Esmalte de banho: métodos de restauração e etapas de restauração
Qualquer item sempre se desgasta, e a bacia do banheiro não é exceção. Após o uso prolongado, aparecem lascas, arranhões, rachaduras e manchas de ferrugem. Nem todo mundo tem a oportunidade de pagar pela troca de uma nova banheira, e às vezes as pessoas simplesmente não querem jogar fora o produto de ferro fundido por manter a temperatura da água por muito tempo. Para reduzir o custo da esmaltação, você mesmo pode realizar este procedimento.
Causas de danos ao revestimento de esmalte
A taxa de desgaste da superfície do banho depende de muitos fatores. O primeiro é a limpeza inadequada da superfície. Esta é a causa mais comum de desgaste rápido do esmalte. O uso de lã de aço ou agentes de limpeza abrasivos danificará imediatamente a maior parte da superfície.
O esmalte é danificado rapidamente ao usar ácidos ou outros produtos químicos para limpar tubos de drenagem. Cloro, água sanitária, vinagre e suco de limão também agem sobre ela. Muitas pessoas usam esses produtos para tentar remover manchas. Na verdade, o esmalte só se desgasta mais. Depois que o banho foi esfregado com substâncias abrasivas, arranhões se formaram nele, nos quais as partículas de sujeira gradualmente caíram.
Muitos fatores também afetam o desgaste do esmalte do banheiro.
- Qualidade da água. Às vezes, a água contém uma proporção inaceitavelmente alta de partículas adicionais que irão manchar ou arranhar a superfície com o tempo. Contaminantes como colóides vegetais e óxido de ferro mancharão a superfície. Mesmo as novas superfícies das banheiras costumam ficar manchadas. Em áreas onde a água contém muito calcário, sedimentos se acumulam ao redor de ralos e torneiras. É importante garantir que as torneiras de gotejamento estejam fechadas e que não haja água no banheiro.
- Torneiras pingando. O gotejamento regular de água causa sérios danos à superfície da banheira. O primeiro sinal de dano é a mancha na superfície do esmalte. Esta mancha é geralmente verde ou ligeiramente marrom. Torneiras pingando deixam ferrugem ao redor do ralo. Mesmo se você substituir a banheira, mas deixar a torneira pingando, a ferrugem vai reaparecer.
- Temperatura da água. Água extremamente quente faz com que o metal se expanda e se contraia. Mudanças repentinas de temperatura podem causar rachaduras e outros danos. Recomenda-se verificar periodicamente a temperatura da água quente. A temperatura recomendada não deve exceder 65 graus.
- Instalação correta. A instalação inadequada do banho pode resultar em coleta de água. Se a água permanecer na superfície por muito tempo, danificará o esmalte. Altos níveis de várias partículas na água só aumentarão o problema. Outra razão para o aparecimento de ferrugem ao redor do ralo é que a água não pode escoar porque o ralo é mais alto que a superfície da banheira. A colocação correta de banheiras de acrílico, fibra de vidro e mármore é crítica, pois a curvatura leva a rachaduras.
- Tapetes antiderrapantes. Muitas pessoas deixam tapetes de borracha no banheiro para que a água escorra. Ao limpá-los regularmente, você pode evitar depósitos de mofo e sabão.
- Roupas encharcadas. As tinturas de roupas embebidas em um banho podem manchar a superfície de todos os tipos de banhos. Eles são difíceis de remover das superfícies de banheiras de acrílico, pois as manchas são profundamente ensopadas. Detergentes fortes em detergentes em pó também podem danificar o esmalte.
- Tinturas de cabelo. As tinturas de cabelo contêm produtos químicos fortes que facilmente colorem a superfície do banho. É altamente desencorajado o uso de tinturas de cabelo em qualquer banho.
- Sabão. Muitos sabonetes contêm soda cáustica, que branqueia muitos pigmentos de esmalte com o tempo. O sabão não deve permanecer na superfície aberta do esmalte por muito tempo.
- Outras razões. O uso frequente de várias bombas de banho e óleos também estraga a superfície. O uso constante de desinfetantes coloridos e sabonetes na água do banho leva à formação de manchas, que só então podem ser removidas por meio de polimento. Em alguns casos, a mancha vai penetrar na superfície e não será removida.
