deve ser realizado, protegendo previamente a boca e o nariz com respirador e as mãos com luvas. É muito importante realizar todas as ações exclusivamente em uma área bem ventilada.
É extremamente importante usar esmalte adequado para banhos - somente este tipo é seguro para humanos. O restante, em contato com a água quente, passa a secretar enzimas tóxicas. O custo da esmaltação varia de 2,5 mil rublos com as tintas mais baratas a 3,9 mil rublos com análogos estrangeiros de alta qualidade. O esmalte e o endurecedor são colocados em um recipiente conveniente e misturados até ficarem homogêneos usando um mixer. A solução resultante é aplicada com pincel largo, a pintura é realizada primeiro com pinceladas horizontais e depois verticais. A camada deve ser fina, mas uniforme e sem gotas, recomenda-se borrar a composição para que preencha todos os poros. É mais lógico começar pelas bordas da tigela e depois ir para o fundo.
Após a primeira pintura e uma pausa de 10-15 minutos, sem esperar a secagem (caso contrário o esmalte ficará coberto de pó), inicia-se a aplicação da segunda demão. As manchas são suavemente "esticadas" com o mesmo pincel. Em seguida, você precisa deixar a tigela por 15 minutos e pintar o fundo do encanamento mais uma vez. É conveniente aplicar a camada de acabamento com rolo ou com compressor, o que ajudará a distribuir uniformemente a composição ao longo das paredes.
A secagem do banho é realizada por cinco dias, mas até uma semana é melhor. Durante este período, a água não deve ser ligada e poeira e sujeira não devem entrar na superfície tratada, e a temperatura deve ser mantida a 23 graus. Vale lembrar que este método de restauração do encanamento é inadequado para banheiras com grande número de pequenos defeitos (lascas, rachaduras, arranhões), pois podem ser visíveis mesmo após o revestimento de esmalte.Em geral, os proprietários de banheiras esmaltadas precisam ter muito cuidado: as rachaduras espalham-se rapidamente, o esmalte descasca, a água se acumula sob ela, um cheiro desagradável e até mesmo mofo aparecem.
Acrílico a granel
A restauração com acrílico líquido é muito mais conveniente do que a escolha da pintura de esmalte. Eles podem colocar em ordem banhos de ferro fundido e de ferro. A mistura não tem cheiro forte, é fácil de aplicar e possui características de resistência muito melhores do que a tinta. O preenchimento de acrílico se espalha por si só e forma um filme monolítico na superfície da banheira, mascarando todos os defeitos e repelindo poeira e sujeira. Nesse caso, a solução seca apenas o tempo que leva para um trabalho confortável e não deixa riscos, bolhas ou manchas. O custo da restauração com acrílico a granel será de 3.500 a 4.100 rublos.
Em primeiro lugar, o acrílico é amassado com um misturador a baixa velocidade ou com um bastão de madeira em um recipiente adequado., em seguida, despejado em um pequeno copo e despejado por cima da banheira. Com uma espátula de borracha, ele é empurrado para baixo das bordas do ladrilho. Assim que a solução atingir o meio da parede, é necessário começar a movimentar o copo pelo perímetro, adicionando periodicamente a mistura dos pratos comuns. A camada deve ter cerca de 4–6 milímetros de espessura, então a solução não deve ser derramada muito ou muito rapidamente. Em seguida, o processo é repetido, mas você precisa derramar do meio das paredes, e não da borda superior. Se houver formação de bolhas, use uma espátula de plástico ou uma escova para eliminá-las.
Não há necessidade de guardar a mistura, pois o excesso ainda irá pelo ralo. Levará cerca de um dia e meio a dois dias para endurecer. Assim que a superfície endurecer, pode-se remover todos os revestimentos protetores, recolocar o sifão e começar a usar o encanamento. Quando for necessário reparar um material de uma determinada cor, pode-se misturar o acrílico com a pasta de tingimento, se permitido pelos fabricantes. No entanto, seu valor não pode ultrapassar 3% do total.
Com forro acrílico
A instalação de um inserto de acrílico ou “banho no banho” é indicada para quem quer fazer todo o trabalho com rapidez e sem a falta de procedimentos higiênicos. Você pode instalar esse revestimento em apenas três horas com as próprias mãos e começar a usar o encanamento no dia seguinte. Vale esclarecer que o liner acrílico não só possui alta resistência, mas também reduz a condutividade térmica do banho, o que permite que ele fique aquecido por um tempo suficiente. É importante não apenas escolher o "segundo banho" correto, mas também distribuir a composição adesiva - espuma de poliuretano de dois componentes e selante de silicone. O custo de instalação de um forro acrílico de empresas terceirizadas será de 4.000 a 4.700 rublos sem trabalho adicional.
O forro é uma construção feita de acrílico, plástico ou silicone que imita o formato da tigela. Depois de fazer as medições preliminares do banho, você pode comprá-lo na loja e depois colá-lo em casa. Hoje, o forro acrílico é o mais popular, pois tem uma aparência muito melhor do que o silicone e o plástico, e funcionará por até 30 anos. Infelizmente, é estritamente proibido instalá-lo em banheiras de ferro para dobra e banheiras de ferro fundido leve.
O único problema do forro acrílico é a sua instalação, considerada muito difícil. Precisa ser colocado de forma que cubra as bordas da banheira, mas se a estrutura já estiver montada rente à parede terá que quebrar o ladrilho e retirar a lateral. Além disso, se instalada incorretamente, a água pode se acumular entre o revestimento e o fundo, o que causará umidade, mofo e odor. Os forros são feitos para banheiras padrão com comprimento de 1,5 metros e 1,7 metros, portanto, será muito difícil para os proprietários de designs incomuns encontrarem uma alternativa para eles.
Antes de iniciar o processo de preparação do banho acima, será necessário desmontar os elementos de acabamento. Depois de preparado o produto, vale a pena dar atenção ao liner - cortar a ponta tecnológica e, inserindo-a na banheira, marcar os furos tecnológicos, desenhar círculos de dreno e transbordamento. Furos são feitos ao longo das marcações e selante com espuma pode ser aplicado. O selante é distribuído ao redor dos orifícios de drenagem e transbordamento, e a espuma é distribuída em faixas no fundo, nas laterais e nas paredes. No fundo - 4–5 peças ao longo e com um degrau de tiras transversais de 5–7 cm. Nas faces laterais, aproximando-se da lateral, há três faixas nos cantos e nas paredes laterais é feita uma gaiola com degrau de 5–7 cm, sendo duas faixas colocadas na lateral. É impossível negligenciar a recomendação de introduzir uma composição especial na espuma, o que não permite que ela inche muito.
A pastilha é rapidamente inserida no banho, prensada e nivelada - tudo não deve demorar mais do que 5 minutos, caso contrário, a composição irá endurecer com o tempo e não "agarrar" o material. As laterais são pressionadas com as mãos, então você deve ficar descalço no local onde está o dreno, e ir para a borda oposta - para que o encaixe fique no lugar certo. Depois disso, é recomendável repetir a pressão com as mãos. O excesso de espuma e selante são removidos e o sifão pode ser reinstalado. E também uma etapa importante - encher a banheira com água por um dia, para que a espuma não desloque o forro durante a solidificação. O nível da água deve estar 1–2 centímetros abaixo do orifício de drenagem. Pode ser drenado no dia seguinte.
Novas regras de cuidado de revestimento
É importante lembrar que mesmo que a tigela de banho seja restaurada corretamente, ela não terá mais suas características originais de desempenho. Além disso, um cuidado mais suave e, possivelmente, uma troca de produtos químicos detergentes serão necessários. Se o banho foi esmaltado ou o revestimento foi restaurado com acrílico líquido, depois de algum tempo você notará que a cor original começará a brilhar através do revestimento. É provável que mude visivelmente a tonalidade do encanamento. O novo revestimento será mais suscetível a danos de, por exemplo, objetos caídos ou tinta. O cigarro também vai começar a deixar manchas feias na superfície. Porém, a julgar pelos comentários, se você realizar todo o trabalho com alta qualidade e com bons materiais, o banho servirá sem problemas por alguns anos.
