Ventilação no banheiro e no vaso sanitário: recursos do dispositivo
O banheiro é um cômodo com alta umidade, e muitas vezes se forma condensação no banheiro devido à alta temperatura da água durante o banho. Para manter as paredes, o piso e o teto secos no ambiente, é importante ventilar bem o ambiente, caso contrário, bolor se desenvolverá, e será não apenas desagradável, mas também perigoso estar no banheiro. Depois de organizar o sistema de ventilação adequadamente, você pode evitar as consequências desagradáveis de sua ausência.
Peculiaridades
Qualquer cômodo em um apartamento ou casa deve ser adequado não apenas para habitação, mas também ser usado com conforto. Portanto, se não houver janelas na sala de estar, o ar lá ficará viciado e viciado, o que contribuirá para o desenvolvimento de patógenos, e a pessoa que lá vive ficará constantemente doente.
É igualmente importante certificar-se de que o banheiro e o chuveiro são confortáveis. A casa de banho pode ser combinada ou separada, o que, por sua vez, implica um dispositivo de ventilação diferente. O exaustor para banheiro e toalete deve atender eficazmente a sua tarefa, proporcionando intensa troca de ar e temperatura constante no ambiente. A ventilação é especialmente importante naquelas condições em que o nível de umidade é alto, pois o contato constante com a água estraga qualquer revestimento de parede, piso ou teto e provoca o aparecimento de microorganismos indesejáveis, que afetam negativamente a saúde humana.
No banheiro, é necessário um exaustor para remover efetivamente um odor desagradável, o que é muito importante para este cômodo, especialmente em um apartamento. Não importa de que lugar se esteja falando, é preciso criar as condições ideais para a existência de uma pessoa de qualquer idade.
Você pode cuidar do sistema de ventilação sozinho ou com a ajuda de profissionais.
Visualizações
Com base nas várias configurações das instalações num apartamento ou casa, nas suas dimensões, existem várias opções de ventilação que podem ser instaladas nas mesmas. O mais simples será a ventilação natural, que é colocada no processo de construção da moradia, mas se desejar, você pode fazer ou atualizar mais tarde. Tal sistema auxilia na movimentação das massas de ar, renovando-as efetivamente em ambientes internos, sem exigir a instalação de nenhum equipamento elétrico.
O princípio de funcionamento é que os dutos de ar são instalados no topo da sala que conduz ao telhado., o ar quente na sala sobe e entra por esses caminhos secretos devido à diferença de temperatura. Este princípio é chamado de convecção e funciona de forma bastante eficaz se houver diferentes temperaturas dentro e fora da sala.
Quando tal capa é criada, é necessário prever algumas nuances.
- O duto de ar deve ser colocado verticalmente. Cada cômodo da sala deve ter seu próprio poço.
- Se as instalações estão localizadas nas proximidades e têm uma especificidade semelhante na forma de alta umidade, uma grande diferença de temperatura e um odor forte, então eles podem ser combinados com um duto de ventilação.
- O tipo de ventilação natural em temperatura neutra tem pouca tiragem, por isso é aconselhável fazer dutos de ar com paredes lisas.
- Ao instalar você mesmo a ventilação, é melhor cuidar para que não haja cantos vivos que impeçam a passagem do ar e sua saída.
- As casas térreas devem ter uma fiação próxima ao teto, que vai até o sótão e é exibida na cobertura.
O ar que é retirado da sala tem uma certa tensão e circulação, que é chamada de força de tracção.
Existem várias maneiras de verificar o desempenho da ventilação.
- Traga o fósforo para a ventilação. Se houver movimento da chama, significa que a ventilação está funcionando bem.
- Pegue uma folha de papel e leve para a ventilação. Se ele se mantiver firme, o impulso é bom; se ele cair, o ar será mal removido. As leituras serão imprecisas se as temperaturas interna e externa forem aproximadamente as mesmas.
Se a ventilação natural não funcionar bem, é aconselhável usar uma versão reforçada. A ventilação forçada pressupõe a presença de um aparelho elétrico na forma de um ventilador. A ventilação de teto deste tipo deve ser equipada com um dispositivo adequado que possa lidar com a quantidade dada de massas de ar. Para tal dispositivo, é suficiente ter um canal na sala através do qual todo o ar poluído será removido da sala. Para calcular a potência ideal do dispositivo, é necessário multiplicar o volume da sala, onde o comprimento é multiplicado pela largura e altura da sala, pela frequência de uso, que varia de 5 a 10, que é ditada por a quantidade de pessoas que vivem no quarto e usam o banheiro, o banheiro ou a cozinha.
Com um número mínimo de residentes, o coeficiente é cinco, então aumenta em relação aos residentes de um apartamento ou casa.
Usar ventiladores forçados no banheiro pode ser perigoso, porque o contato de aparelhos elétricos com a umidade pode causar um curto-circuito. Para não comprometer o desempenho do dispositivo e a segurança dos residentes, é necessário instalar ventiladores resistentes à umidade.
Ao escolher um ventilador, é importante prestar atenção a vários indicadores.
- A presença de um sensor de umidade, que calcula o momento de ligar, quando o limite de umidade é excedido. Este tipo de inclusão ajuda a economizar eletricidade significativamente.
- Ventiladores com temporizador permitem definir o tempo para ligar a ventilação, de modo a não perder tempo com isso, mas para usar ativamente o ambiente em condições ideais e confortáveis.
- Com a presença de um sensor de movimento que aciona o ventilador caso haja alguém na sala.
- Dispositivo com válvula de retenção para evitar a entrada de ar contaminado do ambiente na sala.
Os dispositivos modernos podem ser equipados com tecnologias inteligentes que possuem muitas funções e são fáceis de operar. A ventilação inteligente permite que você alcance o resultado desejado, mesmo para pessoas com deficiência. A ventilação de exaustão pode ser autônoma e localizada no duto de ventilação do banheiro, na janela da cozinha ou em qualquer outro local onde possa retirar o ar do ambiente para a rua. A operação de tal dispositivo é realizada com baterias, o que significa que não há risco de curto-circuito e ameaça para os seres humanos.
Esse capuz portátil será uma opção muito conveniente para aqueles que fumam, porque ajudará a se livrar efetivamente da fumaça do tabaco e a limpar rapidamente o ar do ambiente.
Como funciona?
Pensando em instalar um ventilador no duto de ar, é preciso decidir sobre a necessidade deste dispositivo. Se o exaustor dá conta do seu trabalho, então não vale a pena instalar dispositivos adicionais.
Para entender como a ventilação funciona de maneira eficiente, você pode observar os seguintes indicadores:
- quanto as janelas e espelhos do banheiro suam durante o banho;
- fundo úmido da sala, processo de secagem lento de toalhas;
- o início do desenvolvimento de fungos nas costuras dos azulejos, no canto da sala e no teto.
O mofo e o mofo não só destroem a decoração das instalações, mas também afetam negativamente a saúde dos habitantes de um apartamento ou casa.
É fácil verificar se a ventilação está puxando o ar para fora da sala - para isso você pode pegar um fósforo e observar o movimento da chama. Se ele não se mover, o duto está entupido e precisa ser limpo. Com um movimento fraco, pode-se observar um empuxo fraco, o que indica a necessidade de instalação de ventilador. É importante realizar este teste em condições ideais, quando o ar frio está soprando para fora e a casa está quente. É nestas condições que há tração e é possível avaliar o estado dos poços de ventilação. A ventilação deve lidar com uma determinada quantidade de ar na sala, portanto, é importante escolher dispositivos suficientemente potentes.
Se um ventilador forçado for instalado, seu ruído pode ser ouvido claramente enquanto ele é ligado. Ele zumbe muito ruidosamente em caso de edição incorreta, mas se você fizer tudo corretamente, o som será quase inaudível. O limite de ruído para um banheiro é de 25 dB. Ruído também pode surgir devido à forte potência do dispositivo e à alta velocidade das lâminas. Ao fazer uma escolha a favor deste ou daquele produto, é importante atentar para os indicadores de potência, pois exatamente como eles afetarão a taxa de câmbio do ar e, principalmente, o desempenho de funções adicionais, como um cronômetro ou um sensor de movimento.
Qual é melhor?
Para fazer a escolha certa e instalar o ventilador certo, é importante saber exatamente no que você precisa prestar atenção:
- Disponibilidade de certificados e garantia de qualidade. O dispositivo deve ser seguro e fazer bem o seu trabalho.
- As partes elétricas do exaustor devem ser alojadas em uma caixa de plástico que as proteja da umidade e do vapor.
- Nível de potência ideal para evacuar rapidamente todo o ar da sala, renovando-o. Se o banheiro for compartilhado, o exaustor deve ser mais potente para servir dois cômodos ao mesmo tempo.
- Os fãs de tecnologias modernas vão gostar de fãs com vários sensores e um cronômetro.
- É importante correlacionar o tamanho da abertura do escapamento com as dimensões do próprio ventilador, para que ele entre, mas ao mesmo tempo não fique pendurado.
- A escolha dos dispositivos de ventilação é mais bem feita entre o sortimento de marcas conhecidas que se estabeleceram no mercado.
- A seleção do ventilador também é feita levando-se em consideração o ruído do aparelho, que não deve ser superior a 25 decibéis.
- Seleção de um bom aparelho pelo melhor preço.
A opção de ventilador mais favorável seria um dispositivo que funciona com rolamentos de esferas.o que os torna silenciosos e maximiza sua vida útil. A forma mais cómoda de utilizar é um ventilador com sensor de movimento e nível de humidade, que se liga no momento certo, que não necessita de intervenção humana e permite a este último uma utilização confortável da divisão.
A presença de uma válvula de retenção facilita muito o cuidado do ambiente, pois nenhum resíduo, poeira e quaisquer pequenas partículas entram nele do lado de fora, enquanto tudo o que for desnecessário, nocivo e malcheiroso é constantemente removido.
Autoprodução
Se precisar instalar ventilador no banheiro com as próprias mãos, a maneira mais fácil é adquirir um aparelho adequado para isso, colocá-lo no duto de ventilação, ligá-lo à eletricidade e fixá-lo na parede. Se possível, é melhor comprar um ventilador equipado com sensor de umidade, que garante que ele ligue na hora certa. O apartamento costuma fornecer dutos de ar especiais, nos quais é montada uma rede para ventilação natural ou um ventilador para ventilação forçada. Se não existe tal estrutura, então você precisa fazer você mesmo, fazendo na abertura da parede ou no teto. Isso é verdade para uma casa particular, que foi construída como uma casa de verão e não implicava uma estadia durante todo o ano.
Se o banheiro tiver janela, já é uma oportunidade de ventilação do espaço., mas é muito mais eficaz adicionar um aparelho elétrico a ele para uma rápida evacuação do ar e saturação do ambiente com frescor. Nos casos em que não haja ventilação e mesmo não haja janela, a saída do poço será pela parede da casa na parte de cima, no sentido do telhado. Depois de montadas todas as estruturas, é necessário verificar se o ar flui bem por elas e só então montar o próprio ventilador. No processo de trabalho, algo pode obstruir o canal ou parcialmente obstruí-lo, por isso é importante verificar a patência tanto dos dutos de ar próprios quanto daqueles que foram fornecidos durante a construção.
A seleção do ventilador é feita de acordo com o furo existente na parede. Se eles não corresponderem, você terá que expandi-lo ou apertá-lo. A instalação é feita removendo a grade e fixando todos os fios necessários. Você pode prender o equipamento com parafusos auto-roscantes ou pregos líquidos. Quando tudo estiver pronto, é necessário colocar a grade de volta no lugar e cobrir a junta entre o ventilador e a parede com um selante.
Ao instalar corretamente o ventilador, você pode tornar sua estadia no banheiro confortável e agradável, garantindo a segurança de todos os revestimentos para uma pessoa e prolongando sua vida útil.
Materiais e componentes
A ventilação do banheiro e do vaso sanitário pode estar pronta e ficar na parede, ou pode estar ausente, então você precisa montá-la você mesmo. A escolha dos materiais, neste caso, desempenha um papel importante. Os dutos de ar podem ser de aparência diferente, redondos ou retos. O principal material para a sua fabricação é o aço, podendo ter diferentes espessuras dependendo da temperatura que o ar vai ter e quanto vai se movimentar.
As partes principais são os dutos de ar, mas além deles, também é importante usar peças moldadas, graças às quais se formam curvas e curvas das estruturas. Para áreas onde o duto de ventilação sai do lado de fora, podem ser utilizadas peças de cobre, têxtil e plástico, que terão não só um fator de alta qualidade, mas também um efeito decorativo.
Um flange, banda, soquete ou luva pode ser usado para proteger os dutos de ar. Depois de traçar um plano de ventilação futura e decidir o tipo de fixação e os materiais futuros, você pode começar a trabalhar. O próximo passo importante será a seleção do próprio ventilador e seus acessórios.
Cada sistema de ventilação projetado para purificar o ar deve possuir um filtro, que pode ter vários tipos:
- poroso seco;
- poroso umedecido;
- elétrico.
A escolha desta ou daquela opção é ditada pela quantidade de poeira que os sistemas de ventilação devem capturar e reter.
Outro componente é um silenciador, o que torna a operação do ventilador menos perceptível e barulhenta. Normalmente são feitos de folha de metal na forma de dois cilindros, separados por um material absorvente. Em alguns casos, é aconselhável instalar amortecedores que deixem o ar entrar ao abrir e parem quando fechar.
Por si só, um ventilador para um banheiro ou vaso sanitário pode ser de quatro tipos.
- Axial. É utilizado em apartamentos e moradias, apresenta uma elevada eficiência com uma instalação relativamente simples.
- Centrífuga. São utilizados em grandes instalações industriais, pois a capacidade de ventilação deste dispositivo é muito potente e pode processar um grande fluxo de ar, utilizando o mesmo recurso energético.
- Canal. Instalado na própria conduta. Esses dispositivos possuem um sensor de umidade e desligamento. Na maioria das vezes, o aparelho é colocado em uma caixa de plástico, o que possibilita o uso em sauna ou piscina.
- Doméstico. Serve para manutenção de cozinha ou banheiro em apartamentos. Para tais cômodos, recomenda-se escolher um dispositivo equipado com válvula de retenção, que não permite que o ar do banheiro ou da cozinha entre em outros cômodos.
Com base na sala, suas dimensões e a preparação do poço de ventilação, você pode escolher o ventilador certo e, se necessário, fazer um duto de ar.
Processo de instalação
Para instalar o ventilador, certas instruções devem ser seguidas. Freqüentemente, na própria embalagem com o ventilador já existem algumas recomendações sobre como instalá-lo corretamente. No entanto, antes que qualquer coisa possa ser montada, é necessário verificar a operabilidade do duto de ventilação, se ele lida bem com a entrada de ar e se o remove completamente da sala. Se forem encontrados problemas com o fluxo de ar, os dutos devem ser verificados e limpos cuidadosamente.
Para instalar o ventilador, o primeiro passo é remover a grade decorativae experimente o ventilador para um duto específico. É importante fixar o dispositivo no orifício com um selante ou cola especial, mas a opção mais confiável seria a utilização de parafusos auto-roscantes. Uma vez feita a fixação principal, é importante cuidar para que não fiquem pequenas imperfeições. Assim que tudo estiver concluído, você pode colocar a grade de volta no lugar e verificar o funcionamento do dispositivo.
Se a sala não tiver poço de ventilação, deve ser organizada a pelo menos dois metros de altura. É aconselhável posicionar a saída em frente ou na diagonal das portas. Isso ajudará a criar o fluxo de ar necessário para a ventilação ativa do espaço. O desempenho do ventilador pode ser selecionado conforme desejado. Ele pode ligar automaticamente se tiver dispositivos apropriados, ou você pode ativá-lo ligando o interruptor do próprio ventilador ou combinado com a luz do banheiro.
A escolha de um ventilador deve ser justificada para que sua potência seja suficiente para um banheiro, e o desenho da treliça é selecionado com base na aparência do espaço, a fim de enfatizar seu estilo e complementá-lo se necessário. Ao instalar tal dispositivo, você pode estender a segurança de todos os revestimentos no banheiro e garantir um uso confortável e seguro da banheira e do vaso sanitário.
Recomendações de uso
Se o ventilador estiver instalado corretamente, não deverá haver problemas com seu funcionamento e ele suportará com eficácia a quantidade de ar na sala destinada a ele. Porém, se erros foram cometidos durante o processo de instalação ou o trabalho foi executado por um mestre não qualificado sem a devida atenção, então, muito em breve, os primeiros problemas podem aparecer.
Antes de instalar o ventilador no poço, é importante verificar a tiragem do mesmo. Se não estiver lá ou estiver fraco, é aconselhável limpar todo o sistema, caso contrário o problema só vai piorar com o tempo, e para limpar as passagens será necessário desmontar o ventilador. Na verificação da tração, é importante fazer dois testes ao mesmo tempo - um com as portas e janelas abertas, o segundo com as fechadas, para impedir o acesso a uma fonte de ar fresco.
Um banheiro combinado com um vaso sanitário requer um dispositivo mais potente, portanto, é importante calcular corretamente a potência do dispositivo ao escolhê-lo. Conhecendo a área de todo o banheiro, é possível determinar o tipo de ventilador. Freqüentemente, unidades mais potentes também são maiores, porque precisam bombear muitas vezes um volume maior de ar. Na hora de escolher o tamanho do ventilador, é importante saber com antecedência o tamanho da abertura do duto de ventilação para que não seja necessário ampliá-lo ou inserir algo para consertá-lo.
Se com o tempo, ao ligar o ventilador, problemas começaram a aparecer e o aparelho não funciona, é preciso verificar os fios e a chave, se é um elemento disparador. Na hora de instalar o ventilador, é aconselhável apertar com segurança todos os cabos para que não se desenrolem com o tempo, pois durante o funcionamento há uma ligeira oscilação da superfície que pode afetá-los, portanto, com o tempo, os contatos vão enfraquecer e se mover longe.
É melhor montar o ventilador longe de torneiras e água, porque é altamente indesejável colocá-lo no dispositivo.
Altura e localização corretas podem garantir o desempenho ideal do ventilador, e as vias respiratórias limpas permitirão a passagem livre do ar da sala para o exterior e substituí-lo por ar fresco e limpo.
Dicas úteis dos profissionais
Ao escolher um ventilador, é importante prestar atenção a muitos detalhes. Se for escolhido um banheiro como local de instalação, então o nível de umidade nele será alto o suficiente, portanto, é necessário procurar a marcação com as letras IP, que falam de proteção adicional da caixa contra umidade e estão prontas para umidade massas de ar que passarão por ele.
No que diz respeito à potência, é recomendável não levar dispositivos com parâmetros inferiores a 100 m3 / h. Para economizar energia, os mais relevantes serão os modelos equipados com sensor de movimento, que liga o aparelho quando alguém aparece no banheiro ou vaso sanitário e o desliga quando o objeto desaparece. Se houver desejo de usar o ventilador apenas se necessário, então é melhor escolher um dispositivo com sensor de umidade na sala, então o ventilador começará a funcionar assim que o nível da norma for ultrapassado e irá parar quando o ar está fresco e limpo.
Se você quiser tomar banho em uma área bem ventilada, pode programar um cronômetro para ligar automaticamente o ventilador, que se desligará em um horário pré-determinado pelo próprio proprietário. Na hora de escolher um ventilador para edifícios altos, é muito importante verificar a presença de uma válvula de retenção, que bloqueará os detritos e o ar sujo de outras pessoas, não deixando entrar no apartamento.
Somente uma seleção cuidadosa do dispositivo pode garantir o conforto de morar em um apartamento ou casa. e a utilização de banheiro e lavabo obedecendo a todas as normas de umidade, pureza do ar e ausência total de fatores nocivos que surjam caso tais normas não sejam seguidas.
Veja abaixo os segredos de instalação do exaustor no banheiro e no lavabo.
O comentário foi enviado com sucesso.