Rodapés de banheiros: dicas para escolha e regras de instalação
O rodapé é um elemento decorativo necessário que esconde os vãos entre a parede e o chão, formando assim uma linha de transição de uma superfície para outra. Os rodapés de banheiros não devem apenas desempenhar um papel decorativo, mas também atender aos requisitos de praticidade. Em condições desfavoráveis de operação, o material deve ser protegido da penetração de água. As dicas para escolher e instalar rodapés serão discutidas em mais detalhes neste artigo.
Para que serve um rodapé de banheiro?
Os rodapés do piso não são usados em todos os quartos. Quando o acabamento da parede e do pavimento é feito com elevada qualidade e sem folgas nas juntas, é perfeitamente possível prescindir deste elemento decorativo. Mas, no caso do banheiro, essa abordagem estaria errada.
Quedas de temperatura, umidade elevada e abundância de água nos banheiros criam condições desfavoráveis para o funcionamento de quaisquer revestimentos. O pedestal nesses quartos não é apenas um acréscimo estético ao interior, mas também protege as fendas e fendas entre o piso e a parede da penetração de umidade.
A infiltração de água nas fendas contribui para a formação e disseminação de mofo e bolor, o que pode levar à deterioração do acabamento do ambiente. Além disso, a umidade no banheiro só contribuirá para a propagação de insetos que gostam de umidade (por exemplo, centopéias e piolhos da madeira). Além disso, as juntas não vedadas acumularão sujeira com o tempo, o que não terá o melhor efeito na aparência do banheiro.
Requisitos básicos de material
As condições de temperatura e umidade nos banheiros têm suas próprias características distintivas. Os tratamentos regulares de água, bem como a lavagem e secagem de roupas, afetam significativamente o nível de umidade. Na ausência de uma boa ventilação, o microclima na sala será na maioria das vezes desfavorável, o que pode não afetar da melhor forma o estado dos materiais de acabamento. Por este motivo, são impostos requisitos especiais aos rodapés da casa de banho.
O rodapé deve ter as seguintes qualidades:
- O produto deve ter uma alta classificação à prova d'água.
- Resistente a temperaturas extremas. O material não deve deformar devido às condições desfavoráveis de temperatura e umidade de operação.
- Altos indicadores de força e resistência ao estresse mecânico não são menos importantes.
- Inércia química. Os banheiros precisam de limpeza regular para evitar o aparecimento e a disseminação de microorganismos nocivos. O pedestal dessa sala deve ser resistente a vários produtos químicos domésticos.
- A resistência do material à corrosão e degradação é necessária.
Visualizações
Todos os rodapés de banheiros diferem em material e aparência. Cada tipo de produto tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na escolha da opção adequada. Vamos nos deter em cada tipo de material com mais detalhes.
Cerâmica
Um rodapé de cerâmica é ideal para uma sala com azulejos. O custo desses produtos é bastante elevado, o que se justifica pelas elevadas características técnicas do material.
O processo de fabricação dos rodapés cerâmicos é praticamente igual ao da fabricação de ladrilhos.Argila de alta qualidade é prensada, esmaltada e cozida em alta temperatura.
As principais vantagens dos rodapés de cerâmica são destacadas:
- alto nível de resistência à umidade;
- resistência a formações fúngicas e mofo;
- resistência à sujeira e facilidade de atendimento;
- falta de deformação em um microclima desfavorável na sala;
- altos indicadores de dureza e resistência;
- aparência estética;
- longa vida útil, que pode ser superior a 15 anos sem perder a aparência e as propriedades originais;
- Amizade ambiental.
No entanto, os rodapés de cerâmica também apresentam algumas desvantagens. As poucas desvantagens incluem:
- alto custo;
- fragilidade (apesar de a cerâmica ser um material duro, o revestimento pode rachar ou rachar com uma ação mecânica pontual).
O rodapé de cerâmica é colado ao adesivo para ladrilhos. A instalação de tal produto é mais trabalhosa do que a fixação de rodapés de plástico.
Plástico
Os rodapés de plástico são feitos de policloreto de vinila. Este tipo de produto é bastante popular, pois alia boa qualidade e baixo preço.
