Como montar corretamente um sifão de pia?

Contente
  1. Compromisso
  2. Tipos: prós e contras
  3. Materiais e equipamentos
  4. Como escolher por cozinha e banheiro?
  5. Construir e instalar
  6. Uso: dicas

Substituir um sifão de pia é uma tarefa fácil, se você seguir as recomendações de especialistas. Ele pode ser conectado de várias maneiras, portanto, você precisa saber como desparafusá-lo e conectá-lo caso a caso.

    Compromisso

    O sifão é um tubo com curvas através do qual a água drenada da banheira, pia e máquina de lavar flui para o sistema de esgoto.

      A finalidade dos sifões pode ser a seguinte:

      • na drenagem, uma pequena quantidade de água permanece no sifão, que funciona como um reservatório especial, evitando a penetração de odores desagradáveis, gases, ruídos de esgoto de volta para a casa;
      • impede que várias bactérias se multipliquem;
      • evita a formação de bloqueios de várias origens.

      Tipos: prós e contras

      Existem vários tipos principais de sifões. É necessário considerar algumas de suas características, desvantagens e vantagens.

      Tipo de tubo

      É um dispositivo simples na forma de um tubo rígido dobrado na forma das letras U ou S. do inglês. Este tipo pode ser monobloco ou dobrável. Existem opções em que um furo especial é fornecido no ponto mais baixo para a extração de vários sólidos. Com o tipo de tubo de sifão, é necessária uma maior precisão de sua montagem. A vantagem deste tipo é que não é necessário desmontar todo o sifão para limpá-lo, retirando completamente o "joelho" inferior dele. A desvantagem é que, devido à pequena vedação hidráulica, podem ocorrer odores desagradáveis ​​com o uso infrequente; devido à mobilidade insuficiente, não pode ser instalado conforme necessário.

      Tipo de garrafa

      Tem a maior distribuição em comparação com os outros, embora seja o design mais complexo de todos. Recebeu esse nome devido ao fato de que na área do selo d'água possui o formato de uma garrafa. Suas principais vantagens são a instalação rápida e cômoda, mesmo em um espaço confinado, a desmontagem é bastante fácil, a limpeza não demora muito, as pequenas coisas que entram não vão para o esgoto, mas vão para o fundo da garrafa. Só com a sua ajuda é possível conectar uma máquina de lavar ou uma lava-louças sem inventar um ralo de esgoto adicional para eles. Uma desvantagem significativa é que os contaminantes se acomodam na junção do sifão com o tubo de esgoto e fazem com que ele entupa.

      Tipo ondulado

      É um tubo flexível que pode ser dobrado em qualquer direção. Esta é uma de suas principais vantagens quando pode ser instalado em locais inacessíveis aos dois anteriores. Suas vantagens incluem um preço relativamente baixo e um número mínimo de pontos de vazamento devido a um ponto de conexão. O sinal negativo é uma superfície irregular que coleta vários depósitos de lama, eles podem ser removidos somente quando a estrutura é desmontada. Não despeje água quente no ralo se o sifão for de plástico.

      Materiais e equipamentos

      O material do sifão deve ser resistente aos agressores químicos e térmicos, portanto, é feito de policloreto de vinila, latão ou bronze cromado, além de propileno.As construções de latão ou bronze são bastante caras, têm uma aparência esteticamente agradável e são bastante prestigiosas, mas, no entanto, são resistentes à corrosão e a vários oxidantes. Dispositivos feitos de PVC, polipropileno e plástico são muito mais baratos e também possuem montagem simples, estabilidade de junta, mas não particularmente duráveis.

        Um conjunto típico de qualquer sifão consiste nos seguintes elementos:

        • cascos;
        • juntas de borracha com 3-5 mm de espessura, de preferência resistente a óleo (branco) ou plástico de silicone;
        • grelha de proteção com diâmetro de até 1 cm;
        • nozes;
        • tubo (saída ou saída) para instalar a junta. Possui 2 a 3 anéis distintos, um lado, e também pode ser equipado com uma torneira para conectar uma máquina de lavar louça ou máquina de lavar;
        • torneiras para esgoto;
        • parafuso de conexão em aço inoxidável com diâmetro de até 8 mm.

        Como escolher por cozinha e banheiro?

