Preparando paredes para azulejos: soluções para um banheiro
Se decidir colar os ladrilhos da casa de banho, tem de começar não com a compra deste, mas sim com a preparação preliminar das paredes. O ladrilho colado a uma parede ou piso não tratado não durará muito. Com o tempo, ele começará a cair ou será coberto por pequenas rachaduras semelhantes a teias de aranha. Hoje, por um motivo ou outro, muitos preferem fazer os reparos no apartamento por conta própria, principalmente porque as lojas de construção estão repletas de materiais diversos e os vídeos tutoriais na Internet ajudam a resolver qualquer problema. Ao iniciar uma renovação sem recorrer à ajuda de especialistas, não se esqueça que a renovação da casa de banho exige uma abordagem especial, pois é aqui que a humidade e a humidade "vivem" como em nenhuma outra parte.
Peculiaridades
O adesivo moderno para azulejos permite que você cole em quase qualquer superfície, até mesmo na pintura. Mas a peculiaridade é que o reparo de alta qualidade não depende de cola e ladrilhos, mas sim do preparo preliminar das paredes. Eles devem estar próximos de um estado perfeitamente nivelado, sem nenhuma área "instável". Só então você pode começar a colocar os ladrilhos.
Assim, apesar de pequenas quedas, não ultrapassando 5 centímetros, poderem ser niveladas com cola à base de cimento ou argamassa especial, ainda é recomendável levar uma espátula ou lixa e limpar a superfície de pó, sujeira, "pendura" gesso ou tinta. Além disso, para que seu trabalho não seja em vão, não se esqueça de encobrir insignificantes, à primeira vista, defeitos (rachaduras e assim por diante).
Com uma parede substancialmente irregular, o alinhamento deve ser planejado usando gesso, exigindo um grande consumo de material, ou terá que fazer revestimento de gesso cartonado (GKL), o que às vezes reduz bastante o espaço da sala. Tudo depende do método de revestimento que você decidir usar: folhas de placa de gesso podem ser coladas ou você pode erguer uma estrutura de moldura.
Vantagens e desvantagens
Portanto, existe uma alternativa - drywall ou gesso. Se falamos em economizar o orçamento e a simplicidade do processo, então a maneira mais barata e rápida que não requer habilidade especial é o alinhamento do drywall. No entanto, deve-se ter em mente que revestir uma sala com placas de gesso pode reduzir significativamente o espaço. Além disso, aqui será necessário contar com o calor e a impermeabilização.
Se a área da casa de banho for pequena ou se houver ligeiras irregularidades, é mais aconselhável parar no nivelamento com gesso. Trabalhar com gesso, ao contrário do drywall, pode custar um pouco mais (tudo depende do seu consumo). No início, os iniciantes terão dificuldades, pois uma certa habilidade é necessária aqui. Além disso, a parede rebocada necessita de um tempo de secagem que, dependendo da camada aplicada, às vezes leva até 7 dias. Muitas vezes há casos em que, para economizar dinheiro, é apropriado combinar o uso de drywall e gesso.
Materiais (editar)
Depois de avaliar o estado das suas paredes e de ter identificado corretamente o método de alinhamento que mais lhe convém, pode ir a uma loja de ferragens e familiarizar-se com os materiais disponíveis.
Drywall
As placas de drywall ou gesso cartonado são apresentadas nas lojas de ferragens em várias cores.Eles são ótimos para um alinhamento rápido e perfeito. Já para o banheiro, você deve comprar lençóis verdes dotados de alto nível de resistência à umidade. Eles são bastante duráveis, portanto, eles são capazes de resistir até mesmo azulejos decorativos. São fáceis de usar e cortam durante a montagem, o que contribui para uma utilização rápida e econômica do material. Antes de os instalar, visto que se trata de uma casa de banho, seria mais correcto aplicar um primário antifúngico na parede, apesar de já terem sido tratados com um anti-séptico especial.
Em paredes perfeitamente planas ou com pequenas rachaduras e rugosidade, o drywall pode ser colado. Nesse caso, é recomendável primeiro remover quaisquer saliências e selar os orifícios existentes. É muito importante aqui diluir a cola corretamente, estritamente de acordo com as instruções. O fato é que, com o tempo, folhas mal coladas e pesadas com ladrilhos, bem como placas de gesso coladas com cola inadequadamente diluída da umidade, começarão a ficar para trás da parede.
Se o espaço da sala permitir, então é melhor reforçar a parede de gesso com parafusos tanto horizontal quanto verticalmente em uma moldura erguida de metal especialmente galvanizado. A montagem da moldura é um procedimento simples, você precisa estocar em um nível, uma broca e balizas que podem ser feitas de rosca comum.
Qualquer que seja o método de fixação de drywall escolhido, é importante vedar as juntas das folhas. Para isso, é vendida uma tela especial (também existe uma autoadesiva), que deve ser colada na costura resultante, após o que é aplicada uma pequena camada de massa de vidraceiro.
Às vezes, em vez de drywall com paredes de concreto, são usados painéis de PVC., que também são fáceis de instalar e também um pouco mais baratos. Mas aqui deve ser lembrado que este material é altamente inflamável e é capaz de acumular umidade, após o que emite um odor químico desagradável.
Gesso: o que é melhor?
Alguns construtores, querendo economizar dinheiro, preparam sua própria mistura de gesso combinando cimento com areia ou argila. Para os iniciantes, é melhor comprar misturas prontas, cuja variedade nas lojas é bastante ampla (da argila ao gesso). Na autofabricação, por exemplo, de uma argamassa de cimento-areia, pode-se errar na relação necessária, o que afetará a qualidade do reparo e o complicará significativamente. A maior demanda dos compradores é por pós modernos à base de cimento e gesso. A mistura de gesso é diluída estritamente de acordo com as instruções. A solução muito líquida ficará mal fixada, escorrendo, e excessivamente espessa se acumula em grumos, que são difíceis de manchar.
Além disso, lembre-se que não se deve diluir imediatamente muito pó, pois a mistura diluída endurece em cerca de 30 minutos, tempo durante o qual é necessário aplicar rapidamente a mistura de gesso, quando ainda é possível ajustar a aplicação.
O gesso à base de cimento, ao contrário do gesso, é adequado para uso interno e externo. A argamassa de cimento possui alta resistência e resistência à umidade, sendo adequada para uso no banheiro. No entanto, é bastante pesado, por isso não é recomendável aplicar uma camada grande. Há casos em que os ladrilhos caem junto com a aplicação de uma espessa camada de cimento. Para evitar tais casos, recomenda-se rebocar a parede não com a aplicação de uma espessa camada de reboco de cimento, mas sim pré-nivelar, retirando os bojos. Em seguida, uma parede relativamente plana é trazida ao estado desejado com uma camada moderada de gesso de cimento.
Não se deve comprar gesso à base de gesso para o acabamento do banheiro, pois ele pode ficar úmido, absorvendo o excesso de umidade com o tempo. O uso de tal solução é permitido se o gesso for tratado com um primário impermeabilizante antes do assentamento dos ladrilhos.Na hora de comprar gesso, você pode ser orientado pelo fabricante (nacional ou importado), mas definitivamente precisa olhar para a conformidade com o material com que é feita sua parede, o que garantirá um reparo de alta qualidade. Antes de iniciar o trabalho, a parede pode ser tratada com um primer especial com adição de qualquer agente anti-mofo.
De acordo com os construtores, o pó de sulfato de cobre protege eficazmente contra o aparecimento de qualquer tipo de fungo. Além disso, é vendido a um preço atraente e barato em comparação com outros produtos modernos.
Se, no entanto, for necessário aplicar uma camada espessa, recomenda-se a utilização de uma argamassa de cimento-cal., que envolve a instalação de telas de gesso de aço. Tal alinhamento seca completamente após cerca de um mês, o assentamento dos ladrilhos não é permitido antes de 7 dias após o ladrilho. Ao comprar uma mistura, é preciso atentar para a composição do acabamento superficial declarado pelo fabricante: fino ou grosso. Se a mistura estiver correta, configurar a malha para aplicar uma camada espessa pode não ser necessário.
O gesso especial para aplicação de camada espessa possui alto índice de viscosidade.
As sutilezas de trabalhar com diferentes superfícies
Há outra nuance importante que afeta a boa e de alta qualidade do preparo das paredes para o assentamento dos ladrilhos. Estamos falando sobre o material do qual as paredes, divisórias e a casa como um todo são feitas (tijolo, madeira, concreto e assim por diante).
Tijolo
Casas antigas de tijolo, por exemplo, consistem em apenas uma divisória de suporte, enquanto o resto é feito de piso de gesso cartonado. Essas estruturas eram na maioria das vezes rebocadas com argamassa de cimento sobre tela metálica, podendo haver desvios perceptíveis de altura, podendo chegar a 10 cm. O tratamento da parede nessas condições consiste na retirada total ou parcial do reboco mal aderido.
A seguir, para evitar irregularidades, a parede deve ser bem limpa e tratada com a mesma solução. Para evitar que os cantos percam a forma, é aconselhável adquirir cantos de metal, sobre os quais se aplica gesso. Antes de terminar a parede, é aconselhável tratá-la com um material de revestimento (uma espécie de isolante) que protege o tijolo da humidade.
Madeira
O gesso velho pode ser facilmente removido de uma divisória de tijolo, mas o gesso de madeira é difícil de limpar. Nesses casos, para obter uma superfície de parede plana, é mais fácil usar uma placa de gesso verde especial resistente à umidade (veja acima). Tendo retirado tudo o que poderia ser retirado da superfície, recomenda-se gesso com quase qualquer solução (cal, argila, cimento). Nesse caso, a madeira é um material despretensioso, mas a argamassa argilosa ainda seria uma opção ideal, pois não exige grandes despesas. Para evitar que o gesso escorregue, é necessário fixar uma malha de metal ou as chamadas telhas à superfície de madeira. Depois que a árvore estiver escondida por você atrás de uma pequena camada de gesso, você pode começar a rebocar a sala com drywall, o que lhe dará uma aparência perfeitamente uniforme.
Concreto
Em casas de painel, a demolição de paredes para o propósito de erguer novas não é realizada devido às peculiaridades da estrutura da casa (a casa é construída com pisos de concreto armado), então as paredes aqui provavelmente serão relativamente planas . Se, no entanto, for necessário nivelar as paredes, então o uso de misturas de cimento ou gesso será apropriado. Tudo depende das suas necessidades e da curvatura das paredes. É mais fácil trabalhar com uma solução à base de gesso, pois não é necessário molhar constantemente a superfície. O gesso, ao contrário do cimento, proporciona uma superfície mais leve e uniforme. O cimento torna-o áspero e escuro. Por se tratar de assentamento de ladrilhos, a cor da superfície tratada, assim como a rugosidade, não importa. Nesses casos, a argamassa à base de cimento será mais resistente à umidade do que a argamassa de gesso.
Com irregularidades muito ligeiras, não superiores a 5 milímetros, é mais fácil retocar as paredes com massa de construção normal.
Monolith
Se você está nivelando em uma casa monolítica, prepare-se para o trabalho de reboco. O fato é que tais casas são feitas de materiais diferentes (concreto espumoso e concreto, blocos macho e fêmea), portanto, somente com a ajuda do gesso você pode rapidamente, orçar e corrigir qualitativamente algumas rugosidades de uma superfície diversa. Provavelmente, não se pode prescindir de um nível de laser e faróis aqui, porque essas casas encolhem, o que se reflete nas diferenças nas paredes. Nesses casos, o método de alinhamento dependerá da curvatura das paredes. Se as diferenças forem insignificantes, uma solução de gesso é bastante adequada. Se for necessária uma camada espessa de gesso, é preferível dar preferência às misturas à base de cimento.
Depende de você qual método de alinhamento escolher. O principal é levar em consideração os principais pontos que afetam uma reparação de qualidade.
dicas e truques
Depende de você como nivelar e preparar as paredes antes de colocar os ladrilhos.
Qualquer método que você escolher será eficaz se algumas regras básicas forem seguidas.
- É necessário limpar bem a parede com gesso, tinta e assim por diante.
- Para os amadores, será mais seguro comprar uma mistura pulverulenta para nivelar do que prepará-la você mesmo, pois pode errar e não manter as proporções exigidas.
- Escolha o gesso de acordo com o material de sua casa.
- Na hora de comprar uma mistura preste atenção na composição declarada pelo fabricante e compare com a sua necessidade (para aplicação de camada grossa ou fina).
- Prepare a solução estritamente de acordo com as instruções. Lembre-se de que seca rapidamente, por isso não aponte muito de uma vez.
- Para que a parede nivelada funcione por muito tempo, não se esqueça de tratá-la com primer e deixar secar bem.
- Lembre-se de que você está trabalhando em um ambiente úmido, portanto um primer antibacteriano e antifúngico é simplesmente indispensável.
- Os melhores resultados são obtidos quando se utiliza um primer e uma mistura da mesma marca.
No próximo vídeo, você verá como rebocar as paredes com suas próprias mãos e como alinhar corretamente as paredes com os faróis.
O comentário foi enviado com sucesso.