Instalação de cabine de duche: a ordem e as subtilezas da instalação

Contente
  1. Tipos e equipamentos de cabine
  2. Dimensões (editar)
  3. Preparação e ferramentas
  4. Etapas de trabalho
  5. Dicas operacionais

Muitos recorrem a especialistas para instalar um chuveiro. Mas a maioria dos proprietários de apartamentos pode lidar com isso por conta própria, usando as ferramentas necessárias, além de ter estudado todos os métodos de instalação.

Hoje em dia, existe uma grande variedade de cabines de duche em diferentes formas e tamanhos no mercado. Alguns deles são vendidos pré-montados e precisam apenas ser instalados corretamente. Mas eles não são populares. Isso se deve ao fato de que nem sempre são confortáveis ​​devido ao seu tamanho, que não cabe no vão da porta. Chuveiros que requerem montagem são os mais exigidos. Muitos especialistas aconselham prestar atenção principalmente a esses modelos.

Tipos e equipamentos de cabine

Deve-se notar desde já que todos os tipos de cabines de duche diferem na forma, materiais de fabrico e método de instalação em relação ao espaço de banho. Vamos analisar cada tipo com mais detalhes:

Modelos fechados

Eles são a opção mais comum. Cada segunda pessoa que prefere cabines de chuveiro pode encontrar exatamente esse tipo. É caracterizada por paredes fechadas e é uma pequena sala separada. O box de chuveiro também possui porta, bandeja, teto e chuveiro. No interior, estão integradas funções adicionais, necessárias para um duche confortável. Opcionalmente, você pode instalar um aquecedor de água e até mesmo um rádio. A principal desvantagem deste tipo de cabine de duche é o custo, superior à média do mercado.

Muito depende do fabricante, assim como do material com o qual o estande é feito. Uma das principais vantagens de tais modelos é um bom isolamento acústico. Os benefícios também incluem recursos adicionais, variedade de modelos no mercado e instalação rápida.

Cabines abertas

Nesse caso, a parede será a parede da própria sala. O conjunto completo deste tipo de cabina de duche inclui apenas uma porta, uma palete sobre a qual se apoia uma pessoa e uma cabeça de chuveiro. A opção é bastante simples e não possui recursos adicionais. Geralmente esses modelos são instalados no canto do banheiro. Claro, sua principal vantagem é o custo. Esse estande é o mais orçamentário entre todos os que existem no mercado. Também oferece a possibilidade de construir uma cabana em qualquer área que seja necessária para um uso confortável.

Sua principal desvantagem é a difícil reparação das unidades de abastecimento de água e esgoto. Os modelos abertos não têm uma base superior, ou seja, um telhado. Assim, uma "chuva tropical" não é possível neste caso. É utilizado um chuveiro normal, que é conectado ao misturador. Este tipo de chuveiro serve apenas para lavar, mas não para relaxar debaixo de água morna.

Os paletes são necessários para coletar a água, bem como para escoá-la para o esgoto. De acordo com o formato, os paletes são divididos em cantos e retangulares.

Ao escolhê-lo, em primeiro lugar, preste atenção à profundidade, que se divide em:

  • Paletes profundas ou altas. Eles são muito semelhantes a uma pequena banheira, na qual você tem a oportunidade de sentar e tirar água.
  • Paletes médias.Eles são considerados os mais versáteis e são usados ​​com muito mais frequência do que outros tipos.
  • Paletes baixas. Eles são bastante compactos. Eles são freqüentemente chamados de planos. Isso se deve ao fato de serem praticamente invisíveis. Esses paletes requerem uma técnica especial de instalação de drenagem de água. Caso contrário, podem surgir problemas e a água não irá para o esgoto.

As paletes mais comuns são feitas de acrílico.

Você também pode encontrar produtos de outros materiais:

  • ferro fundido;
  • aço;
  • faiança;
  • feito de mármore artificial;
  • Pedra natural.

Via de regra, o mais popular e mais utilizado é justamente o palete de acrílico. É durável, fácil de limpar e barato. O mais caro é um pallet de pedra natural. Sua principal vantagem é o aquecimento rápido. Via de regra, a base de ducha se mantém aquecida por muito tempo, o que torna o banho mais confortável.

As paredes são acessórios essenciais para o duche. Sua principal função é proteger contra a entrada de água, que pode ir muito além do estande. As matérias-primas para a produção de portas são o plástico, o vidro ou o alumínio. As portas de vidro são as mais populares. São apresentados no mercado em duas versões: vidro fosco e vidro colorido.

Os seguintes elementos são padrão na cabine de duche:

  • palete;
  • painel traseiro;
  • cobertura;
  • racks.

Dimensões (editar)

Existe um grande número de cabines de duche de diferentes tamanhos no mercado. Ao escolher, é importante primeiro decidir o tamanho e, em seguida, olhar para o design e o equipamento. Devido ao tamanho pequeno dos apartamentos, muitas pessoas preferem instalar cabines de duche em vez de banheiras. Isso economiza espaço e também é a maneira mais conveniente de tomar banho.

No caso de nenhuma das opções de modelo apresentadas ser adequada para o comprador, então é sempre possível fabricar uma cabine de chuveiro sob encomenda com formato e tamanho não padronizados.

Largura

O menor parâmetro de largura é 0,75 m, só é possível para modelos assimétricos. Funciona bem em um banheiro pequeno. Esse tamanho pequeno economiza significativamente espaço no banheiro, o que torna possível instalá-lo mesmo no menor cômodo. O único aspecto negativo é a incapacidade de relaxar completamente.

Nesse box, você só pode ficar em pé. Sentar ou deitar está fora de questão. Funções adicionais geralmente não estão incluídas no pacote. Mas é importante notar de imediato que este tamanho é adequado apenas para pessoas de médio porte. Por exemplo, homens altos e fortes se sentirão desconfortáveis ​​com ela. Portanto, antes de comprar, você precisa entrar e avaliar a situação. Tal ação o ajudará a não cometer um erro em sua escolha.

A largura mínima dos modelos padrão é de 0,8 m. Eles são muito populares entre os usuários. Isso se deve ao fato de que o maior número de cômodos alocados para o banheiro é pequeno. Esta opção irá economizar muito espaço e permitir que você instale aparelhos ou móveis adicionais no banheiro. O custo de tal cabine de duche é baixo e a pessoa média pode pagá-lo. As funções que o estande possa ter criarão o ambiente ideal para o banho.

A largura máxima das cabines de chuveiro pode ser de até 1,8 m. É a opção mais cómoda, que permite acolher duas pessoas ao mesmo tempo. Este modelo é geralmente usado em grandes salas conectadas a um banheiro. Devido ao seu grande tamanho, a cabine de duche pode incluir uma série de funções adicionais, por exemplo, hidromassagem, aromaterapia, rádio, telefone e muito mais. O custo deste projeto é muito maior do que o anterior. Mas justifica o investimento.

Também são produzidos modelos de cabines de duche, que são feitas em conjunto com uma banheira. Eles também são chamados de combinados. As paredes estão localizadas ao longo do perímetro da banheira, e a parte superior pode ser aberta ou fechada. Ao contrário das cabines de duche comuns a todos, este design é bastante amplo, pelo que só é adequado para divisões grandes. O usuário tem a oportunidade não apenas de tomar banho em pé, mas também de relaxar na posição horizontal. Este projeto tem vantagens e desvantagens.

Prós:

  • Você pode tomar banho e tomar banho. Perfeito para quem gosta de se aquecer na água quente.
  • Cabine de duche espaçosa. Isso se deve ao tamanho bastante grande da banheira.
  • Mais confiável. Os lados altos fornecem segurança e também controlam o nível de água no reservatório.

Desvantagens:

  • Ao sair de um box desse tipo, é necessário passar por cima de um grande estrado, o que não é conveniente para todas as pessoas.
  • Preço. O preço dessa opção é bastante alto se comparado a um chuveiro convencional, mesmo o maior.
  • A estrutura é bastante elevada e pode atingir 2,5 m.

Deve ser entendido que quanto maior for a cabine de duche, mais conveniente é a sua utilização. Deve haver espaço suficiente para você se movimentar durante o banho.

A altura do chuveiro também é um fator importante na escolha. A menor altura é 1,98 m. É confortável, mas não é adequado para todos. A cabine mais alta é de 2,3 m. A altura confortável da cortina é de 2 metros.

Deve-se observar que a altura é selecionada individualmente. Nesse caso, é preciso levar em consideração o crescimento de cada membro da família na hora de comprar. É desejável que haja uma "reserva". Portanto, é recomendável levar imediatamente o maior chuveiro. Em regra, os tectos das casas de banho permitirão a instalação de tal estrutura.

Se o tamanho do boxe for selecionado corretamente, então sua instalação não será um problema para o usuário. O principal é orientar-se pelo mercado dos modelos apresentados. Os mais populares e procurados são os modelos laterais de cabines de duche. Isso se deve ao fato de suas paredes se encaixarem perfeitamente nas paredes do banheiro, sendo a opção mais confortável e segura. A instalação dessa cabine também é bastante simples.

Uma opção amplamente apresentada é justamente o formato quadrado do box do chuveiro. Mas não é muito popular, embora a instalação deste modelo não seja difícil.

Preparação e ferramentas

Preparar todas as ferramentas necessárias que estarão envolvidas no trabalho é o primeiro passo da instalação. Assim, a instalação de uma casa de banho não parecerá uma tarefa complicada e problemática.

Você precisará do seguinte:

  • vários tipos de chaves de fenda;
  • chave de gás;
  • mangueiras de água;
  • selante;
  • sifão;
  • furar;
  • espuma de poliuretano.

Antes de iniciar a instalação, certifique-se de que o piso está suficientemente nivelado. Em caso de problemas, é necessário nivelar a superfície, por exemplo colocando ladrilhos.

Etapas de trabalho

Em regra, a montagem da cabina de duche começa sempre com a instalação da palete. A conexão da caixa faça você mesmo pode ocorrer tanto no quadro quanto sem ele.

Cada método possui algumas nuances que devem ser levadas em consideração.

Montagem de paletes

A palete é instalada em uma estrutura de metal. O mais importante é uma fixação confiável da estrutura. A moldura é apresentada na forma de uma estrutura de moldura feita de vigas de metal, que são fixadas transversalmente.

Todas as ações devem ser realizadas sequencialmente:

  • Os prisioneiros são aparafusados ​​em orifícios especialmente designados no palete até que parem.
  • Duas porcas são aparafusadas em pinos. Um é preso por baixo e o outro serve de suporte.
  • O suporte do quadro é instalado no previamente aparafusado em pinos e porcas.
  • A perna central é aparafusada e fixada com uma arruela.
  • Além disso, as vigas de fixação são fixadas com parafusos.
  • São substituídos colchetes, que funcionam como suporte para a tela.
  • O palete é colocado.

A organização correta do dreno ao instalar o palete é a tarefa principal. Um sifão deve ser instalado se não tiver sido colocado. O principal é verificar a estanqueidade na junção do palete e do sifão. Se um vazamento for encontrado, ele pode ser facilmente eliminado com um selante.

Se o palete for pequeno, a estrutura não é necessária para isso. Neste caso, é necessário instalar o sifão corretamente. A mangueira está desconectada da braçadeira. O sifão é conectado ao palete, tendo passado previamente a vedação na junta para evitar vazamentos. Espere até que o selante esteja completamente seco. Em seguida, a mangueira e a braçadeira são colocadas de volta no lugar.

Depois de tudo consertado, é necessário verificar se há vazamentos na estrutura. Para isso, despeja-se água e verifica-se se há vazamento. Este é um ponto bastante importante e é melhor fazê-lo logo no início, quando será possível consertar tudo em caso de problemas. Em seguida, a estrutura deve ser elevada cerca de 5 cm e preenchida com espuma de poliuretano.

O palete deve ser carregado. Além disso, o peso deve ser grande o suficiente. Sacos de construção cheios de cimento são adequados para isso. É aconselhável distribuir uniformemente toda a carga.

Comunicações

Uma parte importante da instalação de um chuveiro é levá-lo ao esgoto.

Para fazer isso, você precisa realizar uma série de trabalhos:

  • Existe uma película protetora ao redor do orifício de drenagem, que deve ser removida.
  • É melhor substituir a junta de borracha superior por um selante de silicone.
  • Em seguida, o sifão é aparafusado.
  • A conexão inferior e as roscas são tratadas com um selante para maior confiabilidade.
  • Em seguida, o sifão é conectado ao esgoto. Vale ressaltar que a conexão deve ser tratada com selante para maior confiabilidade.

É importante escolher a localização correta do box do banheiro e considerar o que mais está programado para ser instalado, além do box. A rede elétrica que vai para a rede de abastecimento de água e esquentador deve ser isolada. A impermeabilização em um apartamento pequeno deve ser extremamente confiável.

Paredes, portas e telhado

Esta fase é a mais fácil de instalar um chuveiro. Mas ainda é melhor pedir a outra pessoa para ajudá-lo. Isso torna o processo de instalação ainda mais fácil. Durante a instalação, é aconselhável seguir as recomendações do fabricante, pois todas as cabines de duche apresentam algumas diferenças entre si. As paredes são fixadas com parafusos especiais.

Etapas do trabalho:

  • A película protetora é removida da parte superior do palete, mas a parte inferior permanece protegida.
  • A parede é instalada depois que o palete é afastado da parede.
  • Os furos no palete devem ser conectados ao canto e fixados com parafusos auto-roscantes. É aconselhável não fazer esforços especiais para isso. Os movimentos, neste caso, devem ser suaves.
  • Deve-se observar com um marcador os cantos que possuem orifícios especiais.
  • Em seguida, remova a partição e aplique uma pequena camada de silicone.
  • O defletor é colocado de volta em seu lugar e o excesso de silicone é removido.
  • A palete com divisória é movida até à parede e a parte central é experimentada.
  • Aplique silicone na junta entre o painel lateral e o painel central.
  • A parede e o painel central estão interligados.
  • Da mesma forma, a próxima parede é fixada à primeira.
  • O perfil é acabado com silicone e a partição é instalada.
  • O perfil inferior e superior está sendo instalado. O silicone deve ser aplicado na parte inferior.

Montagem do telhado:

  • Desaparafusando as grades de ventilação, a película protetora é removida.
  • O selante deve ser aplicado ao regador. Isso é feito para que se encaixe perfeitamente no ponto de fixação.
  • O teto está instalado até agora sem o uso de silicone. Apertado por baixo com quatro parafusos auto-roscantes.
  • As mangueiras são conectadas aos trilhos com clipes.
  • Os fios devem ser conectados com base nas cores e marcações.
  • Em seguida, você deve conectar a cabine e verificar a água e a eletricidade.
  • O perímetro inferior e o pilar B são tratados com silicone.

Instalação de porta

Instalar portas é a etapa final para trabalhar com o chuveiro. Como regra, nunca há problemas com isso.

Siga esses passos:

  • primeiro você precisa aparafusar as rolhas de borracha nos parafusos por dentro;
  • as maçanetas são aparafusadas às portas;
  • molduras especiais equipadas com ímãs são fixadas às portas, os roletes são instalados com as rodas para fora;
  • as portas são instaladas nos rolos superiores, protegendo-os assim;
  • A instalação está concluída. Você deve verificar imediatamente a suavidade do movimento da porta, bem como a estanqueidade da junção.

Recursos de instalação da tela:

  • sustentando-se com cunhas, a tela é instalada;
  • a estrutura deve ser removida e marcações especiais devem ser feitas no lado oposto dos suportes, o que facilitará o trabalho posterior;
  • então você deve ajustar o suporte de montagem;
  • a estrutura é nivelada e os furos são feitos em frente às marcas;
  • a tela é aparafusada em parafusos auto-roscantes.

Após a instalação, o box do chuveiro deve ser verificado quanto à operabilidade, bem como a vazamentos. É importante que nada vaze em lugar nenhum. Nesse caso, todas as peças devem ser tratadas com um selante.

Dicas operacionais

É aconselhável usar um detergente líquido e um pano macio para lavar e limpar o chuveiro. Não use produtos que contenham amônia, acetona e solventes orgânicos. Existem também produtos especiais concebidos para polir as cabinas de duche e dar-lhes brilho.

Freqüentemente, uma camada branca aparece da água, que se instala nas portas. Ele pode ser removido pré-embebendo um pano macio em um leve suco de limão.

As peças de metal também devem ser limpas apenas com um pano de algodão macio. Nunca use um pano duro.

Painéis de vidro e portas devem ser limpos com um panopré-embebido em um detergente especial. As portas deslizantes são freqüentemente removidas da moldura antes da lavagem. Não use raspadores especiais para limpeza.

Não apenas as portas, mas também o palete devem ser mantidos limpos. O dreno não deve estar entupido. Cuidado com os objetos estranhos que podem entrar lá.

Para limpar o sistema de hidromassagem, encha a banheira, adicione detergente líquido e deixe agir por 5 minutos, depois ligue o chuveiro. Além disso, após o procedimento realizado, deve-se repetir tudo na mesma sequência, apenas sem química.

Para instalar um chuveiro em uma casa particular de madeira, certas condições devem ser atendidas. Deve haver impermeabilização de alta qualidade, e o abastecimento de água deve ser realizado por um mestre profissional de acordo com um esquema especial que exclua vazamentos.

Para informações sobre como montar um box de chuveiro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário