Como escolher um suporte para lavatório?
O interior da casa de banho prevê a presença de equipamentos de canalização com uma posição ideal no espaço. Dependendo disso, cada modelo de pia assume um determinado método de montagem. Entre estes últimos, os suportes estão a ganhar popularidade, com a ajuda dos quais não é difícil pendurar o lavatório na parede.
Peculiaridades
A ancoragem com suportes conecta a pia à superfície da parede. Os produtos seguram a estrutura de forma confiável, apesar do peso pesado. Dependendo disso, os suportes diferem em muitas características: forma, método de fixação, estrutura e materiais de fabricação. Além disso, o consumidor pode escolher um design individual que se adapte ao interior da sua casa.
O sistema de montagem pode ser instalado em qualquer superfície:
- tijolo;
- placa de gesso;
- de madeira;
- concreto.
Devido às suas altas características técnicas, os braquetes são resistentes a danos mecânicos. Os produtos são projetados para manter qualquer massa e forma.
Mesmo as pias de pedra serão fixadas com segurança à parede.
Ao fixar a pia com sistema de suspensão, algumas nuances devem ser levadas em consideração.
- É aconselhável não instalar pias pesadas em paredes "macias". A base do banheiro deve ser sólida e grossa. Por exemplo, as paredes de gesso cartonado não são adequadas para a instalação de grandes lavatórios devido ao facto de necessitarem de fixações adicionais com um comprimento de pelo menos 40 mm.
- Os materiais de fabricação conferem aos suportes uma certa rigidez. De acordo com este parâmetro, o peso da estrutura de suporte é determinado. Os suportes com uma largura de 240 mm ou 260 mm não suportam lavatórios de cerâmica, que requerem uma fixação de 32 cm. Os produtos de metal podem suportar suportes de 300 mm, 320 mm e 360 mm.
- Ao comprar colchetes, considere seu design. Em alguns casos, a forma e o tamanho da montagem não correspondem ao local de adesão ao encanamento.
A instalação pode ser facilmente feita internamente. Esse recurso aumenta a demanda por suportes no mercado de materiais de construção. Porém, além das vantagens, os detalhes também apresentam sérias desvantagens.
Por exemplo, uma pia inclinada em um ângulo terá que ser desmontada e depois reinstalada. Além disso, os colchetes não podem ser ajustados.
Além disso, as peças duráveis “caem na carteira” duramente, não tendo contrapartes de orçamento com as mesmas características técnicas.
Tipos de montagens
A estrutura suspensa já se tornou um acessório comum no banheiro. Ao longo de um longo período de operação das pias, muitos tipos de suportes foram criados, os quais diferem na estrutura, parâmetros e peso máximo permitido.
Dependendo das características de operação e características técnicas, os suportes são divididos nos seguintes tipos:
- especializado;
- padrão;
- Projeto.
Estes últimos distinguem-se pelo preço mais elevado do mercado devido ao facto de, na maioria dos casos, receberem uma forma decorativa individual para a concepção de uma determinada casa de banho. Eles são feitos sob encomenda.
No que diz respeito ao tipo de material de produção, vários tipos de fixadores são diferenciados.
- Suportes de aço. Os fechos deste tipo são produzidos por um método de soldadura. O resultado é uma estrutura única que se parece com a letra "G" ou "T". As opções de baixo custo são feitas de tubos moldados.Esses suportes têm estrutura simples e vida útil curta.
- De acordo com o tipo de caixilho de aço perfilado, é possível realizar uma consola envolvente, que é posteriormente fixada à parede. Uma pia está instalada em uma base arqueada. Esta categoria de colchetes é a mais durável. A plataforma é fixada com segurança à parede, eliminando a possibilidade de deslocamento ou danos à pia.
- Existem suportes feitos de ferro fundido. Eles têm uma base sólida alongada que se apóia em uma plataforma robusta para formar uma estrutura monolítica. O suporte de ferro fundido lembra a letra "T".
- Para instalar pias com parâmetros não padronizados, são utilizados suportes de metal: setorial, retangular e arqueado. Alguns projetos são equipados com unidades deslizantes.
- O cromo também pode servir como material de fabricação. Na maioria dos casos, esses colchetes têm uma cor fosca permanente.
As nuances de escolha
Fixar a pia à parede não fica completa sem os suportes. A operação conveniente e de longo prazo pode ser assegurada com o conhecimento apropriado sobre eles.
As peças são classificadas em peças padrão e personalizadas. Estes últimos são produzidos em conjunto com um lavatório decorativo, o que significa que não têm de ser selecionados separadamente no mercado da construção.
Suportes especializados podem ser ornamentados para combinar com o estilo do lavatório. A função protetora contra a corrosão é assumida por uma camada de cerâmica ou um agente anticorrosivo. Na maioria dos casos, são usados revestimentos de níquel e anodizados.
Os fixadores padrão são feitos de ferro fundido e aço destinados à soldagem. Os materiais de fabricação são cobertos com uma camada protetora de um corante.
Na escolha dos suportes do tipo padrão, é necessário levar em consideração as características técnicas e recomendações do fabricante. Para um determinado peso da casca, a anotação deve indicar um peso que excede sua massa.
Não se esqueça que em alguns casos as pessoas se apoiam no lavatório. E isso são alguns quilos extras, que aumentam a carga nas montagens.
Portanto, ao escolher fixadores para a pia, você deve comprar estruturas que sejam capazes de suportar a carga mais do que o peso esperado.
Por exemplo, no caso de comprar uma pia com 70 kg, você deve comprar suportes projetados para um peso de 90 kg.
Dicas de instalação
A anotação para a instalação de pias usando sistemas de fixação especiais é bastante simples. Seguindo as instruções, o proprietário do apartamento pode facilmente instalar o lavatório em uma posição suspensa.
Das ferramentas de que você precisará:
- perfurador;
- fita centimétrica;
- martelo;
- marcador.
A broca para o martelo perfurador é selecionada dependendo das buchas com núcleos de plástico que se encaixam nos suportes. Para realizar a instalação dos suportes da maneira mais uniforme possível, você precisará de um nível de água e de um lápis para fazer as marcas.
Para realizar o trabalho, você deve basear-se em algumas recomendações.
- Se a parede não for suficientemente resistente, recomenda-se reforçá-la com argamassa de cimento antes de iniciar os trabalhos, caso contrário a fixação pode cair com o peso do lavatório.
- Na primeira etapa, medem-se 85 cm do chão, por isso a concha ficará situada a um nível de até 90 cm. Em uma família com pessoas pequenas, esses parâmetros são reduzidos.
- Você também deve medir a distância entre os orifícios de montagem na lateral da pia que engatam na parede. Usando um lápis e um nível de água, faça marcas apropriadas na parede. Além disso, antes de perfurar, você precisa se certificar de que os suportes adquiridos se encaixam no modelo de pia específico.
- Os orifícios na parede devem ter o mesmo diâmetro que os núcleos de plástico das cavilhas.
Durante a perfuração, é necessário manter o martelo perfurador em uma posição claramente horizontal. Se você se mover de um lado para o outro, o buraco ficará muito largo.
Assim, os suportes não conseguirão segurar a pia com segurança. Para uma fixação mais apertada, pode-se fazer uma marca na broca do punção com um marcador para 1,25 vezes o comprimento do núcleo de plástico.
No caso de instalação de consolas em paredes de gesso cartonado, utilize costeletas de madeira, substituindo o bocal de plástico das buchas. Seu diâmetro deve ser maior que o diâmetro do furo.
Para obter informações sobre como fazer seus próprios suportes de pia, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.