Se falamos em banheiras “salvas” com a ajuda de esmalte, então o cuidado deve ser muito cuidadoso, visto que o esmalte de 0,5 mm de espessura é extremamente sensível ao estresse mecânico, produtos químicos agressivos e até mesmo ao estado da água da torneira. Não lave os encanamentos com soluções ou pós agressivos e abrasivos. Os detergentes fortes devem ser usados no máximo uma vez por mês, no restante do tempo, dando-se preferência a géis e líquidos suaves, sabão em pó, refrigerante e sabão diluídos em água. Aplicar o produto somente com panos macios e esponjas de espuma. É importante evitar deixar cair objetos pesados, como xampu, desodorante ou chuveiro, na banheira. Ao decidir tomar banho com sais multicoloridos ou com uma "bomba", deve-se estar ciente de que o esmalte é capaz de manchar. As demais recomendações para o encanamento com restaurações esmaltadas são as mesmas que para os acabamentos acrílicos.
Para encanamentos recondicionados com acrílico líquido ou forro de acrílico, as dicas a seguir são fornecidas.
- para limpeza de superfícies, são usados produtos líquidos como Domestos, Sanox e Comet, ou detergentes em pó que não contenham partículas que riscam a superfície e se dissolvem facilmente;
- o detergente deve permanecer na superfície por no máximo 5 minutos;
- não é recomendado lavar a banheira com produtos químicos fortes e partículas abrasivas não destinadas a isso, e é estritamente proibido despejar nela reagentes químicos, fotoreagentes e outras soluções perigosas;
- o gel deve ser aplicado com esponjas macias, e as esponjas duras e escovas de metal devem ser abandonadas para sempre;
- vale a pena fazer uma limpeza geral a cada 3 a 5 dias, mas deverá enxaguar todas as vezes após o banho;
- se houver tanto incômodo que a tintura de cabelo vá parar no banho renovado e deixar uma mancha, recomenda-se aplicar creme dental com flúor grosso e deixar por 10-15 minutos;
- nos primeiros sete dias após o procedimento de restauração, é proibido alterar drasticamente a temperatura da água e encher a tigela com gelo líquido ou água fervente;
- não é recomendável dar banho em bichinhos fofinhos sem roupa de cama especial, pois as garras sempre deixam arranhões na superfície;
- os danos ao longo do tempo mudarão de cor devido à escama e ferrugem, e será quase impossível de destruir;
- você também deve ter cuidado ao mover a máquina de lavar e outros itens volumosos que, encostados na banheira, podem danificá-la;
- se bacias ou baldes de metal são colocados na banheira, então o fundo deve primeiro ser protegido com um pano ou tapete;
- você também deve ter cuidado com o uso prolongado de um tapete com ventosas, que é colocado no fundo da tigela para maior conforto, e "gotejamento" constante de água. Deve-se evitar manchar ou ferver coisas no banho.
Para remover a ferrugem, use produtos industriais especiais., e com a formação de calcário - vinagre ou ácido cítrico. O banho é enchido até a borda com água morna, à qual são adicionados 1-2 xícaras de vinagre ou 100 gramas de ácido cítrico, após o que a solução é deixada por 3-4 horas. Após terminar o procedimento, é necessário escorrer a água, enxaguar a tigela e secar. Para manter o brilho do acrílico duradouro, a banheira deve ser sempre enxugada com um pano macio após o uso.
Restauro de banheira com "PlastAll Bulk Acrylic", veja o próximo vídeo.
Um site sensato. A restauração da banheira pode ser feita de três maneiras. E apenas a tecnologia "Banho no banho" é profissional. Isso ocorre quando uma nova banheira de acrílico é colada na antiga. Esta banheira de acrílico também é chamada de forro de acrílico. E esmaltar banho é só pintar a banheira com pincel. E o acrílico líquido não é acrílico de forma alguma, mas tinta epóxi, só que não é aplicado com pincel ou rolo, mas por vazamento, e portanto o método em si é chamado de "banho de verter".
O comentário foi enviado com sucesso.