- Fatores inevitáveis. Se os motivos acima podem ser minimizados, então alguns deles são inevitáveis. Por exemplo, usar água com ferro, o que deixa uma mancha marrom amarelada.
Métodos de atualização
O revestimento remodelado prolonga a vida útil da casa de banho em 6 a 10 anos. Para esmaltar a banheira de forma independente, é necessário adquirir produtos especiais, além de estudar cuidadosamente as informações sobre as etapas do trabalho. Todos os métodos de revestimento de esmalte a seguir têm a vantagem de não exigir a desmontagem da banheira velha.
Não é difícil esmaltar o banho por conta própria.
Antes de começar, basta estudar estes métodos:
- restauração de revestimento de esmalte com acrílico líquido;
- pintura com esmalte novo usando kits especiais;
- restauração pela montagem de um inserto de acrílico.
Cada um desses exemplos tem vantagens e desvantagens.
A principal vantagem de usar esmalte é uma ampla gama de cores. Além disso, este método permite que uma tigela velha seja reanimada sem nenhum custo extra.
Existem muitas outras desvantagens do método:
- curta vida útil do revestimento de esmalte;
- o desaparecimento do brilho e do amarelecimento da tinta com o uso de reagentes, agentes de limpeza e detergentes (cuidar do esmalte só é possível com o auxílio de água e sabão);
- o revestimento é duro, mas muito frágil, então rachaduras podem se formar ao atingir objetos duros;
- ao encher a banheira com água quente, o metal se expande, mas o esmalte permanece no lugar: isso pode causar rachaduras nas camadas de tinta de esmalte;
- longo tempo de endurecimento da nova camada.
Uma superfície de acrílico líquido tem várias vantagens distintas sobre o esmalte:
- não há nenhum cheiro forte e desagradável durante o procedimento de reforma do banheiro;
- o acrílico é flexível, dúctil, não trinca quando o metal se expande no processo de aquecimento da água;
- o acrílico seca muito rapidamente;
- é mais fácil de aplicar do que o esmalte;
- durável durante a operação.
Existem também desvantagens do revestimento: perda de brilho, sensibilidade ao uso de agentes de limpeza e danos mecânicos.
Um adversário digno do esmalte e do acrílico é o forro de acrílico. O acrílico médico é usado como matéria-prima para a fabricação. Distingue-se pelas seguintes características: resistência à sujidade, protecção a longo prazo da cor e do brilho, é resistente a danos, absorve ruídos durante o banho. Além disso, é caracterizada por uma certa resistência a várias substâncias, longa vida.
Existem também desvantagens das quais todo consumidor deve estar ciente. A inserção de acrílico é fabricada de acordo com padrões específicos, portanto, pode não caber em todas as banheiras. Além disso, o produto é relativamente caro.
Lembrar! Você não deve confiar cegamente nos fabricantes que garantem a qualidade de um revestimento de qualquer tamanho, uma vez que é provável que seja feito de plástico técnico e isso representa uma ameaça ao uso.
Você pode cobrir o produto com um spray especial. Esse processamento, em sua maioria, tem apenas críticas positivas.
Critérios de seleção de esmalte
A densidade e durabilidade do acabamento do esmalte dependerão da qualidade do produto que você adquirir. Portanto, é muito importante atentar para as peculiaridades da composição.
Tom endurecedor
Normalmente, um kit de restauração de bacia de banheiro consiste em dois ou três componentes. Um endurecedor está incluído no kit padrão para esmaltar o banho. Preste atenção em sua sombra. Se for marrom-amarelado, vermelho ou enferrujado, você e a capa do banheiro acabada não serão brancos como a neve.
Métodos de aplicação
Todos os compostos restauradores de banheiras podem ser aplicados com escovas, rolos ou spray. A formulação em spray é vendida em latas de aerossol. É aconselhável usar aerossóis apenas em pequenas áreas danificadas. Se aplicado a toda a superfície de uma tigela de banho, pode resultar em uma camada não uniforme. Para restaurar a camada de esmalte por conta própria, é melhor trabalhar com um pincel.
A tonalidade do próprio esmalte
A cor do esmalte pode ser tingida individualmente. Pode ser adaptado para se adequar às suas louças sanitárias existentes. Para isso, você precisa de uma pasta especial. Pode ser incluído no kit de esmalte. Caso contrário, você pode adquiri-lo separadamente. De acordo com especialistas, a tonalidade do revestimento do banheiro acabado muda de acordo com a iluminação. Portanto, é melhor escolher a tonalidade da mistura acabada na mesma luz que no banheiro.
Definir componentes
Os kits para auto-restauração da tigela no banheiro podem ser de diferentes configurações. É ótimo se o kit inclui não apenas esmalte de dois componentes e pasta de tingimento, mas também meios para limpar a superfície velha.
Marcas de compostos de esmalte
As lojas oferecem uma grande variedade de marcas diferentes. No entanto, os descritos abaixo são os mais comumente usados.
"Epoxin" 51 ou 51C
Estas composições são de dois componentes, são caracterizadas pela densidade. Recomenda-se aplicar apenas com pincel. Devido à consistência especial dos compostos, não haverá estrias e manchas não pintadas na nova superfície. Devido ao fato de a composição ser espessa, todas as rachaduras e riscos são totalmente preenchidos.
A secagem completa da composição ocorre em dois dias. De acordo com as garantias do fabricante, a vida útil do "Epoxin" é de até 9 anos, mas somente com a aplicação correta.
"Rand House"
Esses conjuntos chamados "Svetlana" e "Fantasy" também são procurados. Eles se distinguem apenas pelo equipamento. O esmalte desses conjuntos é bicomponente, podendo ser aplicado não só com pincel, mas também com rolo. Normalmente, os masters não trabalham com essas composições, mas as misturas são ótimas para esmaltação DIY.
Reaflex 50
Este composto é produzido pela Tikkurila e é usado principalmente por profissionais. O esmalte é produzido na forma de uma mistura líquida de dois componentes, por isso é muito mais difícil de trabalhar com ele do que com as marcas anteriores. Para obter um acabamento de esmalte de qualidade, é necessário aplicar até quatro demãos deste esmalte. Após a aplicação de cada camada, é necessário aguardar um pouco para que seque completamente. Portanto, o procedimento com o Reaflex leva pelo menos uma semana, porém o resultado é excelente.
A tinta epóxi de secagem rápida das marcas Reaflex e Kudo se distingue por sua alta qualidade. Para cerâmica, o spray Vixen é o mais adequado. As tintas alquídicas alquídicas e melamínicas das marcas em questão também receberam boas críticas dos clientes.
Os avisos podem ser encontrados nas instruções de várias formulações. Se você tem alguma habilidade em pintura, provavelmente está familiarizado com a segurança ao trabalhar com substâncias agressivas. Para alguns, a tecnologia de restaurar uma banheira é comparável a reparar o motor de um barco; na verdade, nem tudo é tão difícil. É necessário adquirir equipamentos de proteção, uma lista de ferramentas e acessórios necessários.
Além disso, habilidades simples de encanamento ajudarão a todos.
Nuances
Todo o trabalho de pintura é melhor executado em espaços bem ventilados, onde as janelas podem ser abertas. Os especialistas aconselham a realização desse trabalho no verão. A ventilação é imprescindível. Para pintar a banheira sem agredir a saúde, é imprescindível o uso de respirador durante o trabalho. Você também precisará de luvas domésticas à base de látex. Se tiverem duas camadas, as mãos não serão danificadas por produtos químicos. Seu interior é geralmente branco e a camada superior é amarela. Melhor comprar vários pares de uma vez.
Antes da restauração, é necessário remover todos os itens desnecessários do banheiro. Todas as misturas usadas durante a esmaltação do banho geralmente contêm muitos componentes agressivos caracterizados pela evaporação. O mais correcto seria retirar tudo o que não fosse necessário da casa de banho, com excepção dos elementos em faiança, antes de iniciar o restauro do revestimento de esmalte.
A máquina de lavar deve estar bem embrulhada com filme plástico. Você pode usar grau alimentício, é mais fácil embrulhar objetos nela.Antes de começar a pintar as laterais da tigela, é importante colar os azulejos sobre o banheiro com fita adesiva.
É aconselhável remover misturadores e mangueiras. A torneira de níquel deve ser protegida com cuidado especial.
Etapas de trabalho
A preparação da bacia do banheiro para todas as opções de restauração é a mesma e prossegue na seguinte ordem:
- Limpeza das superfícies interiores da casa de banho da antiga camada de esmalte com uma pedra abrasiva. Um moedor com um acessório especial é adequado para isso. Trabalhar com ela reduzirá significativamente o tempo.
- Limpeza da superfície de produtos de limpeza com pó.
- Em seguida, você deve limpar a ferrugem e qualquer aspereza, com especial cuidado desengorduramos a tigela.
- Limpando o lixo restante. É mais fácil limpar enchendo a tigela com água. Depois de um tempo, escorra a água e seque com panos que não soltem fiapos. Você pode esperar até secar e usar um aspirador de pó. Esta preparação deixará a tigela seca e sem brilho.
Não é difícil restaurar uma banheira de metal ou acrílico em casa. Basta seguir as dicas fornecidas. A versão em acrílico deve primeiro ser preparada. A esmaltação é realizada somente após a aplicação do agente redutor.
Antes da instalação, você precisa comprar um kit de reparo com antecedência.
Pintura de esmalte
Existem várias opções de aplicação de esmalte de banho; escova e spray. Muitas pessoas serão capazes de aplicar o esmalte com um pincel, e para aplicar o segundo método, você terá que usar dispositivos especiais.
- Uma camada de base de esmalte é aplicada na superfície limpa da tigela, caso contrário, um primer será necessário. Depois de aplicar uma composição de trabalho de endurecedor e esmalte, pode-se secar.
- Após a secagem da primeira demão, aplique a segunda e espere até secar completamente. Além disso, se necessário, mais duas camadas. Todo o trabalho deve durar cerca de 3-4 horas. Recomenda-se adicionar 12-15 ml de ácido ftálico a cada porção da mistura, mexendo suavemente a solução.
- Para diluir adequadamente a tinta, siga as instruções fornecidas. É melhor não diluir toda a mistura de uma vez, mas cozinhá-la em porções.
- Ao pintar a tigela com esmalte, podem permanecer fiapos do pincel. Use uma pinça ou uma faca para removê-los.
- Pintando a superfície, movendo-se do fundo para a borda. Você deve ter listras horizontais. Cada faixa subsequente deve ser sobreposta à anterior. É melhor aplicar a segunda camada de esmalte usando a mesma tecnologia.
- Depois de aplicar a segunda camada, verifique se há manchas. Se aparecerem, devem ser esfregados com um movimento brusco da escova para cima. Ao lado dos orifícios de drenagem, eles podem ser cortados com uma faca.
Nenhum trabalho de instalação é necessário para cobrir a banheira com esmalte. O esmalte é uma das opções mais econômicas de restauração de banhos. Você pode cobri-lo um número ilimitado de vezes.
Revestimento acrílico
Este método é considerado o mais jovem. Mais recentemente, os banhos passaram a ser tratados com acrílico líquido.Uma característica distintiva desse método é que a mistura é derramada das laterais da tigela.
Antes de derramar o acrílico, você deve remover o ralo do banheiro. O excesso de tinta escorrerá pelas laterais e também no orifício de drenagem. Portanto, é necessário colocar um recipiente sob o ralo, e espalhar jornais ao redor da banheira para não manchar os ladrilhos.
O acrílico derramado ao longo das paredes preenche todas as rachaduras. Ao aplicar a solução, certifique-se de que não se formem bolhas. Se uma bolha aparecer e não desaparecer em 2 minutos, deve ser esfregada com um pincel. Todo o procedimento deve ser realizado o mais rápido possível, pois a mistura pode secar rapidamente.
Para renovar a superfície esmaltada da banheira, proceda da seguinte forma:
- Na superfície limpa, preencher todos os defeitos com massa. Em seguida, faça o polimento de toda a superfície do banho com lixa. Se ainda houver arranhões, eles devem ser reparados.
- Seque a superfície do banho completamente. É melhor usar um gás de extração.
- Prepare a tinta misturando bem com o endurecedor para evitar a formação de bolhas na emulsão. Espere dez minutos para que os ingredientes escorram e comece a pintar.
O acrílico mantém o calor, à prova de choque. Ao aplicar uma camada mais espessa do que no caso da esmaltagem, a superfície torna-se mais lisa. Longa vida útil, cerca de 15 anos.
A terceira opção é um forro acrílico
Pelas suas características técnicas, o liner acrílico é um material versátil. É fácil de limpar, durável, a ferrugem não penetra em sua superfície.
Seque bem o banho antes de instalar. Em seguida, você deve medir a posição dos orifícios de transbordamento e drenagem, fazer orifícios para eles no revestimento.
Com a ajuda de cola especial ou espuma de poliuretano, o encaixe é fixado à banheira. Para um ajuste mais apertado, ele é preenchido com água por um tempo. É importante que o adesivo seja aplicado em uma camada fina em ambas as superfícies. Em média, cerca de 2 horas são gastas no trabalho, e a vida útil dessa tigela é de até 20 anos.
Selantes de silicone e espumas de poliuretano são mais adequados para instalação. Ao usar um banho pronto, podem aparecer problemas - o revestimento começará a descascar. Para evitar que isso aconteça, você precisa comprar um selante de qualidade. Com especial cuidado, eles tratam os locais próximos às pias e laterais.
Se você escolher a espuma de poliuretano, saiba que a espuma normal não funcionará. Teremos que comprar um especial. A espuma normal absorve facilmente a água e se expande fortemente, por isso não é usada para prender revestimentos de acrílico.
É melhor confiar a instalação do inserto a especialistas, mas você mesmo pode fazer isso. O custo desse método de restauração de banheiro não sai barato, mas um acabamento bem colocado pode durar muitos anos.
Se você decidir instalar o acessório por conta própria, comece a limpar o ambiente. É necessário deixar espaço livre ao redor do banheiro, bem como retirar as torneiras, pias e até mesmo os azulejos da parede ao lado do banheiro.
O procedimento em si é dividido em várias etapas:
- Primeiro, ajuste a inserção ao tamanho. Para isso, é necessário instalar o insert no banheiro, fazer marcações com uma caneta hidrográfica. Em seguida, retire e corte as peças em excesso.
- Em seguida, um selante ou espuma de poliuretano é aplicado. A mistura deve ser aplicada tanto no forro quanto no banheiro. É aconselhável não deixar espaços vazios para que a banheira de acrílico adira com precisão à superfície antiga.
- Em seguida, o forro é firmemente inserido no banho e pressionado. Você pode usar ripas de madeira nas laterais. Então você precisa enroscar um novo sifão.
- A última etapa é colocar água no banheiro, a não mais de dois centímetros das bordas. Neste estado, deve-se aguardar um dia para melhor aderência do liner na superfície antiga. Agora ele pode ser usado para tomar banho.
Várias imperfeições podem levar a uma vida útil mais curta.
Desvantagens dos liners acrílicos
A camada de acrílico do forro é muito mais fina do que a de uma banheira convencional. Apesar das garantias dos fabricantes, ele não pode ser usado para sempre.Em locais onde o forro está desgastado, a camada inferior se tornará perceptível. E mesmo que essa camada seja branca, a aparência do banho perderá sua estética. Mas é melhor do que ferro fundido enferrujado.
Veja abaixo para mais detalhes.
As pessoas comuns não têm como determinar a qualidade do acrílico seco. Isso significa que o revestimento mudará rapidamente de uma cor branca como a neve para uma amarelada. Para não esbarrar em tal produto, é melhor comprar mais caro, mas de um fabricante conhecido.
Se você estudar todos os métodos de restauração de banho com precisão, o processo não demorará mais do que um dia. E o novo revestimento irá encantá-lo com brilho e limpeza.
O comentário foi enviado com sucesso.