        Deve-se escolher um sifão para cozinha ou banheiro, obedecendo, é claro, a objetivos práticos. Mas as características da sala também devem ser levadas em consideração.

          No banheiro, o sifão deve garantir que não haja odores provenientes da rede de esgoto, bem como com rapidez e a tempo de escoar as águas residuais. É melhor não comprar sifões que tenham elementos de conexão feitos de materiais sólidos, pois a instalação será difícil. Nessa situação, um tipo de tubo de drenagem corrugado é uma opção adequada. Devido à flexibilidade do aparelho, não será difícil instalá-lo e trocá-lo em locais de difícil acesso no banheiro, ainda mais será muito fácil trocar o sifão.

          Para a cozinha, o sifão tipo garrafa é o mais adequado., porque várias partes de resíduos gordurosos e alimentares não entrarão no sistema de esgoto e contribuirão para o seu entupimento, mas irão se depositar no fundo do frasco. Além disso, se o próprio dispositivo ficar obstruído, ele pode ser limpo de maneira fácil e conveniente. Para pias de cozinha com dois orifícios de drenagem, os tipos de sifões, adicionalmente equipados com transbordos, são perfeitos.

          É claro que você pode usar outros tipos de sifões, mas apenas raramente e em espaços confinados, pois podem ocorrer odores desagradáveis, uma vez que têm uma vedação de água bastante curta.

          Construir e instalar

          A montagem e instalação de estruturas de sifão para uma pia, pia ou banheira geralmente não leva muito tempo e também não requer habilidades especiais. No entanto, deve-se levar em conta várias pequenas coisas, para não refazer tudo várias vezes depois, seja a instalação de uma máquina de lavar ou de uma lava-louças, além de outros equipamentos diversos. Ao comprar um sifão, é necessário verificar se todos os elementos estão presentes e também desmontá-lo com o manual de instruções.

            Para lavar

            O sifão pode ser montado mesmo por alguém que nunca fez isso.

            No entanto, existem várias nuances a serem consideradas.

            • Todas as conexões devem ser apertadas. É necessário verificar o aperto do tampão inferior, que geralmente está sob a pressão do esgoto. Ao comprar um sifão, ele deve ser bem verificado quanto à presença de um casamento que possa violar a integridade da junta.
            • Ao comprar um sifão montado, é necessário verificar a presença de todas as juntas nele, para ter certeza de que os elementos do dispositivo estão bem fixados e apertados.
            • A montagem do sifão de cozinha deve ser feita manualmente para controlar a força de aperto e também para não quebrar o produto.
            • Ao instalar todas as conexões de sifão, especialmente o bujão inferior, as juntas do dispositivo devem ser bem fixadas para evitar vazamentos. Um selante funcionará aqui. O aparafusamento dos elementos do sifão deve ser feito até ao fim, sem pressionar com força.
            • Terminada a ligação do tubo de saída, graças ao qual se ajusta a altura de instalação do próprio sifão, é necessário apertar o parafuso de fixação, retirando o excesso de selante.

            Antes de instalar o sifão, é realizado um trabalho preliminar para começar. Por exemplo, a cozinha tem um novo tubo de metal, por isso precisa ser conectado a um sifão, mas antes de fazer essa conexão será necessário limpar os depósitos de sujeira e instalar uma gaxeta de borracha. No entanto, se um tubo de plástico for instalado, primeiro você deve levar sua extremidade a um determinado nível (não mais do que meio metro), só então você precisa colocar um adaptador especial nele.

            Em seguida, o sifão desatualizado é desmontado usando uma chave de fenda para desparafusar o parafuso de montagem. O local para o plantio de um novo sifão deve ser cuidadosamente limpo de graxa, sujeira e ferrugem. Depois de todas essas manipulações, você pode colocar o sifão na pia. O principal componente do sifão deve ser conectado manualmente ao tubo sob a pia. Nos manuais de funcionamento do sifão, é imediatamente recomendado ligar uma máquina de lavar roupa ou máquina de lavar loiça, mas no entanto vale, em primeiro lugar, ligar a estrutura à rede de esgotos, para efectuar um teste inicial, no qual o as saídas auxiliares são fechadas com bujões especiais que fazem parte do kit sifão.

            Em seguida, é feita uma verificação, durante a qual não deve haver vazamentos. Só então é possível conectar equipamentos adicionais, cujas mangueiras de drenagem são fixadas com braçadeiras. Durante a instalação, é importante que a mangueira de drenagem do sifão não esteja torcida ou dobrada.

            Para lavatório

            Como de costume, você precisa desmontar o dispositivo antigo. Desaparafuse o parafuso enferrujado da grade de drenagem ou remova a seção inferior do sifão obsoleto. Em seguida, limpe o orifício de drenagem.

              A montagem pode ser feita da seguinte forma:

              • escolha o orifício mais largo do dispositivo de drenagem, coloque a junta plana mais larga e a tampa lateral;
              • aparafuse a porca de união no tubo do ramal, puxe a gaxeta cônica com a extremidade romba no tubo do ramal inserido na abertura dorsal. E aparafuse o cano. Algumas opções incluem combinar um tubo de ramificação com um funil de drenagem;
              • a junta e a porca são empurradas para o tubo corrugado de drenagem, que é então aparafusado no sifão;
              • Não aperte demais os elementos do sifão durante a montagem, para não danificá-los.

              Tendo concluído com segurança a montagem da estrutura, você pode continuar a instalá-la.

              • Uma malha de metal com um anel deve ser colocada sobre o lavatório. Falsifique um dispositivo de drenagem sob o ralo da pia, segurando-o com cuidado e endireitando-o.
              • Aparafuse o parafuso de conexão na malha.
              • Conecte a estrutura resultante ao sistema de esgoto por meio de um tubo corrugado, que deve ser esticado para obter o comprimento necessário.
              • Faça uma verificação em que o dispositivo deve ser enchido com água, proporcionando uma fechadura d'água. Não haverá vazamento se a estrutura for corretamente montada e instalada.

              Para banho

              A montagem do sifão para o banheiro é feita quase da mesma forma que os dois anteriores. Ao instalar um novo sifão na banheira, é necessário primeiro limpar todos os orifícios de drenagem com lixa para uma boa conexão das juntas no futuro.

                Após isso, é necessário aplicar o seguinte plano de ação na montagem e instalação da estrutura no banho:

                • com uma das mãos, pegue o overflow inferior, no qual a gaxeta já está instalada, fixe-o no fundo da passagem de drenagem. Ao mesmo tempo, por outro lado, um recipiente de drenagem é aplicado a essa passagem, que é conectada por um parafuso revestido com uma camada de cromo. Além disso, enquanto segura o elemento inferior do pescoço, o parafuso deve ser apertado até o fim;
                • de forma semelhante, para a montagem da passagem superior, durante a montagem da qual o tubo ramal utilizado para a drenagem dos esgotos deve ser puxado especialmente na direção do elemento de drenagem da estrutura, para que posteriormente possam ser convenientemente conectados;
                • as passagens superior e inferior devem ser conectadas por meio de mangueira corrugada, a qual deve ser fixada com gaxetas e porcas destinadas a isso;
                • uma válvula de água também deve ser conectada à passagem de drenagem. Para que não haja sobreposições na instalação dos elementos, são verificados os defeitos que podem interferir na boa fixação do sistema de drenagem:
                • Em seguida, é conectado um tubo corrugado, que conecta o sifão ao esgoto, à comporta d'água. Deve-se observar que algumas versões dos sifões são conectadas diretamente à tubulação de esgoto, enquanto outras são conectadas apenas com um colar de vedação.

                Uso: dicas

                As dicas a seguir devem ser aplicadas ao usar diferentes tipos de sifões:

                • produtos de limpeza diários não são recomendados. Isso contribui para danos ao tubo de drenagem;
                • para evitar o acúmulo de depósitos de sujeira ou a formação de detritos no sifão, é necessário utilizar uma grade protetora na pia;
                • feche completamente a torneira após o uso, pois o gotejamento constante leva ao desgaste do sifão;
                • a limpeza periódica do dispositivo de depósitos de cal e lama é necessária;
                • lave a pia e escorra, se possível, com jato de água quente, mas não com água fervente;
                • se houver vazamento do sifão, é imprescindível substituir a gaxeta;
                • não ligue a água quente imediatamente a seguir ao frio, pois também pode danificar o sifão.

                Instruções detalhadas para montar um sifão de pia no vídeo abaixo.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário