Como eliminar a condensação nas tubulações de água fria?
A ferrugem que ocorre nas tubulações de água fria causa muitos problemas para os proprietários de casas e apartamentos. A razão para este fenômeno, em muitos casos, são gotículas de água formadas na superfície dos tubos.
Causas de ocorrência
A condensação é bastante comum. Ele se forma principalmente em canos de água fria. As razões para isso são a presença de alta umidade no ar ambiente e a diferença entre a temperatura do ar e a temperatura do duto.
Esse fenômeno ocorre da mesma forma que o orvalho nas folhas da grama pela manhã. Sob certas condições (umidade do ar, temperatura e pressão atmosférica), forma-se o chamado "ponto de orvalho", ao atingir o qual o vapor d'água presente no ar se deposita na superfície dos objetos circundantes.
O vapor também se instala na superfície dos canos de água, que parecem "suar", ficando cobertos de gotas. Para que esse efeito apareça, a temperatura da superfície deve ser inferior à temperatura ambiente. Portanto, isso acontece com as tubulações de água fria do banheiro e do vaso sanitário, que são resfriadas devido à passagem de uma corrente fria por elas com temperatura inferior à do ar do ambiente.
Para determinar a verdadeira causa do aparecimento da condensação, é necessário determinar com precisão em que momento ela aparece, uma vez que o resfriamento está associado ao movimento direto do fluxo de água.
Se a água não fluir pelo cano, o cano, junto com a água nele contida, aquece até a temperatura ambiente. A condensação não é possível nessas condições.
Portanto, quando gotas de água são detectadas na tubulação, é necessário descobrir com precisão a localização da origem do movimento da água. Pode ser uma cisterna de banheiro, através da qual a água flui imperceptivelmente devido a juntas perdidas ou rasgadas. Este movimento da água através do tubo é suficiente para resfriá-lo e formar condensação. Além disso, uma gaxeta de má qualidade em uma das torneiras, por onde passa o fluxo de água, pode acabar sendo uma fonte.
Além disso, o motivo da formação de gotículas de água também pode ser encontrado em vizinhos que moram no andar mais alto de qualquer um dos andares, se, por exemplo, houver cisterna com vazamento. Nesse caso, a condensação pode se formar nos degraus com a água passando pelos apartamentos de baixo para cima. Nesse caso, o movimento constante da água e, consequentemente, o resfriamento da tubulação ocorre devido a esses vazamentos. Ao determinar tal motivo e querer eliminá-lo, é necessário informar os locatários que se encontram acima.
Também deve ser levado em consideração que a formação de condensação nas tubulações é facilitada pela insuficiência ou falta de ventilação, principalmente em ambientes com alta umidade. Por exemplo, isso pode acontecer em um banheiro, onde o vapor é gerado a partir da água quente, que se deposita nas tubulações em forma de gotas.
Efeitos
A ferrugem é uma das consequências da condensação. A formação de estrias enferrujadas não só prejudica a aparência das peças de metal, mas também as destrói. Freqüentemente, a condensação também ocorre em risers que passam verticalmente pelo apartamento. Neste caso, a pintura pode descascar.
As gotas caem no chão, formando pequenas poças, que provocam o colapso do revestimento do piso. A umidade também pode deteriorar os móveis da sala.Além disso, devido ao constante acúmulo de umidade nas superfícies, podem ocorrer mofo e bolor, que têm um impacto negativo na saúde humana. A aparência de mofo em locais de difícil acesso de unidades de encanamento é especialmente desagradável.
A condensação é especialmente perigosa em locais fechados (onde não é visível). Ao mesmo tempo, a umidade pode entrar na fiação elétrica, oxidando os contatos. Além disso, a água é um excelente condutor. Vazamentos nas paredes podem conduzir eletricidade, o que é um fator muito perigoso.
Primeiros passos
Se notar a formação de umidade nos tubos, deve-se tomar medidas imediatamente para eliminá-la. Em primeiro lugar, é necessário limpar o condensado formado e secar o local de sua aparência.
É importante não permitir o acúmulo de umidade. Para fazer isso, você deve estabelecer o motivo de seu aparecimento. Neste caso, é necessário saber qual a fonte que dá um fluxo constante de água, com o que a superfície dos tubos é resfriada. Para determinar isso, você precisa verificar a cisterna do banheiro e todas as torneiras para ver se há vazamentos constantes. Deve-se também prestar atenção à máquina de lavar instalada em casa, por onde pode correr água se houver falhas nas válvulas.
Para corrigir a situação, na maioria dos casos, pode-se fazer sem conhecimentos especiais, basta apenas substituir a junta defeituosa. Se não for possível eliminar o mau funcionamento sozinho, é melhor recorrer a especialistas, especialmente quando se trata de consertar máquinas de lavar.
Você pode verificar o desempenho do sistema de ventilação com uma simples folha de papel. Ao trazê-lo para a abertura da ventilação operacional, você pode notar um ligeiro movimento do lençol. Isso é uma indicação de que a ventilação está funcionando. Mas para determinar a eficácia da ventilação instalada, você precisa convidar especialistas.
Se for constatado que há formação de condensação no riser, é necessário envolver os vizinhos na parte superior, que podem ter vazamento no equipamento hidráulico, para identificar a causa. Neste caso, também será observada condensação em suas tubulações.
Como se livrar de
Se o problema identificado não for muito sério, ele pode ser resolvido com sucesso substituindo a junta no tanque de drenagem ou na torneira. No entanto, a solução nem sempre é tão simples.
Em alguns casos, o motivo é o roteamento incorreto do tubo, no qual os tubos quentes e frios passam próximos um do outro. Isso é suficiente para a formação de condensação. De fato, se houver fluxo de água por ambos os tubos, um deles aquece e o outro esfria. A partir dessa queda de temperatura, a umidade é formada. Muitas vezes, essas situações surgem em residências privadas, onde a tubulação é realizada sem o envolvimento de especialistas.
Nesse caso, para eliminar a causa e evitar a formação de umidade, é necessário alterar o layout das tubulações de água, isolando-as umas das outras, o que nem sempre é uma questão simples. Para organizar uma nova fiação, muitas vezes é necessário violar a integridade das paredes e seus revestimentos.
Nesses casos, o uso de um material de isolamento térmico especial que pode ser enrolado em volta do abastecimento de água pode ajudar. Desta forma, você pode isolar, eliminar a transferência mútua de calor e proteger os tubos. Este método é bastante eficaz e não requer trabalho capital na alteração do abastecimento de água.
Se o motivo for uma exaustão insuficiente da sala, um ventilador deve ser instalado na saída de ventilação para criar um fluxo de ar forçado. Isso remove o excesso de umidade da sala.
Aconselhamento profissional
Os profissionais de encanamento têm ampla experiência em encontrar a causa da condensação e eliminá-la de forma eficaz. Por exemplo, uma das maneiras modernas de resolver o problema é revestir os canos com um composto isolante de calor líquido especial.É aplicado na superfície dos tubos, formando uma camada durável, elástica e não corrosiva ao secar, permitindo a eliminação da umidade.
No entanto, com uma diferença de temperatura muito grande, os tubos devem ser isolados adicionalmente. Para isso, costuma-se usar espuma de polietileno, que é fixada com arame comum. É leve e não está sujeito a deterioração. É produzido tanto na forma de folhas quanto na forma de tubos macios de vários diâmetros com corte longitudinal.
Para efeito máximo, é necessário que o diâmetro interno do tubo corresponda ao diâmetro externo do tubo de água. Neste caso, o tubo é colocado de forma justa, sem folgas desnecessárias. Se for de diâmetro menor, haverá uma lacuna; se for maior, ficará oscilar. Ao mesmo tempo, praticamente não trará nenhum benefício. A facilidade de uso reside no fato de você mesmo poder colocar a peça na tubulação, obtendo imediatamente o resultado desejado.
Se não for possível comprar um isolamento térmico especial, uma versão temporária pode ser feita com materiais disponíveis. Isso pode ser tecido de roupas velhas ou roupas de cama, bandagens ou outros materiais.
Antes de utilizá-los, é necessário limpar o tubo, retirar a ferrugem e desengordurar a superfície com solvente ou acetona. Em seguida, aplica-se a massa e, por cima - uma camada de tecido, sem esperar que a massa seque. As camadas de tecido são enroladas sobrepostas umas às outras, sem folgas, e no final são fixadas com uma atadura ou linha forte. Este método é bastante simples e eficaz.
Na construção de uma casa particular, a fim de prevenir tais fenômenos, deve-se levar em consideração as fontes existentes de calor e alta umidade, bem como sua localização mútua. Com base nisso, vale a pena fazer imediatamente uma ventilação aprimorada das instalações.
Para obter informações sobre como eliminar a condensação em canos de água fria, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.