Como fechar a lacuna entre o banheiro e a parede?
Quando os principais reparos no banheiro são concluídos: os azulejos são colados, a banheira está no lugar, surge a questão de como fechar a lacuna feia entre a parede e o banheiro. A vedação é muito importante porque prolonga a vida útil da sua loiça sanitária e evita que a humidade entre na casa de banho, mofo e estragos nos azulejos.
Peculiaridades
A distância entre a parede e a casa de banho ocorre devido a uma discrepância entre as dimensões da banheira e da divisão, paredes desiguais ou cantos não seleccionados. O tamanho da lacuna depende da situação específica.
No momento, algumas opções foram inventadas para resolver esse problema., vamos falar sobre eles. Como fechar grandes lacunas (mais de 5 cm), pequenas lacunas, as melhores formas de resolver essas situações, dependendo das condições de entrada - consideraremos tudo isso mais adiante neste artigo.
Métodos modernos de vedação de juntas
Existem métodos especialmente populares para vedar o espaço entre o banheiro e a parede:
- usando argamassa de cimento;
- usando espuma de poliuretano;
- selar com selante de silicone;
- rodapé em plástico ou ladrilhos;
- adesivo de fita de borda ou canto.
A decisão de usar cada um dos métodos deve ser decidida dependendo da combinação de muitos fatores, tais como:
- tamanho do slot;
- forma de banho;
- material de parede.
Ao escolher o material certo, o trabalho de vedação será simples e o resultado será duradouro.
Vedação com espuma de poliuretano
O uso de espuma finamente porosa na vedação do vão entre o banheiro e a parede é um método progressivo e conveniente que pode ser usado mesmo com grandes tamanhos de espaço, uma vez que essa espuma tende a se expandir fortemente em volume.
Ao escolher a espuma, deve-se atentar para sua resistência à umidade, pois este é o principal critério na escolha de materiais de construção para trabalhos em ambientes úmidos. Um composto de poliuretano de um componente é ideal.
A vedação sequencial com espuma de poliuretano tem a seguinte aparência:
- limpeza de superfícies de sujeira e desengorduramento com produtos especializados;
- secagem completa de superfícies;
- preparação de uma arma de construção (se isso implicar na espuma escolhida);
- distribuição cuidadosa da espuma, preenchendo todas as lacunas (sacudir a lata antes de usar);
- limpeza rápida do excesso de espuma (após a secagem, isso será extremamente problemático);
- expansão e secagem de líquidos (em média - até 8 horas);
- além disso - cortamos a espuma uniformemente e mascaramos a junta usando um material conveniente - ladrilhos de cerâmica ou um canto de plástico.
Importante: ao trabalhar com espuma de poliuretano, é melhor proteger as mãos para que não entre em contato com a pele.
Usando fita de meio-fio
A fita de meio-fio é uma fita de polietileno branca produzida em rolos. De um lado da fita existe uma superfície lisa, revestida com antifúngicos e não permite a passagem de umidade, e do outro lado, a fita é representada por uma camada adesiva.
Como regra, a fita de meio-fio não é usada como meio independente de vedação de juntas., mas como um revestimento decorativo adicional após preencher a lacuna com espuma de poliuretano ou argamassa de cimento-areia.
Ao escolher uma fita, você deve saber a largura da lacuna que deseja fechar e escolher pelo menos 2 vezes mais larga (já que uma borda da fita fica na parede e a outra na lacuna e na borda da banheira) .
A fita é presa desta forma:
- a superfície de trabalho é limpa e completamente seca;
- para maior fortalecimento da fita, geralmente é aconselhável revestir a costura com adesivos (por exemplo, unhas líquidas) ou usar selante de silicone adicional;
- a fita de borda é colada uniformemente: de forma que uma metade fique na parede e a outra metade na banheira;
- para confiabilidade, todas as juntas são revestidas com selante;
- também é necessário evitar que a umidade entre nas laterais durante o dia para secar.
A fita de meio-fio é um método de vedação de juntas de curta duração, vale lembrar. É fácil de limpar, mas mesmo com uma utilização cuidadosa, é difícil prolongar a sua vida útil: descasca rapidamente e perde o seu aspecto atraente.
Usando argamassa de cimento
Ao usar uma argamassa de cimento-areia, você precisa entender que este método é muito econômico, mas não é adequado para fendas com mais de 4 cm de largura, pois simplesmente não agüenta com uma fenda maior.
