Tipos de gesso para banheiro

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Qual tipo você deve escolher?
  5. Tecnologia
  6. Dicas úteis

Somente materiais com boa resistência à umidade são adequados para o acabamento de salas com altos níveis de umidade. Certos tipos de gesso cabem perfeitamente no banheiro, pois toleram bem a alta umidade, mudanças de temperatura e exposição a produtos químicos domésticos. Essas composições podem ser usadas como uma camada de base para acabamento posterior, bem como um acabamento decorativo.

Peculiaridades

Para móveis de banheiro, requisitos especiais são impostos aos materiais. Não foram criadas as condições de operação mais favoráveis ​​na sala. Alta umidade e mudanças freqüentes de temperatura afetam negativamente o acabamento e contribuem para o aparecimento de umidade, mofo e bolor. O gesso não é um material adequado para casas de banho.

A mistura de gesso deve ser resistente à umidade e anti-séptica. Essas composições podem ser utilizadas como camada decorativa, bem como com o objetivo de nivelar a superfície das paredes e proteger contra a penetração de umidade.

Vantagens e desvantagens

Existem vários tipos de gesso para a casa de banho. As características de desempenho de uma mistura particular dependem principalmente de sua composição.

No entanto, todos os emplastros de banho têm várias vantagens comuns.

  • Boa permeabilidade ao vapor.
  • O revestimento não permite a passagem de umidade e não a absorve.
  • Resistência à propagação de microrganismos. Nenhum fungo ou bolor aparecerá em tal revestimento, mesmo em condições de umidade constante e ventilação insuficiente.
  • Como qualquer mistura de gesso, os compostos de banheiro mascaram bem os defeitos na superfície das paredes e tetos, e também nivelam a base.
  • No mercado de construção, você pode encontrar muitos compostos decorativos resistentes à umidade que desempenham não apenas uma função protetora, mas também desempenham o papel de um belo acabamento.
  • O gesso é adequado para aplicação em quase todos os materiais.
  • A camada inicial de gesso resistente à umidade pode ser pintada, ladrilhada, coberta com misturas decorativas ou quaisquer outros materiais de acabamento.
  • Baixo consumo por metro quadrado. Uma exceção pode ser composições decorativas. Certas técnicas de aplicação requerem maior consumo de acabamento.
  • Boa adesão.
  • Facilidade de aplicação.
  • Alta velocidade de secagem.
  • Resistente a fissuras.

As desvantagens dos emplastros de banheiro dependem principalmente do tipo específico de material usado.

Vamos considerar as principais desvantagens da maioria das misturas.

  • Os rebocos decorativos são um material bastante caro. Além disso, certas técnicas de aplicação da composição requerem uma alta taxa de fluxo da mistura.
  • As misturas de gesso não toleram o contato direto com a água e níveis muito altos de umidade no ambiente.
  • A maioria dos compostos decorativos requer certas habilidades e habilidade para aplicá-los. Não é tão fácil fazer o acabamento com as próprias mãos. Se o material for manuseado incorretamente, não será possível criar um revestimento confiável e bonito.
  • As misturas decorativas são difíceis não só de aplicar nas paredes, mas também de as desmontar.
  • Os rebocos à base de cimento podem rachar se aplicados incorretamente ou muito espessos.

Visualizações

No mercado de construção, é possível encontrar uma grande variedade de misturas de gesso para salas úmidas. Para banheiros, estão disponíveis compostos de base e acabamento. O tipo de gesso determinará suas características técnicas e propriedades decorativas. A maioria das formulações é feita à base de cimento ou gesso. De acordo com a sua composição, os rebocos decorativos para casa de banho podem ser divididos em vários tipos.

  • Mineral. Essas misturas são feitas com base em vários minerais (geralmente lascas de mármore ou granito) com a adição de cimento Portland de alta qualidade e cal. Este tipo de gesso é frequentemente utilizado para acabamento de fachadas de edifícios, o que indica a boa resistência do material aos fatores negativos externos.
  • Base acrílica. Este gesso contém resinas acrílicas, que desempenham o papel de ligante principal. Este revestimento é altamente durável e resistente a rachaduras. Quando aplicado corretamente, o material pode durar mais de 25 anos sem perda de aparência e desempenho.
  • À base de silicone natural. Esta composição alinha perfeitamente as paredes e também desempenha o papel de revestimento decorativo. Além do silicone, esse gesso contém componentes especiais que evitam a formação e disseminação de microrganismos e protegem o substrato tratado da umidade, fungos e mofo.
  • Silicato. A base de tais misturas é uma solução alcalina aquosa de silicatos de sódio e potássio com a adição de componentes anti-sépticos. O gesso não se deteriora com o contato com a água e tem boa resistência à umidade.

