Decoração do banheiro: ideias de design elegantes e incomuns
No que diz respeito à renovação de casas de banho, surgem várias questões. Mesmo um comprador comum sabe que essa matéria-prima deve atender a certos parâmetros. Para excluir uma compreensão abstrata do assunto, para abordar a compra de forma consciente, é necessário estudar detalhadamente as características dos diferentes materiais, considerando a abordagem de acabamento de diferentes ângulos.
Peculiaridades
O banheiro é um lugar especial em qualquer casa. É nele que se notam um alto nível de umidade, uma queda constante de temperatura e a condensação. Aqui, qualquer tipo de material é constantemente testado quanto à resistência de fixação, durabilidade, resistência à abrasão sob a influência de produtos químicos domésticos. As condições extremas desta sala cortam muitos materiais de acabamento diferentes, o que muitas vezes confunde o comprador.
É comum entender o acabamento do banheiro como uma lista de materiais para revestimento de parede, piso e teto. São revestimentos de composição, tamanho e densidade diferentes. Eles são diferentes no método de produção, espessura, processo de montagem e aparência. Independentemente do tipo de matéria-prima utilizada, uma lista de requisitos básicos foi desenvolvida para ela. A sua contabilidade é o principal critério de seleção na hora de comprar na loja ou online.
Requisitos para materiais de acabamento para o banheiro
Durabilidade | Este revestimento não permite ajustes frequentes ou desmontagem. |
Força | A superfície forrada não deve sofrer choques mecânicos acidentais, vibração da máquina de lavar, exposição prolongada à água. |
Antiestático | As propriedades do material devem excluir o aparecimento de um ambiente para a formação e reprodução de fungos e bolores. |
Amizade ambiental | O material de acabamento utilizado não deve prejudicar a saúde das famílias e das pessoas alérgicas. |
Facilidade de atendimento | Qualquer contaminação não deve se encaixar na superfície e se tornar parte do padrão. |
Resistente à abrasão | O revestimento deve ser resistente a produtos químicos agressivos com limpeza regular. |
Segurança contra incêndios | Em caso de curto-circuito, o forro não pegará fogo, independentemente da causa. |
Estética | O revestimento deve ter uma aparência atraente. |
O material utilizado para o acabamento não deve permitir a passagem de água para as fundações dos pisos e estruturas de fechamento. Por esse motivo, os mesmos requisitos se aplicam a materiais adicionais que podem servir de base para o revestimento. São nichos e divisórias feitas de drywall, embora resistentes à umidade. O uso de tais estruturas no banheiro é indesejável.
O tipo de material determina a tecnologia de seu uso. Se for uma opção de fluxo livre, ele será espalhado nas paredes após a diluição. Em outro caso, eles são fixados com cola, cobrem o avião com ela e esticam-no na moldura. Para cada método, eles usam suas próprias composições, tecnologias de fluxo de trabalho, um conjunto de ferramentas. O tempo de laminação, sua secagem e processamento final também são diferentes.
O não cumprimento das regras de revestimento é a razão para a redução da vida útil, deformação durante a operação. O lado estético da questão também sofre. Alguns materiais requerem fixadores especiais enquanto a cola seca. A sua compra e utilização permitirão realizar a instalação a nível profissional, observando a identidade das lacunas entre os fragmentos.
Vantagens e desvantagens
Os materiais de acabamento do banheiro têm uma série de vantagens.No mercado da construção moderna, eles são apresentados em uma ampla gama. A escolha é marcante pela variedade e atende a todas as necessidades do comprador, satisfazendo até os clientes mais exigentes. As marcas estão em constante aprimoramento das tecnologias de fabricação, o que contribui para a melhoria da qualidade e do desempenho do material.
Com a ajuda de materiais de acabamento, você pode esconder superfícies feias, mudar a percepção estética do espaço de banho. Isso geralmente permite mascarar irregularidades, buracos e lascas nas superfícies das paredes, pisos e tetos. Em alguns casos, o uso de materiais de acabamento uniformiza a diferença de altura e comprimento das paredes. Certos tipos são fixados ao quadro e até mesmo a suspensões.
Várias matérias-primas modernas são utilizadas na decoração da casa de banho. A maior parte é capaz de imitar a textura desejada. Com isso, o comprador pode decorar o interior do banheiro em qualquer estilo de design sem prejuízo da ideia principal. A escolha permite que você demonstre direções estilísticas clássicas, modernas, ecológicas, vintage e criativas. Se desejar, você pode mostrar a textura da madeira, mármore, ouro, estuque.
Na lista de materiais de acabamento para banheiros, os fabricantes incluem produtos para diferentes camadas da população. Isso permite que o comprador médio faça seus próprios reparos de orçamento. Devido à disponibilidade de meios especializados para a fixação do revestimento nas lojas, bem como às instruções por vezes simples do processo de trabalho, não necessita de recorrer ao auxílio de um especialista. O auto-reparo economiza significativamente o orçamento e muitas vezes é melhor em qualidade, porque o proprietário está interessado em um resultado excelente.
A singularidade dos diferentes materiais de acabamento reside no fato de serem combinados entre si. A combinação permite-lhe atingir o efeito pretendido, destacando uma das áreas funcionais da casa de banho, que é especialmente adequada para uma casa de banho combinada. Você pode usar um tipo de decoração como decoração, usando a técnica de painéis, pinturas. No entanto, a abordagem desse processo deve ser deliberada. Caso contrário, você pode sobrecarregar o interior do banheiro.
Os materiais de acabamento também apresentam desvantagens. Por exemplo, quase todo tipo de material usado requer a preparação da base antes da fixação. Leva tempo, tem que gastar dinheiro com buchas e reforços que tornam a estrutura dos pisos homogênea. Sem preparação prévia, é difícil contar com a durabilidade do revestimento.
Alguns materiais fazem o banheiro parecer frio. Isso é especialmente perceptível no revestimento do piso, no qual muitas vezes você não quer pisar descalço. O problema deve ser resolvido com um sistema de piso aquecido. Não é adequado para todos os materiais de revestimento. Temos que abordar com mais cuidado a questão de escolher não apenas o acabamento do piso, mas também o método de isolamento do piso.
Às vezes, as fundações são um problema para o uso de materiais de acabamento. Por exemplo, tetos de parede porosos com rupturas estruturais não são capazes de reter materiais pesados. Se esfarelarem antes do início do reparo, mesmo quando reforçados com primer, não melhoram a estrutura por muitos anos. Neste caso, deve-se decorar as paredes com material barato, pois depois de algum tempo terá que ser trocado.
A integração de luzes e interruptores para ladrilhos é mais difícil do que para painéis de parede. Se você precisa fazer um furo para a fiação, para um misturador, uma torneira, tem que usar uma trituradora, que pode estragar o acabamento do material. Além disso, o acabamento nunca é retomado, o que implica na presença de sobras após o reparo. Se não houver estoque, o acabamento pode não ser suficiente ao aparar ou fazer orifícios. Nem sempre é possível comprar a matéria-prima que falta: pode não estar à venda.
Às vezes, o uso do material desejado não é possível.Por exemplo, no caso de condensação permanente do teto devido a vazamentos do apartamento em cima. Aqui, a pintura e os azulejos devem ser substituídos por painéis na moldura. Não tem outro jeito: a cola não vai grudar no revestimento, você terá que colar no teto todas as vezes.
Seleção de material
Todos os materiais de acabamento para o banheiro podem ser condicionalmente divididos de acordo com o tipo de aplicação: para o piso, teto, paredes.
Independentemente do tipo, ele pode ser usado como:
- tela sólida;
- sotaque separado;
- recepção combinada.
Uma abordagem moderna ao design de banheiros envolve combinar materiais uns com os outros, bem como combiná-los com elementos de decoração. Os tectos e pavimentos constituem a base do interior, pelo que é importante que sejam combinados entre si, com mobiliário e canalizações. Se já existe um móvel, uma máquina de lavar, um banheiro, uma pia, os materiais são selecionados de forma a excluir a fusão das partes com as paredes e o piso. A ênfase está na cor e na textura, criando a ilusão de um conjunto.
No chão
Para o piso do banheiro, você pode usar ladrilhos, porcelanato, pisos de epóxi, mosaicos. A melhor escolha é considerada uma pedra. Hoje, esse acabamento é o foco do design por duas razões: é elegante e durável. A pedra artificial é produzida com uma qualidade tão elevada que à primeira vista é difícil distingui-la da natural. O acabamento em mármore está lindo.
Eles tentam pegar a textura do piso com antiderrapante. Este é um ligeiro relevo ou aspereza, uma superfície fosca com uma película protetora. O grés porcelânico é conveniente para grandes lajes. A desvantagem é o peso, mas a espessura é suficiente para suportar tensões mecânicas significativas e cargas de peso. Esse revestimento também é resistente às vibrações constantes da máquina de lavar, se for planejada para ser instalada no banheiro.
A vantagem é a capacidade de criar um revestimento confiável que não precise ser ajustado por muitos anos. As cerâmicas para pisos são uma alternativa ao grés porcelânico, pois são mais finas e menores. No entanto, não será menos adequado para a decoração de pisos. Sua vantagem é a capacidade de traçar padrões diferentes até imitações de carpete com adição de bordas. Isso permite que você valorize a praticidade do piso nas áreas mais transitáveis do banheiro.
O mosaico é uma técnica complexa de decoração de pisos. Ela é linda, única, mas exige muito trabalho e nem sempre é adequada. É problemático fazer isso profissionalmente sem alguma experiência. Porém, na hora de comprar material na rede é possível. Essa variedade consiste em fragmentos idênticos, predominantemente quadrados ou retangulares, colados a uma grade especial, dispostos em um determinado padrão.
O piso de epóxi oferece inúmeras possibilidades de design. Ele permite que você transmita a atmosfera desejada usando a técnica de desenho em 3D. O tema pode ser diferente, enquanto o padrão dá o tom para todo o interior do banheiro. No entanto, ao usar uma imagem volumétrica, você deve limitar a decoração das paredes e do teto. O uso de laminado e linóleo no piso do banheiro é indesejável. Mesmo com uma alta classe de revestimentos projetados para instalações industriais, eles não serão duráveis no banheiro.
Para paredes
Você pode decorar as paredes do banheiro com azulejos, mosaicos, revestimento, filme autoadesivo. Todos escolhem uma opção de material de acabamento com base em suas próprias capacidades e orçamento. Para alguns, basta fazer o acabamento das paredes com tinta impermeável, enquanto outros optam por revestimentos em forma de ladrilho ou painel de parede.
O uso de filme de PVC autoadesivo é apropriado para pequenas seções de paredes. É possível arranjar barato com sua ajuda um nicho localizado a uma certa distância da área do banheiro e pia. Não é adequado onde é necessário esfregar constantemente a superfície, removendo o calcário. É indesejável o uso de papel de parede, mesmo que seja resistente à umidade e lavável.A camada protetora de tais revestimentos não é projetada para exposição constante à umidade e abrasivos.
A melhor opção para decorar as paredes do banheiro são os ladrilhos. Ao mesmo tempo, uma técnica de composição com a adição de um pequeno destaque no fundo está em voga. No entanto, os azulejos complementares da parede modernos são diferentes de seus equivalentes no passado. Se os fragmentos de acento anteriores foram inseridos principalmente em um padrão de xadrez ou na forma de uma borda, hoje o acento é uma imagem em vários ladrilhos. Às vezes, a imagem é composta por moldes de diferentes formas e pode ocupar a parede atrás do banheiro. Junto com um companheiro monocromático, este acabamento criará uma atmosfera especial no interior.
Os mestres não recomendam o uso de drywall. Se foi selecionado anteriormente, já instalado e planejado como base para tetos de parede, não há para onde ir. Esta opção é indicada em casas de banho espaçosas e conjugadas, onde a circulação de ar é maior e o sistema de ventilação pensado. Devido à sua leveza, o material pesado não é adequado para decoração. Você pode pintar a superfície.
No banheiro, os mosaicos ficam bem nas paredes. No entanto, devido à abundância de pequenos fragmentos, você precisa considerar cuidadosamente suas cores e padrões. Além disso, sua colagem e localização serão complicadas pelo layout preliminar do padrão no chão e, em seguida, sua transferência sequencial para a parede. A saída para esta situação é usar ladrilhos para mosaicos (fragmentos com um padrão de mosaico). É preferível colar sobre uma pequena parte das paredes com mosaicos, por exemplo, separando uma das áreas funcionais.
É melhor embainhar as paredes não com laminado, mas com painéis de plástico. No entanto, também há uma nuance aqui. Você precisa selecionar variedades de alta qualidade. Falsificações baratas não diferem na durabilidade do padrão. É apagado com limpeza constante, mesmo sem o uso de produtos químicos domésticos. Para decoração, é melhor escolher variedades sem costura com juntas de bloqueio. Suas costuras são mais finas, será mais fácil remover a sujeira desse acabamento.
O gesso de cimento também é digno de nota. Claro, opções com uma mistura de gesso e cal não são adequadas no banheiro, mas uma mistura texturizada com areia é adequada em alguns casos. Essa decoração é especialmente bem-sucedida se o banheiro for espaçoso e o destaque estiver localizado longe da bacia e da pia. Outros tipos de gesso no banheiro não podem ser usados devido à abrasão e descamação.
Para o teto
Os materiais para o teto são controversos. Isso se deve ao aumento do vapor e sedimentação na superfície do revestimento de acabamento. Naturalmente, cal e gesso são inadequados aqui. Revestimentos delaminados, como pisos laminados, cuja parte traseira pode delaminar e inchar sob constante exposição à umidade, também não funcionarão. O uso de ladrilhos de espuma é indesejável.
Uma solução interessante para decorar o teto será a utilização de estruturas de rack. Na verdade, são painéis de plástico de largura estreita. Reproduzem perfeitamente qualquer textura, inclusive madeira pintada, mármore, podem ter um tipo de superfície brilhante e fosco. A vantagem desse revestimento é a resistência à água e a facilidade de manutenção. A desvantagem é a necessidade de uma seleção cuidadosa dos acessórios.
Uma solução incomum são as placas de forro de plástico, metalizadas e espelhadas. Com a ajuda deles, você pode alterar visualmente a percepção do banheiro, ampliando as paredes e aumentando a altura do teto. As variedades com efeito 3D são especialmente incomuns. A gama de cores de tal material de acabamento é extensa e pode ser combinada com o conceito geral do design escolhido. Às vezes, as marcas oferecem para cobrir o teto com uma película extensível. Este é um material à base de PVC com características de qualidade e desempenho razoavelmente altas. No entanto, pode ser usado principalmente em quartos espaçosos e com tectos altos. Em geral, esta opção é possível, pois exigirá a construção de um caixote, que esconderá a altura do teto em 8-10 cm.
Se você precisar de um reparo orçamentário, pode pintar o teto, pré-nivelar e lixar. As tintas e vernizes para o teto ou as paredes do banheiro são selecionados sobre uma base de acrílico ou poliéster. Distribua a composição sobre a superfície usando um rolo ou pistola de pulverização. No entanto, esse material de acabamento não pode ser chamado de durável e bonito, mesmo se você decorar a superfície com um padrão incomum.
Como escolher a cor e o estilo?
Os esquemas de cores do banheiro dependem de vários fatores. Esses incluem:
- filmagem de uma sala específica;
- seu layout, características de design;
- preferências de sabor;
- o tipo de material usado;
- o efeito da cor na percepção.
Uma vez que muitas vezes falta luz natural no banheiro, essa falta é compensada por tons claros da paleta de cores. Isso é especialmente importante para banheiros de prédios antigos, como "Khrushchev", "Brezhnevka" e "Stalinka". Numa moderna casa de campo privada, de estrutura ou de campo, a casa de banho pode ter janelas. Porém, mesmo aqui é necessário usar cores claras de materiais de acabamento no projeto. Uma viga ou tijolo é uma base bastante escura, eles escondem a luz de qualquer sala.
A atmosfera no banheiro deve ser leve. Caso contrário, será desconfortável estar nele. Os tons escuros do revestimento como dominantes são excluídos. Para o teto, é melhor escolher branco ou marfim, um tom leitoso também é adequado. O branco suaviza qualquer contraste, o que o torna um favorito em design. Pode ser usado em qualquer direção do projeto. É harmonioso em combinação com douramento, prata, bronze, vai bem com tons neutros, naturais e pastéis.
A combinação com as cores brilhantes da paleta deve ser deliberada. Cores brilhantes e emocionalmente fortes de materiais de acabamento podem sobrecarregar o interior do banheiro. Isso tornará sua atmosfera visualmente pesada. Tinto, vinho, azul são difíceis de perceber. O preto em casa é indesejável: para dar expressividade aos contrastes claros, é melhor escolher um tom de cinza escuro ou marrom.
Hoje, o foco está na combinação de vários tons na decoração de paredes, piso e teto. Para a integridade da imagem, é preferível escolher tons relacionados da mesma cor. No entanto, também será útil diluí-lo com uma cor saturada atenuada.
As seguintes cores podem ser combinadas:
- branco + mármore (branco com cinza) + prata;
- branco + cinza claro + turquesa;
- castanho + branco + ouro;
- azeitona silenciada + branco;
- bege + marrom;
- branco + menta + bege;
- tonalidade de carvalho claro wengué + branco;
- azul + cinza + branco.
A lista de exemplos é interminável. O principal é que os tons se combinam e não chamam atenção. Isso pode ser alcançado de várias maneiras. Por exemplo, você pode combinar o tipo de textura dos materiais de acabamento. Para o piso e as paredes, vale a pena usar uma proteção fosca, é melhor fazer o teto semibrilhante, com leve refletividade.
Padrões de revestimento podem ser usados. Para não sobrecarregar o interior do banheiro, vale a pena tentar focar em um padrão simples. Pode ser uma textura de mármore, renda madrepérola, madeira envelhecida, granito, pedra. Simplicidade e naturalidade estão na moda. É indesejável esculpir imagens coloridas. Devido à quantidade de pequenos detalhes no banheiro, isso pode criar uma sensação de desordem.
Estilística
A escolha do estilo é uma questão individual. É determinado pelo temperamento dos donos da casa, sua percepção interior. No entanto, em busca da solução certa, muitas vezes você tem que se limitar às necessidades e à idade de todos os membros da família. Por este motivo, as técnicas e direções de design tradicionais são escolhidas com mais frequência. Claro, o estilo clássico não é adequado para todos, mas muitas pessoas gostam de ramos de interiores modernos (minimalismo, biônica, moderno, art déco, bauhaus). É aqui que a funcionalidade é melhor expressa.
No entanto, também existem diferenças.Se a direção do minimalismo não tolera enfeites, a modernidade não pode ficar sem elegância. Iluminação embutida, o uso de materiais de acabamento modernos com base sintética é o que você precisa, são os cartões de visita de estilo moderno.
O estilo boêmio com sua abordagem peculiar à decoração do banheiro não é claro para todos. No entanto, é único: as paredes podem ter uma imitação de alvenaria, pintura tosca ou uma base de concreto, imitações de vigas às vezes projetam-se de forma demonstrativa no teto. Com tudo isso, o sistema de comunicação real é escondido e isolado de forma confiável. Os materiais de revestimento permitem a incorporação de equipamentos de iluminação incomuns (lâmpadas de rua, ventiladores). O grés porcelânico é uma excelente solução para banheiras maciças e pias com bancada em pedra.
As tendências étnicas no design de banheiros também são interessantes. Estes incluem os estilos chinês, italiano, árabe, africano, japonês e grego. Seu diferencial é o fato de que cada detalhe utilizado no revestimento possui um significado especial. Esta é a textura, tonalidade, tamanho, padrão, compatibilidade com um elemento específico da mobília do banheiro. Às vezes, é uma decoração adicional ou mesmo um elemento separado, por exemplo, imitação de moldagem de estuque em uma parede ou teto, relevo de azulejo, baguete.
Destinos como boho, country e Provence são distintos. A ênfase não está nos acessórios, por isso a decoração do teto, paredes e piso não deve chamar a atenção. Nos dois primeiros casos, isso é variegação quando suavizado com uma cor clara, você precisa de um teto claro e paredes lisas. O interior da casa de banho de estilo provençal necessita de um tecto branco com uma textura mate e um revestimento de parede leve. Para o chão, é melhor escolher algo com uma imitação de uma tábua ou textura de madeira.
Kitsch, vanguarda e fusão para o banheiro são indesejáveis. No primeiro caso, a abstração e a abundância de cores vivas nas paredes, teto e piso podem atrapalhar a percepção estética e a organização. O kitsch criará uma sensação de caos em oposição à ordem. Fusion é um leque de têxteis, tapetes, cortinas e combinações complexas que são difíceis de transmitir numa casa de banho através da decoração das paredes, chão e tecto.
Dicas úteis
Escolhendo materiais de acabamento para decoração de banheiro, vale a pena considerar as opiniões de artesãos profissionais e designers de interiores, a saber:
- a tonalidade do revestimento do piso e do teto não deve ser idêntica. Visualmente, isso reduzirá a altura das paredes;
- o tamanho da decoração da parede ou do piso deve ser correlacionado com a metragem de um cômodo específico. Quanto mais espaçosa for a sala, maior será o tamanho do fragmento;
- duas cores fortes (vermelho e azul) não podem ser combinadas. Eles vão competir entre si, criando estresse emocional no banheiro;
- na presença de encanamento branco e banheira, a cor branca das paredes é indesejável. Os móveis devem se destacar no contexto geral;
- O linóleo do banheiro não é uma opção. A água, ficando sob o pedestal, ficará entre a base e o verso do revestimento;
- a abundância de ladrilhos pode ser suavizada com painéis largos, por exemplo, na forma de um único painel de folha.
Para alcançar a harmonia, você precisa ser capaz de encontrar um equilíbrio entre cores, imagens, forma e a quantidade de materiais usados. Se o acento for realçado com ladrilhos padronizados, o resto das superfícies devem ser monocromáticas. Nesse caso, o uso de combinações de contraste suave é permitido. Tons brilhantes são suavizados pelo tom branco do teto, o fundo claro das paredes, tons suaves são preferidos.
É indesejável que a cor do acabamento combine com o tom da porta. Traços brilhantes podem ser usados no desenho, textura, cor do piso, ou deixá-lo para os móveis, que devem se destacar no cenário geral. Pode ser um painel, decoração de nicho, saliência, acentuação de estantes, paredes atrás de uma banheira ou duche, jacuzzi, decoração de tecto.
Os ladrilhos da parede são mais finos do que os ladrilhos do piso. A diferença é fundamental: a carga de peso nas transportadoras depende disso. O trabalho é realizado separadamente, de acordo com as regras geralmente aceitas.As superfícies são acabadas de acordo com as características de cada tipo de material para decoração de interiores. Às vezes é melhor embainhar as paredes e o teto. Se a casa for recém construída, ela se assentará, o que se refletirá em cada sobreposição da habitação.
Melhores opções
Belas ideias de design de galeria de fotos modernas o ajudarão a conhecer ideias mais interessantes e elegantes. Um banheiro com alvenaria parece incomum. Vigas, luzes embutidas, espelhos e móveis caros criam conforto interior.
Um exemplo no estilo grego com ênfase nas áreas de destaque do banheiro. Uma variedade de padrões, uma combinação de tipos de superfícies mate e brilhantes.
Uma solução original usando mosaicos e ladrilhos em um espaço confinado. O nicho permite acomodar os acessórios necessários.
Uma técnica interessante para usar decoração de parede. A decoração repete-se no desenho da banheira de canto.
Batendo os nichos do banheiro conjugado com azulejos de diferentes tons. A combinação do branco com o azul suave traz frescor ao interior.
Abordagem composicional para design de banheiro. Usando ladrilhos complementares para paredes e pisos.
Uma abordagem criativa para acabamentos de lavatório em estilo loft. Utilização de painéis de parede com efeito madeira.
Um lindo banheiro de estilo chinês parece incomum. O teto é decorado com uma estrutura flutuante com iluminação embutida.
Outra solução customizada para o banheiro. Decoração de pisos e paredes com azulejos. Texturas mate com um padrão parecem incomuns juntas. O efeito é reforçado pela forma da banheira.
O tapume para a decoração de paredes do banheiro vai agradar aos fãs de cores ricas. Imitação de painéis de tijolo.
Design incomum com painéis de ripas com imitação de madeira envelhecida. Uma combinação interessante de textura de material para paredes, pisos e tetos.
Uma visão geral do design moderno de banheiros espera por você no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.