Como escolher um aquecedor de água country para um banho?
Após o término do trabalho na dacha, torna-se necessário lavar as mãos, e melhor ainda - tomar banho. Para isso, são construídos banhos nas parcelas ou instalados chuveiros de verão. Se houver um sistema de abastecimento de água ou um poço, o problema com água morna e quente pode ser facilmente resolvido instalando um aquecedor de água.
Principais vantagens de usar
Ao trabalhar ou descansar em uma casa de verão, é difícil não manchar o corpo e as roupas. Este problema é especialmente relevante se houver crianças pequenas na família. Tomar banho e lavar-se em água fria nem sempre é agradável e, via de regra, não agrada o resultado. Além disso, também é recomendável dar banho nos animais de estimação depois de brincar na natureza.
Para garantir o conforto de todos, será útil pensar na disponibilidade de água quente no país. Se houver abastecimento de água no local, o problema pode ser resolvido com a instalação de um aquecedor de água.
Existem muitos tipos e modelos desses dispositivos, por isso é necessário decidir para quais propósitos e tarefas, e qual dispositivo é necessário em cada caso específico.
Visualizações
Os aquecedores de água diferem de várias maneiras. Vamos considerar os principais.
Método de instalação:
- montado na parede;
- piso.
Método de ingestão de água:
- fluindo;
- volume.
Fonte de energia:
- gás;
- elétrico;
- na madeira;
- energia solar.
Cada um dos tipos tem suas próprias características distintas e princípios de operação que precisam ser estudados ao escolher um modelo adequado. Vamos considerar as diferenças dependendo de parâmetros diferentes.
Por método de instalação
Com esta modalidade, é necessário decidir com antecedência, dependendo do tamanho da sala em que está previsto o uso do aquecedor de água, bem como das tarefas que se colocam em um determinado caso.
Os termoacumuladores de parede são mais compactos, podendo ser instalados tanto no duche como no interior de casa. Geralmente são usados nos casos em que não é necessária uma grande quantidade de água. Isso é ideal para a cozinha. Os fechos estão incluídos no tanque. Instale o aquecedor de água em uma superfície sólida. As restrições de instalação podem ser aplicadas dependendo do volume. Por exemplo, modelos com volume superior a 50 litros não ficarão nas paredes de drywall e concreto gesso.
Os aquecedores de água de piso são mais volumosos, podendo armazenar em média 80 a 200 litros de água. Em alguns casos, você pode escolher modelos com capacidade de até 1.000 litros. Essas unidades são muito estáveis e bem fixadas na superfície, pois têm uma base uniforme. O corpo é bastante estreito e adequado para uma variedade de ambientes. O material do qual as paredes são feitas não importa ao usar modelos de piso.
No caso de a casa ser espaçosa e durável, pode-se instalar os dois tipos de aquecedores de água. Nesse caso, é recomendável prestar atenção, em primeiro lugar, à quantidade de água que o consumidor precisa e fazer uma escolha em função disso.
A propósito da ingestão de água
Esses modelos são direcionados a consumidores que podem utilizar tanto um sistema de abastecimento de água quanto um poço. Dependendo disso, você precisa escolher aquecedores de água instantâneos ou a granel. Faça a distinção entre dispositivos de armazenamento e fluxo.
O termoacumulador eléctrico de acumulação distingue-se pelo facto de a água ser aquecida no momento em que já se encontra no interior do reservatório num compartimento especial. Quanto mais líquido você precisar aquecer, mais tempo levará. A vantagem indiscutível é que a temperatura da água do tanque é a mesma, podendo ser ajustada na saída por meio de um mixer.
Um aquecedor de água a granel consiste em um tanque, uma torneira ou um chuveiro e um elemento para aquecimento de água. É bastante móvel e não requer um local específico para instalação. O tanque pode ser muito pequeno ou pode ter um volume de 50-100 litros.
A água é despejada nesses modelos de baldes e usando uma bomba. Aquece tanto com a resistência como simplesmente com o sol, se fizer com que o tanque seja instalado fora da divisão. Isso é muito benéfico para os consumidores.
O dispositivo de armazenamento de gás faz um excelente trabalho com baixa pressão de água ou interrupções. O gás em chamas aquece a água coletada no reservatório volumétrico. Nesse caso, existe um abastecimento de água quente que permanece por tanto tempo. Entre as desvantagens pode ser chamado um grande volume do tanque e um longo tempo durante o qual ele se aquece.
Se for necessária a instalação de uma cabine de duche, pode adquiri-la juntamente com um aquecedor de água a granel. Nesse caso, a estrutura será constituída pelo próprio aparelho com chuveiro, base, bandeja e cortina. Você pode comprar um tanque adicional para ajudá-lo a reabastecer com menos frequência.
Se houver um sistema de abastecimento de água, será conveniente usar um aquecedor de água instantâneo. Difere do bulk porque a água esquenta no momento em que passa pelo aparelho. A temperatura é regulada pela pressão da água, que é aquecida sob pressão.
Na água corrente, a água é aquecida com um queimador a gás. A desvantagem de tais modelos é que eles funcionam muito ruidosamente e também não garantem a mesma temperatura da água.
Os aquecedores elétricos de água são os mais populares do mercado. Não fazem barulho, não exalam odores desagradáveis, não há necessidade de usar botijões de gás. Dentre eles, também se destacam os fluidos e os de armazenamento.
Como o nome sugere, o aquecedor instantâneo de água é aquecido pela energia consumida. A água se move dentro do tanque e é aquecida por causa disso. A temperatura de saída também é afetada pela pressão - quanto mais forte, mais fria ficará a água. Esses modelos são pequenos em tamanho, mas, apesar disso, precisam de potências de 6 a 27 kW.
Um elemento de aquecimento é instalado dentro desses modelos, o que ajuda a aquecer a água em contato com ele. Os preços para diferentes espécies podem variar muito. Isso depende da presença de um termostato ou painel de controle digital e, portanto, da precisão da configuração.
Os aquecedores de água instantâneos podem ter fluxo livre, ou seja, no interior sua pressão é menor que a atmosférica. Um bico especial é fornecido para a saída de água. Esses modelos têm baixa potência e são relevantes para instalação em um chuveiro de verão. Eles não criam problemas durante a instalação e uso, não requerem uma grande carga.
Existem mais dificuldades com um dispositivo de fluxo de pressão. Raramente é instalado em chalés de verão. Distingue-se pela grande quantidade de energia consumida, um preço relativamente alto, uma carga mais grave na fiação e também a ausência de bicos. Mais popular para uso em apartamentos.
Por fonte de energia
Os aquecedores de água podem ter várias fontes de energia. Os mais simples deles são os titãs movidos a lenha. A lenha é colocada no compartimento localizado abaixo, e na parte superior há um cano e a própria água. Há uma torneira para água aquecida.
A água é aquecida até a lenha queimar, não há como influenciar neste processo e na temperatura. Em termos de uso em uma casa de verão, esta opção não é a mais adequada devido ao alto risco de incêndio. Além disso, existe o risco de queimaduras.
Aquecedores solares de água são uma opção mais interessante. Eles convertem a energia do sol em calor.A principal característica é que o processo de aquecimento da água independe da temperatura externa e das condições climáticas. A água máxima aquece até 100 graus no verão e até 70 no inverno.
Um dos modelos mais usados é considerado o aquecedor de água a gás. Eles podem operar tanto a partir de um gasoduto quanto de um cilindro convencional, o que é especialmente importante em áreas suburbanas.
Como fazer isso sozinho?
Se não for possível comprar um aquecedor de água, mas houver necessidade de água morna, você pode tentar sair da situação por conta própria.
Você mesmo pode fazer alguns tipos de aquecedores de água, por exemplo, o solar. Neste caso, nem mesmo é necessário um elemento de aquecimento para o tanque - com tempo bom e quente, a água aquece rapidamente. Para aumentar esse efeito, o tanque pode ser pintado de preto. Se você tem experiência com eletricidade e certas habilidades, pode tentar montar um dispositivo de enchimento elétrico. Nesse caso, você precisará de um recipiente para o líquido e de um elemento de aquecimento. Você pode até usar um balde comum como recipiente e uma caldeira potente para aquecimento.
Se houver um fogão na casa de campo, você pode fazer um aquecedor de água a combustível sólido. O reservatório de água é conectado ao sistema de aquecimento e aquece com ele. O dispositivo funcionará como uma bateria adicional.
Dicas para escolher
Se o consumidor ainda está maduro para a compra, antes de mais nada é preciso decidir o tipo de esquentador. É necessário escolher uma opção de parede ou piso, levando em consideração as dimensões da casa, a resistência das paredes e a quantidade de água quente necessária. Um fator importante é que tipo de alimento será mais conveniente para o consumidor. Dependendo da disponibilidade do sistema de abastecimento de água e das finalidades de uso, é necessário decidir se será aconselhável utilizar esquentador instantâneo ou acumulador.
O material de que o tanque é feito é muito importante. Para uso confiável e de longo prazo, um dispositivo de aço inoxidável é adequado. Deve-se destacar sua resistência à corrosão, bem como a maior vida útil. Os tanques esmaltados também têm um efeito anticorrosivo.
Dependendo da quantidade de água exigida pelo consumidor, é necessário determinar o tamanho do tanque. Não devemos esquecer que tanques grandes requerem mais energia do que os pequenos.
Para obter informações sobre como fazer um aquecedor solar de água simples para uma cabana de verão com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.