Pias de pedra: características de uso e cuidado
O lava-loiça é um elemento muito importante do interior, tem muitas funções diferentes. É muito importante que seja moderno, elegante e confortável. A gama de modelos apresentados nas lojas modernas é muito ampla. As pias de pedra conquistaram grande popularidade entre os consumidores: seu visual discreto e sofisticado pode decorar qualquer interior. Considere as características de uso de tais produtos e as sutilezas de cuidar deles.
Peculiaridades
Uma pia de pedra pode decorar tanto a cozinha quanto o banheiro. Na cozinha, é selecionada uma bancada adequada para isso, e um balcão especial é instalado no banheiro. Esta pia incomum atrai a atenção de todos na sala. Muitas vezes é o destaque principal do interior. Os fabricantes modernos criam modelos de pedra a partir de materiais naturais e compostos.
Ao escolher uma pia de pedra, surge a questão de qual material escolher - natural ou composto. Os fabricantes garantem que a pedra artificial supera a pedra natural em vários parâmetros. Alguns fabricantes oferecem uma garantia de várias décadas.
É preciso entender que pia feita de pedra natural e pedra artificial é praticamente a mesma coisa, apenas tecnologias de produção diferentes são utilizadas. A pedra artificial é produzida por fundição e moldagem. É utilizada uma mistura de componentes minerais e resinas acrílicas.
Esse material contém até 80% das partículas naturais e apenas 20 delas são resinas aglutinantes. Em alguns casos, é adicionado corante. Esse material é mais leve que a pedra, vem em cores diferentes e não é inferior em termos de respeito ao meio ambiente.
As pias de pedra artificial são praticamente silenciosas, o material amortece o barulho da louça e da queda de água. Também fornece isolamento elétrico, que pode ser uma mais-valia na cozinha, onde existem eletrodomésticos e água.
Produção
Os produtos feitos de pedra natural sólida são o resultado de um processo tecnológico complexo. Uma parte é cortada de uma peça grande que é adequada para o futuro produto. É processado em máquinas-ferramentas. Quando a peça de trabalho áspera estiver pronta, você precisa iniciar o processamento manual. Todas as operações requerem grande habilidade e ferramentas especiais.
Ao fazer uma pia de pedra artificial, a tecnologia é diferente. O material para isso é um compósito, que inclui materiais naturais (na forma de chips) e elementos de ligação. Geralmente são resinas e polímeros.
Este material é ecologicamente correto, não causa alergias, não absorve água e odores estranhos e é mais resistente ao estresse mecânico.
Os produtos feitos com essa pedra são cobertos com uma camada protetora - gelcoat. Dá maior resistência às influências externas.
Visualizações
As pias são feitas de várias pedras naturais: mármore, pedra-sabão, ônix, travertino, granito, basalto, arenito e outros materiais que podem ser processados. O material natural é adequado para interiores monocromáticos e coloridos.
- Granito. Este é um dos materiais baratos. Pode ser rosado, avermelhado ou cinza. Este material é muito resistente a produtos químicos domésticos agressivos, é fácil de limpar. Este material é o mais popular.
- Mármore. Tem sido usado desde os tempos antigos para decorar palácios e casas ricas. Este é um ótimo material que imediatamente dá um tom "alto" ao interior. Suas tonalidades costumam ser frias, não racha, não esfolia e pode suportar cargas significativas. Este material absorve umidade, o que deve ser levado em consideração ao sair.
- Ônix. Permite diversificar a gama de cores em tons de amarelo e marrom. Também é transparente, translúcido e brilhante, como o vidro. É à prova d'água.
- Basalto. Enriquece o esquema de cores das conchas de pedra com tons de cinza e esverdeados. O basalto se presta bem ao processamento (apesar de seu peso bastante significativo). Este material tolera bem a umidade, é resistente a produtos químicos, não transmite som.
- Travertino. Normalmente, há um padrão em um fundo claro ou escuro. Esse material é bem processado, é mais leve que o basalto. Sua peculiaridade é a superfície porosa, o que dificulta a manutenção.
A pia pode ser integrada, feita de pedra de rio ou madeira petrificada. As pias feitas de material artificial quase não diferem na aparência das naturais. No entanto, eles contêm componentes químicos. As cores e formas de tais materiais são muito diferentes, dependem apenas da imaginação do cliente.
Os materiais artificiais são:
- Grés porcelânico;
- fragranita;
- silgranita;
- granitek e assim por diante.
Os materiais diferem na proporção proporcional dos componentes naturais e sintéticos. O mais popular é o material com lascas de granito, já que sua superfície não é porosa. Os chips de quartzo também são usados com frequência. Com ela, é quase impossível distinguir o composto da pedra natural. Na produção de material acrílico, adiciona-se argila branca.
Vantagens e desvantagens
Os produtos de pedra natural variam em forma, cor e tamanho. A forma de um produto feito de material natural geralmente depende do tipo de peça de trabalho. A pedra artificial é produzida de acordo com certos parâmetros.
Vantagens de uma pia de pedra:
- A pedra é muito durável. A pia não tem medo de arranhões, lascas e danos mecânicos. É a contribuição mais duradoura para um belo interior.
- Mesmo que haja danos à carcaça, ela pode ser reparada sem ser notada. Nenhuma camada de acabamento é aplicada à superfície do material natural, portanto, os danos mecânicos são simplesmente lixados e lixados. Externamente, isso não será muito perceptível.
- Esta superfície não absorve sujeira e produtos químicos. Ao cuidar do produto, você pode usar produtos químicos domésticos, mas não deve se deixar levar por abrasivos com partículas grandes.
- Pia e bancada são conectadas entre si sem formação de costura. Esta tecnologia permite manter uma aparência atraente do produto por mais tempo.
- Uma ampla variedade de tamanhos, tipos e formas. As tecnologias modernas para trabalhar com materiais compostos nos permitem fazer modelos de uma grande variedade de formas e tonalidades. A personalização é sempre possível.
- Higiene. Os modernos métodos de fabricação permitem que você cumpra todas as normas sanitárias necessárias.
Prováveis contras:
- A principal desvantagem é o preço. Uma pia de pedra é muito cara. No entanto, seu preço é mais do que compensado por anos de operação perfeita.
- É melhor não colocar objetos quentes: panelas com fundo quente, formas do forno. Os pratos quentes podem danificar a camada superior e derreter o material.
- Às vezes, sob a influência dos raios ultravioleta, a pedra natural queima.
- Se a pia quebrar, você terá que mudar toda a composição - junto com a bancada.
- É difícil encontrar uma pedra razoavelmente grande, cuja cor e tamanho sejam adequados para o seu interior. As opções de elenco devem ser selecionadas com o máximo cuidado.
- Ao instalar tal pia, é necessária a instalação de estruturas estáveis adicionais, porque a pia tem um peso significativo.A auto-instalação não é recomendada, é melhor usar os serviços de profissionais.
Como escolher?
Escolhendo uma pia de pedra, você obtém um produto único. Desenhos e texturas de materiais naturais nunca se repetem. Esta pia irá atendê-lo por décadas.
Certifique-se de que o modelo selecionado não apresenta danos na superfície, passe-o sobre ele com a palma da mão. Solicite ao vendedor os documentos do produto, nos quais deve ser indicado o fabricante, acompanha o cartão de garantia. Leia as avaliações do modelo selecionado.
Para banheiro
Ao escolher uma pia para banheiro, você precisa se concentrar no tamanho da sala. As pias de canto podem ser instaladas em pequenos espaços. Os modelos retangulares e quadrados são mais fáceis de montar, diferenciam-se pela maior capacidade. Você pode escolher uma forma mais suave - redonda ou oval.
Escolher uma pedra em tons claros ajudará a criar um interior delicado e elegante. Uma pia escura adicionará dinamismo e estilo ao ambiente. O padrão colorido irá esconder respingos de água e sabão.
Quando o tamanho do banheiro permitir, você pode escolher uma pia com dois compartimentos. Para famílias com muitos filhos, esta é uma conveniência indiscutível.
Para cozinha
Quando comparada com as pias de inox ou produtos esmaltados, nota-se que uma pia de pedra tem um preço superior. Os modelos criados com resinas acrílicas são exigentes no cuidado. Eles não são resistentes a altas temperaturas, mas são leves - podem ser comparados ao plástico.
Se houver mais de 80% de componentes naturais, essas pias não terão mais medo da temperatura e das influências mecânicas, pois serão fáceis de limpar. A pedra natural os aproxima em características de pias de monólito de pedra.
É melhor comprar uma pia que corta a bancada separadamente. Se você deseja que a superfície de trabalho seja feita do mesmo material que a pia, ainda é melhor fazê-la como um elemento separado. Isso permitirá, se necessário, realizar a substituição facilmente sem tocar em toda a estrutura.
O tamanho também é importante. Uma pia grande e espaçosa é preferível a uma pequena. Se o tamanho da cozinha o permitir, escolha modelos grandes com "asas" adicionais. Se a cozinha for pequena, opte por pias não muito largas e profundas, sem elementos adicionais. Uma pia de canto pode ser uma excelente opção.
Uma vantagem definitiva é a variedade de tons que vão do escuro ao bege, cinza e branco. Você pode decorar ainda mais a cozinha.
Sutilezas de instalação
A instalação do tipo "faça você mesmo" de um produto tão difícil tem suas próprias características. Na maioria das vezes, essas pias são instaladas em bancadas feitas do mesmo material. Se houver necessidade de outro material, você pode escolher uma árvore.
A pia pode ser instalada em um armário baixo, fixada na parede ou embutida em uma bancada. Para montagem em canto, uma pedra sólida é mais adequada, enquanto o modelo embutido na mesa não tem juntas ou costuras.
A opção mais popular é a pia embutida. Por fora, é coberto com um tampo de mesa. Até mesmo um assistente de instalação iniciante pode fazer esse trabalho. Para este lava-loiça, é previamente preparado um orifício na superfície de trabalho do conjunto de cozinha. As bordas da pia são montadas rente à bancada ou ligeiramente mais altas.
Canos e outros elementos "escondem-se" sob a superfície da mesa, de modo que a estrutura parece muito organizada externamente. Ao escolher um gabinete de suporte para uma pia, você precisa se concentrar nas dimensões da superfície. Eles devem corresponder um ao outro.
Às vezes, a tigela é parcialmente embutida, a maior parte dela se projeta para além da mesa. Ele se aprofunda ao longo do nível dos lados. A pia pode ser instalada simplesmente em uma base rígida, esta é uma instalação de superfície.
Uma opção mais difícil de instalação é a instalação de uma estrutura de pia monolítica com uma bancada.Não possuem juntas, o que contribui para a estética e higiene. O peso significativo desses modelos requer o uso de fixadores e selantes especiais. Às vezes, os fixadores estão incluídos no kit e, às vezes, custos adicionais são necessários.
Algumas dicas para instalação:
- O suporte deve ser capaz de suportar o peso significativo da pia. Deve ser estável e durável. É melhor fazer uma moldura especial forjada ou de metal para a mesa.
- A pia deve ter um bom escoamento de água, a estagnação da umidade não deve ser permitida.
- Ao instalar o dreno, não é necessário apertar demais a rosca, não deve haver tensão excessiva.
- Instale de forma que itens pesados não caiam na pia depois.
Para informações sobre como instalar uma pia de pedra artificial em uma bancada, veja o próximo vídeo.
Exploração
Para que este belo elemento do interior agrade por muitos anos, certas regras de operação devem ser levadas em consideração. Deve-se sempre lembrar que o excesso de umidade pode danificar os materiais naturais, e alimentos fortes e cores artificiais podem manchar a pedra.
Pias de pedra devem ser protegidas de ácidos e álcalis. As manchas de vinho e sucos naturais devem ser removidas imediatamente, caso contrário, eles irão comer firmemente na superfície porosa, lembrando uma esponja. Sempre enxágue a sujeira e a gordura da pia em tempo hábil.
A água dura pode formar placas com o tempo. A pia deve ser sempre mantida seca para evitar o acúmulo de cal. Recomenda-se a instalação de um filtro de água corrente: útil tanto para o proprietário como para o lavatório.
A pedra não gosta de mudanças de temperatura, e a água fervente derramada na pia pode rachar ou rachar. Os materiais compostos são mais resistentes, mas também não toleram altas temperaturas.
Reparar
Quando usada com cuidado, a pia pode durar quase para sempre. O fator humano passa a ser a principal causa de danos. Com o uso diário, o hábito dessa peça cara se desenvolve e o cuidado se perde durante a operação.
A restauração só deve ser realizada por profissionais. No entanto, há momentos em que você mesmo pode fazer a recuperação. Às vezes é preciso furar o produto, às vezes é preciso colar.
Principais problemas potenciais:
- danos causados por objetos pesados;
- cortar legumes em uma bancada de pedra;
- efeitos químicos e de temperatura.
Se o defeito for menor, a peça lascada pode ser colada com cola especial. Depois disso, é necessário polir a área restaurada com lixa ou esmeril.
Um adesivo especial também é adequado para remover pequenos arranhões. Um pedaço de pedra quebrada, triturado até virar pó, é misturado com cola, após o que o arranhão é esfregado. Após a secagem, a superfície precisa ser polida.
Se aparecerem rachaduras, a pia está colada por dentro com uma junta especial. Só depois disso será possível proceder ao reparo e eliminação de trincas.
Para remover manchas de queimaduras químicas e de alta temperatura, é necessário lixá-las com uma lixa. Em seguida, são aplicados remendos especiais nas áreas danificadas e realizado o polimento.
Para restaurar o brilho à superfície, a pia pode ser lixada. Cada peça pode suportar muitos desses procedimentos, então não tenha medo de usar esse método.
Se o dano for significativo, a área necessária deve ser perfurada com ferramentas especiais. Em seguida, o produto é selado com um composto adequado. É melhor confiar essas reparações a profissionais.
Como cuidar?
Pias de cozinha e pias de banheiro exigem cuidados adequados. Embora as pias de pedra natural ou composta sejam mais duráveis, elas ainda podem sofrer com produtos químicos e abrasivos excessivamente agressivos. Neste caso, a limpeza é necessária.
Se a superfície não estiver muito suja, basta limpá-la com uma simples esponja e detergente de louça. Se a pedra tiver depósitos ou calcário de água dura, você pode usar um descalcificador especial. Você precisa encher a pia com eles por meia hora e enxaguar.
Manchas de café e chá são umedecidas com suco de limão e lavadas. Você pode substituir o suco por ácido cítrico. Para a desinfecção, são adequados compostos especiais, que são adicionados a uma pia cheia de água e deixados por 20-30 minutos. Após este tratamento, a superfície deve ser enxugada.
Lembre-se de que micróbios nocivos não se acumulam nos materiais de pedra, portanto, mais atenção deve ser dada às juntas e ao orifício de drenagem.
O bicarbonato de sódio remove bem as manchas. Diluir até o estado de mingau, esfregar a área contaminada e enxaguar o produto com água corrente.
A mostarda em pó é adequada para o cuidado diário. Seu efeito suave é combinado com um leve efeito abrasivo. Remove quase todos os tipos de manchas e sujeira.
A sujeira teimosa é removida com abrasivos, apenas não use produtos com partículas grossas e grossas. O produto não precisa ser esfregado com muita força e depois enxágue com água. Às vezes, você pode usar pasta de dente em gel: ela refrescará e limpará perfeitamente a pia.
É melhor não usar escovas de metal e esponjas de rede. Eles podem deixar micro-riscos na superfície, onde a sujeira e as bactérias podem se acumular.
Os alvejantes de cloro não prejudicam a pedra, mas você não deve usá-los mais do que duas vezes por mês. A composição pode ser aplicada com um borrifador ou diretamente em uma pia cheia de água. O alvejante deve ser deixado em ação por 6 a 8 horas, após o que a pia deve ser enxaguada e limpa com um pano seco. É necessário proteger a pedra do contato com produtos químicos agressivos: acetona, terebintina, ácidos.
Os fabricantes de pias de pedra produzem produtos especiais para seu cuidado. Existem também composições para produtos compostos. Eles são criados na forma de pastas, soluções líquidas. O uso de tal ferramenta devolve brilho e brilho à superfície.
A superfície do mármore deve às vezes ser tratada com uma solução especial repelente de água. Isso o protegerá da água, poeira e sujeira.
Pias de pedra são altamente duráveis, eles são muito duráveis.
O comentário foi enviado com sucesso.