Instalação da pia: tipos de estruturas e instruções passo a passo
A pia é considerada um dos acessórios importantes, sem a qual é impossível imaginar os móveis da cozinha e do banheiro. Graças a uma vasta selecção de modelos, estes designs apresentam-se em várias formas e cores, para que se adaptem harmoniosamente a qualquer interior das instalações. Embora a instalação de pias não seja particularmente difícil e muitas vezes seja feita de forma independente, para realizar a instalação de forma adequada, algumas habilidades ainda são necessárias. Portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa estudar não só os princípios de fixação das pias, mas também saber como o misturador é conectado, pois a menor imprecisão na instalação pode levar a vazamentos e outros problemas.
Peculiaridades
O lavatório é um tipo de construção único que cumpre as propriedades funcionais e estéticas da vida moderna. Apesar de as pias virem em tamanhos e aparências diferentes, todas têm uma coisa em comum - a necessidade de uma instalação de alta qualidade. Para que o acessório tenha um design bonito e funcione de forma confiável por muitos anos, é necessário cumprir todas as normas de trabalho de instalação, calcular corretamente o tamanho e escolher um local onde colocá-lo. Portanto, em um primeiro momento, o espaço alocado para a pia é medido com precisão, sua largura pode ser de 60 a 250 cm. Além disso, a instalação da pia depende das características de design do produto, uma vez que existem modelos com e sem mixer.
Antes da instalação, também é importante determinar a forma da pia, e é aconselhável fazê-lo ainda na fase de reparo ou construção do cômodo, caso contrário será difícil "encaixar" o produto na água acabada e esgoto.
Hoje existem vários tipos de sumidouros, para cada um dos quais a instalação se caracteriza pelas suas características próprias.
- Suspenso. O acessório é fixado na parede por meio de suportes, já a batedeira pode ser instalada tanto no próprio produto quanto na parede. Esses modelos economizam espaço perfeitamente, mas precisam ser complementados com um pequeno meio-fio, onde normalmente todas as comunicações ficam ocultas.
- Em um pedestal. A instalação da pia é feita diretamente na parede por meio de suportes, mas, ao contrário da versão suspensa, os sistemas de comunicação ficam ocultos sob uma estrutura especial - um pedestal. Existem acessórios com pedestal parcial e total, a única desvantagem é a limitação de altura, que não pode ultrapassar 80 cm.
- Construídas em. Essas pias são instaladas em mesas de cabeceira e bancadas, inserindo ou anexando à estrutura. Este tipo de produto caracteriza-se por um belo design, mas ocupam muito espaço, pelo que não são adequados para divisões com uma área pequena.
Além disso, as conchas diferem no material de fabricação., que também requer uma abordagem especial e tecnologia de instalação. Os mais populares são os produtos feitos de porcelana, cerâmica e faiança, são caros, mas de alta qualidade. Também existem modelos de mármore no mercado, de aspecto respeitável, mas de difícil instalação e manutenção, o material possui uma estrutura porosa que pode acumular sujeira e poeira. Pias de vidro feitas de matérias-primas resistentes merecem atenção especial.Sua fixação deve ser feita com cuidado para não prejudicar a aparência.
Para cozinhas, as pias geralmente são adquiridas em aço inoxidável, são fáceis de instalar, baratas e duráveis. Sua única desvantagem é considerada a instabilidade aos agentes abrasivos, além disso, eles criam ruído da água. Essas conchas são de forma simples e dupla. Esses modelos podem ser integrados em bancadas e gabinetes, a instalação leva um mínimo de tempo e é perfeitamente possível fazer você mesmo.
Faça Você Mesmo
A principal etapa da construção é a instalação da pia, ela proporciona não só uma fixação confiável da estrutura, mas também a conexão das comunicações. O aspecto estético do lavatório e sua facilidade de uso dependerão da correta instalação. Portanto, primeiro, é feita a desmontagem da pia antiga, e um local para um novo acessório está sendo preparado.
Também é importante determinar a que altura a tigela da pia será colocada. Se o lavatório estiver pendurado muito alto ou muito baixo, será inconveniente realizar procedimentos de higiene, pois terá de dobrar ou levantar. Portanto, você deve escolher um padrão em que todos os membros da família se sintam confortáveis em altura.
Os suportes de apoio são escolhidos como sistemas de fixação tanto para a cozinha como para o banheiro, cabem em qualquer modelo de pias e os fixam com segurança. Alguns artesãos preferem usar elementos de ancoragem que prendem firmemente as pias às paredes e simplificam muito a instalação. Além da própria tigela, também é necessário instalar peças adicionais incluídas em sua embalagem. Podem ser balcões, pedestais ou suportes que cubram as comunicações.
Você deve primeiro considerar a localização do sistema de esgoto e abastecimento de água. Para isso, são elaborados esquemas especiais e calculado o nível de drenagem, que deve ter uma ligeira inclinação a partir do piso limpo. Neste caso, recomenda-se que a distância entre o sifão e os tubos seja mínima. Todas as superfícies de montagem salientes devem ser escondidas em pedestais ou atrás de racks especiais. É possível conectar comunicações apenas quando a válvula inferior é controlada. Não devemos nos esquecer da vedação das peças, para isso existe um determinado procedimento de instalação das gaxetas, elas devem ser fixadas de acordo com as instruções indicadas na embalagem da pia.
No banheiro
Ao criar um novo interior numa casa de banho, é necessário não só substituir o acabamento dos revestimentos, mas também instalar um novo lavatório que se adapte ao tamanho da divisão e harmonize com o design. Para muitos, o processo de edição pode parecer complicado, na verdade não é, mesmo um mestre novato pode facilmente lidar com ele. Em primeiro lugar, deve-se tirar medidas do ambiente, planejar o espaço e determinar um local adequado para a pia e ducha higiênica.
Para instalar o acessório, você também precisará preparar as seguintes ferramentas:
- perfurador;
- conjunto de brocas para trabalhar com concreto;
- um conjunto de chaves de fenda e chaves inglesas;
- cavilhas, parafusos;
- enrolamento e selante.
Antes de iniciar a instalação, é imprescindível desligar a água do sistema. Na primeira etapa, é feito o desmonte da estrutura antiga. Para isso, desparafuse a porca da batedeira e desconecte o revestimento flexível e rígido. É aconselhável colocar as pontas dos tubos retirados em um recipiente, pois neles podem ficar ralos de água. Em seguida, o próprio guindaste e o sifão são desmontados. Em seguida, você pode prosseguir com a instalação direta da pia. É importante notar que cada modelo de lavatório é caracterizado por uma tecnologia de instalação especial, portanto, dependendo do desenho do lavatório, o trabalho é realizado de forma diferente para diferentes designs.
Em um pedestal
A altura do lavatório é selecionada ao longo do comprimento da perna, após o que a tigela é fixada e o sifão com o misturador é fixado. Para pendurar a pia na parede, são usados suportes especiais.Como o dreno neste caso ficará localizado dentro da estrutura da perna, atenção especial deve ser dada ao isolamento das peças para evitar vazamentos durante a operação. A instalação desta estrutura só é possível após a conclusão de todos os tipos de acabamentos. Primeiro, você precisa marcar os pontos de montagem e, em seguida, prosseguir com a instalação direta. Para isso, traça-se uma linha horizontalmente, sua altura em relação ao piso não deve ultrapassar o tamanho da perna e deixa-se uma pequena distância igual à espessura do acessório.
Os suportes são aplicados à superfície da parede e os orifícios para as buchas são perfurados. No final, as peças são fixadas e uma tigela é colocada, ela deve estar estável. Depois que a pia for posicionada na posição correta e se encaixar confortavelmente na parede, o ralo e o misturador podem ser conectados.
Em um pedestal ou prateleira suspensa
Neste projeto, a bancada funcionará como um suporte e um elemento decorativo da pia. O lavatório pode ser embutido no orifício ou colocado em cima do gabinete; para o espaço sob a mesa, você precisa usar um material durável. Independentemente do tipo de instalação escolhido, o dreno ficará, em qualquer caso, escondido sob a prateleira. Para dar à pia um visual sofisticado, é recomendável escolher um gabinete feito de vidro ou pedra artificial. Externamente, a tigela pode ser diferente, mas é melhor dar preferência ao formato redondo e cúbico.
Para construção de encaixe
Via de regra, opta-se por uma tigela de ferro fundido ou produtos de aço para a instalação, a pia é colocada dentro do móvel, para isso é cortada. Você pode colocar uma máquina de lavar sob este modelo. Caso o layout também preveja a instalação de esquentador, este deve ser pendurado a uma distância que não interfira no livre acesso ao lavatório. Também é importante garantir o funcionamento seguro do equipamento elétrico e instalar tomadas de água. Os espelhos serão um excelente complemento para o design dessas pias.
No conjunto da cozinha
Quando surge a questão de substituir a pia na cozinha, eles basicamente escolhem um encaixe ou pia superior. Antes de iniciar os trabalhos de instalação, deve-se escolher o local certo para a instalação, pois não se pode colocar a pia ao lado do fogão e da área de trabalho. Ou seja, a pia deve ser instalada de forma que possa ser usada para trabalhos sujos e serviços. A versão de canto da pia é considerada boa e conveniente.As pias recortadas são embutidas diretamente no conjunto de cozinha, que, em regra, é feito de aglomerado ou madeira. Eles são feitos de vários materiais. O tipo mais barato é considerado as pias de aço inoxidável, também existem modelos com uma concha de cerâmica.
Para o trabalho de instalação de tal projeto, você precisará de:
- furadeira elétrica;
- quebra-cabeças;
- furar;
- conjunto de chave de fenda;
- régua;
- fita adesiva;
- selante de silicone;
- alicate.
O equipamento padrão das pias modernas contém não apenas fechos, mas também modelos de papelão que simplificam o processo de instalação.
A instalação é realizada passo a passo de acordo com as instruções.
- Na primeira fase, é preparado um buraco de pia. Para isso, é feito um recorte no tampo da mesa. O local selecionado é nivelado de acordo com o gabarito no tampo da mesa e o recorte de papelão é fixado temporariamente com fita adesiva. Vale a pena atentar para o fato de que a parte inferior da pia não entra em contato com a parte interna do gabinete. Depois disso, o contorno gira de acordo com o gabarito, é necessário recuar 1,5 cm dele e aplicar um segundo contorno, ao longo do qual o furo é cortado.
- Na segunda etapa, é feita uma abertura por meio de um quebra-cabeças. O trabalho deve ser feito lentamente, uma vez que você não pode ir além dos limites do contorno. O orifício resultante no corte da serra é cuidadosamente limpo com lixa.
- A próxima etapa é tratar a bancada com um selante. Quando o selante estiver completamente seco, é verificado como estão instaladas a torneira e as mangueiras, pois após a fixação da pia será difícil alterar o local das comunicações.
- A conclusão da obra é considerada a fixação da própria concha.Ele é inserido no orifício, pressionado firmemente ao longo das bordas e todos os espaços vazios formados são adicionalmente preenchidos com selante. A partir de baixo, a pia é atraída com a ajuda de fechos especiais. Neste caso, primeiro, os cantos são apertados diagonalmente, depois o meio é fixado.
- O lava-loiça instalado só terá de ser ligado à rede de água quente e fria. Uma junta de borracha é colocada entre a torneira e a porca e as mangueiras de abastecimento de água são conectadas. A pia também deve ser conectada ao esgoto. Para fazer isso, um sifão é inserido e conectado à pia. Para a cozinha, o melhor é usar um sifão em forma de S, é muito mais prático e não entope tão rapidamente como o sifão de garrafa.
- Em seguida, o tubo é lançado na abertura do esgoto. É importante garantir que o diâmetro do tubo corresponda às dimensões do tubo que sai do sifão. Se houver pequenas discrepâncias, elas podem ser corrigidas usando um lábio de vedação especial, que atua como um adaptador. Se o trabalho for feito corretamente, a pia funcionará de forma confiável por um longo tempo e as conexões não vazarão.
Erros de instalação
Muitos proprietários de apartamentos preferem instalar as pias com as próprias mãos, pois esse processo não é considerado difícil e economiza na contratação de encanadores.
Na auto-instalação, é importante seguir todas as tecnologias e evitar alguns erros.
- Todos os furos de montagem devem ser feitos exatamente nas dimensões do novo lavatório. Os tarugos não podem ser reinseridos em orifícios antigos.
- Ao instalar a tigela, evite movimentos de força excessiva, pois podem levar à formação de fissuras e fragmentos na superfície do material. Isto também se aplica à ligação do sistema de abastecimento de água e drenagem, em que é possível danificar a rosca de ligação.
- O sifão nos modelos tulipa é embutido antes de a tigela ser montada na parede.
- Antes de fixar o pedestal da pia, verifique cuidadosamente a uniformidade do revestimento do piso. Caso haja discrepâncias nos níveis, a estrutura ficará instável e poderá vazar.
Avaliações
Hoje, o mercado de encanamento é representado por uma variedade chique de pias de fabricantes nacionais e estrangeiros. As marcas Roca, Sanita, Cersanit, Vitra e Aquaton têm se mostrado bem e receberam críticas positivas. Eles produzem não apenas metal, mas também mármore, produtos de concreto que são resistentes a danos mecânicos e fáceis de instalar. Além disso, as pias modernas são caracterizadas por uma superfície protetora, graças à qual não temem os efeitos dos ácidos, soluções abrasivas e agentes de limpeza.
E também todos os produtos são feitos de acordo com pedidos individuais e podem ter diferentes tamanhos e formatos não padronizados. Via de regra, os fabricantes estrangeiros fazem pias de no mínimo 150 cm de comprimento, também existem modelos de até 260 cm de comprimento, são populares no interior, pois se encaixam perfeitamente no estilo moderno.
Exemplos e opções de sucesso
O banheiro ocupa um lugar especial no interior da casa, pois é considerado um local de privacidade, onde você pode não só tomar banho, mas também realizar uma série de procedimentos cosméticos. Portanto, em seu ambiente, é importante prever todos os detalhes, desde o acabamento superficial até a instalação de canalizações. Os lavatórios têm um lugar especial no design da casa de banho. Para uma decoração moderna, recomenda-se escolher um modelo de pias denominado "tulipa". São fáceis de instalar, fáceis de operar e harmonizam-se perfeitamente com elementos decorativos de qualquer estilo.
Uma característica distintiva deste tipo de pias é que sua tubulação para a rede de esgoto e o misturador fica oculta em uma “perna” especial de cerâmica. Portanto, o interior da sala adquire elegância. Pelo facto das túlipas estarem disponíveis em diferentes cores e tamanhos, podem ser colocadas nas casas de banho, independentemente da dimensão do espaço.Essas pias para um banheiro combinado são uma boa opção, mas, neste caso, sua "perna" deve repousar livremente no chão.
Uma pia de nenúfar também será uma excelente solução para o banheiro. Parece uma "tulipa", mas é instalado sem suporte adicional. Este modelo é melhor escolhido para aquelas salas em que os tubos são colocados na parte inferior e são um obstáculo à instalação de pedestais. O "lírio d'água" também é adequado para o banheiro, onde fica a máquina de lavar. Os eletrodomésticos são instalados sob a pia e, assim, economizam espaço na sala.
Como instalar uma pia faça-você-mesmo com uma penteadeira é mostrado no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.