Se a folga for maior, podem ser usados suportes especiais, por exemplo, uma ripa de madeira, que pode servir de suporte para a argamassa.
A selagem com argamassa de cimento é realizada da seguinte forma:
- preparação da superfície: a parede deve ser tratada com um primer - isso é feito para aumentar a adesão da solução ao material da parede;
- preparação da própria solução - de acordo com as instruções da embalagem;
- impregnação de trapos com solução e colocação no espaço entre o banheiro e a parede;
- após a secagem dos panos - aplicar a solução, que deve ser cuidadosamente nivelada com uma espátula;
- esperando o endurecimento;
- pintar ou cobrir o vão coberto com argamassa de cimento com decoração de plástico ou azulejo.
A principal desvantagem deste método de vedação é a inelasticidade da solução congelada. Conseqüentemente, às menores flutuações a que o banho possa ser exposto, a solução pode rachar e parar de desempenhar sua função.
Selagem de fissuras com selante de silicone
Com a ajuda de selantes de silicone, é possível garantir a vedação de alta qualidade da fenda entre a banheira e a parede, mas apenas com dimensões muito pequenas da largura da fenda (até 5 mm).
Selantes sanitários para banheiro são adequados para este trabalho: eles têm elasticidade suficiente, aditivos antibacterianos e fungicidas (antifúngicos) e são resistentes a mudanças de temperatura e umidade.
Outra vantagem indiscutível dos selantes de silicone é um maior grau de adesão: qualquer revestimento brilhante não requer preparação especial para fixação de alta qualidade.
Os silicones em um tubo são geralmente brancos ou transparentes.
A sequência de ações no caso de uso de selante de silicone para a junta é a seguinte:
- desengorduramento e secagem da superfície;
- para a conveniência de distribuição do selante de silicone, é melhor usar uma pistola de construção (êmbolo);
- o bico do tubo do balão é cortado dependendo da espessura da costura;
- o silicone é aplicado uniformemente ao longo de todo o comprimento da lacuna;
- molhando o dedo em água com sabão, é necessário distribuir o selante em uma camada uniforme;
- recomenda-se aplicar várias camadas de silicone: as primeiras camadas devem ser empurradas mais profundamente na costura para vedação de alta qualidade;
- esperando para secar.
Assim, pode-se verificar que não é difícil eliminar as indesejáveis lacunas no banheiro com os selantes de silicone. Esse trabalho pode ser feito com suas próprias mãos, sem o envolvimento de especialistas.
Outras opções possíveis
Discutimos todos os principais métodos de vedação de juntas acima, agora vamos falar sobre meios menos populares ou específicos para eliminar rachaduras.
- Rodapés e bordas. Rodapés e bordas feitos de materiais poliméricos são bastante comuns devido ao seu baixo custo e apelo estético. O que você deve saber sobre este método é que as bases adesivas prontas, muitas vezes aplicadas pelo fabricante no rodapé, não são adequadas para trabalhos de alta qualidade. Portanto, ao instalar rodapés de plástico e bordas, você deve pensar sobre a compra adicional de cola de secagem rápida à prova d'água. Rodapés de plástico escondem vãos de até 3 cm de largura.
Procedimento para a instalação de elementos de vedação de plástico:
- limpar a lacuna de poeira e sujeira, secagem completa;
- medir as laterais da banheira para aparar adequadamente o rodapé;
- nas juntas do pedestal, é necessário recortar em um ângulo de 45 graus;
- experimentamos uma borda aparada e, se tudo combinar, aplicamos fita adesiva ao longo das bordas da banheira e da parede (acima do lado pretendido) para protegê-la da cola;
- aplicamos cola na folga, agimos de acordo com as instruções da embalagem com a composição adesiva;
- instale o rodapé e pressione-o com cuidado, fixando-o por alguns minutos;
- remova a fita adesiva;
- Selamos a junta do pedestal com a parede e o banheiro com um composto de silicone.
- Instalação de uma moldura de cerâmica. O material mais comum para revestimento de paredes e pisos em banheiros é o ladrilho. É por isso que o uso de bordas de cerâmica se encaixará no design de um banheiro da forma mais orgânica possível. Uma grande seleção de bordas ladrilhadas permite que você faça da lateral um elemento atraente do interior, e não apenas a necessidade de esconder a lacuna.
No caso de trabalhar com bordas ladrilhadas, deve-se ter um cuidado especial devido ao material ser frágil. Vale a pena cuidar e levar alguns elementos mais do que o necessário, para que em caso de imprevistos possa substituir o danificado.
O procedimento será o seguinte:
- limpar as superfícies de trabalho da banheira e paredes;
- selar a lacuna em torno do perímetro com espuma de poliuretano ou argamassa de cimento-areia;
- usando cola especial para ladrilhos, colocar elementos cerâmicos, se necessário, aparar as bordas;
- limpe todas as costuras com uma cor adequada ou use selante de silicone.
Grandes lacunas
Às vezes, criam-se condições de que a banheira seja 7 a 8 centímetros menor do que o tamanho do cômodo. Esses casos requerem uma abordagem especial e uma combinação de métodos de vedação já conhecidos por nós.
Na maioria das vezes, uma argamassa de cimento é usada para uma vedação áspera, com um forro para fixá-la. Por si só, um selante de superfície de concreto é impraticável e inestético, pois muitas vezes pode causar reações alérgicas e contribuir para o acúmulo de poeira.
Vamos considerar vários métodos para resolver este problema:
- a forma mais simples e econômica de acabamento de um pavimento de concreto é pintando com tinta acrílica ou esmalte;
- o uso de painéis plásticos também é uma solução econômica;
- você pode usar o mesmo material que nas paredes, por exemplo, azulejos (esta solução se encaixará harmoniosamente no quadro geral);
Todos esses métodos também podem ser combinados com fita adesiva ou meio-fio de plástico para evitar que a água se acumule no canto da junta.
Uma maneira interessante de fechar uma grande lacuna é projetar não um meio-fio, mas uma prateleira funcional. Este método é bom em termos de funcionalidade e apelo estético.
Neste caso, uma moldura de perfil de metal é montada., de cima é necessariamente revestido com materiais impermeáveis (neste caso, o azulejo será a melhor escolha).
Dicas úteis de instalação
São vários os pontos-chave que determinam o sucesso do resultado final da vedação das juntas na casa de banho.
As especificidades das nuances do trabalho executado dependem do material selecionado para a vedação da costura, portanto, consideraremos cada método novamente, esclarecendo as recomendações de instalação.
- Trabalhando com selante de silicone. Ao trabalhar com o selante de silicone, vale a pena usar fita adesiva para evitar que o excesso de composição entre nas superfícies adjacentes, pois quando o silicone seca é bastante problemático removê-lo. Devem decorrer pelo menos 24 horas entre a vedação do banheiro e o primeiro uso.
- Trabalhe com espuma de poliuretano. Assim como no trabalho com silicone, vale a pena colar as superfícies adjacentes com fita adesiva, evitando a entrada de espuma nas mesmas. Após a execução do trabalho, o excesso de espuma é cortado com uma faca. Para aumentar a resistência à água da espuma, ela é aplicada em camadas, o que reduz sua porosidade.
- Trabalha com mistura de cimento e areia. Este é o método de vedação mais demorado e trabalhoso. Ao mesmo tempo, é bastante durável se executado corretamente. Ao aplicar a solução, deve-se ter cuidado para não manchar as superfícies próximas da banheira e das paredes, para isso, utiliza-se uma pequena espátula. A argamassa de cimento e areia é o material de secagem mais longo de todos que consideramos. Os elementos decorativos só podem ser montados depois de a argamassa estar completamente seca.
- O uso de argamassa de cimento ou espuma de poliuretano é inapropriado nos casos de banheira de aço ou acrílico, pois a banheira de acrílico é muito móvel, e a banheira de aço muda de tamanho com a mudança de temperatura. Portanto, esses métodos são mais adequados para banhos de ferro fundido.
Todos entendem a importância de vedar adequadamente o vão entre o banheiro e a parede, pois essa é a sua segurança, uma garantia contra vazamentos, proteção contra mofo e bolor.
Informações sobre como remover as lacunas e como realizar a instalação de forma hermética e durável, definimos nesta revisão. Seguindo recomendações simples, você pode encontrar facilmente o método apropriado e ficará feliz com o resultado por muito tempo.
Para obter ainda mais informações sobre como vedar a lacuna entre a parede e o banheiro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.