Pias de concreto: prós e contras, sutilezas de fabricação
É impossível imaginar qualquer banheiro ou cozinha sem pia. Deve ser confiável, prático e esteticamente agradável. Hoje, uma das opções mais populares para a fabricação de pias e bancadas é o concreto, que apresenta uma série de vantagens em relação a outros materiais.
Vantagens e desvantagens do material
Primeiro, vamos dar uma olhada nas resistências das estruturas de concreto.
- Coisas baratas. As bancadas e pias de pedra são ideais para banheiros e cozinhas por serem de qualidade impecável e alta durabilidade. As estruturas de concreto não são piores do que os produtos de pedra em termos de características operacionais, parecem muito apresentáveis externamente e são incomparavelmente mais baratas.
- Adequado para design de interiores de qualquer local.
- Não é difícil fazer produtos de concreto por conta própria, sem a ajuda de especialistas experientes.
- O material é bastante forte e sólido, por isso a bancada e a pia não têm medo de quaisquer temperaturas.
O concreto é um material versátil que tem, talvez, apenas uma desvantagem. Os ácidos têm um efeito negativo na superfície do concreto. Por exemplo, até mesmo uma gota de suco de limão deixará uma mancha. Isso porque o concreto contém cálcio, que atua como elemento aglutinante. É facilmente atacado por ácidos.
Usar uma camada protetora de polímero pode resolver esse problema. Além disso, a camada protetora simplifica a manutenção da superfície de concreto. A única desvantagem do revestimento de polímero protetor: você não pode colocar pratos quentes sobre ele sem um suporte. Isso ocorre porque temperaturas muito altas levam à degradação do polímero.
Os aglomerados, OSB, que têm um preço baixo, também podem ser usados como materiais para a fabricação de bancadas, mas têm vida curta em comparação com o concreto ou a pedra.
Opções de design
Os verdadeiros mestres no campo da construção e design incorporam todas as ideias em realidade. Eles não se limitam a formas simples quadradas ou redondas.
- Pia de concreto em forma de concha. Configuração elegante, linhas finas, design original. Esta opção demonstra imaginação sem fim na fabricação de produtos de concreto.
- Dissipador de concreto integrado (embutido). Ao desenhar o seu próprio espaço, cada pessoa procura preenchê-lo com os elementos mais convenientes. Muitas vezes é impossível encontrar uma solução adequada para um banheiro, portanto, os itens de interior podem ser feitos sob encomenda. Um lavatório integrado atende a todos os requisitos do cliente em termos de características estéticas e operacionais, enquanto o cliente tem o direito de escolher a cor, a forma e o tamanho do produto de sua preferência.
- O lavatório retangular é uma opção clássica. É muito fácil de usar, pois a água não respinga durante a lavagem. Os modelos dessas pias são os mais populares e são oferecidos em uma ampla gama de tamanhos.
- Design oval é considerada a opção mais ergonômica hoje.
Estilo e design
O concreto é considerado um material áspero, mas com a abordagem certa pode transformar qualquer estrutura em uma verdadeira obra de arte.Confiando na sua imaginação ao decorar o interior, você pode usar este material com eficácia.
Vamos considerar várias opções para usar pias de concreto em diferentes interiores.
- Uma pia de concreto polido combinada com uma bancada de madeira parece muito elegante. Esta opção é ideal para interiores em estilo loft.
- As velas parecem especialmente românticas no contexto de pias de concreto. Um grande espelho redondo em tal interior compensa a simplicidade e aspereza da estrutura de concreto.
- Variantes de produtos de concreto em um interior leve criam uma sensação de esterilidade.
- A pia de concreto está em perfeita harmonia com os móveis de madeira.
Estruturas de concreto se encaixam harmoniosamente em uma variedade de direções estilísticas.
- Pias e pias de concreto são muito comuns em banheiros e cozinhas modernas. Na maioria das vezes, estamos falando sobre versões integradas da forma clássica ou original. Uma pia de concreto é ideal para um interior minimalista.
- O concreto é um dos principais materiais usados no estilo loft.
- Formas incomuns de pias de concreto são os principais critérios para banheiros de alta tecnologia. Tal interior é caracterizado por um mínimo de sombras usadas, abundância de iluminação, geometria simples de formas e linhas.
Como fazer isso sozinho?
Fazer uma pia com bancada de concreto é bem simples, basta seguir algumas instruções. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que este processo é trabalhoso e requer trabalhos com materiais e ferramentas diferentes.
Preparação
Antes de iniciar todo o trabalho, é necessário criar um esboço da futura estrutura. Isso o ajudará a determinar com precisão quantos materiais são necessários para o trabalho. A pia pode ser fatura ou embutida. A pia superior tem uma diferença significativa - a presença de uma borda horizontal.
São produtos aéreos que geralmente são usados para autoprodução. A presença da lateral permitirá ocultar pequenos erros cometidos na fabricação do produto. Em seguida, a localização da futura pia e bancada é delineada.
A superfície de trabalho está limpa de papel de parede ou tinta.
Manufatura
A próxima etapa é a formação do pórtico (cofragem), onde é feita a concretagem da solução. É necessário fazer uma fôrma confiável para que possa suportar a pressão da mistura por vários dias. Materiais para fazer a moldura: grandes placas de contraplacado, vigas de madeira, placas, folhas de plástico.
Ferramentas necessárias:
- um dispositivo para cortar materiais, por exemplo, uma serra elétrica;
- perfurador;
- Chave de fenda;
- tesouras para metal;
- martelo;
- recipiente para solução de concreto;
- régua, nível, fita métrica;
- espátulas.
Para dar forma à cofragem, é necessário colocar as placas de contraplacado sobre uma base plana. Em seguida, todos os detalhes do esboço são copiados para eles. O material é cortado e dobrado de acordo com a forma do futuro produto. Vigas de madeira são instaladas ao longo do perímetro da base. Para a formação de furos na pia, recomenda-se a utilização de um tubo plástico, por exemplo.
Depois, pode-se proceder à instalação de uma malha de reforço, que serve para endurecer o concreto. Usando um perfurador, são feitos furos nas paredes laterais da fôrma para as hastes de reforço de metal. Devem ser colocados de forma que a tela de reforço não toque o fundo da moldura e fique na espessura da solução de concreto.
A cofragem acabada pode ser fixada à parede. Para dar à moldura a resistência necessária, atenção especial deve ser dada à fixação das paredes. Para isso, são necessários parafusos com mais de 6 cm de comprimento ou cantos de metal, com a ajuda dos quais é garantida uma conexão confiável. Um suporte de tijolos é colocado sob a base da cofragem.
Depois de realizar o trabalho preparatório, eles procedem à mistura da solução de concreto.
Para isso, você precisará de:
- cimento (1 parte);
- areia (3 partes);
- pedra britada (3 partes);
- água (0,5 partes).
Deve-se adicionar água à argamassa de concreto lentamente para não obter uma composição muito líquida. Idealmente, a mistura deve ter a consistência de creme azedo espesso.
A solução preparada é despejada na cofragem. Durante o vazamento, é necessário compactar a argamassa para compactar a brita e remover as bolhas de ar. O concreto deve ser vazado em várias camadas, de modo que, como resultado, a altura da argamassa compactada seja vários milímetros acima da própria fôrma. Isso se deve ao fato de que à medida que seca, o volume da solução de concreto diminui, respectivamente, o nível cai.
Após uma semana, a composição ganha resistência suficiente, o que permite retirar a fôrma e iniciar o acabamento. A desmontagem começa por cima, ao final são retirados os suportes provisórios dos tijolos. Mas eles podem ser deixados até que toda a estrutura esteja completamente seca.
Após a desmontagem da cofragem, os tubos podem ser retirados dos orifícios de drenagem e transbordamento.
Você aprenderá mais sobre como fazer uma pia de concreto no vídeo a seguir.
Acabamento
Na última etapa da criação de uma pia de concreto, lixe e pule a superfície com lixa ou esmeril. A pia é primeiro lixada com disco ou material de granulação grossa para remover irregularidades e poros abertos, que devem ser tratados com uma solução de cimento e massa acrílica.
O resultado é uma concha bonita, lisa e brilhante. Já pode ser usado, mas, acima de tudo, recomenda-se tratar a superfície com anti-sépticos e compostos protetores para proteção contra irritantes externos.
Se desejar, você pode fazer um acabamento decorativo no tampo da mesa. Para isso, as telhas cerâmicas são as mais utilizadas. Na superfície a ser tratada é aplicado um composto de nivelamento, seguido de cola para ladrilhos e só depois da colocação dos ladrilhos de cerâmica. Para lavatórios mais complexos, cada ladrilho deve ser cortado no tamanho desejado. Um adesivo mais espesso é aplicado na superfície lateral e esfregado nas costuras com uma espátula de borracha.
Fazer sua própria pia será muito mais barato do que as opções compradas. Além disso, você sempre pode se afastar das opções padrão e mostrar toda a sua imaginação no processo de fabricação.
Diferentes materiais podem ser usados para decorar a bancada: concreto, madeira e até resina epóxi.
O que mais você pode fazer uma pia para uma residência de verão?
A pia de concreto é uma opção sólida e estável, mais adequada para casas particulares e chalés. No entanto, muitas vezes são necessárias estruturas mais leves e simples, por exemplo, uma casa de campo.
Uma pia de campo pode ser feita de forma fácil e simples com materiais de sucata. A melhor opção é o design de uma garrafa de plástico. A produção desse tipo de pia ao ar livre levará alguns minutos. Servirá bem até que apareça uma opção mais confiável.
No entanto, um lavatório de jardim de garrafa de plástico não atende às necessidades de toda a família, mesmo quando usado de forma muito econômica. Você pode instalar uma versão maior semelhante do lavatório a partir de um recipiente de plástico ou metal. Até mesmo um balde é adequado para esses fins.
Basta fazer um furo para a torneira no recipiente selecionado.
Uma opção mais confiável e conveniente para doar pode ser uma pia com um armário. Este projeto pode ser instalado tanto no quintal como no interior da casa. Um dos modelos mais comuns de sumidouros country é o "Moidodyr". É uma estrutura de moldura revestida com folha ou material de painel.
Para criá-lo são usados:
- Madeira compensada;
- drywall;
- Aglomerado;
- aço;
- plástico.
Como pia, você pode usar uma pia velha, usada ou uma bacia ou até mesmo um balde. É melhor comprar um tanque de água em uma loja, embora uma lata velha ou outro recipiente também possa ser usado aqui.Este tipo de lavatório é normalmente equipado com uma bancada e um secador, para a decoração dos quais se utilizam ladrilhos de cerâmica. Você também pode pintar a superfície com tinta acrílica.
O comentário foi enviado com sucesso.