Como escolher a pequena banheira de canto certa?
Os proprietários de apartamentos com banheiros pequenos muitas vezes se recusam a instalar uma banheira tradicional, optando por chuveiros. No entanto, mesmo as mais modernas cabines de duche não conseguem substituir totalmente a banheira. Ele permite que você lave, relaxe, relaxe. Os idosos muitas vezes não conseguem usar o chuveiro, estão muito mais acostumados a se lavar no banho. Famílias com crianças pequenas também reconhecem a necessidade de um banho. Hoje, os fabricantes oferecem a solução ideal - banheiras de canto, que parecem ter sido criadas para banheiros pequenos.
Peculiaridades
A principal característica deste projeto é a localização de sua instalação no canto (ao longo de duas paredes adjacentes). Esta localização permite que você libere espaço para aumentar a área útil. Ao mesmo tempo, a tigela em si mantém sua funcionalidade e amplitude. Dependendo do modelo, um adulto pode caber confortavelmente nele, meio sentado ou deitado.
Devido à sua ergonomia, a banheira de canto é ideal para uma sala pequena, incluindo os banheiros de Khrushchev. Permite transformar o interior, torná-lo elegante e original. Não é fácil conseguir este ou aquele efeito estilístico em uma sala pequena. No entanto, é possível usar um desenho de canto. Isso se deve ao fato de que a instalação de tal tigela libera espaço (um campo adicional para a incorporação de ideias de design), a sala parece visualmente maior.
Além disso, a tigela em si pode ter uma aparência original (forma incomum, inserções translúcidas integradas, cores incomuns). A banheira de canto é fácil de instalar. Sua instalação e conexão não são muito diferentes da instalação de outros tipos de banheiras de hidromassagem. A única coisa é que antes de instalar uma banheira simétrica, você precisa se certificar de que o ângulo onde o dispositivo é colocado é reto. Se este não for o caso, você não pode fazer sem o procedimento de alinhamento.
A desvantagem do design é o alto preço das tigelas de canto. Porém, segundo os usuários, essa desvantagem é esquecida após algumas semanas de uso do banheiro. As vantagens e desvantagens do design dependem do material de que é feito, bem como da versão.
Em geral, os designs são bastante confortáveis.
Tipos e formulários
A banheira de canto pode ser feita de diferentes materiais.
Acrílico
O tipo mais comum de estruturas de canto, devido à confiabilidade, propriedades de alto isolamento térmico e acessibilidade do material. Ao mesmo tempo, a superfície do banho é lisa e agradável ao toque. A água, entrando nela, não chacoalha, esfria lentamente (em meia hora a 1C). As banheiras de acrílico são leves o suficiente, portanto podem ser usadas em edifícios de estilo antigo com pisos dilapidados. Sua vida útil é de 10-15 anos.
Tigelas de acrílico à base de quaril melhoradas podem ser encontradas à venda hoje.
Metal
Banhos de metal geralmente vêm em opções de aço e ferro fundido. Ambos os modelos estão gradualmente saindo do mercado de encanamento. As banheiras de ferro são duráveis, retêm o calor, mas ao mesmo tempo roncam quando a água cai, são frias ao toque. A versão em ferro fundido é pesada e cara. Sua vida útil é em média 30 anos.
O aço é mais leve e mais barato, mas menos durável.
Pedra
Os produtos de pedra são entendidos como tigelas de pedra artificial.Em contraste com o análogo feito de pedra natural, esses dispositivos são mais leves e seguros. Eles têm propriedades antibacterianas e não têm radiação de fundo. Eles mantêm a temperatura da água bem e são agradáveis de usar. Os produtos modernos feitos de lascas de pedra são mais fortes do que o mármore, ao mesmo tempo que imitam a superfície da pedra natural o mais fielmente possível. Entre as vantagens desse produto estão a variedade de formas e cores, durabilidade.
As desvantagens são peso pesado e alto custo.
Plástico
Estruturas de plástico podem ser usadas em espaços pequenos, mas apenas se a tigela raramente for usada. Tais restrições estão associadas à baixa resistência do material, sua tendência à deformação, fissuração a baixas temperaturas. Nesse sentido, tigelas de plástico raramente são instaladas nos apartamentos da cidade.
Uma banheira de canto pode ter vários formatos, mas toda a variedade se resume a 2 tipos:
- simétrico;
- assimétrico.
O primeiro tem 2 lados idênticos, geralmente é representado por uma forma triangular ou trapezoidal, bem como um desenho de quarto de círculo. Esta opção é preferível para instalações de pequeno porte. Uma banheira assimétrica tem tamanhos laterais diferentes e geralmente significa muito espaço. Parece interessante, mas nem sempre é possível encaixá-lo nos banheiros padrão de edifícios de apartamentos típicos. Se o banheiro tiver uma configuração complexa (por exemplo, nichos), você pode tentar encontrar um modelo adequado.
Uma banheira assimétrica pode ser do lado direito ou do lado esquerdo. Isso se deve à presença de prateleiras e recessos para uma colocação mais conveniente na tigela de um lado ou do outro. Os cantos da tigela podem ser pontiagudos ou arredondados. O segundo tipo é preferível devido à sua segurança. Hoje, mesmo os modelos em miniatura podem ser equipados com sistema de hidromassagem e massagem de ar, painel de chuveiro, porta de vidro ou cortina de vinil.
Dimensões (editar)
Ao instalar uma banheira de canto em uma sala pequena, é importante encaixá-la no espaço disponível, para escolher um design que seja conveniente para o uso. O tamanho ideal de uma tigela de canto é considerado 150x150 cm. No entanto, banheiros pequenos raramente permitem que tal produto seja colocado. Nesse caso, você deve se contentar com uma tigela, cujas dimensões são 120x120 cm.
A menor banheira de canto simétrica tem dimensões de 100x100 cm. Se o comprimento das paredes diminuir para 80-90 cm, então é uma base de chuveiro. Para Khrushchev, o tamanho ideal das tigelas é de 115 por 72 cm, enquanto o lado mais comprido da estrutura ocupa quase toda a parede da sala. Se for necessário instalar não só canalização na casa de banho, mas também estojo, máquina de lavar e acessórios, o tamanho da bacia pode ser reduzido para 100x70 cm. No processo de utilização de uma mini-casa de banho, a diferença com o modelo anterior será sutil, porém, no que diz respeito ao espaço liberado, a diferença será perceptível.
Um parâmetro importante é a altura do banho. A altura ideal é de 50-70 cm, enquanto a profundidade da tigela será 10 cm a menos. Se for assumido que o banheiro será usado por parentes idosos ou deficientes, é melhor escolher estruturas mais baixas com uma altura de 45-50 cm. É importante que a altura do banheiro seja proporcional ao comprimento e largura do o banho. Para uma tigela de 110x110 cm, a altura de 70 cm é muito grande. O design parecerá pesado, desnecessariamente grande e visualmente reduzirá um banheiro que já é pequeno. O tamanho da banheira deve ser tal que o maior membro da família possa sentar-se confortavelmente nela. (idealmente, estique as pernas e coloque a cabeça em um suporte especial).
Como colocar?
Quanto à localização do misturador, existem 2 opções de instalação possíveis:
- colocar diretamente na lateral da banheira;
- prenda a uma parede adjacente.
Você deve decidir isso imediatamente, pois a localização do misturador determina a tubulação. Ao escolher um modelo equilátero, ocupa 2 paredes.Ao mesmo tempo, o espaço livre permanece de cada lado, assim como na frente do banheiro. A tigela versátil ocupa toda ou a maior parte de uma das paredes e captura algum espaço na segunda parede.
Ambas as opções são convenientes para banheiros pequenos. A escolha de um específico deve-se às características da sala e às preferências pessoais dos usuários. Ao instalar a tigela, você não deve se esquecer dos requisitos regulamentares. Segundo eles, a distância mínima da banheira à porta deve ser de 70 cm.
dicas e truques
Tornar o cômodo visualmente mais espaçoso permitirá o uso de encanamentos brancos como a neve. Se esta cor lhe parece uma relíquia do passado, escolha materiais coloridos em tons pastel claros. A paleta bege, tons de água, cor preta universal têm uma aparência orgânica. Clássicos em preto e branco também permitem expandir o ambiente, mas apenas com o design certo (uso dosado de preto).
Se houver porta de vidro no banheiro, dê preferência aos modelos transparentes. Eles não se destacam e se fundem com o interior geral. Se você colocar espelhos em ambas as paredes atrás de uma banheira de canto arredondada, não sentirá apenas que a banheira é redonda, mas também terá espaço adicional no ambiente. Ambos os efeitos são, obviamente, apenas visuais.
Não é necessário o uso de espelhos grandes, basta colocar um acabamento com superfície espelhada (por exemplo, azulejos) no banheiro.
- Os mais populares são os banhos de canto em acrílico. Para que o produto sirva por 10 anos ou mais, para ser durável e atraente na aparência, é necessário comprar uma tigela feita de folha de acrílico com espessura de folha de 5 a 8 mm. A composição do produto deve ser representada por 100% acrílico moldado por injeção.
- Tigelas feitas de material extrudado, as impurezas desaparecem rapidamente. Após 1,5-2 anos de operação, sua superfície está coberta de rachaduras. Com reforço de qualidade insuficiente, eles não podem suportar cargas pesadas.
- Ao comprar, a superfície da tigela de acrílico deve ser batida, o som audível deve ser abafado. Tente pressionar a mão no fundo da banheira: ela não deve vibrar nem cair.
- A superfície de uma tigela de acrílico de alta qualidade é brilhante, com um brilho quase imperceptível, é lisa ao toque.
Se os fundos permitirem, os compradores escolherão banheiras feitas de pedra artificial. Preste atenção à superfície - não deve haver poros, rachaduras ou danos. A presença de orifícios microscópicos indica uma violação da tecnologia de produção. Esse banho absorverá as impurezas e perderá rapidamente sua aparência atraente. Sua capacidade antibacteriana diminuirá rapidamente.
A composição do banho de pedra deve conter pelo menos 80% de lascas de pedra, o resto são resinas de poliéster, plastificantes, pigmentos. Lascas de pedra - inclusões de pequenas frações de mármore, grés porcelânico, malaquita, jaspe. É possível uma combinação de vários tipos de migalhas. Para reduzir o custo do produto acabado, pode-se usar areia de quartzo em vez de lascas de pedra.
No entanto, com uma diminuição no preço, há uma diminuição na resistência, e com isso - na vida útil do produto.
Escolhendo um modelo colorido de uma tigela de pedra angular compacta, preste atenção ao orifício de drenagem. Olhando para ela, você entenderá se a banheira está pintada em toda a sua espessura: a camada colorida só pode estar na superfície. A primeira técnica de coloração é preferível, pois a cor ficará mais uniforme, permanecerá durante todo o período de uso do dispositivo. Se aparecer uma rachadura, não será muito perceptível, pois tem a mesma tonalidade da cor da tigela. Os banhos de acrílico e cerâmica não devem ser limpos com produtos abrasivos, líquidos agressivos, escovas duras e flutuadores não devem ser usados para a limpeza. A partir disso, formam-se microfissuras na sua superfície, o que acarreta uma deterioração da resistência à humidade do revestimento, uma diminuição da sua resistência.
Quanto ao fabricante, os mais caros são os aparelhos de canto das marcas alemãs, espanholas, italianas, tchecas e austríacas. As marcas demonstram a mais alta qualidade, segurança do produto, encantam-se com a variedade da coleção. É importante adquirir produtos em lojas especializadas, exigir do vendedor certificados que comprovem a originalidade dos produtos, uma vez que são os modelos importados que na maioria das vezes são falsificados. Os modelos nacionais (muitas vezes de produção conjunta com uma empresa europeia) não são inferiores em qualidade e desempenho aos importados, mas são mais baratos. Sua desvantagem é o menor número de modelos apresentados em termos de variedade de design.
Você pode aprender como instalar uma banheira de canto de uma forma não convencional no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.