Os rodapés de piso de PVC são de vários tipos:
- para revestimentos de linóleo e carpete;
- modelos versáteis que combinam bem com todos os materiais.
Muitos modelos de rodapés de PVC possuem bordas emborrachadas. Esta opção é mais preferível para uso em banheiros, uma vez que tal produto adere mais intimamente às superfícies do chão e das paredes.
Os elementos decorativos para pavimentos à base de cloreto de polivinilo apresentam várias vantagens.
As principais vantagens de tais rodapés:
- facilidade de fixação;
- baixo custo;
- Resistência à umidade;
- bons indicadores de elasticidade;
- resistência aos efeitos de produtos químicos domésticos;
- resistência a fungos e mofo;
- não suscetível à decomposição;
- uma ampla gama de produtos em vários tons.
Não se esqueça de algumas das desvantagens dos produtos de PVC.
Entre as desvantagens, as seguintes nuances podem ser notadas:
- Produtos em branco e outras cores claras tornam-se amarelos com o tempo.
- Na instalação do rodapé, é necessário o uso de buchas e cantos especiais, o que não prejudica da melhor forma a aparência do acabamento. Mesmo que os fechos tenham uma combinação perfeita de cores, sua presença ainda será perceptível.
- O material não é altamente durável.
Poliuretano
Os rodapés de poliuretano apresentam características técnicas bastante elevadas, o que permite sua utilização em ambientes com condições de funcionamento desfavoráveis.
As vantagens de tais produtos incluem:
- Longa vida útil. O material não perde suas propriedades e aparência por 30 anos.
- Resistente à umidade.
- O material não absorve odores desagradáveis.
- É resistente a altas e baixas temperaturas.
- Facilidade de instalação. Devido à flexibilidade e plasticidade do material, o rodapé é bastante fácil de fixar, mesmo em caso de paredes e pisos irregulares. Além disso, não são necessárias ferramentas especiais para cortar produtos - todo o trabalho pode ser executado com uma faca comum.
- O rodapé é fácil de limpar.
- Os produtos são resistentes a produtos químicos.
- Uma vasta gama de produtos de várias formas e texturas permite-lhe escolher a opção certa para qualquer interior. O poliuretano também pode ser pintado com quase todos os tipos de tintas e vernizes.
Apesar de uma série de vantagens significativas, os rodapés de poliuretano raramente são usados em banheiros, uma vez que o produto não é capaz de fornecer um nível adequado de estanqueidade. Outra desvantagem desse material é a alta probabilidade do aparecimento de amassados na superfície em decorrência de esforços mecânicos.
Metálico
Os rodapés de metal são feitos de alumínio.Devido às suas características de alta qualidade e excelente desempenho, tais produtos podem ser utilizados em ambientes com alta umidade.
O rodapé de alumínio tem as seguintes vantagens:
- resistência à corrosão;
- resistência ao desgaste;
- resistência ao calor;
- facilidade de fixação à cola ou uso de fixadores especiais;
- aparência atraente;
- alta resistência (o rodapé não quebra ou amassa, mesmo com cargas pesadas na superfície);
- resistência à maioria dos tipos de produtos químicos domésticos;
- impermeabilização;
- boa flexibilidade (o produto pode ser usado para acabamento de superfícies complexas).
Deve-se notar que o custo das tiras de metal é bastante alto. Outra desvantagem de tais produtos são algumas das características de cuidado. O material pode perder sua aparência original devido à exposição a alguns produtos contendo ácidos e partículas abrasivas: a superfície ficará mais escura. Água com sabão ou pasta de dente ajudará a corrigir esse defeito.
Pedra natural
Para o fabrico de rodapés, as pedras naturais, como o mármore e o granito, são as mais utilizadas. As pranchas de materiais naturais distinguem-se pela sofisticação. Além disso, as características técnicas dos rodapés de mármore e granito são muitas vezes superiores às de produtos similares feitos de outros materiais. A pedra natural apresenta um alto nível de resistência e durabilidade. Durante a produção, os produtos de mármore são revestidos com um composto especial repelente de umidade, que não permite que a água penetre na estrutura do material. As ripas de granito são resistentes a produtos químicos e não estão sujeitas à deformação por umidade e temperaturas extremas.
A desvantagem dos produtos de pedra natural é, em primeiro lugar, o alto custo. No entanto, para uma banheira de pequeno porte, o custo do material de acabamento não será tão grande. Outra desvantagem do produto são algumas dificuldades de instalação. Para trabalhar com material natural, serão necessários dispositivos especiais que permitam cortar o rodapé sem danificá-lo.
Autoadesivo
Um tipo separado de rodapés incluem modelos de PVC autoadesivos. Este modelo é uma fita elástica flexível, no verso da qual já foi aplicada uma camada adesiva. A instalação de tal produto é muito simples e não requer muito esforço, tempo e custo para fixadores adicionais ou cola. O rodapé autoadesivo protege bem as juntas da penetração de água e sujeira. A desvantagem deste material é sua curta vida útil.
Como escolher?
Ao escolher um pedestal de piso, a primeira coisa a considerar é a cor do piso do banheiro. Para criar uma transição suave do piso para a parede, você precisa usar pranchas da mesma cor do piso. Para tornar a linha de transição mais clara, é necessário usar tons contrastantes ou pelo menos diferentes por vários tons. Ao escolher uma cor adequada, você também pode focar no tom das paredes.
Muitos designers são de opinião que as pranchas de piso não devem diferir muito em cores do piso e das paredes. Recomenda-se criar uma transição suave de uma superfície para outra usando um rodapé de tom semelhante. Ao usar rodapés de certas cores, você pode alterar visualmente o tamanho da sala. Para aumentar visualmente a altura do teto, é necessário o uso de tiras para combinar com as paredes. Para tornar a área do banheiro visualmente maior, são instalados rodapés na cor do chão.
Ao escolher um pedestal de piso, é importante considerar não apenas seu material, cor e design, mas também sua altura.
Para selecionar um produto de um parâmetro adequado, é necessário levar em consideração indicadores como:
- área do quarto;
- altura do teto;
- a forma da sala;
- cores predominantes no interior.
Em salas grandes, a opção mais adequada seriam tipos de rodapés maciços e altos. Em uma sala pequena, modelos planos mais simples de pranchas terão uma aparência melhor.
Montagem
Colocar o rodapé no chão não é nada difícil. As tiras são fixadas principalmente com cola ou fechos. O processo de fixação do pedestal depende muito do material de que foi feito.
Independentemente do tipo de produto, a superfície deve ser bem limpa e desengraxada antes do acabamento. Vale lembrar também que o substrato deve estar não só limpo, mas também seco. Para a maioria dos rodapés, cola especial é usada.
As tiras de cerâmica são fixadas com adesivo para azulejos. Selante de silicone também pode ser usado, mas isso não fornecerá uma adesão segura. Antes de começar a consertar o meio-fio, o pedestal deve ser medido e cortado. O corte é executado com uma rebarbadora com disco de diamante. Para formar juntas nos cantos da sala, as bordas das bordas dos cantos devem ser lixadas em um ângulo de 45 graus.
A instalação do rodapé deve ser iniciada a partir de um canto visível. Você precisa se mover exatamente para o meio da sala e, em seguida, ir para o canto oposto. Após a instalação da borda de cerâmica, as juntas devem ser tratadas com uma argamassa anti-séptica.
A instalação de rodapés feitos de outros materiais segue um princípio semelhante. A única diferença são as ferramentas e fixadores usados. Para a instalação de modelos metálicos, são produzidos fechos especiais (clipes e tiras). Produtos de alumínio também podem ser fixados em pregos líquidos.
Uma característica do trabalho com tiras de poliuretano é a facilidade de corte do material. Para obter os segmentos com o comprimento desejado, não é necessário usar uma trituradora - todo o trabalho pode ser feito com uma faca de escritório. Esses rodapés são fixados com um adesivo especial que não contém solventes.
Para uma fixação mais confiável dos modelos plásticos, recomenda-se o uso de buchas e parafusos. Este método de instalação é mais trabalhoso, mas é de melhor qualidade do que fixar com cola. As juntas e cantos são mascarados com tampões especiais para combinar com o material, que geralmente vêm com rodapés.
Para informações sobre como encaixar os rodapés, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.