De acordo com a forma de liberação, os gessos são divididos em misturas prontas e pós secos. As formulações prontas são convenientes porque você não precisa gastar mais tempo preparando a solução.

Veneziano

O gesso veneziano combina estética e praticidade. O material é feito à base de cal apagada. Corantes, microcalcita, acrílico e outros aditivos de polímero são usados ​​como componentes adicionais. Devido à presença de mármore moído na composição, o revestimento imita perfeitamente a estrutura da pedra natural. Em vez de microcalcita, o gesso veneziano pode conter pó de granito e ônix, farinha de quartzo ou outras cargas.

As misturas venezianas são excelentes para o acabamento decorativo de pequenas instalações. O revestimento cintilante parece preencher uma pequena sala com luz, o que permite aumentar visualmente o espaço livre. Este tipo de acabamento não tem apenas uma ótima aparência, mas também um excelente desempenho.

O gesso veneziano não tem medo de umidade e temperaturas extremas, e também é altamente durável. Este acabamento decorativo é ideal para banheiros.

Para melhorar o desempenho e as propriedades decorativas da demão de acabamento, recomenda-se cobri-la com uma cera especial.

Texturizado

Este gesso é uma mistura heterogênea, que pode incluir várias fibras naturais, pequenas pedras, pedras trituradas. Graças a esses enchimentos, o revestimento texturizado pode imitar várias texturas. Uma característica distintiva desse acabamento é o relevo criado na superfície.

O gesso texturizado possui excelentes características técnicas, o que permite a sua utilização em ambientes com condições de funcionamento desfavoráveis. O revestimento pode ser lavado com produtos químicos domésticos ou regularmente removido da poeira com um pano úmido. O material também é resistente a solicitações mecânicas e não tem medo do contato com a água.

Gesso

O gesso é um material ecologicamente correto. A mistura é utilizada em trabalhos de acabamento de interiores para preparar e nivelar a superfície antes do acabamento.A composição pode ser aplicada nas paredes com uma camada espessa, o que permite mascarar quase todos os defeitos da base. Neste caso, a parede não é pré-rebocada.

O gesso é adequado para aplicação em quase todos os materiais. A mistura possui boa aderência devido aos aditivos especiais que são utilizados na produção da argamassa.

Deve-se notar que a composição do gesso é adequada apenas para ambientes com umidade moderada. Devido à sua alta porosidade, o revestimento absorve bem a umidade.

Sob a influência de altas temperaturas, o excesso de umidade absorvido chega à superfície e seca rapidamente. No entanto, quando molhado, o revestimento de gesso pode deslaminar. Vale a pena usar essa mistura para a decoração básica das paredes do banheiro somente se houver boa ventilação no ambiente, e se o revestimento inicial for finalizado com um material impermeável.

Cimento

Os rebocos à base de cimento são superiores em características técnicas às misturas de gesso. Este revestimento é forte e durável. O material é resistente à umidade e temperaturas extremas.

Por composição, os rebocos de cimento são divididos nos seguintes tipos:

  • cimento-areia;
  • cimento-cal.

Para banheiros, a opção mais adequada seria uma mistura de cimento e areia. A maioria dos rebocos de cimento contém aditivos especiais para melhorar o desempenho do material.

Soluções de higienização

    As substâncias chamadas soluções higienizantes são um sistema de dois ou três componentes.

    • Solução de priming. Em vez de um primer, alguns fabricantes produzem um gesso base para uma mistura sanitizante.
    • Composição do gesso higienizador.
    • Acabamento com revestimento de massa sanitizante. Este componente é opcional e não está disponível como parte dos sistemas de saneamento de todos os fabricantes.

    Esses sistemas são necessários para proteger as paredes e os materiais de acabamento da umidade. O gesso retém sais na água, o que facilita a rápida evaporação da umidade. O revestimento de gesso possui estrutura porosa, o que evita o acúmulo de depósitos de sal e deformações do acabamento e das paredes.

