Como remover tinta da parede de um banheiro?
Se você decidir reequipar um banheiro com uma reforma da era soviética, certamente enfrentará o problema de remover a tinta velha. Para remover o esmalte seco, muitas técnicas diferentes são usadas, diferindo em complexidade, eficácia, duração e conjunto de ferramentas.
Peculiaridades
Hoje, os profissionais da renovação usam técnicas engenhosas para remover a tinta que ficou presa na parede por décadas. Para obter o efeito desejado, são utilizadas as seguintes ferramentas: queimador, espátulas, facas, machados, moedores e muito mais.
O processo de limpeza de pinturas antigas é trabalhoso e demorado. Durante o trabalho, muita poeira e detritos se acumulam na sala. Considere o perigo para a saúde de componentes tóxicos na pintura. O trabalho é complicado pelo odor desagradável e pelo espaço significativamente limitado do banheiro.
É improvável que seja possível remover toda a tinta de uma só vez. Escolher a maneira certa de limpar seu quarto o ajudará a fazer o trabalho o mais rápido possível. Dada a variedade de técnicas, escolher a melhor opção não será difícil.
O que precisa ser considerado?
Antes de escolher o método de limpeza ideal, é necessário determinar com precisão os seguintes aspectos:
- oportunidades materiais;
- a presença de ferramentas especiais (no caso de você mesmo realizar o trabalho, sem o envolvimento de especialistas);
- composição de tinta velha;
- a espessura da camada de esmalte;
- base (uma parede de concreto é considerada a mais difícil de limpar, principalmente se for necessário trabalhar com tinta a óleo).
Dicas de especialistas
Certifique-se de considerar a densidade do material do qual a parede é feita. Algumas técnicas eficazes podem causar danos graves ao substrato.
Métodos mecânicos
Você pode descascar a tinta da parede usando métodos mecânicos. Para trabalhar, você definitivamente precisará de várias ferramentas: elétricas e manuais.
Remoção com espátula
Durante uma grande revisão, as espátulas são indispensáveis. O uso dessa ferramenta pode remover completamente a tinta velha da sala, mas lembre-se de que esse é um método que consome muito tempo e leva muito tempo. Entre as vantagens estão a acessibilidade, mínimo ruído durante a operação. Uma grande quantidade de poeira, como no trabalho com ferramentas elétricas, não é coletada.
Com uma espátula, você pode chegar a locais de difícil acesso. Nenhuma habilidade profissional é necessária, então o método é ótimo para iniciantes.
Antes de começar a trabalhar, faça um estoque de espátulas de vários tamanhos. Podem ser usados modelos de plástico e metal.
Machado
Você pode usar um pequeno machado com uma lâmina afiada para limpar as paredes do banheiro mais rápido. Em comparação com a opção acima, haverá muito mais ruído no processo, mas menos esforço será necessário devido ao aumento da produtividade.
Primeiro, os entalhes são deixados ao longo da superfície pintada, localizados próximos uns dos outros. Quanto maior for o seu número, mais fácil será a remoção subsequente. Depois o esmalte é removido com movimentos de cima para baixo. Trabalhe com cuidado e devagar. Nesse caso, a força do golpe com o machado não é decisiva.
A técnica é mais lucrativa em comparação ao uso de dispositivos elétricos devido à menor formação de poeira e detritos. Este procedimento requer grande resistência e força física, bem como experiência com o instrumento. O método é recomendado para uso em superfícies gesso.
Escolha
Em vez de um machado, você pode usar uma picareta de pedreiro. É mais conveniente e seguro trabalhar com ele, e o nível de eficiência é igual ao de um machado. A desvantagem deste método é que nem todos possuem tal ferramenta, mas não será difícil encontrá-la em qualquer loja especializada.
Equipamento elétrico
O uso de uma ferramenta elétrica ajudará a remover a tinta da maneira mais rápida e eficiente possível. Entre a grande seleção de equipamentos especiais, uma retificadora com um cortador de diamante é a mais usada. E também os artesãos optam por um impulsor e uma roda de corte para concreto. Freqüentemente, um perfurador e um moedor são usados no trabalho.
Uma desvantagem significativa é a presença de certas habilidades ao trabalhar com ferramentas. É necessário levar em consideração o ruído durante o trabalho, a poeira e a sujeira que se acumulam na sala. A tinta é removida por movimentos suaves e progressivos ao longo da superfície.
Esta é uma das técnicas mais eficazes para limpar uma parede de concreto. Certifique-se de seguir as precauções de segurança ao trabalhar com uma ferramenta elétrica. Proteja o aparelho respiratório com respiradores, bem como adquira roupas e acessórios especiais: luvas, óculos de proteção, etc.
A limpeza de ferramentas não funciona em superfícies de difícil acesso, portanto, certifique-se de preparar uma espátula ou picareta. Com a ajuda deles, você pode caminhar por toda a superfície, mesmo em cantos estreitos e áreas com geometrias complexas.
Química
Várias composições químicas também são altamente eficientes em seu trabalho. O mercado moderno oferece uma grande variedade de solventes. A composição é aplicada à tinta com pincéis ou rolo. É deixado por um certo período de tempo para o efeito desejado.
Remova o esmalte macio com uma espátula. Na maioria das vezes, os trabalhadores escolhem a conhecida acetona ou a composição de "White Spirit". O refrigerante residual e o vidro "líquido" são populares.
Use máscaras de proteção e respiradores ao trabalhar com solventes à base de acetona e componentes semelhantes.
Compostos orgânicos
Solventes de componentes orgânicos provaram ser eficazes e acessíveis, no entanto ao usá-los, você precisa se familiarizar com alguns dos recursos.
- É necessária proteção respiratória. As substâncias tóxicas voláteis afetam negativamente a saúde.
- Cada camada de tinta deve ser tratada com um solvente.
- O uso inadequado da formulação pode afetar a aplicação subsequente do corante.
- Trabalhe em uma área bem ventilada. Um banheiro padrão em um prédio de vários andares não tem janelas, então as portas devem estar abertas. Coloque ventiladores na sala, se necessário.
- Crianças, mulheres grávidas e animais não devem estar em casa durante o trabalho.
- Elimine a composição restante sob a orientação clara das instruções.
Compostos inorgânicos
Dos métodos químicos para remoção de tintas, o uso de componentes inorgânicos também é comum. Isso é cal viva ou carbonato de sódio. A mistura necessária é fácil de preparar em casa: 400 gramas de refrigerante são misturados com 1,4 kg de cal. Antes da aplicação, a composição é agitada com a adição de água. Em termos de consistência, a composição deve se parecer com creme de leite espesso. A mistura resultante é aplicada na parede e deixada por cerca de 12 horas. Depois disso, ele é removido sem muito esforço usando ferramentas adicionais, por exemplo, uma espátula.
O esmalte antigo também é removido com uma camada de vidro "líquido". Assim que a composição seca, ela é removida junto com as partículas do revestimento antigo.Apesar da eficácia dos solventes inorgânicos modernos, seja paciente. O processo possui características e nuances próprias.
Como remover tinta à base de água?
O esmalte à base de água é denominado esmalte à base de água. Devido a uma série de características técnicas e operacionais, muitas vezes é escolhido ao decorar instalações residenciais. Apesar de a composição ser à base de água comum, é quase impossível remover o revestimento antigo com a ajuda de líquidos especiais. Devido à sua alta estabilidade e resistência ao desgaste, o esmalte mantém sua estrutura mesmo sob a influência de componentes agressivos.
Vários métodos mecânicos são usados para a remoção completa da tinta. O mais eficaz é o uso de uma ferramenta elétrica.
Características de trabalhar com tinta à base de água
Os especialistas fizeram uma série de recomendações, às quais recomenda-se ouvir com atenção antes de remover a camada de tinta à base de água.
- Umedeça a parede com água morna antes de iniciar o trabalho. Use um rolo grande. A umidade e a temperatura tornam o esmalte mais elástico e macio. A superfície completamente umedecida é deixada por um tempo para que a camada de tinta comece a inchar. O processo de remoção é concluído com uma espátula. Este é um método conveniente e seguro para limpar o teto, pois é difícil, inconveniente e até perigoso de limpar com ferramentas elétricas.
- Durante o processo de secagem, a eficiência da limpeza diminui. A umidade necessária deve sempre ser mantida. Nesse caso, o trabalho será mais fácil e rápido.
- Para evitar manchar o revestimento do piso ao removê-lo, cubra-o com filme plástico, jornais ou um pano grosso.
- Se o resultado desejado não for alcançado, use um moedor. A ferramenta fará um ótimo trabalho, mas após o uso, a sala ficará coberta com uma camada de poeira. Certifique-se de usar roupas e acessórios de proteção.
Técnicas úteis
Cada mestre aplica um ou outro método de remoção, dependendo de vários fatores: a composição da tinta, o tamanho da sala, o tempo da obra e muito mais. Ao mesmo tempo, muitos métodos improvisados para remover o esmalte foram desenvolvidos. Eles certamente serão úteis se você não tiver a composição ou ferramenta necessária à mão. Vamos nos concentrar nos métodos mais eficazes e populares.
- Iodo. O conhecido elemento químico é usado não apenas na área médica, mas também na área de construção. Uma solução baseada neste componente se consolidou como um amaciante eficaz. Pode ser preparado sem problemas em casa, dissolvendo 200 mililitros de iodo em um balde de água.
- Destruidor. O produto acima pode ser adquirido em uma loja de ferragens. É preparado de acordo com as instruções em anexo. Este processo não requer esforço físico significativo, mas demorará muito. A composição é aplicada na parede e aguarde até que a tinta fique solta e macia. Em seguida, ele é removido mecanicamente.
- Sabão. A água com sabão pode ajudar a reduzir o tempo e o esforço envolvidos na remoção da tinta velha. A espuma espessa e fofa faz um excelente trabalho de amaciamento. Após exposição prolongada à composição no esmalte, esta pode ser removida com pano comum.
Os componentes da composição dependem do tipo de tinta. Ao remover o esmalte acrílico, adicione vodka ou ácido salicílico. Clorofórmio ou dicloroetano é usado para limpar a tinta látex.
- Thermo. O método térmico por queima é usado muito raramente devido ao alto perigo. A maioria dos mestres abandonou completamente essa técnica. Além do risco de incêndio, elementos tóxicos são liberados durante a combustão.
No próximo vídeo, você verá claramente como remover tinta velha de uma parede de concreto.
O comentário foi enviado com sucesso.