Instalando uma pia com armário no banheiro: como fazer certo?
Hoje em dia, ao fazer reparações na casa de banho, muitas pessoas preferem utilizar cada centímetro da área existente da forma mais funcional, uma vez que na maioria dos edifícios de apartamentos este espaço tem uma dimensão bastante limitada. Para colocar de forma compacta e discreta todas as roupas e detergentes disponíveis no banheiro, uma boa solução seria instalar uma pia com armário no banheiro.
Critérios de escolha
Além de fornecer espaço adicional para a localização do encanamento, este design permite ocultar a aparência muitas vezes feia dos canos e sifão conectados, o que imediatamente confere ao ambiente um aspecto limpo.
As lojas de encanamento oferecem uma grande variedade de acessórios semelhantes., que podem diferir tanto no tipo de design quanto no estilo, material do revestimento externo, forma e esquema de cores.
Uma penteadeira bem escolhida irá se encaixar harmoniosamente na aparência geral do banheiro e dar-lhe uma aparência completa e atraente.
Ao escolher uma mesa de cabeceira sob a pia, você precisa se concentrar nas dimensões da sala, na aparência e no interior existente. Por exemplo, a presença de um espelho de parede oval e de formas polidas do banheiro ou jacuzzi em si não serão combinados com um meio-fio de dimensões retangulares estritas. No design clássico de um banheiro pequeno, um meio-fio com ângulos retos parecerá bastante natural e completará discretamente o quadro geral.
Além disso, ao escolher um acessório tão importante, deve-se ter em mente que o banheiro pertence a ambientes com alta umidade. e a possibilidade de uma queda brusca de temperatura. Assim, todos os componentes da unidade de vaidade, incluindo o material de fabricação, as coberturas interna e externa, acessórios articulados em forma de alças ou elementos decorativos, devem ser resistentes à umidade, mofo ou mesmo possível mofo. Os painéis de plástico usados para decorar os armários das pia, via de regra, não reagem a esses fatores externos, as estruturas de madeira devem ser tratadas adequadamente e os acessórios de suspensão são feitos de, no mínimo, metal cromado, o que evitará rachaduras e corrosão.
Dependendo do tamanho do espaço livre, é aconselhável escolher um armário com o maior número possível de prateleiras e bolsos internos, o que lhe permitirá esconder todos os detergentes e produtos de higiene disponíveis de olhos curiosos e sempre manter facilmente a ordem exigida sem consome muito tempo.
É perfeitamente possível fixar a estrutura com as próprias mãos.se você seguir nossas recomendações. Você precisa prendê-lo com segurança para que ele lhe sirva por muito tempo. É necessário pendurar a mesa de cabeceira após a instalação da pia.
Tipos de penteadeiras embaixo da pia
Dependendo do tipo de banheiro existente (separado ou combinado), o tamanho do banheiro e a forma como a pia está instalada, Existem cinco tipos de armários de pia, a saber:
- estrutura suspensa;
- pedestal de canto;
- unidade de vaidade com rodapé inferior;
- unidade de vaidade com pernas;
- expositor.
Via de regra, os armários são vendidos completos com pia, porém, também existem opções exclusivas e caras quando esse móvel é feito, montado e montado individualmente, de acordo com a necessidade de um determinado cliente.
Onde colocar?
Tendo em conta que em qualquer casa de banho, seja apartamento novo ou habitação usada já existente, existem entradas de esgotos e canalizações de água quente e fria, recomenda-se a instalação de lavatório com armário quer no local do anterior (durante a reparação) ou não muito longe do abastecimento de água (num apartamento novo).
Em qualquer caso, você deve primeiro medir cuidadosamente a sala. levando em consideração a posterior localização planejada de todos os demais móveis e possíveis eletrodomésticos, bem como, dependendo do tipo de gabinete a ser instalado, prestar atenção ao material da estrutura de suporte e acabamento do piso e das paredes.
É necessário colocar estruturas onde não interfiram.
Ao instalar um pedestal suspenso, deve-se ter em mente que a maior carga recai sobre os pontos de fixação com a parede devido ao seu grande peso (tendo em conta o enchimento). Portanto, é aconselhável instalar os lavatórios suspensos na parede somente em materiais de acabamento duráveis, como ladrilhos de cerâmica sobre uma base de concreto ou tijolo. Caso contrário, a qualquer momento, toda a estrutura pode cair sob seu próprio peso, o que levará a novos reparos caros.
Os armários de piso não são recomendados para serem instalados em pisos macios de banheiros, pois com o tempo, os danos causados por seu peso serão inevitáveis.
O meio-fio com rodapé inferior não deve ser colocado sobre pisos aquecidos, para evitar o aquecimento das partes estruturais e a sua posterior deformação.
É necessário acoplar adequadamente os tubos que saem da parede com o meio-fio instalado, uma vez que não devem entrar em contato com os elementos internos do móvel, ou seja, com as superfícies das extremidades das prateleiras existentes, o que se consegue por medição preliminar da distância das juntas de acoplamento dos tubos fornecidos ao revestimento do piso. Para a instalação correta do toucador sob a pia, o nível do tubo fornecido deve ser mais alto do que a prateleira do meio do gabinete.
Da mesma forma, o ramal de esgoto deve ser combinado. Se o ralo de esgoto estiver localizado no chão, é feito um orifício na parte inferior do móvel através do qual a mangueira de esgoto conectará o sifão da pia e o esgoto.
Nessas situações, é aconselhável dar preferência a um pedestal de chão, pois isso vai ocultar a fiação do encanamento e dar um visual limpo ao banheiro.
Montagem
Considerando que a pia e o armário são incluídos como padrão, eles incluem os seguintes componentes:
- a própria pia (dependendo do tipo de construção - no chão, suspensa, embutida ou suspensa);
- equipamentos de canalização (abastecimento de água quente e fria (mangueiras flexíveis ou rígidas), misturador, mangueira de ligação de esgoto, tubos metálicos, sifão);
- fixadores (vedações (fita ou estopa), suportes, parafusos, parafusos auto-roscantes, parafusos de ancoragem, arruelas com porcas, buchas de vários projetos, dependendo do tipo de parede (para drywall, concreto, tijolo ou madeira), juntas e selantes de silicone );
- mesa de cabeceira.
Independentemente do projeto, qualquer pia com armário pode ser instalada e protegida de forma independente por qualquer pessoa com habilidades mínimas no manuseio de ferramentas e na apresentação da quantidade de trabalho esperada.
Para uma instalação correta e bem-sucedida, você precisa ter o seguinte conjunto de ferramentas com você.
- Perfure com um perfurador. Em alguns casos, pode-se fazer apenas uma broca, mas a presença de um perfurador é preferível, pois ao furar uma parede de concreto ou tijolo, as forças aplicadas são várias vezes menores, e a qualidade dos furos perfurados permanece em altura .
- Chave de fenda. Ao escolher, deve-se prestar atenção ao tipo de bateria e ao torque nominal.
- Chave de fenda.É utilizado nos casos em que não é possível apertar os parafusos necessários com o auxílio de outros dispositivos devido à sua inacessibilidade.
- Serra circular. É necessário, conforme mencionado acima, ao conectar as tubulações de abastecimento de água quente, abastecimento de água fria ao meio-fio e drenagem da rede de esgoto.
- Yardstick.
- Um conjunto de chaves (também é aconselhável ter uma chave de torque que forneça o torque de aperto necessário).
- Régua de medição com lápis ou hidrocor.
- Nível de construção (bolha ou eletrônico).
Na presença de todos os itens acima, não será difícil instalar e fixar adequadamente a pia com o gabinete, você deve aderir estritamente a uma determinada sequência de ações:
- fechar canalizações com água quente e fria no apartamento (normalmente, as respectivas torneiras encontram-se no armário técnico da casa de banho);
- marque previamente na parede ou no chão o local de instalação e fixação do toucador. Esta ação permitirá que você evite a divergência das tubulações de abastecimento e descarga de água e esgoto quando conectadas;
- faça furos no nível marcado com uma broca (ou um perfurador se houver uma parede de concreto ou tijolo), instale buchas adequadas neles;
- antes de instalar a pia, prenda o sifão de drenagem por baixo usando vedações de borracha e uma mangueira corrugada.
- alguns também recomendam instalar o mixer ao mesmo tempo, esta ação pode ser executada neste estágio a seu critério. Por outro lado, a instalação do misturador é mais fácil de realizar sobre um lavatório não instalado, visto que no futuro será difícil montá-lo por baixo na presença de um armário. Por outro lado, a pré-instalação pode causar danos acidentais na torneira durante a instalação da pia. Ao instalar uma torneira para uma pia suspensa em uma bancada ou parede, é necessário fazer um furo com antecedência, uma vez que não foi fornecida na pia inicialmente;
- monte o gabinete (se adquirido desmontado) usando os parafusos de montagem, chave de fenda ou chave de torque. É imprescindível prestar atenção às forças de aperto exigidas, visto que as conexões apertadas excessivamente tornam-se frágeis e, consequentemente, podem causar danos a toda a estrutura. Nas instruções de montagem, tais informações devem ser indicadas, você deve segui-las cuidadosamente;
- fixar a pia com o sifão e misturador instalados no móvel, observando sempre as forças de aperto exigidas e utilizando um medidor de nível de construção;
- ao instalar o cavalete, ajuste a altura desejada das pernas de acordo com as marcações previamente aplicadas com um lápis;
- após conectar a pia ao meio-fio, marque na última com um lápis ou marcador os pontos de entrada e saída dos canos de água, em seguida corte os furos do diâmetro desejado com uma serra circular (diretamente no meio-fio);
- parafuse o gabinete montado com a pia na parede usando uma chave de fenda e parafusos de ancoragem. Se houver mesa de cabeceira suspensa, é aconselhável selar adicionalmente as juntas com selante de silicone;
- conecte os tubos para abastecimento de água quente, abastecimento de água fria e esgoto usando uma mangueira flexível ou rígida usando tubos. Se durante o processo de instalação houver obstáculos no próprio gabinete, também é necessário fazer os furos correspondentes. Este ponto deve ser tratado com atenção especial, é aconselhável consultar previamente um encanador profissional, pois uma instalação de má qualidade pode levar não só a possíveis vazamentos, mas também ao aparecimento de um odor desagradável do ralo e uma diminuição significativa da água. pressão;
- instale a batedeira existente na pia (se não foi instalada anteriormente) usando vedantes de borracha ou uma fita especial para selar as conexões.
Observando todos os requisitos acima e a sequência de ações, você pode ter certeza que a pia com o armário está conectada corretamente, fixada na posição desejada e desempenhará com segurança suas funções diretas por um longo tempo.
Dicas para instalar uma pia com armário estão no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.