      As soluções higienizantes são fáceis de aplicar na superfície e de secagem rápida. Esse revestimento é resistente a fatores negativos externos e não é suscetível a rachaduras. O gesso sanitizante não pertence ao acabamento decorativo, mas é utilizado apenas como camada protetora. Esta superfície pode ser pintada, ladrilhada ou outros materiais.

      Os sistemas de higienização não são recomendados para o tratamento de paredes de gesso. A base para esse gesso deve ser de alta resistência. É possível aplicar a solução apenas sobre uma superfície limpa e sem gordura, limpa da camada de acabamento anterior. A mistura pode ser aplicada em várias camadas, cuja espessura total não deve ser inferior a 2 centímetros.

      Qual tipo você deve escolher?

      Na hora de escolher o tipo de gesso para a casa de banho é necessário familiarizar-se com as características técnicas, bem como ter em consideração as vantagens e desvantagens de cada tipo. O tipo de base a ser acabada também desempenha um papel importante.

      Para paredes de concreto, as composições à base de cimento ou polímero são perfeitas. Tanto as argamassas de cimento quanto as de gesso se adaptam bem a bases de tijolos. Para acabamento de concreto aerado, recomenda-se adquirir compostos especiais projetados para este material.

      E também é importante decidir se o gesso terá o papel de acabamento ou de base para posterior acabamento. Para o acabamento, são produzidas misturas decorativas especiais que apresentam excelentes propriedades estéticas e elevadas características técnicas.

      Misturas de gesso em banheiros devem ser usadas com muito cuidado. Esse gesso não tolera a exposição a ambientes úmidos.Se a água entrar em contato com a superfície, pode ocorrer delaminação do gesso.

      Alguns fabricantes produzem misturas de gesso resistentes à umidade. No entanto, a estrutura de tal revestimento ainda será porosa, o que promove a absorção de umidade e pode levar à destruição completa do revestimento. Para banheiros, as misturas à base de cimento são mais adequadas.

      Seja qual for o tipo de gesso que você escolher, é importante considerar vários fatores ao comprar o material.

      • É necessário estudar cuidadosamente a descrição e as características da composição da embalagem. O produto deve ser marcado como pertencente à categoria de materiais impermeáveis.
      • Para tornar o revestimento confiável, forte e durável, você não deve economizar dinheiro comprando gesso para banheiro. Anteriormente, você pode se familiarizar com a classificação de fabricantes populares e as avaliações de seus produtos.
      • Na hora de comprar também é importante ficar atento ao prazo de validade do produto. Materiais vencidos podem não atender às qualidades declaradas, pois perdem parcialmente suas características técnicas.

      Tecnologia

      A tecnologia de aplicação do gesso depende muito do material selecionado e da superfície a ser tratada. O acabamento inicial com misturas de gesso praticamente não difere, independente do tipo de composição. A aplicação de argamassas decorativas oferece grandes possibilidades de desenho devido à possibilidade de utilização de várias técnicas de acabamento.

      Preparação e aplicação

      Antes de aplicar o gesso, é necessário preparar a base. A superfície é limpa da camada de acabamento antiga. Se a argamassa for aplicada sobre uma superfície pintada, branqueada ou previamente rebocada, o novo acabamento irá forçar o revestimento antigo. O acabamento antigo pode começar a cair depois de um tempo junto com a nova camada.

      Se houver fissuras profundas na parede, devem ser limpas e seladas com uma solução de cimento e areia. Em seguida, as paredes devem ser limpas de poeira, sujeira e manchas de graxa. Se uma parede de tijolo for rebocada, então antes de terminar o trabalho é necessário aprofundar as costuras da alvenaria até 0,5 cm para uma melhor aderência.

      Em substratos de tijolo ou concreto muito lisos, recomenda-se fazer entalhes com profundidade não superior a 0,4 centímetros. Para melhorar a adesão, é recomendado tratar a superfície com um primer. É melhor escolher um primer anti-séptico.

      Em certos casos, pode ser necessário instalar beacons. Faróis são necessários se o banheiro tiver uma área bastante grande e as irregularidades forem maiores que um centímetro. Este processo consiste na fixação de perfis perfurados em forma de T. A fixação é feita com uma solução de gesso, que é espalhada em pequenas pinceladas ao longo de uma linha vertical. Os perfis são prensados ​​na mistura de gesso em incrementos de 1 a 1,5 metros.

      Salpicos

      O procedimento de pulverização é realizado para uma adesão mais confiável do gesso à base. Graças à pulverização, fissuras, lascas e outros defeitos na superfície da parede são preenchidos. Este processo envolve a utilização de uma argamassa de cimento-areia líquida. Para preparar a mistura, é necessário misturar uma parte do cimento com três partes de areia e diluir com água até a consistência de creme de leite.

      Antes de aplicar a argamassa, recomenda-se umedecer bem a parede com água. A mistura é espalhada sobre toda a superfície do suporte com uma espátula de estuque e deitando-a sobre. A espessura da camada contínua pode estar na faixa de 0,5 a 0,9 centímetros.

      Camada de rascunho

      Depois de a pulverização ter endurecido um pouco (pode demorar mais de três horas), é necessário preparar uma mistura para a camada grosseira. Neste caso, a solução deve ser ligeiramente mais espessa do que para pulverização. Uma mistura também é feita de cimento e areia na proporção de 1 para 3.

      A composição resultante é distribuída sobre a camada não alinhada anterior. Se as balizas foram instaladas, a mistura é aplicada entre dois perfis adjacentes. Em seguida, utilizando a régua de alumínio, é necessário nivelar a composição aplicada. Os movimentos devem ser realizados nos perfis.

      Após a finalização do acabamento, a camada rugosa deve secar ligeiramente, após o que as balizas são removidas. Os restantes sulcos dos perfis são preenchidos com argamassa de cimento e areia e alisados ​​com espátula.

      Estágio de finalização

      A fase de acabamento envolve a aplicação de uma camada de gesso antes do revestimento posterior ou a distribuição do último revestimento decorativo. A diferença estará na espessura da camada da mistura. A camada de base não deve exceder 2 milímetros quando o acabamento é aplicado com 4 a 7 milímetros de espessura.

      Todo o trabalho é executado após a secagem parcial do acabamento áspero. Se a camada áspera teve tempo de endurecer bem, recomenda-se umedecer a superfície com água. Usando uma espátula estreita, a mistura de gesso é aplicada na ferramenta larga. Em um ângulo de não mais de 20 graus, use uma espátula grande para distribuir a solução sobre a superfície da parede. Ao mesmo tempo, os movimentos devem ser suaves e suaves.

      Para o acabamento da superfície nos cantos da sala, será mais conveniente distribuir a mistura movendo a espátula horizontalmente. As áreas adjacentes aos cantos são mais fáceis de terminar usando movimentos verticais. O revestimento levemente endurecido é tratado com uma talocha de gesso, fazendo movimentos circulares no sentido anti-horário. Em áreas onde se formaram saliências, é necessário pressionar o ralador com mais força.

      Ao usar uma mistura texturizada, o processo de aplicação será ligeiramente diferente. Use uma espátula de metal estreita como ferramenta principal. A direção em que você precisa mover a ferramenta dependerá da técnica escolhida para aplicar o gesso decorativo.

      Para informações sobre como rebocar as paredes do banheiro, veja o próximo vídeo.

      Dicas úteis

      Se o gesso for usado no banheiro como camada de base, esse revestimento precisará de impermeabilização adicional. Especialmente quando se trata de uma mistura de gesso, que é importante proteger com segurança do contato direto com a água. No mercado de materiais de construção, é possível adquirir produtos especiais à base de cimento com adição de polímeros.

      Para trabalhar com estuques decorativos, na maioria dos casos, é necessário um revestimento perfeitamente uniforme. A coisa mais difícil de trabalhar são as misturas venezianas. Se você aplicar tal composição a uma base com defeitos, eles serão visíveis através da camada de acabamento de gesso. A solução se espalha pela superfície em finas camadas, cujo número pode chegar a dez.

      Apesar do gesso texturizado ser resistente à propagação de microrganismos, não vale a pena criar um revestimento em alto relevo. Existe uma grande probabilidade, sob a influência de um microclima úmido, de formação de mofo nas reentrâncias rasas do revestimento.

      As seções da parede que estão sujeitas a contato frequente e direto com a água (banheira, chuveiro, pia) são melhor revestidas.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário